Puppy Linux - Tópico Geral

optimo para computadores antigos. muito bom. compacto. dos unicos no qual consegui por a funcionar a minha placa wifi. funciona num pentium 233 MHz, com 32 mb de ram (portatil)
 
Experimentei a versão 3.01 num Pentium II a 300 MHZ com 384 MB de RAM e apresentava uma performance bastante interessante, mesmo quando instalei uns melhoramentos visuais.

Testei igualmente a versão 2.14 (não tão completa como a anterior e consequentemente mais leve) num PC mais antigo e com menos memória conseguindo um desempenho bastante bom.

Official releases: http://www.puppylinux.org/downloads/official-releases

Puplets: http://www.puppylinux.org/wiki/archives/old-wikka-wikki/categoryderivative/puplets
 
Já saiu a versão 4.2 do Puppy Linux.
Para quem não conhece, o melhor é experimentar.

33c9jsl.front_page.png


  • O Puppy Linux é um sistema operativo bastante leve, com apenas 93 MB de tamanho.
  • Pode correr como um live CD (sem alterar nada no computador) e inteiramente na RAM.
  • É pouco exigente em termos de hardware.
  • Tem um tempo de boot de menos de um minuto.
  • Bastante acessível em termos de utilização.
  • Já traz uma gama completa de software (processadores de texto, folha de cálculo, navegadores da internet, jogos e editores de imagem) assim como um instalador de mais software.
  • Detecção automática de hardware.
  • Em inglês.
(tradução livre de: http://www.puppylinux.org/home/overview)

Código:
[URL="http://www.puppylinux.org/manuals/puppy-40/english/windows-programs-and-corresponding-puppy-linux-programs"]Correspondência de software[/URL]:
Windows 	       Puppy-Linux
Windows Explorer 	ROX
Word 	                Abiword, OpenOffice Write
Excel 	                Gnumeric, OpenOffice Calc
PowerPoint 	        OpenOffice Impress
Notepad 	        Editor Geany
Internet Explorer 	SeaMonkey Browser
Outlook 	        SeaMonkey Mail
Frontpage 	        Bluefish
Photoshop, Paintshop 	Gimp
mp3-Player        	Xmms
DVD-Player 	        Gxine



Muito bom. É experimentar gente :)

Bye,
Sérgio
 
elah e e' bonito !!!

Como e' q eu faço para o por numa pen, mas "forçado" nao sei se eh assim q se diz, ou seja q grave as minhas alteraçoes, programas, docs, etc... isso numa pen de 2 Gigas antiga que tenho paqui dava pa muita coisa :D
 
pois isto realmente numa pen dava um imenso jeito tenho ali uma semi-maquina falta disco e assim metia a fazer boot de uma pen ...


Solução encontrada
just google it for ----> "unetbootin"...
 
Última edição:
Não conhecia :D . Parece interessante! Vou experimentar assim que tiver tempo :-D!

EDIT: Subscrevi ao Tópico para eventualmente não me esquecer!
 
Última edição:
pois isto realmente numa pen dava um imenso jeito tenho ali uma semi-maquina falta disco e assim metia a fazer boot de uma pen ...


Solução encontrada
just google it for ----> "unetbootin"...

pois isso eu sei... mas acho q n fica "Persistent" ou seja gravar as modificaçoes e era isso q queria
 
Viva

Podes fazer a instalação (Universal Installer) para uma pen facilmente, basta seguir os procedimentos. Depois, no final de cada sessão, as tuas alterações são gravadas.

Bye,
Sérgio
 
elah e e' bonito !!!

Como e' q eu faço para o por numa pen, mas "forçado" nao sei se eh assim q se diz, ou seja q grave as minhas alteraçoes, programas, docs, etc... isso numa pen de 2 Gigas antiga que tenho paqui dava pa muita coisa :D
É muito simples, usas o installer deles (muito user-friendly) para fazer uma instalação para pen USB. Depois arrancas com USB e ao encerrar a sessão ele pergunta-te se queres gravar o ficheiro das alterações (pup_save). Podes escolher o tamanho. Da próxima vez que arrancas esse ficheiro é automaticamente detectado e não precisas de fazer mais nada.
 
Bem venho fazer um up neste post para "avisar" que saiu a versão 4.3.1 desta bela distro
puppy43centre.png

puppy430.png


A versão 4.3.1 é uma bug fix da 4.3.0 e toda info pode ser vista aqui
O engraçado é existir um service pack para a 4.3.0 com os bug fixes da 4.3.1,e ainda o facto de haver releases com kernel mais antigo para melhor suporte em sistemas antigos.

Giro também são os puplets,algo como distros derivadas do puppy,com melhoramentos e programas já instaldos,alguns "interessantes" são por exemplo:

Puppy Arcade - um puppy com diversos emuladores já instaldos e com um tema bastante agradável.

Puppy Crypt 4.2 - um puppy com bom aspecto e com já maior parte dos programas usados no dia a dia instalados,este não recomendado a sistemas com menos de 256Mb de ram..

Aqui por casa já anda uma pen de 1Gb com o puppy arcade e no retro pc vou testar a 4.3.0 "remastered" com um xorg antigo devido á gráfica,mas também encontrei uns "pets" com drivers gráficos "antigos" para o novo xorg..é uma questão de testar..
 
e já viste aquela "noticia" que eles estão a criar um "programa" que permite criar pet's através de debs e rpms?pelo menos foi o que percebi,acho grande cena mesmo!
Yeap, em princípio será isso mesmo, tb pelo que percebi. Com um .deb ou .rpm cria um pet. O que é muito bom, aumentando largamente a possibilidade de software :cool: Alias, muitas das distros tinham a ganhar com 1 sistema "universal".
 
Eu até metia isto num pc velho que tenho lá pra casa, mas tenho medo que o meu pai não se arranje... :|

64mb de ram da pra isto?
 
Entam é assim executo pelo livecd e vou até puppy universal installer(puppy universal instaler) de pois escolho onde quero instalar neste caso intrenal(IDE or SATA)hard drive vou seguindo instala até que diz "OKAY,ALL DONE!" e agora o que faso é porque assim ainda não dá nada. Isto no Macpup é mais bonitinho.:-D
 
Back
Topo