PUR Meo EEU

cool_shot

Power Member
Boas,

Resido na Alemanha já há 6 anos e sempre usei o meu numero português (vodafone) como número secundário para ligar para Portugal.

Desde que o roaming ficou gratuito no EEU a vodafone sempre deu na boa e nunca me avisou nada de estar a usar mais no estrangeiro que em Portugal durante estes anos todos.

Aconteceu que recentemente mudei para o meo, e recebi um SMS a dizer que se a minha utilização não mudasse até ao final do mês, que me iam cobrar custos adicionais.

Alguém com meo que use no estrangeiro sabe se aplicam mesmo custos adicionais?

Não faço muito uso do número, gasto talvez 30min por mês e nem uso dados móveis pois tenho 70Gb no meu número alemão, mas gostaria de manter o numero para ligar gratuitamente para Portugal quando necessário.

Caso me venham a cobrar, irei voltar para a vodafone.

Se alguém me pudesse confirmar se realmente cobram valores adicionais, agradecia.
 
Boas,

Resido na Alemanha já há 6 anos e sempre usei o meu numero português (vodafone) como número secundário para ligar para Portugal.

Desde que o roaming ficou gratuito no EEU a vodafone sempre deu na boa e nunca me avisou nada de estar a usar mais no estrangeiro que em Portugal durante estes anos todos.

Aconteceu que recentemente mudei para o meo, e recebi um SMS a dizer que se a minha utilização não mudasse até ao final do mês, que me iam cobrar custos adicionais.

Alguém com meo que use no estrangeiro sabe se aplicam mesmo custos adicionais?

Não faço muito uso do número, gasto talvez 30min por mês e nem uso dados móveis pois tenho 70Gb no meu número alemão, mas gostaria de manter o numero para ligar gratuitamente para Portugal quando necessário.

Caso me venham a cobrar, irei voltar para a vodafone.

Se alguém me pudesse confirmar se realmente cobram valores adicionais, agradecia.
Boas,
Cobram, está nas condições do serviço.
https://conteudos.meo.pt/meo/documentos/condicoes-oferta-servicos/mod-c1001276.pdf
Página 15, na parte do Roaming
 
De nada! :)
Mas atenção que agora como é um "serviço" novo podem-te cobrar.
A Vodafone ao final de 3 meses em roaming continuo envia um SMS ( ou Pelo menos a mim enviou ) a avisar que pode haver cobranças por violação de PUR em roaming . Eu cheguei a ter de mandar uma cópia do contrato que tinha de 6 meses para me deixarem em paz.
 
A Vodafone ao final de 3 meses em roaming continuo envia um SMS ( ou Pelo menos a mim enviou ) a avisar que pode haver cobranças por violação de PUR em roaming . Eu cheguei a ter de mandar uma cópia do contrato que tinha de 6 meses para me deixarem em paz.
Usei a vodafone nos últimos 5 anos de roaming gratuito na EU e nunca me disseram nada nem cobraram nada.

Mas chegaram-te a comprar alguma coisa?
 
Mas tu depois costumas vir a Portugal e dás uso ao cartão? É que como te disseram, e bem, se o perfil de consumo do cliente é mais predominante no estrangeiro do que em Portugal, chega a um ponto que começa a ser cobrado.

Mas se vieres cá e tiveres um tempo de uso do cartão, o mesmo volta à "estaca 0" quando regressares à Alemanha.

Se alterares para a Vodafone, tenta mesmo ver se continuam a não cobrar. As regras do roaming estão em constante mudança.
 
Mas tu depois costumas vir a Portugal e dás uso ao cartão? É que como te disseram, e bem, se o perfil de consumo do cliente é mais predominante no estrangeiro do que em Portugal, chega a um ponto que começa a ser cobrado.

Mas se vieres cá e tiveres um tempo de uso do cartão, o mesmo volta à "estaca 0" quando regressares à Alemanha.

