1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PT - Limitacoes tecnicas

Discussão em 'ISPs' iniciada por Ali.From.Cairo, 14 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 24; Visualizações: 1623)

1. Ha cerca de 6 meses tentei mudar de sapo adsl 4mb (que tenho actualmente) para a clix 16mb, apos tratar de toda a papelada, etc, quando recebo a carta da clix a dizer que faltavam 12 dias para a activacao, eis se não quando no dia seguinte, recebo uma outra carta da clix dizendo que a desagregacao nao podia ser feita por motivos tecnicos....esclarecedor.
    Tive que andar a ouvir a musiquinha da clix uns bons minutos ate que alguem me explicou que o precesso não se concluiu porque "o lacete local não suporta não sei que em pares de cobre qualquer coisa", enfim, perguntei o que podia fazer, disseram-me para falar com a PT, telefonei para a PT(sapo), mas a menina não percebia muito daquilo, tive que disistir...
    Alguem têm conhecimento de casos semelhantes? Será que esta limitação me impede de ter adsl2+?

(offtopic:
    Mais uma pergunta, tenho visto e lido muita coisa sobre as caracteristicas da ligacão, e digam-me se não estou enganado que estas davam para ter 4/512 ou mesmo 6/512

xDSL linestate downstream: 4096 kbit/s, upstream: 256 kbit/s
    Modemstate : up
    Operation Mode : G.992.1 Annex A
    Channel Mode : fast

Downstream Upstream
    Margin [dB] : 27.0 31.0
    Attenuation [dB] : 23.0 6.5
    OutputPower [dBm] : 19.5 11.5

Intrinsic/Actual Bandwidth %
    Upstream : 22
    Downstream : 38

Available Bandwidth Cells/s Kbit/s
    Downstream : 9660 4096
    Upstream : 603 256

Acham que devia tentar convencer alguem da sapo a me manter fiel a eles, é que com a oferta da tele2 estou mesmo quase a mudar...)

2. xupetas

xupetas Banido

francamente as X penso q estou em outro planeta....

pensas que a tele2 te vai colocar cabo novo para teres mais banda?
    lamento te dizer mas vai usar exactamente a mesma estrutura ou seja, irás ter a mesma velocidade se bem que mais barato....

3. Sei perfeitamente que a tele2 não me vai mudar o cabo, mas tambem sei que continuar assim, parece-me que tenho mais vantagens na tele2, -$ e +trafego.
    So não sei se posso ter adsl2+, devido ao problema referido no 1 post.

4. Hoje falei com o Sap da Pt, e com o servico de pseudo fidelizacao, expus a situacao, de que pagando 50€ como pago actualmente em telefone, merecia um servico melhor, a tipa, teve a lata de me propor, pagar menos 10€ ficar com os 4M, mas com 1 Gb de trafego internacional, e se aderisse a FE + DD, poderia chegar a exorbitante soma de 4Gb internacionais!!!!

É realmente patetico, parece que vou ter mesmo de mudar para a tele2.

(ps. Alguem conseguiu um negocio melhor para os casos em que tinham 4M e diziam que a linha não dava pra mais?)

Última edição: 14 de Fevereiro de 2007
  5. Purex

Purex Power Member

Ali do Cairo : Os limites internacionais dos 4mb antigos eram 8 GB + 22 GB (com DD+FE)...como é possivel teres só 4 ??

Olha da minha parte...como a minha linha só suporta 4MB...passei de 8+22 para 24+36 (DD+FE)...ehehehe, foi uma bela oferta, mas ainda tive q trocar uma carrada de mails com eles...

Cumps...

6. Nadir Mahomed

Nadir Mahomed Power Member

se fosse a ti mudava para a tele2 telefone +internet por 18.95€ chamadas mais baratas ou a opçao de pagar 4,9mes para xamadas a borla 24h por dia ,e trafego de 50gb,depois tentas aumentar para os 12mb na tele2 k te fika a 29,9 se nao der mais vale os 2mb da tele2 por 18,95 do k pagares 50 mes por 4mb.

7. Actualmente tenho 8gb inter, mas ela propos-me ficar com 4M/256Kbit, 25€, 1+3Gb inter, no minimo risivel....

Nadir, deve ser isso que va fazer, assim tou a ser "roubado" ha grande...>(
    Ainda por cima, a minha linha, dá claramente pra mais de 4/256

8. penso que essa limitaçao que falas é sobre o numero de "pontos" ligados á estrura deles, se eles tiverem capacidade para ligar 15000 "pontos" e se fores o numero 15001, tens que aguardar ate eles acabarem de fazer upgrade a estrutura ou alguem desista:rolleyes: se tiver enganado que alguem me corrija:), porque a nivel de velocidade da linha ela ainda tem muito que dar, basta comprimirem mais eficazmente os dados e voltam de novo acelerar as velocidades

9. jpsfs

jpsfs Power Member

Bem... eu não sei se vocês viram os valores de atenuação aqui do nosso amigo.
    Ele tem apenas 23db, vejam bem o número, 23db.... Isto significa que ele pode ter.... 18mb/s na boa!
    Quer dizer, ou os tipos da clix se enganaram, ou então.... a PT é uma maravilha. (a 2º hipótese é mais provável LOL!)
    Pois é amigo, eu provavelmente dirigia-me à loja da PT e querias que te enviassem uns técnicos porque
    .... e eu queria ter os cabos a funcionar correctamente, pois a internet é o meu meio de subsistência..... palha, palha, palha......

