pulseira antiestática

nao é não...
isso é mais um desenrasque, uma medida de prevenção

no DX há (ou havia) umas baratas

[WF]Tsunami;5695486 disse:
E melhor que isso era leres alguma coisa acerca da esd antes de dizeres para se tocar na caixa.
Ate porque a maior parte das caixas são pintadas com tinta que adivinha lá... não é condutiva portanto a não ser que toques numa superficie matalica sem tratamento não te descarregas. E ainda assim mesmo que toques numa superficie metalica e te descarregues a não ser que fiques imovel para não te voltares a carregar mal faças um movimento voltas a carregar-te. Portanto o minimo dos minimos para se mexer com componentes sensiveis a esd é a utilização de pulseira e ou calcado condutivo(desde que se tenha um chão condutivo) e que segundo a norma se trabalhares sentado deves no caso de existir um chão condutivo usar obrigatoriamente os dois meios de proteção(calçado e pulseira). Deves ainda ter no caso de retirares componentes , uma supreficie dissipativa de estatica devidamente ligada a terra(o ideal e ter tudo ligado a mesma terra para evitar diferenças de potencial). Já agora os meios de proteção esd como pulseiras/caçado tem uma resistencia interna de 1 mega ohm para proteção do operador.

E tal como diz o anuncio se eu podia viver sem estática?
Podia mas não era a mesma coisa.

Á certos mitos que tendem a não morrer, nem vou responder.
 
Bom em principio e partindo do presuposto que a pulseira virá com uma ponta de crocodilo o melhor stiio para a ligares é mesmo num borne terra como por exemplo uma tomada(a nivel profisional este tipo de ligações e feita atravez de apetrechos proprios . Quanto ao senhor dos mitos se o desejar posso lhe oferecer este natal alguma literatura sobre ESD e se por acaso trabalhar na area nalguma grande empresa talvez não seija ma ideia ter alguma formação sobre esta materia.
 
Em Lisboa tens a *****, eu compro lá tudo, inclusivé comprei a minha pulseira e a minha caixa de ferramentas próprias
 
Última edição:
Nunca usei pulseiras, monto pc's ah 4+ anos e ainda na morri hehe.

Gozo, eu meto sempre o dedo na tomada no terra para descarregar antes de mecher em componentes, e até agoro ainda estou aqui para escrever hehe :P
 
A questão é que a maior parte dos profissionais da area de montagem de componentes e eletrónica já há alguns anos que deixaram de usar pulseiras anti-estática.
 
Sanjuro

Pois. Mas a "saúde" que estamos aqui a tentar proteger não é a nossa, mas a dos componentes.

icecosta

Posso garantir que os "profissionais" não deixaram de utilizar pulseiras anti-estáticas.

...

Se me perguntarem se acho que vale a pena. Sinceramente não. Mas eu lido com componentes de longe a longe. Já quem lida com eles a toda a hora, se tiver um palmo de testa, usa uma.
 
Eu faço rotinas tipo, mexo num componente, acabo de o apertar ou isso, e de vez em quando vou encostando a mão ou à parede ou ao chão, nunca falha :joker:
 
Meus amigos!
A ESD é a maior inimiga dos componentes electronicos. Quando a gente diz: "o aparelho é de marca roscof", ele pode não ter sido fabricado com a devida protecção ESD.
Sou tecnico de electronica e tenho a representação de varias marcas conceituadas em Portugal.
Posso dizer que investi uma fortuna em material anti-ESD e não estou totalmente protegido.
A pulseira é uma preciosa ajuda para quem trabalha, mas por vezes não é o suficiente, temos de ter: Tapetes de bancada, bancada terreada, ferramenta, chão conductor (este é de fugir com os preços), estações de soldar e ate testadores de ESD.
Posso dizer-vos que ja danifiquei varios componentes electronicos por "facilitar" e não colocar a protecção.
Quem trabalha com componentes elecrtonicos seja muito ou pouco deve se precaver e ler bastante sobre a ESD.
Abraços a todos.
 
sim, mas depende com o que trabalhas/mexas...

falando em hardware de pc, eu tenho o cuidado de tentar igualar o meu potencial com o da caixa
outra coisa importante que respeito é nao pegar no hardware de mão cheia, pegando sempre que possível pelas boards/extremos e evitar tocar em contactos

posso até ir buscar umas luvas de latex, mas apenas naqueles dias mais quentes em que esteja a suar das mãos
 
Meus amigos!
A ESD é a maior inimiga dos componentes electronicos. Quando a gente diz: "o aparelho é de marca roscof", ele pode não ter sido fabricado com a devida protecção ESD.
Sou tecnico de electronica e tenho a representação de varias marcas conceituadas em Portugal.
Posso dizer que investi uma fortuna em material anti-ESD e não estou totalmente protegido.
A pulseira é uma preciosa ajuda para quem trabalha, mas por vezes não é o suficiente, temos de ter: Tapetes de bancada, bancada terreada, ferramenta, chão conductor (este é de fugir com os preços), estações de soldar e ate testadores de ESD.
Posso dizer-vos que ja danifiquei varios componentes electronicos por "facilitar" e não colocar a protecção.
Quem trabalha com componentes elecrtonicos seja muito ou pouco deve se precaver e ler bastante sobre a ESD.
Abraços a todos.

trabalhei na efacec e eles la teem tudo o que disseste e mais alguma coisa.. como por exemplo calcado antistatico , ou pulseiras para o calcado (este ultimo para visitas ocasionais de pessoal k n faz parte da produçao ) , aparelhos para ver se o calcado antistatico e as pulseiras do pulso tao funcionais ( tds os funcionarios antes de trabalharar auto testam-se )

eu propio ja levei nas orelhas por me esquecer da pulseira :P
 
Back
Topo