Se alterares para a Vodafone, tenta mesmo ver se continuam a não cobrar. As regras do roaming estão em constante mudança.
Tive vodafone até dezembro do ano passado e nunca me disseram nada nem recebi qualquer aviso.
Vou a Portugal mais ou menos de 3 em 3 meses.
Tenho meo desde Dezembro (estava em Portugal) e em Março estive 1 mês em Portugal e recebi agora a mensagem. Pelo que não acredito que em Março tenha voltado à estaca zero.
 
Tive vodafone até dezembro do ano passado e nunca me disseram nada nem recebi qualquer aviso.
Vou a Portugal mais ou menos de 3 em 3 meses.
Tenho meo desde Dezembro (estava em Portugal) e em Março estive 1 mês em Portugal e recebi agora a mensagem. Pelo que não acredito que em Março tenha voltado à estaca zero.

Ou seja, na prática, quando estiveres em Portugal, para voltares à estaca 0, tens de fazer um consumo maior do que aquele que fizeste no tempo em que estiveste na Alemanha.

Acho que é assim que funciona. Mas sim, se voltaste para a Alemanha e recebeste esse sms, nos sistemas da MEO o cartão continua com perfil de maior consumo no estrangeiro.
 
Não é assim que funciona.
Existem duas análises de prevalência em roaming, uma em tempo e outra em consumo.
Quando a operadora deteta que uma delas foi atingida, o cliente paga uma taxa em cada comunicação efetuado.
 
Não é assim que funciona.
Existem duas análises de prevalência em roaming, uma em tempo e outra em consumo.
Quando a operadora deteta que uma delas foi atingida, o cliente paga uma taxa em cada comunicação efetuado.
só acho estranho ter usado a vodafone estes anos todos e nunca ter recebido aviso. Cheguei a ficar 6 meses sem ir a Portugal e nunca recebi aviso nenhum.
E o meu consumo em Portugal era igual, ou seja, praticamente nenhum pois tinha 5Gb vs 70Gb no meu número alemão.
Desde que estou na Alemanha que não uso o número Português para dados.
 
só acho estranho ter usado a vodafone estes anos todos e nunca ter recebido aviso. Cheguei a ficar 6 meses sem ir a Portugal e nunca recebi aviso nenhum.
E o meu consumo em Portugal era igual, ou seja, praticamente nenhum pois tinha 5Gb vs 70Gb no meu número alemão.
Desde que estou na Alemanha que não uso o número Português para dados.
Pagas um tarifário de 5GB todos os meses aqui em Portugal?
 
Pagas um tarifário de 5GB todos os meses aqui em Portugal?
Pagava na vodafone. Tinha um vodafone red com 5Gb.

Entretanto pago um M4 do Meo com 40Gb. mas na verdade não uso sequer os dados móveis do número Português pois tenho 70Gb no meu número Alemão e na verdade nem me dou ao trabalho de mudar os dados móveis para o número Português quando vou a Portugal.
Mudei para o Meo pois a familia em Portugal precisava de + Gb e a Meo fez a melhor oferta. Por isso o meu número foi por arrasto.
 
Update: o meo começou mesmo a cobrar e voltei para a vodafone.
Tenho estado a usar o serviço desde então, e a Vodafone, tal como antes, não voltou a dizer nada 🙏
 
@cool_shot quanto é que o meo começou a cobrar, consegues-me indicar por favor?
Tenho um caso de um familiar que tem número meo há já algum tempo, mas felizmente nos ultimos três meses tem passado mais tempo em portugal que la fora.
 
@cool_shot quanto é que o meo começou a cobrar, consegues-me indicar por favor?
Tenho um caso de um familiar que tem número meo há já algum tempo, mas felizmente nos ultimos três meses tem passado mais tempo em portugal que la fora.
Não sei ao certo, mas não era muito. Acho que era 1 centimo por minuto nas chamadas recebidas e 3 centimos nas efectuadas.
Quanto a dados não sei ao certo, mas essa informação está no site.
 
Back
Topo