Purificadores de Ar - COVID19

kid A

Power Member
Viva,

Tenho andado a analisar purificadores de ar para serem usados em salas de pequena dimensão.
Sabendo que nunca irão garantir uma purificação total do ar, a ideia é ter algo que minimize o risco de concentração de partículas suspensas, bactérias e vírus, nomeadamente, de COVID19.

Que marcas recomendam?
 
Não foi com o propósito do Covid 19, mas sim melhorar o ar para os miúdos em termos de alergias e ácaros, etc, e uso o Airfree há uns bons anos.
Não consome muita energia (tem de estar ligado sempre para ser eficaz).
O que noto é que o quarto deles (onde está o aparelho Airfree) tem muito menos pó ao limpar, relativamente aos outros quartos.
 
Não foi com o propósito do Covid 19, mas sim melhorar o ar para os miúdos em termos de alergias e ácaros, etc, e uso o Airfree há uns bons anos.
Não consome muita energia (tem de estar ligado sempre para ser eficaz).
O que noto é que o quarto deles (onde está o aparelho Airfree) tem muito menos pó ao limpar, relativamente aos outros quartos.

Pelo que vi os Airfree são os únicos que têm um sistema central que atinge 200º e "mata" todos os vírus e bactérias que passam nesse sistema. Penso que os restantes modelos apenas têm filtros (o que teoricamente é menos eficaz).
 
Última edição:
Na minha opinião esses aparelhos são quase como a venda da "banha da cobra", para serem aficazes a fazer aquilo que dizem fazer teriam de conseguir aspirar um fluxo bastante grande de ar para serem eficazes por exemplo numa divisão. Não digo que não filtrem e façam aquilo a que se propoêm mas basicamente só terão algum efeito a centímetros do mesmo. Pelo que estive a ver no site da airfree pex a aspiração é feita por baixo e o ar projetado para cima, ora isso vai fazer com que as particulas fiquem mais tempo em suspensão.
 
Eu tenho um AirFree, não noto nada no na limpeza do ar, ainda com o inconveniente de agora no verão aquecer o quarto.
 
Na minha opinião esses aparelhos são quase como a venda da "banha da cobra", para serem aficazes a fazer aquilo que dizem fazer teriam de conseguir aspirar um fluxo bastante grande de ar para serem eficazes por exemplo numa divisão. Não digo que não filtrem e façam aquilo a que se propoêm mas basicamente só terão algum efeito a centímetros do mesmo. Pelo que estive a ver no site da airfree pex a aspiração é feita por baixo e o ar projetado para cima, ora isso vai fazer com que as particulas fiquem mais tempo em suspensão.

isto

estamos a falar de um produto que consome ~50W, não têm filtros, não têm ventoinha e não têm nenhuma capacidade de circular ar sem ser por convecção.
É portanto um aquecedor que pelo consumo de 50W a superfície que atinge os 200ºC é minúscula.

Tentem perceber que numa sala fechada é impossível todo o ar alguma vez passar pelo aparelho devido a convenção mesmo, e muito pior se a divisão tiver uma porta aberta.

É simplesmente ridículo do ponto de vista técnico.

Estou a ver alguns dos testes científicos, o feito por uma empresa portuguesa metem o pirite dish directamente na boca do aparelho depois de aberto para fazer a amostra, ou seja, nem a 1cm se dignificaram a fazer o teste.

O teste feito por uma empresa americada mostra uma redução de <70% muito diferente dos 99%.

Muitos dos testes mostram valores bem mais aceitáveis entre 85 e 98%, contudo muitas vezes falham na indicação do numero de aparelhos usados, ou mesmo qual modelo usado, muitas vezes fazendo referencia apenas ao numero de patente.

Trabalhei algum tempo num laboratório farmacêutico e apesar de não fazermos este tipo de testes, fazíamos internamente para garantir a qualidade de produtos e era constante o numero de vezes que se fazia analise as varias salas para garantir que o sistema ventilação e filtros era apropriado.
A maneira de colocar os petri dish e a normal de evitar a sala enquanto as recolhas decorrem (e parece que a maioria dos testes que li descrevem o mesmo) reduz imenso a contagem de colónias.

Se alguem encontrar um dos testes que diga o contrario diga e eu dou uma vista de olhos ao procedimento, não me apetece ler todos, mas dos que li, pouco me intensiva a comprar algo assim, e eu e toda a minha família somos asmáticos e forrados a alergias :joker:
 
Abrir as janelas, recomendo que tenham em casa um termómetro e higrómetro. Tenho vários para ver a humidade e temperatura da zona e controlo quanto possível com isto. Agora no verão tenho o humidificador e ligo sempre que vejo a humidade nos 30% nota-se logo a respirar que está seco o ar e maior dificuldade a respirar. No inverno uso o desumidificador para baixar a humidade dos 80% para os 50% sempre que possível. (posso não conseguir baixar dos 60% se estiver muito húmido mas já fica aceitável).
O sol mata muita bicharada por isso abram os estores e deixem o sol entrar :-)
 
Viva,

Devido à situação que atravessamos só é permitida a instalação/utilização de ar condicionados que façam renovação de ar.
Estes modelos são, normalmente, muito caros. Há alguma alternativa que permita fazer a ventilação dos espaços? Ou alternativa aos purificadores?
(além de abrir as janelas, situação pouco viável no Inverno)

Obrigado
 
Viva,

Devido à situação que atravessamos só é permitida a instalação/utilização de ar condicionados que façam renovação de ar.
Estes modelos são, normalmente, muito caros. Há alguma alternativa que permita fazer a ventilação dos espaços? Ou alternativa aos purificadores?
(além de abrir as janelas, situação pouco viável no Inverno)

Obrigado

Onde leste isso?