O máximo que te pode acontecer é teres de pagar 87€ por um lacete novo. Mas acho que eles fazem isso na boa. Não te podes é queixar à sapo, pk senão o problema fica numa gaveta. Fala aí directamente com a PT e eles marcam-te uma hora com o técnico.

Cumpz jpsfs

10. Fui procurar nos mails que mandei á epoca, e a razão é a seguinte:
    Lacete não suportado em condutores metálicos / pares de cobre.

Vou ver se telefono para as avarias da pt, será que cola? :)

11. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Não sei se cola... Mas eu tou-me mesmo a passar com os gajos do sapo, dizem que a minha linha não é estável para mais de 6MB e que os 8 é impossível... Deixo em anexo os valores da linha...

Connected true
    Operational Mode G.Dmt.BisPlus
    State Showtime
    Tx Bit Rate 384000
    Rx Bit Rate 6144000
    Local SNRMargin 23.5 dB
    Local Line Attn 23.0 dB
    Local Tx Power 12.3 dB
    Remote Line Attn 11.0 dB
    Remote SNRMargin 27.0 dB

12. jacn

jacn Power Member

Olá. É a primeira vez que participo e quero saudar todos neste forum.

Resido em Vila Real de S. António no Algarve e sou cliente da Sapo ADSL.

Aqui deixo a minha saga para com eles no que diz respeito ao upgrade de 4 para 8mb.

1º mail deles a darem conta do sucesso (pseudo sucesso) do upgrade:

Estimado cliente,

Temos o prazer de informar que a sua alteração de velocidade está pronta.

A PT.com gostaria de o felicitar pela sua decisão. O serviço ADSL
    foi pensado, entre outras coisas, para lhe proporcionar a
    flexibilidade necessária para ajustar a largura de banda à medida
    da suas necessidades.

Caso necessite de algum esclarecimento adicional, informamos que
    estamos inteiramente à sua disposição através do número 707 22 72 76,
    ou do e-mail [email protected].

Com os desejos renovados de umas óptimas e rápidas navegações na Internet!

A minha resposta:

Olá,

É com agrado que a velocidade de acesso à Internet aumentou para valores
    acima dos 4mbs.
    No entanto verifiquei que só atinge 6.1 mbs em detrimento dos 8 mbs
    propostos. Telefonei ao serviço da Sapo ADSL ao qual me disseram que o
    problema era da linha da minha zona (TEL: .........) que não suporta os 8
    mbs. Sendo assim, venho por este meio pedir-lhes o favor de averiguarem se a
    linha não poderá efectivamente suportar os tais 8 mbs.
    De salientar que este meu pedido não tem a ver directamente com a
    velocidade em si (de 6.1 mbs neste momento) pois considero que é uma
    velocidade bastante razoável para o meu trabalho e navegação na Internet. O
    problema está e ai é que assenta o meu reparo, no facto de existirem outros
    utilizadores que podem efectivamente usufruir de uma velocidade de 8 mbs e
    pagarem pelo serviço o mesmo que eu estou a pagar por um serviço
    tecnicamente inferior.
    Espero ter sido claro, concreto e conciso e estarei aberto a propostas
    vossas com o objectivo de me resolverem este problema.

Sem mais assunto.

Contra resposta deles:

Estimado(a) Cliente,

Relativamente à questão apresentada, informamos que foram efectuados testes exaustivos à sua linha telefónica, tendo-se verificado que por questões de ordem técnica e logística a mesma não suporta uma velocidade máxima de débitos a 8128/384, pelo que por forma a garantir a estabilidade da ligação a velocidade de acesso foi reconfigurada como 6144/384 Kbps (valores em kb por segundo).

Informamos que as velocidades comercializadas pela PT.COM não são garantidas, mas sim velocidades máximas possíveis. A velocidade real depende das condições técnicas e da localização da linha telefónica, bem como do nível de utilização do website a que um cliente esteja a aceder.
    Deste modo a PT.COM cobra a mensalidade de acordo com o tarifário escolhido pelo cliente e de acordo com as velocidades máximas possíveis.

Caso subsista alguma questão não hesite em contactar-nos de novo, através deste e-mail ([email protected]) ou, de forma mais rápida, através do número de apoio a Clientes 707 22 72 76*.

Com os melhores cumprimentos

Depois disto só me resta aguardar por algum tempo. Se não me resolverem o problema, vou escrever à DECO.
    Digo-vos também que neste momento ainda nao posso ter Tele2 Adsl na minha zona. Quando puder, estou a ponderar mudar.

