Publicidade excessiva no forum por parte de alguns users

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Este pretende ser o primeiro de muitos assuntos para irmos discutindo.
A unica condição é que termina a discussão qd começarem os off-topics, flames etc.


Olá a todos.

Como não somos inocentes aqui vai.
Num forum com tantos utilizadores (e ainda bem:)) é impossível que todos pensem da mesma forma.
No entanto é importante que todos percebam que se até hoje não temos publicidade no mesmo é porque tem sido feito o possível e o impossível para sermos independentes.
Infelizmente alguns users confundem isso e vêm o fórum como o local ideal para irem fazendo publicidade a imensas coisas.

Meus amigos. Se a Techzone quisesse ter publicidade já a teria há muito tempo. Se no futuro teremos publicidade é bem possível. Provavelmente alguns já pensaram se temos alguma forma de apoio. Numa palavra não. Se poderemos manter esta situação por muito mais tempo a resposta é quase de certeza que não. Mais tarde ou mais cedo teremos sem dúvida, alguma forma de publicidade para ajudar a pagar as despesas do forum que até agora têm sido suportadas pelo staff. Antecipando desde já uma pergunta que irão fazer que é: Porque não dividir as despesas pelos users a resposta é muito simples. Não porque alguns users passariam a achar que podiam fazer tudo o que lhes apetecesse e nunca seriam sancionados. Como queremos ter um forum justo esta nunca foi uma opção.

O que temos assistido nos últimos tempos é um aumento de mensagens mais ou menos escondidas de publicidade. Infelizmente isso ocorre porque as pessoas não percebem o que é ter um fórum como o fórum Techzone. Independente, acima de qq marca, loja, forum (acrescentem o que quiserem).

O staff não pode estar em todo o lado e como é mais do que sabido uma acção demasiado restritiva do mesmo acarreta sempre desconforto e frequentemente, ou pelo menos mais vezes do que seria desejável reacções violentas e em ultima análise incompreensíveis de alguns users que, como o forum é livre basta terem vários e-mails para se registarem as vezes que quiserem.

Sem ser uma queixa é importante dizer que há muitas coisas que se passam nos bastidores e que não chegam ao conhecimento de todos. Isso tem sido um risco assumido por todos e que tem valido inúmeras criticas de muitos membros porque fechamos todas as threads sobre "problemas" do forum. Os mesmos que não querem ver que todas as threads em que se tentou discutir abertamente alguma questão mais controversa acaba sempre mal com muito off-topic, criticas despropositadas.
Baseio isto em dezenas de PMs que tenho trocado com dezenas de users em que frequentemente duas ou três PMs têm resolvido as mais diversas questões.

A conclusão é a seguinte:
Os users que fazem publicidade indirecta ou directa deixem de o fazer. Sintam-se todos parte deste fórum que devemos preservar e melhorar. E para isso não são necessárias novelas ou afins. Basta que todos tenhamos o espírito aberto. Perguntemos antes de criticar. Ajudemos para depois podermos ser ajudados. Brinquemos mas tb pedimos desculpa se ofendermos. Parece simples não?

Esta thread fica aberta com o compromisso e mais do que isso o desafio que quem coloque uma resposta a leia muito bem e a coloque de uma forma construtiva.
Se essa regra não for cumprida este tópico será fechado e posteriormente apagado. Um user apenas que não cumpra esta regra será responsável por esta discussão parar de imediato e depois ninguém venha com posts, PMs ou afins a dizer que não discutimos os assuntos controversos. Também fica por aqui o objectivo inicial de começarmos a discutir novamente os mais variados assuntos.

Discutiremos os assuntos todos a partir do momento em que TODOS o consigam fazer como adultos o que não tem sido possível.

O desafio está do vosso lado. Veremos se o conseguem cumprir.
Tb estou disponível por PM mas peço paciência a todos porque poderei demorar a responder.

Um abraço.
Metro
 
desculpa mas nao percebi o que queres dizer com publicidade...
se alguem aqui no forum pergunta onde pode comprar certo artigo...eu obviamente lhe dou 2 ou 3 nomes de lojas que o comercializam.
se é a isto que chamas publicidade..ok eu deixo de responder a certas threads
 
wingpilot disse:
desculpa mas nao percebi o que queres dizer com publicidade...
se alguem aqui no forum pergunta onde pode comprar certo artigo...eu obviamente lhe dou 2 ou 3 nomes de lojas que o comercializam.
se é a isto que chamas publicidade..ok eu deixo de responder a certas threads

No teu caso especifico falo do teu avatar e da tua assinatura.

