Problemas Técnicos PT não quer assumir as culpas ....

camadas

Power Member
Boas pessoal vou citar aqui o mail que mandei para a provedoria da PT, e ao lerem iram perceber melhor.

Exmo. Senhores

Venho por este meio a vos comunicar o meu descontentamento com os vosso Call Center, visto que em todos os que contactei não soube me esclarecer sobre o meu problema derivado a vossa linha e serviço MEO, bem como a vossa loja de Braga.

Passo a explicar o que se passou.

No Sábado dia 17 por voltas das 16 horas caiu um trovão, caindo num dos vossos postes de passagem de linha, que no qual a corrente consequente do mesmo, veio da linha, passado para o vosso Router, que fornecem para o MEO, e do router passando para todos os aparelhos que estavam ligados a ela por cabo de Ethernet, ou seja, o meu computador, outro aparelho electrónico, bem como para a MEO box. Passo a dizer outra vez, que a descarga que veio do vosso fio passou por todos esses aparelhos, estragando-os.

Ou seja, deste esse momento, o computador deixou de funcionar, isto tudo derivado a descarga que ouve, que veio do vosso fio.

Gostaria de saber o que ira fazer em relação ao computador e bem como em relação ao outro aparelho electrónico que estavam ligados ao vosso Router, ambos os 2 ligados, passo a dizer de novo para ficar bem assente e esclarecido, por cabo Ethernet. Ambos estavam ligados por cabo Ethernet para ter acesso a Internet. Tido isto, volto a salientar que o Computador e um aparelho electrónico, danificaram-se pelas razões como vos expliquei, gostaria de saber o que ira ser feito para se reembolsado sobre estes 2 aparelhos.

Tentei falar com uma assistente da loja PT de Braga sobre isto, a resposta pela parte dela foi simplesmente "Têm que esperar", não me dando informações algumas como proceder para resolver esta situação, no qual demonstrou um total desprezo por um cliente vosso.

Telefonei para o 16200, para tentar resolver este assunto no qual segundo eles, era impossível tratar com eles, indicando eles, que teria que falar com o suporte técnico da meo, ou seja, teria que ligar para o 707 223 030, indicando os números que teria que marcar a seguir para falar com um assistente para tratar deste assunto. Queria salientar este caso também, porque acho grava, no suporte técnico da MEO, o assistente nem sequer saber o que é um cabo Ethernet, visto que praticamente todas as Box da MEO estão ligadas ao router por este fio. Também queria salientar, que ao pedir informações sobre o numero da Provedoria, tanto no 707 223 030 bem como no 16200, nenhum dos assistentes me soube facultar o vosso numero, para vos poder contactar para proceder a reclamação e mais informações sobre o mesmo.

Aguardo atenciosamente a vossa resposta.

Sem mais assunto me despeço,

António Reis
A minutos atraz recebo um telefonema da provedoria deles, a dizer que não se podem responsabilizar por este problemas, apenas se responsabilizam pelo seu material, ou seja, routers, meo box, fios que vêm da central para casa e afins .... dizem que o cliente é que têm que zelar pela segurança do computador, ou seja, que sou obrigado a ter um UPS, ou coisa parecida, para estes casos. Quando ele diz isto começei-me logo a rir, porque se bem me recordo, no contracto da MEO não vêm qualquer referencia a isto, que sou obrigado a ter esse aparelho para prevenir este tipo de situações. Mas o fio deles não foi quem transportou a descarga até casa ?

Acabei de mandar um email para a Anacon e Deco, qual é a vossa opinião ?

O que poderei fazer mais ?

Visto que os aparelhos que estavam ligados ao Router, apenas esses aparelhos foram a vida, ou seja o MEO box, A dreambox ( já nem uso deste que tenho MEO, mas tinha ligada ), e o meu PC.

P.S. Sei que em aqui em Braga varias pessoas estão sem net, telefone e TV por causa do mesmo que se passou comigo, já estou sem ter os serviços deles deste sábado a tarde.
 
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:facepalm:
Talvez uma das coisas mais importantes a fazer é elaborar uma carta sem erros e bem estruturada...

Cumprimentos e boa sorte.

Eu axo que repostas destas em nada ajudam a resolver a situação . . :nocom8le:
TheRAIDER84: não pondo em causa o que dizes, como sabes que o trovão caiu nos cabos da PT? Se tiveres a certeza ou alguma prova disso eu começava por pedir o livro de reclamações na dita loja. Caso contrario não sei o que podes fazer mais, mas em todo o caso tens sempre a DECO para te ajudar nessas situações.
 
Digo que caiu no poste deles, isto porque, todos os meus vizinhos com MEO estão na mesma situação que eu, e um deles, disse, que as TV's que tinha ligadas a MEO box também foram a vida.

Outra daz razões para afirmar isto, é que na mesma extensão a onde tinha ligado o Desktop, estava ligado o Portátil, mas no qual o portátil estava ligado por wireless, e o portátil não sofreu nada derivado do mesmo.

