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PT presta péssimo serviço na Madeira aos clientes Meo e SAPO ADSL

Discussão em 'PT COM' iniciada por DJ_Alex, 10 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 108; Visualizações: 7896)

Estado do Tópico:
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  1. DJ_Alex

    DJ_Alex Power Member

    Desde a terra onde a TVI está a gravar a novela Flor do Mar, vem a verdade do que a PT anda a fazer no nosso Portugal.... Coisas fantásticas... vale a pena ler tudo até ao fim!

    Em 2004 (ou 2003?) eu estava farto de pagar facturas à Portugal Telecom (PT) no valor de mais de 200 Euros para ter acesso à Internet. Foi nessa mesma altura que o Miradouro escreveu uma carta a qual foi publicada no DN da Madeira onde reclamava a disponibilização do serviço ADSL em São Vicente. Na mesma semana o representante da PT na Madeira veio aos jornais da Madeira comunicar que o serviço ADSL viria a estar disponível nos restantes concelhos da Madeira. Graças a essa carta, São Vicente foi um dos primeiros concelhos do Norte da ilha da Madeira a ter ADSL, depois veio Santana e Porto Moniz.

    Por ironia do destino, e depois de muitas investigações desde Janeiro 2008, o Miradouro está de novo em guerra contra a PT e SAPO ADSL devido às péssimas condições do serviço prestado aos seus clientes de banda larga ADSL. Nas nossas instalações, abaixo do Parque Empresarial de São Vicente, temos grandes exigências de largura de banda e como tal, precisávamos de ter o máximo de velocidade possível. Foi então que decidi verificar as opções que tínhamos aqui mas não havia nada a escolher que não fosse na mesma o SAPO ADSL que já tínhamos, já que estamos sujeitos ao monopólio do operador incumbente. Ora em São Vicente, a central telefónica que serve esta zona está instalada no sítio das Feiteiras e o hardware nela existente até 30 de Janeiro 2009 apenas suportava ligações em ADSL normal, o G.DMT, com velocidades máximas de sincronização de 8Mbps/512Kbps. Acontece que a SAPO ADSL começou a facturar a muita gente o valor máximo de 33,52 Euros desde Janeiro 2008 como “SAPO ADSL Até 16MEGA”, o qual só pode ser fornecido se a central telefónica que serve a área de residência dos clientes suportar a tecnologia ADSL2+. Por este mesmo motivo e depois de questionar vários técnicos da PT e ter feito testes à nossa linha telefónica e ter testado até agora à volta de 10 marcas diferentes de modems/routers, conclui que a PT SAPO ADSL esteve a facturar serviço não prestado. Neste momento tenho uma queixa contra a SAPO ADSL na ANACOM e outra na DECO e se for preciso, isto vai chegar aos tribunais. A entidade reguladora das telecomunicações e a DECO já estão a acompanhar este caso grave de falta de respeito pelos clientes de banda larga aqui no norte e provavelmente de toda a ilha ou até mesmo de todo o país.

    A 30 de Janeiro 2009 detectei que a PT veio às centrais telefónicas de São Vicente instalar pela primeira vez hardware ADSL2+ da Alcatel o qual serve os clientes Meo IPTV. Este serviço é pouco recomendado porque se o cliente estiver a uma certa distância da central telefónica, o que vai ver é a imagem a travar no ecrã da TV e um acesso a Internet a uma velocidade terrivelmente mais baixa. O Miradouro pediu um upgrade de tarifário à SAPO ADSL para os 24Mbps, em Novembro 2008, mês no qual a SAPO já começou a facturar 24MEGA sem haver ligação nem intervenção técnica. Tínhamos a esperança de ver a PT a colocar material decente na central telefónica que serve nada mais e nada menos que um parque empresarial.

