Publicidade no Fórum

Status
Fechado a novas mensagens.

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Há muito tempo que não falamos deste assunto por aqui mas achamos que devemos falar para explicar algumas coisas que nos parecem simples mas que por não se falarem pode não ser bem interpretado.

Como é sabido a Techzone / ZWAME paga as suas despesas com as receitas da publicidade. Não é necessário repetir aqui a forma como temos crescido. Isso está acessível a todos em muitos locais pela internet fora como por exemplo aqui. Ai podem introduzir o url que desejarem e comparar com outro. Podem ainda ver o Ranking por países e afins. Mas não é disso que vos queremos falar. Os prémios tornam-nos preguiçosos, e por isso preferimos olhar para o que falta e para o que podemos melhorar. E é isso que temos tentado com as alterações que temos implementado e estámos a implementar.

Voltando à publicidade dizer que, como podem ver, temos anúncios negociados directamente com a ZWAME e que aproveito para agradecer em todos os que apostam em nós porque se percebemos que também estámos a retribuir pela visibilidade que damos o certo é que sem eles não era possível ao fórum sobreviver. Isto leva a que já muitas vezes tenhamos falado aqui do que é publicidade gratuita e do que não é? Do link fácil para a loja A ou B muitas vezes feito sempre pelos mesmos users ou a ajuda desinteressada. Uma altura houve em que isso passava pelas assinaturas com o sponsored by que muitas vezes nem era mas que ia-se mantendo. A nossa particular luta não é com empresas, com lojas ou alguns utilizadores como podem alguns pensar. A nossa luta é sempre a mesma. Chegar ao final do dia e dizermos "somos 100% independentes". Independentes da loja A, da empresa B, do membro C. Defender ou denunciar a loja A, defender ou denunciar a prática B. Era isso que gostavamos que todos vissem no nosso esforço.

Por último, dizer que em termos de publicidade directa nos vemos confrontados com pedidos nacionais e estrangeiros. E que com leis diferentes surgiu um problema que queremos trazer aqui e que é a venda de produtos sobre os quais não falamos por aqui por entrarem na parte da pirataria. Estou a falar de modchips para as consolas por exemplo (e não vamos ter a discussão se é pirataria ou não porque todos sabemos qual o uso que lhes é dado em 99% dos casos). Não é isso que queremos discutir. É dizer que vamos aceitar publicidade sempre que ela seja benéfica para a Techzone / ZWAME sem colocar em causa as nossas directrizes. Esses anunciantes a anunciarem aqui, não vão ter qualquer referência a esse tipo de produtos. Continuam a tê-los no site mas não aqui anunciados. Já debatemos este assunto internamente e olhando para fora do Fórum, um bom exemplo é ao folhearmos os classificados dos jornais. Temos lá sempre vários temos que nem vou referênciar que seguramente não têm nada a haver com as linhas editoriais dos mesmos mas que são vistos á luz das receitas e das liberdades individuais de ler ou não ler, de telefonar ou não telefonar a requesitar os serviços.

Basicamente era isto que queriamos apresentar à comunidade. Dizer para terminar que temos recusado publicidade mesmo assim. Atendendo a termos menores no fórum por exemplo não aceitamos publicidade a jogos online, gratuitos se se desejar, mas rapidamente a dinheiro. Isso está fora de hipóteses.

Não queria que este tópico se transforma-se numa discussão sobre o que é legal ou o que é ilegal. Se tiverem contributos para esta discussão são bem-vindos. Tudo o que for acessório será apagado. Para outras questões podem sempre enviar PM para mim ou usar o Contacte o Staff.

Obrigado a todos.
 
Desde que as pubs não tenham sons irritantes como tem acontecido com algumas ultimamente, por mim está tudo bem. ;)


Isso está assegurado. Até porque os sons e já o percebemos todos irritam de tal forma as pessoas apenas se querem ver livres daquele barulho. Querem lá saber do produto se é bom o mau. Com isso no problem.
 
Ou seja, pelo que percebi, estão dispostos aceitar publicidade de negocios envolvidos em praticas menos correctas, desde que a vertente negocial apresnetada/publicitada na techzone seja uma vertente legal, certo? pelo menos foi o que entendi..
Sinceramente, parece-me uma decisão aceitavel.

A referencia aos links deixados por users, leva-me a reforçar uma ideia que sempre tiv, que é, a independencia pode ser atingida proibindo todas as referencias a lojas... ou permitindo imparcialmente as referencias, desde que com moderação.
e espero que o caminho que interessa seguir, em nome do maximo destaque às entidades publicitadas, não seja o de proibir qualquer referencia a entidades com as quais a techzone não tem acordos.

