PUR em Roaming - Qual operadora me dará menos problemas

Meje

Power Member
Vou sair para um país da UE (Alemanha) e apesar de ir arranjar um número alemão, quero manter o meu número português, porque é o meu contacto de muitos anos e porque pretendo ligar frequentemente para familiares e amigos em Portugal. Provavelmente também irei aproveitar para usar a net móvel apenas no telemóvel Português (porque vou ter whatsapp, Viber, Skype, etc, nesse telemóvel).

Ia aderir à Nowo por ser a mais barata, no plano de 1.000+1GB e se não chegasse iria para o 3.000+3GB.

Entretanto, ao ler um pouco sobre PUR, apercebi-me que por exemplo a NOS cobra 0,95 €/MB se decidirem que a PUR foi "violada" e a Vodafone só cobra 0,006 €/MB, que é uma diferença abismal caso venham a querer cobrar.

Isto parece-me tudo uma zona meio cinzenta e que poucas vezes devem aplicar a cobrança por violação da PUR, mas tendo em conta a dimensão, os preços praticados e a sua estrutura actual, fiquei com algum receio de aderir à Nowo.

A minha mulher tem usado há 8 meses para cá o telemóvel da NOS muito mais fora de Portugal do que em Portugal e tirando o facto de cortarem a net móvel por volta dos 2,4 GB, mais nada aconteceu (em Portugal tinha uns 5 a 10 GB). Mas também estive a pagar mais um telemóvel, net e TV sem fidelização nesse período e talvez seja por isso que não me chatearam (agora vou cancelar tudo e ficar só com 2 telemóveis).

Sem ser a Nowo, os tarifários Moche, WTF e YORN parece-me muito interessantes para a minha utilização, mas qual terá maior probabilidade de não me chatear com a PUR?
 
Em termos de probabilidade não sei mas os preços cobrados após esgotares essa PUR não podem variar de operador para operador porque são regulamentares. Tanto os preços que indicas para a NOS, como os da Vodafone, estão desatualizados. O valor atual é €0,0045/MB+IVA.

O da NOS deve ser o preço que esteve em vigor em 2017 com IVA incluído e são cêntimos, não euros, ou seja, €0,0095/MB. O da Vodafone é o preço de 2018 (sem iva).

Podes saber mais no site da Comissão Europeia e nota que também há preços para a Voz e SMS e que todos estes valores são acrescidos ao que já pagas em Portugal (quando estás dentro do plafond o preço de Portugal é zero).
 
se vais emigrar
mete isso num tarifário básico e contacta um novo na alemanha

Estarei sempre a tempo de o fazer. Neste momento com 99% da minha utilização de telemóvel ser para números portugueses, com o roaming livre na UE faz mais sentido para mim manter o Português como telefone principal. Pelo que vi dos tarifários alemães, para além da qualidade do serviço móvel ser medíocre são mais caros, por isso será na Alemanha que arranjarei inicialmente um tarifário básico só para chamadas e depois logo se vê. Em roaming tenho melhor cobertura porque posso usar a rede de várias operadoras, que é um dos problemas lá: mudas de cidade, corres o risco de não ter rede... Ao contrário do que se pensa, há muita coisa na Alemanha que funciona pior que cá (também há muita que funciona melhor).
 
Última edição:
Coisa mais ou menos importante para roaming. Se mais de 50% a tua utilização de telecomunicações período de 4 meses for superior no estrangeiro em relação ao território nacional, a operadora PODE cobrar por cada min/sms/MB de trafego que façam independentemente do teu tarifário. Tenho amigos clientes da MEO que foram cobrados por isto, no entanto a minha irmã (Vodafone) que esteve mais de 1 ano sempre lá fora nunca teve problemas, pelo que acho que a Vodafone nao cobra... Não sei como a NOS é em relação a isto
 
Coisa mais ou menos importante para roaming. Se mais de 50% a tua utilização de telecomunicações período de 4 meses for superior no estrangeiro em relação ao território nacional, a operadora PODE cobrar por cada min/sms/MB de trafego que façam independentemente do teu tarifário. Tenho amigos clientes da MEO que foram cobrados por isto, no entanto a minha irmã (Vodafone) que esteve mais de 1 ano sempre lá fora nunca teve problemas, pelo que acho que a Vodafone nao cobra... Não sei como a NOS é em relação a isto

na meo cobram sim
 
Em termos de probabilidade não sei mas os preços cobrados após esgotares essa PUR não podem variar de operador para operador porque são regulamentares. Tanto os preços que indicas para a NOS, como os da Vodafone, estão desatualizados. O valor atual é €0,0045/MB+IVA.

O da NOS deve ser o preço que esteve em vigor em 2017 com IVA incluído e são cêntimos, não euros, ou seja, €0,0095/MB. O da Vodafone é o preço de 2018 (sem iva).