    A 1 de Fevereiro 2009 a PT migrou os clientes SAPO ADSL que pediram ADSL2+ para portos no DSLAM cujo serviço é misto (régua IPTV) o que fez com que o nosso equipamento agora só consiga ligar-se a menos de 12Mbps e com uma velocidade de envio de apenas 509Kbps, o que não é nada próximo dos valores anunciados nos tarifários da SAPO ADSL no site. Continuei a analisar e verifiquei que mesmo estando o cliente ao lado da central telefónica, só consegue os 509Kbps de velocidade de envio quando devia sincronizar a 1024Kbps de uplink.
    Neste momento colocaram a nossa ligação Internet SAPO ADSL num desses equipamentos rasca da Alcatel e quebraram brutalmente a nossa largura de banda e o acesso está ainda pior. Tudo isto limita seriamente a nossa actividade profissional.

    Por este mesmo motivo peço a todas as pessoas que tem banda larga SAPO ADSL em São Vicente para enviarem e-mails a reclamar ao suporte técnico SAPO ADSL ([email protected]) para que obriguem a Portugal Telecom a instalar placas de hardware no DSLAM exclusivamente para os clientes SAPO ADSL e que permitam fornecer ADSL2+ ”puro” para tornar possível as velocidades máximas de 24Mbps e 1024Kbps de envio como descrito nos tarifários em rigor no site e que não liguem os clientes SAPO ADSL nos mesmos portos dos clientes Meo IPTV, pois isso causa um corte brutal de velocidade nos acessos para uso profissional e não cria condições técnicas para que outros operadores possam fornecer acessos ADSL dentro das velocidades máximas que a tecnologia ADSL2+ permite.

    Neste momento, os técnicos da PT já vieram cá umas 6 vezes desde Janeiro 2008 e já me deixaram hoje novamente sem sinal na linha telefónica porque não testaram o acesso antes de irem embora da central telefónica. A SAPO ADSL facturou-me mais de 120 euros indevidamente e é por isso que tenho a DECO e a Anacom à perna da PT para que me voltem a colocar o acesso a 8Mbps/512Kbps em ADSL normal (G.DMT) e me devolvam todo o dinheiro roubado… Se você também está a ser roubado, faça o mesmo que nós, reclame!
    Mudaram-nos para ADSL2+, e devido à distância que nos encontramos da central telefónica, o nosso equipamento faz testes à linha e diz-nos que é possível obter velocidades até os 17Mbps e 1024Kbps de upstream, no entanto, devido ao material rasca e inapropriado existente na central telefónica e que devia ser utilizado apenas para os clientes Meo, a nossa ligação à Internet não passa de 11996Kbps de downlink e 509Kbps de uplink. Esta situação deve acontecer provavelmente em quase todas as zonas da Madeira. O acesso está super lento e a velocidade devia ser de no mínimo 16Mbps e 1024Kbps, se o equipamento da PT estivesse bem configurado ou adequado ao serviço prestado que é SAPO ADSL até 24Mbps.
    A SAPO ADSL está a facturar 33,52 Euros por mês à muita gente que não recebe nem 4Mbps de velocidade em casa, e o cliente nem nota esse facto de estar a ser literalmente roubado. O meu conselho neste momento para as pessoas que querem poupar dinheiro é que verifiquem a velocidade real de ligação que possuem e que exijam a redução de tarifário sem custos (por razões técnicas) para a velocidade que mais se aproxima da velocidade tecnicamente possível na casa do cliente.

    Só com a pressão de todos os clientes ADSL é que fará com que a PT se veja obrigada a colocar hardware ADSL2+ apropriado e exclusivo aos clientes SAPO ADSL. No que diz respeito ao serviço Meo: Desaconselho este serviço de IPTV e Internet associado porque é de fraca qualidade, muitas vezes a imagem trava e o acesso à Internet é muito mais lento. Só vale a pena o serviço de TV mesmo por cabo ou no futuro o IPTV mas só quando existir fibra óptica até a casa dos clientes.

    Test ATM OAM F5 segment ping: FAIL. É este o erro dado num dos nossos testes ao equipamento na central telefónica, o que acusa que algo não está bem do lado da central ou do SAPO… Quem resolve isto?

    Alexandro Pestana ( DJ_Alex ).
     