Relativamente a jogos e apostas on-line... sinceramente, não via nenhum problema em ter publicidade da bet and win na secção de desporto, ou de poker on-line na secção babes... se é que se percebe o que quero dizer.

Desde que os anuncios sejam colocados com alguma coerencia, creio que seria um assunto perceptvel.

Apenas considero, é que a integração dos anuncios no layout do forum está um bocado descuidade, e dá a ideia de parecer um afterthought.
E a proposito de layout, acho que era interessante caminhar activamente, e rapidamente, no sentido de ter uma ou duas skins (no caso de se querer caminha para um meio termo entre o claro e escuro, ou no caso de se querer um tema claro e outro escuro), com uma apresentação mais moderna do forum. ter uns 5 ou 6 skins, so complica a adminsitração do forum e atrasa processos.
A skin light blue, que é a que eu uso, por exemplo, sofre claramente deste problema, dado que é a skin mais descuidada que por aqui anda... e os anuncios, pelo menos os do google aparecem com um fundo preto, e letras verdes... não podia ficar mais descontextualizado visualmente.

pronto, acho que era importante caminhar para a unificação das coisas, a bem do forum. o forum ja é atractivo pelos conteudos, e pelos users... a meu ver, nunca foi atractivo por ter bom aspecto... e no entanto, não é uma impossibilidade.

Ha layouts bem mais modernos para vb, e falo nisto, a proposito da publicidade, porque acho que as entidades publicitadas teriam a ganhar, se houvesse uma melhor integração visual da publicidade com o forum.

enfim, pensem nisso.
 
Ou seja, pelo que percebi, estão dispostos aceitar publicidade de negocios envolvidos em praticas menos correctas, desde que a vertente negocial apresnetada/publicitada na techzone seja uma vertente legal, certo? pelo menos foi o que entendi..
Sinceramente, parece-me uma decisão aceitavel.

Agradeço o post muito pertinente em todos os pontos. Começando por aqui sim. Nenhum de nós vai escrutinar tudo e revirar todos os sites se t~em lá um produto que vai contra a política do fórum. E o exemplo que dei no primeiro post sobre s jornais acho que é um bom exemplo. Todos sabemos o que é a publicidade de massagens e de ruiva universitária blá blá blá. No entanto a publicidade está lá. No nosso caso mantemos os limites que consideramos pertinentes. Em relação aos produtos é um assunto controverso e já foi alvo de discussão aqui. Os fins são 99% dos casos para... dai a nossa postura.

A referencia aos links deixados por users, leva-me a reforçar uma ideia que sempre tiv, que é, a independencia pode ser atingida proibindo todas as referencias a lojas... ou permitindo imparcialmente as referencias, desde que com moderação.
e espero que o caminho que interessa seguir, em nome do maximo destaque às entidades publicitadas, não seja o de proibir qualquer referencia a entidades com as quais a techzone não tem acordos.

Exacto, se bem que preferia que fizessem essa referência por PM. Mas uma pergunta onde posso comprar isto não precisa obviamente de ser seguida por "não podemos dizer". Agora tu e eu sabemos que há membros que de forma mais ou menos aberta sempre que podem publicitam. É disso que falo.
O segundo aspecto também é importante esclarecer. Era o que faltava os membros terem que ir ver se a loja A faz publicidade aqui para poderem dizer o nome. Não nos passa pela cabeça nem damos exclusividade a qualuqer empresa na publicidade. Isso seria perder independ~encia e ai preferimos perder um anunciante. Este é o espaço de todos e é assim que irá continuar a ser.


Relativamente a jogos e apostas on-line... sinceramente, não via nenhum problema em ter publicidade da bet and win na secção de desporto, ou de poker on-line na secção babes... se é que se percebe o que quero dizer.

Desde que os anuncios sejam colocados com alguma coerencia, creio que seria um assunto perceptvel.