Os únicos aparelhos que se avariaram são os que estavam ligados por Ethernet ao Router.
 
Se houve trovão a causa dos computadores e mesmo do equipamento estar queimado como dizes é da EDP.
A PT já se responsabilizar pelos seu equipamento não é mau.
Um cabo ethernet se levar uma descarga mesmo que seja de 220v queima logo nem chega a trasmitir essa voltagem.No máximo ficavas com a placa de rede queimada.

Algo não está bem contado ai.
 
Última edição:
Como referiste, todos os equipamentos ligados por Ethernet queimaram, incluíndo os equipamentos da PT, mas o portátil não queimou.
A questão que se coloca é que o único equipamento que tem um transformador intermédio e que até pode ter protecção de picos é o portátil.

Tal como diz o Gandalf, caso passasse um pico de corrente de trovoada por um cabo ethernet, este ficaria queimado irremediavelmente ainda antes sequer de chegar ao equipamento informático.
O mesmo aconteceria a um par cruzado de cobre que abastece as linhas telefónicas tradicionais, que já agora funcionam a 120v

Investiga bem se o ponto de electricidade utilizado por todos os equipamentos é o mesmo, se as fichas se encontram sem indicações de queimado ou destruição causada por um suposto pico de corrente.

Boa sorte,

PS - Tenta ter atenção à forma como escreves, ainda para mais para entidades públicas ou empresariais. Um discurso fluído e concreto ajuda e muito a resolver rapidamente os problemas que te possam aparecer.
 
podes sempre interrogar a EDP sobre se ocorreu um pico de tensão as xx H do dia Y e o que eles vão fzer, que sofreste danos materiais
 
Por acaso tive o cuidado de verificar a extenção, o que estava ligado a ela, e não têm nada queimado. E volto a referir, tinha tudo ligado do PC e portátil, ecrã do PC, e o ecrã liga e funciona sem problemas, já testei com o portátil, fazendo clone através do portátil.

Tive a falar com uma pessoa a bocado, no qual diz, que basta uma corrente de 15v a 20v, para queimar um componente dentro do computador, é o suficiente para queimar, o exemplo mais pratico é o da electricidade estática do nosso corpo, a mexer em memorias, que queimam.

De todos os factos que já falei aqui, nada me indica que foi da EDP, mas sim da PT.
 
Também já queimei um router e um telefone devido à trovoada... E os cabos ficaram intactos.
E não precisa de ser uma descarga muito forte para estourar com os aparelhos.

Isto porque há uns tempos o BPA que protegia a linha queimou e o técnico fiz uma ligação directa e advertiu para o facto de poder vir a ter problemas se não desligasse os aparelhos quando houvesse trovoada.

E a PT não se responsabiliza.

Solução?

Comprar uma tomada com protecção de picos de tensão e entrada para RJ11 e ligar lá os aparelhos.
 
Não tenho equipamento nenhum ligado directamente a tomadas. Uso protecção é a melhor forma de prevenir:
http://images.*****.com/img/product/3632476/b/pt/belkin-protector-de-picos-de-corrente-surgemaster-maximum-8-tomadas.jpeg

http://www.*****.pt/p3632476/belkin-protector-de-picos-de-corrente-surgemaster-maximum-8-tomadas/
 
Conheço as tomadas e afins, mas refiro, se fosse por ai, tudo o que estivesse ligado ai, teria ido a vida. Como já foi tido o portátil não iria, visto que, perto da ligação que se liga ao portátil, têm um sistema para proteger, mas o ecrã que se encontra ligado, na mesma extensão teria ido a vida.

Não sei se perceberam ou não, mas deste que ouve esse trovão, eu e os meus vizinhos que têm MEO, deixaram de ter sinal, ou seja, TV, telefone e Internet não funcionam deste esse dia.
 
Conheço as tomadas e afins, mas refiro, se fosse por ai, tudo o que estivesse ligado ai, teria ido a vida. Como já foi tido o portátil não iria, visto que, perto da ligação que se liga ao portátil, têm um sistema para proteger, mas o ecrã que se encontra ligado, na mesma extensão teria ido a vida.

Não sei se perceberam ou não, mas deste que ouve esse trovão, eu e os meus vizinhos que têm MEO, deixaram de ter sinal, ou seja, TV, telefone e Internet não funcionam deste esse dia.

Eu percebi. Só te estava a dizer que com protecção estavas prevenido. Relativamente ao produto que referi em cima vem com uma garantia de 20,000€ pelo que se algum aparelho ligado à "extensão" se estragar és ressarcido do prejuizo.
 
Ai esses malandros da PT que agora andam a mandar trovões para os cabos deles....

Lamento, mas acho que vais ficar agarrado. Mesmo a EDP não paga em causas da natureza. A PT é igual, não se podem responsabilizar por coisas que não conseguem prever... Já trocarem os equipamentos queimados não é nada mau.

Não tens seguro de recheio? Costumam cobrir estas situações.
 
Se a tua habitação tem seguro, provavelmente terás seguro contra riscos eléctricos que cobre esse tipo de situações. O ano passado, houve uma trovoada aqui na minha zona, e inclusivamente até o modem que era da PT eles pagaram! Além de um monitor que se queimou, uma televisão e um frigorífico. Se tens seguro, contacta a tua seguradora para averiguar a situação.
 
Boas pessoal vou citar aqui o mail que mandei para a provedoria da PT, e ao lerem iram perceber melhor.

A minutos atraz recebo um telefonema da provedoria deles, a dizer que não se podem responsabilizar por este problemas, apenas se responsabilizam pelo seu material, ou seja, routers, meo box, fios que vêm da central para casa e afins .... dizem que o cliente é que têm que zelar pela segurança do computador, ou seja, que sou obrigado a ter um UPS, ou coisa parecida, para estes casos. Quando ele diz isto começei-me logo a rir, porque se bem me recordo, no contracto da MEO não vêm qualquer referencia a isto, que sou obrigado a ter esse aparelho para prevenir este tipo de situações. Mas o fio deles não foi quem transportou a descarga até casa ?

Acabei de mandar um email para a Anacon e Deco, qual é a vossa opinião ?

O que poderei fazer mais ?

Visto que os aparelhos que estavam ligados ao Router, apenas esses aparelhos foram a vida, ou seja o MEO box, A dreambox ( já nem uso deste que tenho MEO, mas tinha ligada ), e o meu PC.

P.S. Sei que em aqui em Braga varias pessoas estão sem net, telefone e TV por causa do mesmo que se passou comigo, já estou sem ter os serviços deles deste sábado a tarde.

Achas que a culpa é da PT? Então pensa assim: imagina que nesse mesmo temporal vem uma chuva intensa e um intenso vento e te arranca as telhas do telhado, e por consequente começa a chover em casa e queima-te e danifica os teus bens. A pedir uma indemnização ao fabricante das telhas? Afinal foi por culpa das telhas que perdeste os teus bens. Se elas tivessem aguentado o temporal não tinhas problemas nenhuns... Se a trovoada queimou o teu PC e outros ligados à Meo, azar o teu, a PT troca-te os equipamentos da PT, os teus troca-os tu, ou então compra umas protecções para os teus equipamentos. Isto acontece na PT, na ZON, Vodafone, Clix.... na Verizon, na Telefonica, na France Telecom, é assim em todo o Mundo. Uma trovoada, ou Tempestade Eléctrica como se denomina oficialmente, é considerada Catástrofe Natural caso não saibas, e ninguém se responsabiliza por isso, nem os próprios fabricantes. A PT só te troca o router e as MeoBoxes porque tu pagas um aluguer por elas.
 
A EDP pode ser responsabilizada nestes casos. Julgo é que tens de comprovar que a avaria dos equipamentos se deveu a uma descarga (anormal) de energia eléctrica, utilizando um depoimento/declaração para o efeito, de um técnico especializado.

Cumps.
 
Acho que já foi tudo dito.

A PT não vai se responsabilizar pelo teu PC e dreambox. Trovoadas e afins não é suportado. Se fosse avaria provocado por defeito na rede deles ai eles teriam que pagar.

No PC se calhar apenas queimou a placa mãe, por isso é comprar uma nova. ou enviar para RMA se ainda tiver na garantia (aviso que se tiver partes visivelmente danificadas o RMA será recusado)
Já a dreambox, se não a usavas...

contra trovoadas a melhor coisa é mesmo um seguro do recheio. Quem mora em zona de campo, onde os cabos eléctricos são todos aéreos é o melhor que pode fazer.

Outra coisa a ter em claro. NUNCA utilizar equipamentos eléctricos com trovoada violenta, ainda mais no teu caso que os cabos são aéreos. Nas zonas onde é tudo subterrâneo e muito mais seguro. Ficavas só com o portátil e o resto desligava do router, bem como das tomadas (porque o raio podia cair num poste de energia e ai era muito mais coisas a irem de viola)
 
Última edição:
Não vale a pena estares a chatear-te, a cerca de 2 meses tive um pico de tensão que estragou 2 AC, 1 telefone e uma dreambox e que a EDP não se preocupou minimamente (apesar de eu pagar 500€ por mês de electricidade).

O ideal mesmo, que já foi aqui sugerido é fazeres um seguro de recheio para a casa e assim sempre que houver problemas o seguro cobre.
 
Penso que quando seja catástrofe natural, a EDP não é responsabilizada. Apenas é responsabilizada se numa situação normal houver um pico de tensão. Mas não tenho a certeza. O meu seguro de riscos eléctricos, já me pagou tudo o que se queimou nas tempestades.
 
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