PS: Eu tenho este purificador da Daikin: https://www.daikin.pt/pt_pt/products/MC70L.html
Mas só utilizo quando não tenho o AC ligado, que já faz ele próprio purificação.
 
Viva,

Devido à situação que atravessamos só é permitida a instalação/utilização de ar condicionados que façam renovação de ar.
Estes modelos são, normalmente, muito caros. Há alguma alternativa que permita fazer a ventilação dos espaços? Ou alternativa aos purificadores?
(além de abrir as janelas, situação pouco viável no Inverno)

Obrigado

Podes usar o ac, essa história de não poder usar já foi desmentida. A DGS meteu que era perigoso para não usar reciclar o ar, mas não explicou o funcionamento pois nem eles sabem, eu liguei para eles para me explicarem e disseram que estava no site mais info para chamar um técnico de ac.. Mas já desmentiram que os ar condicionados afectam, pois não está provado. Falei com a Apirac que foi quem se reuniu com a DGS e fez com que eles desmentissem que o ac influenciava no virus.
E o que não explicaram é que a nível industrial imagina um andar de um prédio cheio de gabinetes fechados, tem ar condicionado por condutas que o ar pode vir da rua para dentro, mas se reciclares o ar que está dentro das salas é mais barato pois não tem de trabalhar tanto a maquina para atingir a temperatura (na rua se estiver 30 graus e no escritório 25 é mais barato arrefecer os 25 graus que os 30...) . O problema é que o ar passa de sala em sala....
Não está explicito mesmo eu demorei a encontrar a tal explicação que fizesse sentido de não reciclar o ar.
Nos ac quem quiser matar bicharada pode aplicar luzes UVC mas tem de ter cuidado para não ver a luz é prejudicial para os olhos e pele. E existe muita treta a dizer que é uvc e são apelas luzes uv. Por isso o melhor é nem inventar. Limpar o ac de 6 em 6 meses e higienizar.

Numa casa onde estão as mesmas pessoas o risco de contágio é o mesmo, por isso não há problema nenhuma em ter o ac ligado sendo este de reciclar o ar.
 
Podes usar o ac, essa história de não poder usar já foi desmentida. A DGS meteu que era perigoso para não usar reciclar o ar, mas não explicou o funcionamento pois nem eles sabem, eu liguei para eles para me explicarem e disseram que estava no site mais info para chamar um técnico de ac.. Mas já desmentiram que os ar condicionados afectam, pois não está provado. Falei com a Apirac que foi quem se reuniu com a DGS e fez com que eles desmentissem que o ac influenciava no virus.
E o que não explicaram é que a nível industrial imagina um andar de um prédio cheio de gabinetes fechados, tem ar condicionado por condutas que o ar pode vir da rua para dentro, mas se reciclares o ar que está dentro das salas é mais barato pois não tem de trabalhar tanto a maquina para atingir a temperatura (na rua se estiver 30 graus e no escritório 25 é mais barato arrefecer os 25 graus que os 30...) . O problema é que o ar passa de sala em sala....
Não está explicito mesmo eu demorei a encontrar a tal explicação que fizesse sentido de não reciclar o ar.
Nos ac quem quiser matar bicharada pode aplicar luzes UVC mas tem de ter cuidado para não ver a luz é prejudicial para os olhos e pele. E existe muita treta a dizer que é uvc e são apelas luzes uv. Por isso o melhor é nem inventar. Limpar o ac de 6 em 6 meses e higienizar.

Numa casa onde estão as mesmas pessoas o risco de contágio é o mesmo, por isso não há problema nenhuma em ter o ac ligado sendo este de reciclar o ar.

Qualquer ar condicionado serve?
Os purificadores seriam para pequenas salas de reuniões com 3 ou 4 pessoas. Esta solução da Sharp pareceu-me bastante interessante.
 
Eu nenhuma. Já andei a ler muito sobre isso devido a ser asmático. Conclusão... Dinheiro deitado fora.

tenho um da xiaomi, a minha namorada nao aprova esse comentario... ela tem alergia a pelo de gato, e usando o purificador, praticamente fica sem sintomas se os gatos estiverem na mesma divisao
 
as divisoes sao limpas, nao anda propriamente pelo a voar no ar, e as alergias aparecem na mesma.. outra coisa que faço e ajuda imenso, quando aspiro/limpo o pó na divisao (ou limpo a lareira), ligo o purificador perto do maximo, o filtro não engana.
 
tenho um da xiaomi, a minha namorada nao aprova esse comentario... ela tem alergia a pelo de gato, e usando o purificador, praticamente fica sem sintomas se os gatos estiverem na mesma divisao
tenho um da xiaomi, a minha namorada nao aprova esse comentario... ela tem alergia a pelo de gato, e usando o purificador, praticamente fica sem sintomas se os gatos estiverem na mesma divisao

Para mim a única coisa que a xiaomi tem de boa é o aspirador robot.
Em relação aos purificadores nada melhor que abrir as janelas para renovar o ar.
 
Back
Topo