Eu percebo mas mantenho que há Power Members menores e acho que aqui também se formam pessoas, é pelo menos assim que eu vejo e prefiro esta política. Tinha que desenvolver isto muito mais para justificar esta postura :)


Apenas considero, é que a integração dos anuncios no layout do forum está um bocado descuidade, e dá a ideia de parecer um afterthought.
E a proposito de layout, acho que era interessante caminhar activamente, e rapidamente, no sentido de ter uma ou duas skins (no caso de se querer caminha para um meio termo entre o claro e escuro, ou no caso de se querer um tema claro e outro escuro), com uma apresentação mais moderna do forum. ter uns 5 ou 6 skins, so complica a adminsitração do forum e atrasa processos.
A skin light blue, que é a que eu uso, por exemplo, sofre claramente deste problema, dado que é a skin mais descuidada que por aqui anda... e os anuncios, pelo menos os do google aparecem com um fundo preto, e letras verdes... não podia ficar mais descontextualizado visualmente.

pronto, acho que era importante caminhar para a unificação das coisas, a bem do forum. o forum ja é atractivo pelos conteudos, e pelos users... a meu ver, nunca foi atractivo por ter bom aspecto... e no entanto, não é uma impossibilidade.

Ha layouts bem mais modernos para vb, e falo nisto, a proposito da publicidade, porque acho que as entidades publicitadas teriam a ganhar, se houvesse uma melhor integração visual da publicidade com o forum.

enfim, pensem nisso.

Quanto aos layouts tens toda a razão. Vamos tratar disso. Temos tantas coisas a avançar ao mesmo tempo que não é possível ter tudo ao mesmo tempo mas lá chegaremos.
 
Metro, vou colocar a questão mais directa: há de momento alguma oferta aceita/em avaliação que levou a esse post?

Sinceramente, a coisa tem de ser visto caso a caso. Indo directamente à questão dos modchips, se for uma loja de informática que lá no meio vende um flash card para a DS ou um Chip para outra, não vejo grande problema. Agora um site que se dedica a moodar consolas ou vender jogos piratas, ou mesmo um forum ou tracker desse género, não me parece aceitável.

É claro que tenho plena confiança na vossa análise destes casos e serve apenas para dar aqui a minha opinião. Agora, penso que para ser mais específico, também teríamos de saber de que caso se trata.
 
Metro, vou colocar a questão mais directa: há de momento alguma oferta aceita/em avaliação que levou a esse post?

Sinceramente, a coisa tem de ser visto caso a caso. Indo directamente à questão dos modchips, se for uma loja de informática que lá no meio vende um flash card para a DS ou um Chip para outra, não vejo grande problema. Agora um site que se dedica a moodar consolas ou vender jogos piratas, ou mesmo um forum ou tracker desse género, não me parece aceitável.

É claro que tenho plena confiança na vossa análise destes casos e serve apenas para dar aqui a minha opinião. Agora, penso que para ser mais específico, também teríamos de saber de que caso se trata.

Sim temos uma oferta de uma loja estrangeira. Não têm jogos à venda que eu tenha visto.
A garantia é que nenhum banner vai ter material proibido aqui no Fórum.

Não sei se respondi a tudo.
 
(...)
Eu percebo mas mantenho que há Power Members menores e acho que aqui também se formam pessoas, é pelo menos assim que eu vejo e prefiro esta política. Tinha que desenvolver isto muito mais para justificar esta postura :)
(...)

Concordo com tudo o que disseram até agora menos com esta parte. Sim, também se formam pessoas mas, sendo assim, não tinhamos também que restringir alguns jogos, ou num caso mais extremo, as babes?

De certeza que há quem considere que deixar os miúdos apostar 5 euros num jogo de póquer ou num jogo de futebol e jogar GTA, ou outro qualquer, carregado de violência/sangue/foul language esteja ao mesmo nível. Caímos na discussão de quem é que tem que controlar isso.

Uma coisa é ter publicidade a produtos explicitamente ilegais, outra é ter publicidade a serviços ou produtos que são ilegais se não forem usados por pessoas maiores de idade. Aí a responsabilidade além de não ser da Zwame, também tira a possibilidade de outros a poderem usar ou utilizar.

Cumps :)


PS - Já agora, o pessoal do Travian nunca nos ligou? Pergunto porque nunca vi cá nenhuma pub deles e vejo-a em bastantes outros sites.
 
Última edição:
Gostei desta thread, transparência para com a comunidade :)

Quanto às medidas, plenamente de acordo, no entanto gostava de fazer uma ressalva, falaram algures sobre menores frequentarem o fórum e que devido a isso "certas" publicidades deveriam ser descartadas, mas esses conteúdos não aparecem já no Babes? Não poderiam aceitar "essas" publicidades para a zona do Babes?

