Fibra Óptica PT Portugal e Vodafone vão partilhar rede de fibra ótica

E vão substituir aos clientes todos que não têm um desses ONTs? Não acredito que a solução seja essa, mas veremos.
Cá por mim estão há vontade, pode ser que apareçam canais novos cá por casa.
 
Meo e Vodafone chamadas a explicar acordo de partilha de redes

A Anacom pediu à PT e à Vodafone informação adicional sobre o acordo de partilha de infraestruturas realizado pelas duas empresas para a cobertura do país com redes de nova geração.
O regulador das comunicações quer mais dados relativamente às freguesias abrangidas pelo acordo. A informação fornecida pelas empresas sobre o tema foi considerada insuficiente, adiantou João Confraria, administrador da Anacom num encontro com a imprensa.

De acordo com a mesma fonte, citada pelo Jornal de Negócios, a informação que as empresas vão fornecer vai servir de base na análise ao mercado de acesso para as redes de nova geração.

A análise deste mercado tem sido consecutivamente adiada. A fusão Optimus/Zon contribuiu para o adiamento, tal como o próprio acordo entre Meo e Vodafone.

É no âmbito desta consulta que o regulador deve determinar se há ou não necessidade de medidas adicionais para garantir o acesso a este tipo de redes. A partilha de infraestruturas era uma das medidas esperadas desta análise, uma consequência que o acordo entre a Vodafone e a PT pode eliminar, ao vir dar um novo impulso ao desenvolvimento destas redes no país.

[URL='http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/meo_e_vodafone_vao_partilhar_rede_de_fibra_ot_1398487.html']O acordo assinado entre a Vodafone e a PT Portugal
foi anunciado em julho e tem como objetivo ajudar as duas empresas a chegarem a 900 mil casas. A parceria é válida por um período de 25 anos.[/URL]
 
Eu não sei em que é que esta partilha altera alguma coisa de relevante no panorama nacional que permita "dar um novo impulso ao desenvolvimento destas redes no país" e que altere seja o que for. Quem tem fibra continuará a ter e quem não tem continua sem ela...a única diferença é que em vez de terem de um operador têm de dois.
 
Eu não sei em que é que esta partilha altera alguma coisa de relevante no panorama nacional que permita "dar um novo impulso ao desenvolvimento destas redes no país" e que altere seja o que for. Quem tem fibra continuará a ter e quem não tem continua sem ela...a única diferença é que em vez de terem de um operador têm de dois.

Eu por exemplo, só se a Vodafone passar a usar a rede da MEO é que "usarei" a fibra da PT, pelo preço desta e pela condições contratuais como poder muito fraco de renegociação, mudança de residência, etc...
Agora o interesse tinha sido era zonas sem fibra em que os dois operadores unissem esforços, mas esta partilha só foi no sentido da Vodafone se estar a expandir e assim permitiu que o investimento chegasse mais longe ao nao ir para zonas ja com a PT.
Por isso em parte contribuiu para uma minoria passasse a ter fibra que poderia nao vir a ter. Mas o impacto na melhor das hipoteses foi só um acrescimo de 450mil casas, sem contar com casas já com HFC...
 
Quanto a primeiro parágrafo eu percebo o que dizes mas não deixa de ser injusto. É como dizer que o problema da falta de água no país sofreria uma espectacular impulso porque quem já tinha água agora ficou ainda mais água a menor preço, e o resto continua a morrer à sede. Por isso é que digo que é para inglês ver, a ANACOM que se preocupe com coisas importantes que isto não altera em praticamente nada o panorama de concorrência, quanto muito é o inverso, é tentar tapar os olhos ao promover artificialmente concorrência mas na prática fica tudo na mesma.

Eu acho esse número demasiado optimista, isso seria se a vodafone naquele preciso dia em que se assinou o acordo, transferisse todos os seus projectos para zonas não-meo. Entre os trabalhos que já estavam a decorrer e os que a vodafone não irá na mesma fazer porque seria apenas adiar o problema para daqui a 25 anos aposto que ainda foram a muitas zonas que já tinha meo-fibra.

Se pensarmos bem a vodafone nunca poderia fibrar apenas as zonas em que a meo fibra não existe pois esta já ficou com as melhores zonas...daqui a 25 anos o acordo acabaria e a vodafone ficaria com o mau, ou menos bom, e a meo com o bom, por isso por mais que fosse bom para nós que as 1.5M de casas fossem totalmente em zonas não-meo isso nunca irá acontecer enquanto não existir uma verdadeira partilha pelas infraestruturas.
 
Bem foi a própria Vodafone que disse que a partir daquele momento ia mudar os investimentos para zonas que não tinham MEO, agora acredita quem quiser claro.
 
Eu não sei em que é que esta partilha altera alguma coisa de relevante no panorama nacional que permita "dar um novo impulso ao desenvolvimento destas redes no país" e que altere seja o que for. Quem tem fibra continuará a ter e quem não tem continua sem ela...a única diferença é que em vez de terem de um operador têm de dois.

O que a Anacom pretende é mais informação para, duma vez por todas, tomar uma decisão em relação à partilha de redes de fibra, coisa que anda por fazer há vários anos e que já chega bastante tarde.
Na prática esta partilha de rede PT/VDF vai justificar a decisão negativa da Anacom porque já pode argumentar que não é necessária a sua intervenção porque os operadores podem e devem fazer acordos entre si para partilha de infraestruturas . O mais curioso é que a Vodafone foi um dos que se queixou do comportamento da PT e que tinha pedido a intervenção da Anacom. As voltas que o mundo dos negócios dá :)

Respondendo ao teu post, a curto prazo a única mudança é o aumento da oferta nos locais já cablados mas é natural que os operadores agora dêem prioridade aos locais ainda sem fibra. Por isso todos vão lucrar: quem já tem e quem ainda não tem fibra :)
 
Última edição:
Disseste o mesmo que eu portanto. A Anacom que se deixe disto e se concentre em coisas mais importantes e que isto é apenas para atirar areia para os olhos :).

Claro que darão prioridade aos locais sem fibra, os outros já estão fibrados e já não precisam :S. Quem não tem não saiu nada beneficiado,apenas marginalmente. Saíriam sim beneficiados se a Vodafone tivesse começado logo de início onde não existia fibra. É como eu te roubar 100 e devolver 10, foste beneficiado em 10 euros :).
 
A Anacom que se deixe disto e se concentre em coisas mais importantes e que isto é apenas para atirar areia para os olhos :)

Este assunto é muito importante para eles porque assim já ficam com as costas quentes e dizer que a sua falta de acção afinal foi justificada. Chama-se a isto transformar "incompetência" em "visão" ;)

Se, por hipótese, fosse tomada uma decisão em tempo útil (há 4 ou mais anos) para partilha de rede, hoje teríamos mais oferta e operadores como a Vodafone poderiam entrar no mercado da fibra muito antes do que veio a acontecer.
 
Back
Topo