Purificadores de Ar - COVID19

isto

estamos a falar de um produto que consome ~50W, não têm filtros, não têm ventoinha e não têm nenhuma capacidade de circular ar sem ser por convecção.
É portanto um aquecedor que pelo consumo de 50W a superfície que atinge os 200ºC é minúscula.

Tentem perceber que numa sala fechada é impossível todo o ar alguma vez passar pelo aparelho devido a convenção mesmo, e muito pior se a divisão tiver uma porta aberta.

É simplesmente ridículo do ponto de vista técnico.

Estou a ver alguns dos testes científicos, o feito por uma empresa portuguesa metem o pirite dish directamente na boca do aparelho depois de aberto para fazer a amostra, ou seja, nem a 1cm se dignificaram a fazer o teste.

O teste feito por uma empresa americada mostra uma redução de <70% muito diferente dos 99%.

Muitos dos testes mostram valores bem mais aceitáveis entre 85 e 98%, contudo muitas vezes falham na indicação do numero de aparelhos usados, ou mesmo qual modelo usado, muitas vezes fazendo referencia apenas ao numero de patente.

Trabalhei algum tempo num laboratório farmacêutico e apesar de não fazermos este tipo de testes, fazíamos internamente para garantir a qualidade de produtos e era constante o numero de vezes que se fazia analise as varias salas para garantir que o sistema ventilação e filtros era apropriado.
A maneira de colocar os petri dish e a normal de evitar a sala enquanto as recolhas decorrem (e parece que a maioria dos testes que li descrevem o mesmo) reduz imenso a contagem de colónias.

Se alguem encontrar um dos testes que diga o contrario diga e eu dou uma vista de olhos ao procedimento, não me apetece ler todos, mas dos que li, pouco me intensiva a comprar algo assim, e eu e toda a minha família somos asmáticos e forrados a alergias :joker:

Viva,

A Sharp tem um estudo de 2004 feito por um instituto Japonês que indica que os purificadores deles eliminam os coronavirus:
https://global.sharp/pci/en/certified/pdf/viruses_01.pdf

O que achas destes dados?
 
Pelo que estive a ver nesse estudo assim por alto acho que há 2 falhas: na página 2 apenas referem ter eficacia comprovada no coronavirus felino (tabela com as datas sublinhadas a azul) e quando falam do coronavirus falam dos que têm membrana proteica e o COVID, salvo erro pois posso estar errado, acho que tem membrana lipidica daí resistir mais a temperaturas mais altas que os coronavirus habituais.
para além de ser um estudo de 2004, quando ainda não se conhecia o COVID, daí não se poder extrapolar dados.
 
Onde leste isso?

PS: Eu tenho este purificador da Daikin: https://www.daikin.pt/pt_pt/products/MC70L.html
Mas só utilizo quando não tenho o AC ligado, que já faz ele próprio purificação.

a Daikin já testou a eficácia perante o COVID:
https://www.daikin-streamer.com/press/streamer_press_20200716_en.pdf
99% ao fim de 3 horas.

Os mais eficazes parecem ser os que usam UV como a Meaco:
https://www.meaco.com/collections/air-purifiers/products/meacoclean-ca-hepa-47x5-air-purifier

Os estudos da Nature mostram maior eficácia e rapidez do UVC na destruição dos vírus:
https://www.nature.com/articles/s41598-020-67211-2
 
Última edição:
Alguém conhece mais alguma marca que tenha UVC nos purificadores?

Obrigado
Conheço, o único no mercado que tem tecnologias, que para além de purificar o ar e desinfetar superfícies, pode estar ligado 24 horas , 365 dias do ano e é aprovado pela NASA é o ar que respiram que os Astronautas respiram no Espaço.
 
Tenho um grave problema de pó em casa. Neste momento, o melhor aparelho que tenho em casa para remover o pó do ar é a minha torre... e tenho que acabar com isso.
Especialmente porque todo o meu escritório é em preto, o que deixa o pó ainda mais à vista. Queria comprar algo para colocar na sala que tem cerca de 22m2 e que não seja uma absurdidade de preço (consegue-se comprar algo bom por 100€ ?)
 
Tenho um grave problema de pó em casa. Neste momento, o melhor aparelho que tenho em casa para remover o pó do ar é a minha torre... e tenho que acabar com isso.
Especialmente porque todo o meu escritório é em preto, o que deixa o pó ainda mais à vista. Queria comprar algo para colocar na sala que tem cerca de 22m2 e que não seja uma absurdidade de preço (consegue-se comprar algo bom por 100€ ?)
Vê o levoit core 300. Consegue-se arranjar por volta dos 100 euros, e se vir vires em sites de reviews como o wirecutter, é um bom budget pick.

Eu tenho um e estou muito satisfeito. Tenho uma gata em casa e alguma alergia a pó, e posso dizer-te que faz diferença. A cada duas ou três semanas costumo aspirar a rede exterior do filtro e a quantidade de pó que lá fica agarrada é surpreendente.
 
Back
Topo