    Última edição pelo moderador: 10 de Fevereiro de 2009
  2. Tafinho

    Tafinho Power Member

    És um injustiçado.

    Porque não recladas à Vodafone e à Clix por não te oferecerem o seu *excelente* serviço...?


    Quanto a
    Com que margem de SNR mediste esse belo débito...? O que vale é que os Açores estão pejados de Engenheiros....

    Depois, sabes ler...? O Serviço Sapo é "ATÉ" 24Mb, não é "no mínimo" 24Mb.

    Se as pessoas se queixassem daquilo que realmente deviam, e deixassem de fazer figuras, ficariam bem mais felizes...
     
    Última edição pelo moderador: 10 de Fevereiro de 2009
  3. theforbidden1

    theforbidden1 Banido

    Eu não moro no Miradouro e tenho um serviço ADSL bem pior que o teu... Pago 4 Megas e tenho menos de 1Mb...
     
  4. oscarolim

    oscarolim Power Member

    "Ate XX megas" e diferente de "Garantimos sem sombra de duvidas XX megas".

    Tambem nao me parece que qualquer companhia va investir grandes somas de dinheiro para servir poucos clientes.

    Se precisas de velocidades altas, tens uma coisa chamada linhas dedicadas. Alugas uma e pronto, tens as velocidades que quiseres.

    Sapo ADSL que tu tens e um servico domestico e nao empresarial.
     
  5. venga

    venga I quit My Job for Folding

    "Até 24Mb" quer dizer q podes não ter essa velocidade mas é disponibilizada. Ou não?
     
  6. mBiT

    mBiT Power Member

    tanta babuseira junta...

    1 - se tás a ser facturado mais do que usufruis, pedes acerto de facturação como muitos já fizeram.

    2- a pt não é obrigada a fornecer debitos maximos da tecnologia adsl, apenas os possiveis conforme as condições existentes (sendo a principal, distancia).

    3- Se queres 24M, muda de casa para menos de 500metros da central.

    4- As leituras que tiras do teu acesso estão incorrectas, os 17M que estás a ver é de um valor maximo de debito sem ter em conta estabilidade (normalmente calculado a 6dB de snr). Configurar o teu acesso a 17M para ficar com 6dB de snr só ia provocar quedas e periodos de indisponibilidade. Decerteza que a 12M tens 10dB de snr ou superior. Esse teste de OAM pode não ser suportado pelo equipamento.

    5- qual é a tua atenuação dw? Aposto nos 30-35dB.

    6 e para terminar, o equipamento que é instalado nas centrais passa por testes de qualidade e é dos melhores que existem (muitos paises europeus ainda estão em adsl normal), e, em relação ao iptv, um serviço meo só tem paragens se for mal instalado, porque se forem respeitados os parametros para uma instalação viavel, o serviço funciona a 100%.

    Pelo que contas, a PT não tem feito mais nada se não ser investir e melhorar os equipamentos nessa zona, se não estás contente com isso...
     
  7. casser

    casser Power Member

    OFFTOPIC:
    Açores? Neste tópico és o único a falar dos Açores.
     
  8. Romika

    Romika Power Member

    Mas se pagas tanto dinheiro pelo Adsl... e se podes ter MEO, o que estás à espera para mudar para o meo?
     
  9. DJ_Alex

    DJ_Alex Power Member

    Aqui o fundo da questão é que a SAPO ADSL aceita upgrades de tarifário na área de cliente para acessos 16Mbps e 24Mbps quando as centrais telefónicas da PT nem tem equipamento ADSL2+! Chama-se a isto ser gatunos... Estão desde Janeiro 2008 até Janeiro 2009 a facturar velocidades que só o equipamento ADSL2+ nas centrais telefónicas pode prestar essa velocidade e não houve material ADSL2+ nas centrais telefónicas do norte da Madeira antes de 30 de Janeiro 2009.

    Eu fiz um teste a menos de 500m da central telefónica e as pessoas não tem 1Mbps de uplink também e isso é porque penduraram toda a gente em material do IPTV da meo.

    Tenho a DECO a par disto e eles ainda não se mexeram a me reduzir o tarifário novamente para 8Mbps e me devolverem mais de 120 euros que me roubaram desde Janeiro 2008.

    *****: A PT só veio cá investir na central telefónica para poder enganar uns quantos com o serviço Meo, caso contrário, ainda não havia ADSL2+ para ninguém! Não é baboseira, é falta de respeito pelos clientes! Olha pra isto que apenas a partir de 30 de Janeiro 2009 comecei a ter, apesar de andar a pagar ADSL2+ desde Janeiro 2008!:
    DownstreamUpstreamSNR Margin (dB):8.1 29.8 Attenuation (dB):33.0 13.8 Output Power (dBm):13.2 12.1 Attainable Rate (Kbps):17788 1221 Rate (Kbps):11996 509

    venga: Até 24Mbps quer dizer que a PT tem de garantir que tem equipamento na central telefónica daquela área que suporte ligações a 16Mbps e 24Mbps que apenas são possíveis com equipamentos com tecnologia ADSL2+, coisa que neste caso não aconteceu e de certeza que estão a fazer isto no resto do país. EU ANDEI 12 MESES A PAGAR A LARGURA DE BANDA DOS KEKES DO FUNCHAL...

    Romika: O Meo não vale nada. Só recomendo IPTV a quem tiver fibra óptica até casa, caso contrário, é um verdadeiro aborto. Se está alguém a ver TV e alguém que quer usar a net, a net não se arrasta!

    casser: Tou a falar da Madeira, não dos Açores.... Compra uns óculos =D

    oscarolim: Da-me a tua morada que eu mando instalar um acesso dedicado aqui e a factura pagas tu que tens muito dinheiro, afinal andas no Reino Unido... :004:
    theforbidden1: Se pagas 4Mbps e recebes 1Mbps, já não é mau... Agora eu andei a pagar 24Mbps e só tive 8Mbps durante 1 ano completo.... Eu já há uns tempos atrás reclamei a ANACOM que tinha de obrigar os ISPs a fazer tarifários de banda larga ao Mbps. Cada cliente só pagava aquilo que conseguia sincronizar na sua casa. Se assim fosse, estarias a pagar apenas 1Mbps e não a largura de banda que os outros consomem...

    Tafinho: A Vodafone e o Clix não entram nos mercados das Ilhas porque a PT coloca preços para o uso das infra-estruturas deles que torna impraticável a operação. O governo tinha de comprar toda a rede de cobre e fibra óptica para que todos os operadores de telecomunicações pudessem concorrer com as mesmas armas. Como a PT domina tudo, quem perde é o consumidor.
     
  10. crazy_clit

    crazy_clit Banido

    Algumas das respostas são elucidativas. A Portugal Telecom faz o que quer porque os clientes assim o permitem :)

    Vai-se queixar do quê à Portugal Telecom, da qualidade dos bolos de arroz da padaria da esquina? :lol:

    Se as condições técnicas não o permitem (vulgo distância do ponto de instalação no cliente até à central) o "até" é razoável, agora quando o problema está também no equipamento utilizado na central (como aconteceu num dos famosos upgrades de velocidade, confirmado por um engenheiro da PTi, utilizaram equipamento que não suportava 1mbit de upload) ou até nas configs utilizadas, limitando a velocidade de forma artificial aos seus clientes com a recorrente desculpa das condições técnicas, não faz o menor sentido utilizar essa desculpa.

    Os clientes não têm que andar a pedir acertos na factura, se o prestador tem consciência de que o cliente está a pagar por um serviço que não é prestado, seria razoável o mesmo fazer, por iniciativa própria, o devido acerto na facturação. De outra forma está a roubar e tem consciência disso. Nada de novo aqui, muito menos na Portugal Telecom.

    O que vale é que este fórum está minado de engenheiros :)
     
    Última edição: 10 de Fevereiro de 2009
  11. asturmas

    asturmas Power Member

    A questão é que, tens 24mbs porque os pediste mas as velocidades são ATÉ É praticamente impossível a PT conseguir adptar cada area de cliente de cada cliente a tecnologia existente.. sejamos realistas..
    E nem a DECO nem a ANACOM te vão fazer reaver o dinheiro.. tens a via judicial mas eu não ia por ai
     
  12. José Alberto

    José Alberto Power Member

    Porque não fazer downgrade de tarifário até ficar mais perto da velocidade que consegues ou, como foi sugerido, ter uma linha dedicada?

    Num local como aquele onde está o Miradouro é MUITO positivo haver ADSL.
     
  13. Tafinho

    Tafinho Power Member

    Queixares-te que tens 12Mbps com essa margem de SNR é fazeres má figura de ti perante os técnicos. Pelos números que dás, tens precisamente a velocidade máxima que podes ter, e que, por estranho que possa parecer, é velocidade de ADSL2+ ....

    Se leres as linhas acima percebes.

    Há tantas coisas que as pessoas se podem queixar. Podem-se queixar que as linhas estão podres, que faz mau tempo, que a humidade lixa mais as linhas, que as centrais estão longe das pessoas, mas não....

    ... vão se queixar que se um aparelho que custa 50€ diz que conseguem ter 17Mb, então é o equipamento da PT que está errado.

    Quem pagou a fibra óptica para a Madeira...? A fibra óptica para a madeira não foi paga pelo estado. Curiosamente, todos os restantes operadores usam a fibra óptica da Madeira, que é a mesma que vai para o Brasil.

    A essas desculpas de Call-center, chama-se "chutar para canto".
     
  14. mBiT

    mBiT Power Member

    Como já disse, o unico ponto onde tens razão, é o ter-te sido facturado mais do que a tua linha suporta. Por ai podes pedir reembolso do dinheiro.

    DownstreamUpstreamSNR Margin (dB):8.1 29.8
    Attenuation (dB):33.0 13.8
    Attainable Rate (Kbps):17788 1221
    Rate (Kbps):11996 509


    Por esses valores até digo que os 12M são mais do que a tua linha suportaria com qualidade (idealmente deverias ter 10M), pois o snr de 8dB down pode significar quedas à noite (excepto se a linha tiver poucos erros).

    Eu fiz um teste a menos de 500m da central telefónica e as pessoas não tem 1Mbps de uplink também e isso é porque penduraram toda a gente em material do IPTV da meo.

    Claro que não têm, porque deve ter um serviço de 512K upload contractado/configurado na central... Novamente, se os ligaram no dslam iptv (duvido que saibas isso com 100% de certezas) só foi para melhor.

    venga: Até 24Mbps quer dizer que a PT tem de garantir que tem equipamento na central telefónica daquela área que suporte ligações a 16Mbps e 24Mbps que apenas são possíveis com equipamentos com tecnologia ADSL2+, coisa que neste caso não aconteceu e de certeza que estão a fazer isto no resto do país. EU ANDEI 12 MESES A PAGAR A LARGURA DE BANDA DOS KEKES DO FUNCHAL...

    E garanto-te que, para 24M e distancias <500m e para 16M e distancias <1200m, e com equipamentos terminais ADSL2+ consegue-se obter essas velocidades (obviamente se o cliente tiver contractado/configurado para as ter na central).

    Romika: O Meo não vale nada. Só recomendo IPTV a quem tiver fibra óptica até casa, caso contrário, é um verdadeiro aborto. Se está alguém a ver TV e alguém que quer usar a net, a net não se arrasta!

    Não é verdade.
     
  15. crazy_clit

    crazy_clit Banido

    As pessoas não deveriam ter que se queixar de nada logo de início. As pessoas não têm que conhecer os protocolos e standards envolvidos na sua ligação à Internet, um serviço que é pago. Os prestadores de serviço, ESSES SIM, o que têm de fazer é cobrar conforme o serviço prestado e desenvolver todos os esforços para que o serviço tenha o máximo de qualidade. É PARA ISSO QUE SÃO PAGOS!
     
  16. DJ_Alex

    DJ_Alex Power Member

    Com a velocidade eu já nem me importo mas é claro que eles deviam estar a prestar 1Mbps de uplink e não estão a fazê-lo. Eu assisti a uma instalação de uma linha telefónica a 500m da central ou menos e ouvi os testes feitos à linha telefónica, dava 26mbps e tal de downstream e 1240 e tal Kbps de upstream. O router é novo da sapo, só fazia ligação a 509Kbps de uplink, e o serviço contratado foi sapo adsl 8Mbps/1024Kbps.

    Eu devia estar a receber também 1024Kbps de upstream e só dá 509 tal como lá embaixo ao lado da central telefónica.... Um ISP que factura ADSL2+ aos clientes durante 1 ano sem sequer ter colocado material ADSL2+ dentro das centrais telefónicas merece sentar o rabo em tribunal e é isso que eu vou fazer, nem que o tribunal fique com todo o dinheiro que eles me roubaram, mas isto não vai ficar assim.

    Tu imaginas quantos clientes aqui em toda a Madeira estão a ser roubados desta maneira? E digo mais, se a SAPO mete no site deles que dá até 1024Kbps de uplink, porque raio um gajo aqui ligado a material novinho em folha da alcatel só tem acesso a 509Kbps de uplink? Não sabem configurar o equipamento? Então que mandem engenheiros da Alcatel à Madeira configurar estes cacos como deve ser!

    Não concordo que uns andem a pagar a largura de banda usada pelos outros... Pra mim é fundamental ter 1024Kbps de upstream e não consigo tê-los por má configuração do material na central telefónica.

    o facto de estar a ligar a 12Mbps já nem me interessa, por isso mandei pedir logo redução de tarifário para 8Mbps. Assim pago mesmo aquilo que sempre recebi cá em casa. Estava com a esperança que depois de virem meter material novo nas centrais que dessem os 16Mbps/1024Kbps de upstream para compensar eu estar a pagar sapo até 24mega mas afinal não dá nada que preste, então, volto aos 8Mbps.
     
  17. mBiT

    mBiT Power Member

    Se têm 1M de upload contratado, só teem de reclamar com o SAC para que seja reconfigurado o acesso para 1M de upload, ou, verificar a linha para ver se não existe nenhum componente com avaria que inviabilize o 1M de upload.

    Se pesquisares um pouco, verificas que há treads aqui no forum que relatam o mesmo, pessoal que passou para 1M no papel mas que na pratica manteve-se a 512K até contactar o SAC (alguns tiveram de contactar várias vezes até ficar resolvido, mas os SACs são mesmo assim...)

    Essa instalação que assististe, o técnico não ligou para nenhum numero para reconfigurarem o acesso para 1M de upload?
     
  18. DJ_Alex

    DJ_Alex Power Member

    O técnico não fez nada. Deixou o router, instalou a linha telefónica e foi embora. Fui eu quem configurou o router e vi que aquilo está a ligar usando este standard: G992_5_A. Só dava os 509Kbps de upstream, tal como todos os acessos nesta área ligados a aquela central.

    Vou ter de ligar para lá reclamar.... Eles não sabem configurar o equipamento, de certeza que é esse o problema... lol
     
  19. Tafinho

    Tafinho Power Member


    Precisamente o meu ponto. Se não sabem, não opinam. Queixam-se ao SAC, ou a quem fôr competente na matéria, mas escusam de fazer más figuras.
     
  20. crazy_clit

    crazy_clit Banido

    Facilmente se verifica a velocidade de uma ligação ADSL sem ter de conhecer qualquer standard envolvido na mesma.

    É sobejamente conhecida a triste actuação da parte deste operador perante os seus clientes, mesmo perante os que possuem conhecimentos técnicos e que apresentam argumentos plausíveis.

    Uma vizinha teve que apresentar uma medição realizada por uma equipa que faz instalações do MEO para lhe fornecerem 1mbit de upload.

    Triste é defender um operador que tem atitudes destas. :)
     
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