Um abraço a todos

Última edição pelo moderador: 17 de Fevereiro de 2007
  13. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Acho que não percebeste bem o que te disseram no e-mail pq não te adianta nada esperar (nem mudar a menos que consigas um preço melhor para essa velocidade)

O homem foi extremamente claro quando disse que a velocidade apresentada no tarifario é a velocidade maxima a poder ser atingida (dai o até) e que a mesma dependia da qualidade da linha e da distância a que te encontras da central. Se leres outras threads por ai até tabelas encontras com as distancias e as velocidades maximas que essas distâncias permitem.

Pq que eu figo que não vale a pena mudar a menos que arranjes preços mais baixos para o tarifario em questão: Achas que as outras operadoras usam a linha de quem para chegar a tua casa? Não serão as da PT? Portanto a distância vai continuar a ser a mesma portanto a menos que arranjes um tarifario mais baixo ou mais vantajoso em termos de trafego não vale a penas mudar porque a velocidade maxima que podes ter vai continuar a ser a mesma (os tais 6Mb).

Agora tens duas hipoteses ficas com o que tens ou arranjas algo mais vantajoso, mas é a tal coisa, se a limitação é tecnica ela nao muda a menos que te construam uma central mais proxima de casa ou mudes de casa para mais proximo de uma central.

14. jacn

jacn Power Member

Obrigado Triston pela resposta.

De facto estás coberto de razão quando te referes à questão tecnica da linha da PT. Realmente eu sei que outras operadoras utilizarão esta mesma linha. O que me revolta sómente é nao existir igualdade para todos no que diz respeito à mensalidade(eu estarei a pagar o mesmo com um serviço tecnicamente inferior em relaçao a outros)
    A Tele2 seria uma boa opçao para mim em relaçao ao preço mas ainda nao faz serviço ADSL na minha zona.

Um abraço.

15. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

revolta-te porquê? no tarifário está bem claro que tens até X velocidade, e independentemente disso pagas o mesmo. e só adere quem quer :D

cumps e bemvindo ao forum :)

16. jacn

jacn Power Member

Obrigado pela resposta mas nao posso concordar como teu ponto de vista.
    Existe de facto má fé na maioria dos ISPs em Portugal e por as pessoas nao se revoltarem é que o serviço deixa muito a desejar. Quando o meu tarifário era 4mbs o meu modem mostrava 4mbs mas a velocidade andava pelos 3.5 mbs o que eu compreendia (a velocidade ia até 4mbs). Ora neste momento o meu modem marca 6.1 mbs, o que significa que a velocidade atinge no maximo 6.1 mbs.

Uma coisa é a velocidade até 8 mbs, outra é a velocidade até 6.1 mbs.

São coisas distintas

Um abraço e nao me julguem mal. é a minha sincera opinião.

17. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

não tem nada a ver :D

o teu modem mostrava a velocidade a que conseguias sincronizar. a 4mbps estava tudo bem, e não te esqueças do overhead da ligação... se na realidade conseguias 3,5 estavas muito bem devo dizer.

neste momento, não consegues sincronizar a 8mps, e muito provavelmente se tentasses, estarias com uma ligação instável, sempre a cair, de que nada te valeria. é possível que até conseguisses, mas provavelmente os dados apontaram para que a tua ligação não suportasse este valor.

o isp tem a razão do seu lado, por muito que te custe. oferece-te um tarifário até 8mps, com a seguinte resalva: "As velocidades indicadas são velocidades máximas de acesso. A velocidade real depende das condições técnicas e da localização da sua linha telefónica."

como a tua linha não tem condições para 8, tens 6.

18. vsmn

vsmn Power Member

Estou a ver que o até e o desde andam muito na moda em serviços em Portugal

19. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Em relação à parte tecnica convem leres o post do tmgp :)

Em relação à parte da etica dos ISP:

Eles estão limitados pelo proprio funcionamento deles, seria impensavel eles criarem tarifarios de acordo com as varias distâncias a que um cliente pode estar da central ou da velocidade a que um modem consegue sincronizar (seria mais etico não tenho duvida nenhuma MAS em termos de facturação eu nem quero imaginar a confusão que seria já que podias ter dezenas de tarifarios diferentes).

Pelo que eu estive agora a ver na net o Sapo não tem um tarifario de 4Mbs, o unico abaixo do teu seria o de 1Mbs portanto se eu se estivesse na tua situação aquilo que faria era procurar um ISP que ainda tivesse um tarifario de 4Mbs (isto se a diferença de preço compensasse a perda de velocidade e a provavel perda de trafego associado a esse tarifario) ou então passaria para outro ISP cuja velocidade não dependesse da distância da tua residência à central (cabo) se bem que haveria outras considerações a ter em conta como é o facto da celula da tua zona de residência ter cobertura ou não e se está ou não saturada já que o numero de macacos pendurados numa detemrinada celula influência bastante a qualidade da ligação.

Última edição: 18 de Fevereiro de 2007
  20. jacn

jacn Power Member

Obrigado pelo feedback.
    Estive a pensar e vou ter que esperar que a tele2 ADSL chegue a Vila Real de S António pois independentemente da velocidade os preços deles estão mais em conta.
    Gostaria só de saber qual o processo para eu visualizar as caracteristicas da minha ligação além da velocidade?

PS: O meu modem é um SpeedTouch 330 cinzento.

Um abraço.

Partilhar esta Página