Repara no seguinte:

A Techzone é independente, ninguém paga nada mas o site pelo qual tenho apreço e a loja onde tb sou cliente não pagam rigorosamente nada à Tech. No entanto devem ter muito mais feedback por andares aqui com o teu avatar ou com a tua assinatura do que por anuncios pagos noutro local.

Se os users gostam tanto dos sites participam lá. Têm foruns mostram o seu apreço.

Alguém perguntar sobre um produto eu tb respondo e coloco o link. Ai o intuito não é a pub é ajudar alguém.
O teu avatar ou a tua assinatura não vejo que ajudem ninguém.
É só essa a questão.
Aqui no forum cada user pode fazer muito mais na ajuda aos outros, na realização de tutoriais etc etc.
A concentração da energia ai é muito mais salutar.
 
Se um user faz pub a AMD ou a INTEL... é um heroi. Se faz pub a uma empresa PT... é um vilão?
Num forum de informática... podem apenas tomar as medidas que os GRANDES foruns tomaram... fora com o avatar e sig.
De outra forma não conseguem.

Eu faço pub. ao meu projecto o meuip.com... a minha empresa e ou meu blog.
Antes de fazer pub à minha empresa perguntei a quem de direito se o podia. Foi-me dado as regras e eu compro.
Todos fazem isso? Obvio que não.

Num forum tão grande... só retirando as opções.
 
agree completamente estigma!


se é para retirar as publicidades.. acaba-se tb com os logos da ati, intel,amd,nvidia etc.. Afinal, tb é publicidade gratis a empresas!
_zZz_
 
Última edição:
concordo que se retirem as publicidades aos avatars e sigs..acho perfeitamente plausivel os motivos que o Metro aflora. e ainda acho melhor que faça uma thread sobre isso para podermos argumentar salutarmente. Um abraço Metro..de longe o moderador com mais carruagens que já vi. :x2:
 
eu posso falar ja que tive na sig o chamado "sponcered by xpto "
Mas mesmo assim procuro ajudar quem precisa quando coloco um post ( como quase todos nos ).

Agora, ha pessoal que tem pub nas sigs ( sponcered by xpto - uns com logos maiores que outros )
ha com pub nos avatares. Mas isto nao é só de agora porque duvido que os moderadores/admin
nao tenham sido alertados mas é simples, editar as regras de forma a removerem pub da sig/avatar.
SImples. Quem quer quer, quem nao quer amanha-se... Tal como aconteceu com os classificados,
babes e afins nao aparecerem nos newsposts.. Se fizerem isso (no pub na sig/avatar) e desde
que seja comprida por todos sem excepcao entao eu sou um dos que vai aplaudir essa medida
 
grandenaboverde disse:
eu, muito sinceramente, acho que não se devia "ir por aí". babes man, visto dessa forma tu tens pub à ***** e à ***** na sign.

está bem visto sim sr..é um ponto de vista válido.até as vou retirar porque concordo com a retirada de publicidade grátis. ;)

edit:se as pessoas cumprirem nao vejo necessidade de ser tao radical ao ponto de tirar os avatars e signatures.
 
Última edição:
se desactivarem o avatar e a assinatura, resolve-se isso e toda a gente obrigatoriamente cumpre com essa regra da publicidade... o unico problema ke vejo, é se tirarem a assinatura, n se verá o link para o feedback (haverá solução para isso?).

eu sou a favor da desactivação do avatar (apesar de "conhecer" mais as pessoas pelo avatar do ke pelo nick... lol) e da assinatura visto ser impossivel controlar toda a gente...
 
Recentemente um user foi banido por estar a fazer pub na sua assinatura. Até hoje não percebo. Porque ele foi uma vítima do que na generalidade os users fazem?
Ainda noutro dia vi um user a fazer pub "descarada" ao seu fórum, e ele não foi banido.
Sejam coerentes sff.
 
Pois fazemos.
Mas vê o seguinte exemplo:
"Vão ao meu forum XPTO.PT! Grande forum! Melhor que há"
"Epá para desenrascares a configuração disso fiz na minha com base nisto que li XPTO.PT"
Nos dois acabas por fazer publicidade mas existe uma clara diferença de intenção
Eu se vir o primeiro apago o post. É garantido
 
timber disse:
Pois fazemos.
Mas vê o seguinte exemplo:
"Vão ao meu forum XPTO.PT! Grande forum! Melhor que há"
"Epá para desenrascares a configuração disso fiz na minha com base nisto que li XPTO.PT"
Nos dois acabas por fazer publicidade mas existe uma clara diferença de intenção
Eu se vir o primeiro apago o post. É garantido


pois mas se é assim temos de deixar de postar noticias ou qualquer outra coisa aquo ,visto que quando colocas a fonte estas a deixar o link para outro forum...

o que eu acho estranho é que certos users do forum batam recordes mundiais, e ponham nas fotos de consolidação publicidade descarada e ninguem disse nada...porque será
se é para acabar com publicidade tudo bem ... eu nem ganho nada com isso...vou desativar o avatar e a sig

mas só gostava de saber porque é que uns sao diferentes de outros...pois já vi mods aqui com pub nas suas sigs
 
Acho bem, já chega de anuncios ambulantes.

Em relação às sigs, um gajo para escrever as specs do material tem de escrever as marcas, a AMD e outras não me ofereceram nada para escrever aqui que os tenho...portanto acho diferente um gajo ter simples specs e ter escrito lojaxpto.com ou xptohosting.com sem contexto nem referencia alguma.

Isto é uma questão de bom senso, desde que um gajo não seja demasiado descarado no seu propósito penso que tá a salvo destas confusões. Como por exemplo o Porsche do Timber, ninguém o vai chatear por tar a fazer publicidade à Porsche porque simplesmente não existe propósito.
 
Última edição:
estigma disse:
Se um user faz pub a AMD ou a INTEL... é um heroi. Se faz pub a uma empresa PT... é um vilão?
Num forum de informática... podem apenas tomar as medidas que os GRANDES foruns tomaram... fora com o avatar e sig.
De outra forma não conseguem.

Eu faço pub. ao meu projecto o meuip.com... a minha empresa e ou meu blog.
Antes de fazer pub à minha empresa perguntei a quem de direito se o podia. Foi-me dado as regras e eu compro.
Todos fazem isso? Obvio que não.

Num forum tão grande... só retirando as opções.

estigma:

Muito bom post amigo. A questão não é ser vilão ou não. É discutirmos isto de forma salutar e mais do que isso deixar de haver a crença que se está mal que o staff edite. A ideia é que todos spomos crescidos e não precisamos de contrariar as regras ou em ultimo caso o bom-senso e num projecto que está acima de qualquer loja, forum , empresa (coloquem aqui o que quiserem) os users não venham aqui colocar isso. É isso que quero que todos sintam e façam.

Depois à outro ponto que falas e que se refere à pub dos projectos pessoais e afins. A minha opinião pessoal é que sempre que esses projectos não colidam com o forum a situação não é importante. Agora quando se decide passar a mensagem de uma coisa directamente relacionada com informática é diferente. O extreme o que passemos a ter aqui no forum muitas "entidades" com visibilidade directa. Deixemos o Forum, independente e acima deles sozinho. Eventualmente iremos ter alguma forma de publicidade no futuro para ajudar a pagar as despesas mas se assim for que seja quem paga que tenha os louros. Ao menos isso parece ser justo.

jfbbms disse:
eu posso falar ja que tive na sig o chamado "sponcered by xpto "
Mas mesmo assim procuro ajudar quem precisa quando coloco um post ( como quase todos nos ).

Agora, ha pessoal que tem pub nas sigs ( sponcered by xpto - uns com logos maiores que outros )
ha com pub nos avatares. Mas isto nao é só de agora porque duvido que os moderadores/admin
nao tenham sido alertados mas é simples, editar as regras de forma a removerem pub da sig/avatar.
SImples. Quem quer quer, quem nao quer amanha-se... Tal como aconteceu com os classificados,
babes e afins nao aparecerem nos newsposts.. Se fizerem isso (no pub na sig/avatar) e desde
que seja comprida por todos sem excepcao entao eu sou um dos que vai aplaudir essa medida

jfbbms:
Mais um excelente post:)

Tocas num ponto que eu já tentei explicar. Eu ou nenhum dos elemntos do staff quer andar a editar avatares ou assinaturas. A ideia é que todos os users compreendam que têm outras coisas para colocar nos avatares ou nas assinaturas aqui na Techzone. Acabar com as assinaturas e com os avatares é facil mas isso não é forma de resolver as coisas.