Podes saber mais no site da Comissão Europeia e nota que também há preços para a Voz e SMS e que todos estes valores são acrescidos ao que já pagas em Portugal (quando estás dentro do plafond o preço de Portugal é zero).

Não consigo encontrar o documento em pdf novamente que tinha consultado com os valores da NOS. Tenho mesmo ideia que eram 0,95 €, mas só vendo novamente o documento posso ter a certeza. De facto tenho ideia que era um documento mais antigo.

Obrigado pela info dos novos valores normalizados, já encontrei esses valores no site da NOS, no entanto na Vodafone continuam a estar os que citei acima.

Coisa mais ou menos importante para roaming. Se mais de 50% a tua utilização de telecomunicações período de 4 meses for superior no estrangeiro em relação ao território nacional, a operadora PODE cobrar por cada min/sms/MB de trafego que façam independentemente do teu tarifário. Tenho amigos clientes da MEO que foram cobrados por isto, no entanto a minha irmã (Vodafone) que esteve mais de 1 ano sempre lá fora nunca teve problemas, pelo que acho que a Vodafone nao cobra... Não sei como a NOS é em relação a isto

Pois, eu sei essa do PODE e antes simplesmente apresentavam a factura quando lhes dava para esse lado, mas julgo que agora têm de enviar um aviso prévio que está a ultrapassar a PUR.

Na NOS a minha mulher violou essas condições durante uns 8 meses e nunca a chatearam, quer na voz, quer nos dados, mas para além da net cortada aos 2,4 GB (tínhamos uns 11 GB partilhados por 2 números), nunca fizeram mais nada, no entanto acho que isso pode ser pelos facto de estar inserido num pacote de 65 € mensais que tinha activo em Portugal e que agora não vou ter mais.

O grande problema da Vodafone é que queria usar aqueles tarifários dos jovens, o Moche, WTF ou YORN, no entanto a oferta da Vodafone é a pior porque no plano intermédio apenas tem 500 minutos para todas as redes enquanto os outros 2 têm 1.000 que era o que me interessava. Estava inclinado para o Moche, mas já vi que gostam de chatear na MEO. Assim talvez vá mesmo experimentar continuar com a NOS e se me chatearem, experimento passar para o Moche.
 
Última edição:
Vou sair para um país da UE (Alemanha) e apesar de ir arranjar um número alemão, quero manter o meu número português, porque é o meu contacto de muitos anos e porque pretendo ligar frequentemente para familiares e amigos em Portugal. Provavelmente também irei aproveitar para usar a net móvel apenas no telemóvel Português (porque vou ter whatsapp, Viber, Skype, etc, nesse telemóvel).

Ia aderir à Nowo por ser a mais barata, no plano de 1.000+1GB e se não chegasse iria para o 3.000+3GB.

Entretanto, ao ler um pouco sobre PUR, apercebi-me que por exemplo a NOS cobra 0,95 €/MB se decidirem que a PUR foi "violada" e a Vodafone só cobra 0,006 €/MB, que é uma diferença abismal caso venham a querer cobrar.

Isto parece-me tudo uma zona meio cinzenta e que poucas vezes devem aplicar a cobrança por violação da PUR, mas tendo em conta a dimensão, os preços praticados e a sua estrutura actual, fiquei com algum receio de aderir à Nowo.

A minha mulher tem usado há 8 meses para cá o telemóvel da NOS muito mais fora de Portugal do que em Portugal e tirando o facto de cortarem a net móvel por volta dos 2,4 GB, mais nada aconteceu (em Portugal tinha uns 5 a 10 GB). Mas também estive a pagar mais um telemóvel, net e TV sem fidelização nesse período e talvez seja por isso que não me chatearam (agora vou cancelar tudo e ficar só com 2 telemóveis).

Sem ser a Nowo, os tarifários Moche, WTF e YORN parece-me muito interessantes para a minha utilização, mas qual terá maior probabilidade de não me chatear com a PUR?

https://www.lycamobile.de/en/bundles/#/international
 

Se fossem os preços que estão aí sempre seria uma opção, apesar de achar que os 500 min não chegariam. Nas letras pequeninas diz "50% off valid for the first month only. Bundle will auto-renewal/repurchase at the standard price."

25 € por mês acho caro tendo em conta que são 500 min apenas e teria de ter um número Português pelo menos para receber chamadas na mesma (acredito que tenha de pagar qq coisa para o manter activo. Quando efectivamente sentir necessidade de utilizar um número alemão, poderá ser uma hipótese, até lá devo pedir um número à Unitymedia, que é o meu provedor de internet, que pelo que percebi me oferece um cartão de telemóvel básico. Se quiser pagar 15€ posso ter 2gb de net e chamadas ilimitadas para todos os números alemães.
 
Back
Topo