Só um achega, eu tenho ideia dos gastos que a Zwame tem com o mantimento da comunidade mas muita gente pensa que isto é uma brincadeira de 3 tostões, tendo em conta que já vi (demasiadas) bocas quanto aos "fundos" da comunidade e tendo em conta esta thread, não seria pertinente haver mais "alguma" transparência no que respeita aos gastos? Dizer à comunidade o quanto custa (financeiramente falando) manter esta comunidade, talvez certos pedidos de apoio sejam bem mais levados a sério por parte da comunidade do que na verdade são.
 
Gostei desta thread, transparência para com a comunidade :)

Quanto às medidas, plenamente de acordo, no entanto gostava de fazer uma ressalva, falaram algures sobre menores frequentarem o fórum e que devido a isso "certas" publicidades deveriam ser descartadas, mas esses conteúdos não aparecem já no Babes? Não poderiam aceitar "essas" publicidades para a zona do Babes?

Só um achega, eu tenho ideia dos gastos que a Zwame tem com o mantimento da comunidade mas muita gente pensa que isto é uma brincadeira de 3 tostões, tendo em conta que já vi (demasiadas) bocas quanto aos "fundos" da comunidade e tendo em conta esta thread, não seria pertinente haver mais "alguma" transparência no que respeita aos gastos? Dizer à comunidade o quanto custa (financeiramente falando) manter esta comunidade, talvez certos pedidos de apoio sejam bem mais levados a sério por parte da comunidade do que na verdade são.

Concordo com isso, existe muita gente que acha que isto é barato, eu não oo acho mas gostava de saber quanto custa :P
 
Gostei desta thread, transparência para com a comunidade :)

Quanto às medidas, plenamente de acordo, no entanto gostava de fazer uma ressalva, falaram algures sobre menores frequentarem o fórum e que devido a isso "certas" publicidades deveriam ser descartadas, mas esses conteúdos não aparecem já no Babes? Não poderiam aceitar "essas" publicidades para a zona do Babes?

Só um achega, eu tenho ideia dos gastos que a Zwame tem com o mantimento da comunidade mas muita gente pensa que isto é uma brincadeira de 3 tostões, tendo em conta que já vi (demasiadas) bocas quanto aos "fundos" da comunidade e tendo em conta esta thread, não seria pertinente haver mais "alguma" transparência no que respeita aos gastos? Dizer à comunidade o quanto custa (financeiramente falando) manter esta comunidade, talvez certos pedidos de apoio sejam bem mais levados a sério por parte da comunidade do que na verdade são.

Já pensamos nisso mas isso fragilizava a nossa posição em caso de negociação. Não encontro nenhuma comunidade que tenha isso e se tiver tem mais contras do que prós. Há muito trabalho feito em prol da comunidade e temos recebido muita ajuda mas ficamos por aqui. Não vamos colocar números acessíveis a todos.
 
Acho que os admins têm a última palavra e depende muito do bom senso.
A minha opinião é que é preferível ser pobre (isto é, que os ganhos igualem as despesas) que baixar o nível do fórum.
Outra questão é se a publicidade tem algum interesse ao publico deste fórum.

Desculpem o Offtopic e Pedrocas, espero que não leves a mal.
Eu também não gosto do nome "zwame" e até já andei a ver se existe um local em África com o mesmo nome :D.
O problema é que escolher um nome, não é nada fácil, porque a maior parte das vezes os bons nomes já estão registados.
Colocar esse banner na assinatura é um bocado mau para quem escolheu o nome.
Seja como for, estamos num país livre.

worstname.jpg
 
Eu não falava de receitas mas apenas de gastos :P As receitas era claro que deveria ser privado, nem eu sei das receitas da TZ mas se agora há bocas, com isso tudo transparente PODERIAM haver mais, convém sempre ter-se um extra para casos inesperados. No entanto apenas dizer que se gasta X por ano já poderia ser outra conversa. Mas isto é apenas uma perspectiva, nem tem nada a ver com a thread em questão.
 
Acho que os admins têm a última palavra e depende muito do bom senso.
A minha opinião é que é preferível ser pobre (isto é, que os ganhos igualem as despesas) que baixar o nível do fórum.
Outra questão é se a publicidade tem algum interesse ao publico deste fórum.