Já agora uma explicação sobre assinaturas. Qd colocamos a regra das assinaturas actuais foram passadas a pente fino cada uma das assinaturas. Optou-se na altura por colocar uma frase que dizia qq coisa como " assinatura alterada pelo staff". Sabes o que alguns users fizeram certo? Editaram aquilo e foram brincando com as palavras. Re+ara foram mais de 2000 assinaturas que foram vistas, foi um trabalho chato e que levou muito tempo. O que achas que apetceu fazer a quem brincou com aquilo?
Depois das regras estarem como estão há sempre alguém que aumenta mais um bocado a ver se passa. Não faz sentido. Consultam-se as regras e respeita-se. É melhor do que pensar " se estiver mal os gaijos que editem ou aoaguem porque estão cá para isso"

[BoB]Marley disse:
se desactivarem o avatar e a assinatura, resolve-se isso e toda a gente obrigatoriamente cumpre com essa regra da publicidade... o unico problema ke vejo, é se tirarem a assinatura, n se verá o link para o feedback (haverá solução para isso?).

eu sou a favor da desactivação do avatar (apesar de "conhecer" mais as pessoas pelo avatar do ke pelo nick... lol) e da assinatura visto ser impossivel controlar toda a gente...

Essa é a solução facil mas que tb valeria imensas criticas.


Feiticeiro disse:
Recentemente um user foi banido por estar a fazer pub na sua assinatura. Até hoje não percebo. Porque ele foi uma vítima do que na generalidade os users fazem?
Ainda noutro dia vi um user a fazer pub "descarada" ao seu fórum, e ele não foi banido.
Sejam coerentes sff.

Feiticeiro:

Coerente é ter que ver tudo o que rodeia uma coisa. Não me vou alongar muito sobre este assunto. Mais coisas poderemos falar por PM. Mas direi o seguinte. Só eu, não valo dos restantes moderadores trocou mais de 50 PMs com esse user. Não incluo os pedidos, avisos, conversas no MSN. Se fizesse isso com todos os users vê a vida que tinha. O resto já podes adivinhar.
No entanto é muito facil esquecer tudo o que está para trás e a seguir isolar um facto e dizer "foi por isto que vocês tomaram a atitude".

Mas ainda sobre a coerencia é obvio que num forum tão grande à assianturas, avatares, posts que escapam aos moderadores. Mas uma coisa é certa e isso é uma critica recorrente. Não se persegue o user X ou Y. É isso e a critica tb recorrente que alguns users acham que andamos a ler as PMs. Tomara eu conseguir ler as minhas e ter mais tempo para responder como os users merecem.

Não me queria afastar muito do assunto principal desta thread e muito menos falar de csos passados.

Para já quero dar os parabéns a todos por a thread estar a ter este tipo de posts.
Mantenho que a fecho e deito fora a chave se começar a descambar.
Até agora todos colocaram a sua posição e foram extremamente correctos.
Eu responderei o melhor que puder e logo que possa.
 
a diferença é que quando fazemos publicidade a uma empresa pequena, fazemo-lo com intenção de ganhar algo com isso. Enquanto que se pomos um avatar ou uma sig a dizer AMD, faze-lo com intenção de demonstrar a nossa preferência. São casos completamente distintos.
No meu ponto de vista, posts que possam levar a respostas não parciais, ou parciais fora do contexto, que se refiram a lojas, a outros foruns, deviam ser proibidos de alguma forma.
Mas também surge a dúvida, como tem acontecido, no guia de compras e lojas. Próprios trabalhadores dessas mesmas lojas fazem publicidade, como eu ja por diversas vezes denunciei e nada aconteceu. Mas enfim.
Sobre a questão de escapar muita coisa? para mim.. Para um fórum tão grande, podia haver mais 4 ou 5 moderadores, que nao ficava nada mal.
 
Back
Topo