Problemas Técnicos PT não quer assumir as culpas ....

Conheço as tomadas e afins, mas refiro, se fosse por ai, tudo o que estivesse ligado ai, teria ido a vida. Como já foi tido o portátil não iria, visto que, perto da ligação que se liga ao portátil, têm um sistema para proteger, mas o ecrã que se encontra ligado, na mesma extensão teria ido a vida.

Não sei se perceberam ou não, mas deste que ouve esse trovão, eu e os meus vizinhos que têm MEO, deixaram de ter sinal, ou seja, TV, telefone e Internet não funcionam deste esse dia.

Só por dizer que essas tomadas não têm apenas protecção contra picos de corrente eléctrica (vinda da rede eléctrica) mas também tem protecção contra picos que vêm da rede telefónica (tem entradas e saída RJ-11)

Cumps
 
Supostamente se a instalação do MEO está bem feita, tem um filtro e uma malha rf á entrada da linha que queimam assim que há uma descarga. É para isso que ela serve.
 
Acho que já foi tudo dito.

A PT não vai se responsabilizar pelo teu PC e dreambox. São situações alheiras a eles. Se fosse avaria provocado por defeito na rede deles ai eles teriam que pagar.

No PC se calhar apenas queimou a placa mãe, por isso é comprar uma nova. ou enviar para RMA se ainda tiver na garantia (aviso que se tiver partes visivelmente danificadas o RMA será recusado)
Já a dreambox, se não a usavas...

contra trovoadas a melhor coisa é mesmo um seguro do recheio. Quem mora em zona de campo, onde os cabos eléctricos são todos aéreos é o melhor que pode fazer.

Outra coisa a ter em claro. NUNCA utilizar equipamentos eléctricos com trovoada violenta, ainda mais no teu caso que os cabos são aéreos. Nas zonas onde é tudo subterrâneo e muito mais seguro. Ficavas só com o portátil e o resto desligava do router, bem como das tomadas (porque o raio podia cair num poste de energia e ai era muito mais coisas a irem de viola)

Ser alheio a eles ou não, segundo a Anacon, tudo o que passa pelo fio deles é responsabilidade da PT.

Supostamente se a instalação do MEO está bem feita, tem um filtro e uma malha rf á entrada da linha que queimam assim que há uma descarga. É para isso que ela serve.

O micro filtro estava queimado.


Quando ao seguro, tenho, e já pus eles a tratar disso, tou farto de me chatear com isto, principalmente com os gajos do Call Center, é raro encontrar alguém que saiba as coisas como deve ser.
A cena mais caricata que tive a falar com os gajos do suporte técnico, a tentar explicar o que se tinha passado, os gajos nem sabiam o que era um cabo Ethernet nem nada -.-
 
Camadas,

Lamento imenso mas não vais ter sorte!

Os trovões são considerados incidentes de causa natural e para as quais não há lugar a indemnização ao cliente no caso de equipamentos danificados por este fenómeno. Todos os serviços que passam pelo "fio" da PT é da sua responsabilidade mas um trovão/descarga eléctrica/indução por terra não são considerados serviços. Neste caso em concreto o operador substituiu todos os equipamentos para te fornecer o seu serviço mas não te cobre os danos provocados pela descarga nos teus equipamentos, nem este operador nem nenhum outro - ZON, Clix, CaboVisão, you name it.

Mesmo a malha RC, que é um circuito de protecção/fecho de linha, não é a solução para todos os males. Casos há em que nem protecções eléctricas, muito mais "resistentes" a este fenómeno natural, derretem ou desaparecem.

Tens sempre a alternativa de confrontar a EDP.
Felizmente nunca tive uma situação como a tua mas tive problemas no fornecimento de energia - oscilações e picos de corrente - devido ao mau tempo, fortes chuvas e ventos, para os quais abri uma participação técnica. Como consequência dessa participação me deparei com 3 equipamentos danificados - Portão da garagem, Alarme e Micro-ondas - efectuei uma exposição por escrito onde descrevi detalhadamente todos os acontecimentos e identifiquei os técnicos que acturam. Neste caso foram-me pagos todos os prejuízos mediante apresentação da factura de reparação/substituição dos equipamentos afectuados e nas quais constava que a avaria tinha sido provocada por perturbações no fornecimento de energia. A EDP tem um seguros para estas situações.

Podes ainda socorrer-te dos seguros de recheio (julgo eu) que te cobrem essas situações.
 
Última edição pelo moderador:
boas, tal como já foi dito aqui n vezes e não vale apena estar a bater mais no ceguinho , tanto a PT como a EDP (ou outros)só se responsabilizam se a origem do dano for derivado a alguma anomalia na rede deles, fora isso qualquer outro dano que tenha ocorrido de outra natureza derivado ao mau tempo, nenhum se responsabiliza por isso, eles dado a que te estão a fornecer um serviço nesse caso, reservam-se apenas em substituir os equipamentos deles de modo a restabelecer o serviço em tua casa a normalidade, os restantes despositivos em tua casa lesados terão de ser substituidos ou reparados a tua conta, dai a que existem os seguros para essas enventualidades...

portanto por mais voltas que dês toda agente te vai dizer o mesmo, já vi danos feitos por descargas atmosfericas, tanto em linhas PT como na EDP e em segundos muita gente ficar sem nada em casa, e a unica mais valia foi mesmo ter seguro contra essas situações, snão não ganhavam para recompor novamente, instalações e recheio em casa...

não há protecção nenhuma a 100% contra uma descarga atmosferica, dai a que é sempre aconselhado a tirar as fichas das tomadas e desligar os cabos telefonicos, durante o periodo da trovoada, para evitar danos de maior...

para ter uma protecção mediana, a que ter um bom circuito de terra em casa de modo a que descarga vá directa sem passar ao resto da casa, isto é uma coisa que eu sei que pouca gente faz, outros nem sequer teem pois não fica barato um bom circuito de terra...
 
Antes de mais thanks a todos aos que responderam :D

Não sei porque é que todos insistem em dizer que quando ha trovoada, o melhor é desligar tudo, eu sei :p, mas neste caso não havia indícios disso, para alem do céu estar cinzento de chuva normal, o primeiro que caiu sem "aviso" foi esse que me lixou tudo o que falei, por isso nem tive hipóteses de desligar seja o que for, visto que mal vejo indícios de trovoada é o que faço, desligo deste fichas.

Só não o faço na home town, visto que a fabrica que tenho em frente de casa têm o tido para raios ou como raio se diz.
 
Back
Topo