Os ganhos iguais às despesas é interessante mas estamos no mundo real e 3 meses com ganhos abaixo das despesas e entramos em dificuldades. Estámos a fazer as coisas de acordo com as nossas possibilidades. Penso que baixar o nível do fórum não vai suceder, quanto ao interesse do público deste fórum muitas vezes tem mais a haver com a forma com que as coisas são apresentadas. O MacBook que ontem saiu ao pé do meu não me vai fazer trocar. A caixa de alumínio não vai fazer com que o meu fique estragado porque está como novo. Mas vê o anuncio e diz que não te apetece comprar um só para ter um novo. Os netbooks em termos de performance são uma desgraça ao lado de qualquer outro portátil mas são baratos e vendem-se que nem pipocas. É como tudo...
A pub por ads do google não têm a nossa escolha portanto não vejo porque tenha que ser diferente aqui. Não vamos andar a escolher a pub pela relevância. Gostarimos de ter é o maior número de anunciantes diferentes. Isso seria mais interessante se a escolha dependesse de nós.
 
Acho que os admins têm a última palavra e depende muito do bom senso.
A minha opinião é que é preferível ser pobre (isto é, que os ganhos igualem as despesas) que baixar o nível do fórum.
Outra questão é se a publicidade tem algum interesse ao publico deste fórum.

Desculpem o Offtopic e Pedrocas, espero que não leves a mal.
Eu também não gosto do nome "zwame" e até já andei a ver se existe um local em África com o mesmo nome :D.
O problema é que escolher um nome, não é nada fácil, porque a maior parte das vezes os bons nomes já estão registados.
Colocar esse banner na assinatura é um bocado mau para quem escolheu o nome.
Seja como for, estamos num país livre.

Off-topic indeed. :D

Acho que neste momento já toda a gente, admins e mods incluidos, perceberam que a minha assinatura não é nem nunca foi para ser levada à letra. ;)
 
Entre ter esses anúncios via google ads e ganhar 10, e mete-los directamente e ganhar 15 ou 20, eu prefiro que o site ganhe mais.
A venda dos produtos em si não é ilegal, embora todos saibamos o potencial deles.

É impossível controlar cada anuncio diferente q aparece no google ads. Então pq não aproveitar a situação a nosso beneficio?

Prefiro mil vezes mais ter um banner a uma casa de apostas ou uma loja de chips, do que caminhar para uma situação muito vista noutros sites de ter publicidade a meio das threads.
Desde que a publicidade não "apite" (e está isso assegurado) não me chateia nada.

Quanto ao divulgar os valores, tenho q discordar do HecKel.
Devo desde já dizer q n faço a mínima ideia de qto rende um banner aqui no site, nem quais os custos de manter o site a rolar.
Divulgar qualquer desses valores seria dar aos futuros parceiros um trunfo que não pode ser dado. Era um tiro no pé para futuras negociações, ainda para mais num meio como este em que a concorrência é aos milhões. :)
 
Agora vi uma publicidade de 'Clube dos solteiros'...

Vão tirar isso?

Ainda bem que colocas esta questão.
Isso é publicidade do google que não controlamos e que realmente por vezes consegue passar (o exemplo das publicidades com som é outro, essa vai mesmo contra o EULA do google).

O caso do exemplo que dei acima é ao menos controlada por nós e trás benefício à comunidade.
Dirão os mais cépticos "pois também vos dá lucro seus gordos e feios". Sim somos gordos e feios mas se estivessemos tão preocupados com isso:

a) tópicos de discussão destes nunca teriam lugar.
b) ninguém se mexia para alterar o que os membros consideram negativo
c) já tinhamos muitos mais banners no fórum do que temos porque mais banners é mais publicidade. Não querendo dizer que não se aumente no futuro esse aumento será sempre ponderado e não vamos por o fórum a parecer nenhuma discoteca.

Penso que basicamente tocamos nos pontos essenciais que gostaria de discutir.

Independentemente de tudo o que procuramos é criar mais valor e visibilidade à comunidade porque conseguiremos fazer seguramente um fórum maior e melhor do que já é.

Estámos sempre disponíveis via PM a discutir o que quer que seja ou via Contacte o staff.
 
Vi um agora banner de publicidade a empréctimos de dinheiro, não há problema.

Podias meter ai uma lista de publicidade que não pode aparecer, para podermos avisar.
 
O problema é mesmo que não podemos gerir e ai não podemos ser responsabilizados por isso. A discussão deste tópico era mesmo naquela publicidade em que temos voto na matéria nomeadamente que podemos ou não aceitar. E claramente não vamos aceitar tudo.
De resto é complicado sermos muito rigorosos. A nossa ideia era mesmo termos cada vez mais publicidade directa. Isso seria perfeito em todos os sentidos.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo