Puxar cabo Ethernet pela casa

Ninhau

Power Member
Estou a fazer obras em casa e queria puxar um cabo Ethernet da sala, onde vai ficar o router Meo, para o quarto na outra ponta da casa.

O construtor diz que pode meter o cabo por baixo do chão. Por isso pensei por no início e fim o cabo a ir dar a uma ficha/tomada Ethernet rj45. Mas aquilo não parece fácil fazer a ligação.

Dúvida é:

1) Cat6 é suficiente para uma ligação Meo 1000/200?

2) Existem profissionais que fazem a ligação à tomada (ligações dos fios parecem ser complicadas)? Ou posso pedir à Meo para fazer uma extensão da sala para o quarto (ainda não tenho nenhum serviço tv/internet, eles tem ainda de vir a casa meter net na sala)

Obrigado
 
CAT6 é mais que suficiente, colocado debaixo do chão dentro de tubo anelado nunca mais tens problemas e a terminar na parede com uma tomada de rede e ligas lá um chicote quando quiseres.

Outra opção mais simples usas uma Powerline.
 
CAT6 é mais que suficiente, colocado debaixo do chão dentro de tubo anelado nunca mais tens problemas e a terminar na parede com uma tomada de rede e ligas lá um chicote quando quiseres.

Outra opção mais simples usas uma Powerline.
Obrigado. Essas tomadas de rede, é fácil de instalar? Ou existem técnicos que fazem isso?
 
Obrigado. Essas tomadas de rede, é fácil de instalar? Ou existem técnicos que fazem isso?
sim e facil instalar.

busca na net um tutorial, facil...

NOTA: SE A CASA ESTA EM OBRAS....

- onde vai ficar o router?
- tens possibilidades de deixar la uma ou + tomadas , por exemplo no quarto, ou escritorio, para futuramente ligares qualquer coisa?

a casa e tua, ou arrendada?
vai-te deixar alguma caixa de telecomunicações ATI, algures no hall de entrada?

é um apartamento, ou moradia? já tem alguns anos, ou e relativamente nova?




Partindo do principio que estar a modernizar uma habitação não nova,
ESQUEMATIZA, em papel, ou na planta da casa, ONDE FICA O ROUTER E AS RESTANTES DIVISOES DA CASA, COMO O QUARTO DAS CRIANCAS, OU ESCRITORIO.... POIS A VELOCIDADE POR CABO, E BEM MELHOR QUE POR WI-FI, menos quebras e afins...

faz isso agora, senão depois de obra feita, nao podes fazer remendos...

Eu, deixaria pelo chão/parede, varios tubos especificos para passar fios e cabos de rede... a sair em varia tomadas espalhadas pela casa....

O termo técnico é tubo corrugado com guia!



PS- aproveita, e se tiveres poucas tomadas de electricidade podes pedir para ele deixar mais umas quantas...
 
Última edição:
sim e facil instalar.

busca na net um tutorial, facil...

NOTA: SE A CASA ESTA EM OBRAS....

- onde vai ficar o router?
- tens possibilidades de deixar la uma ou + tomadas , por exemplo no quarto, ou escritorio, para futuramente ligares qualquer coisa?

a casa e tua, ou arrendada?
vai-te deixar alguma caixa de telecomunicações ATI, algures no hall de entrada?

é um apartamento, ou moradia? já tem alguns anos, ou e relativamente nova?




Partindo do principio que estar a modernizar uma habitação não nova,
ESQUEMATIZA, em papel, ou na planta da casa, ONDE FICA O ROUTER E AS RESTANTES DIVISOES DA CASA, COMO O QUARTO DAS CRIANCAS, OU ESCRITORIO.... POIS A VELOCIDADE POR CABO, E BEM MELHOR QUE POR WI-FI, menos quebras e afins...

faz isso agora, senão depois de obra feita, nao podes fazer remendos...

Eu, deixaria pelo chão/parede, varios tubos especificos para passar fios e cabos de rede... a sair em varia tomadas espalhadas pela casa....

O termo técnico é tubo corrugado com guia!



PS- aproveita, e se tiveres poucas tomadas de electricidade podes pedir para ele deixar mais umas quantas...
obrigado pela resposta extensa.

é um apartamento é meu, está atualmente a sofrer uma remodelação, vou meter chão novo e ainda não tenho qualquer servico de tv/net la instalado.

quem esta a fazer a obra disse-me que podia meter o cabo dentro de um tubo de plastico, igual ao que usa para os cabos elétricos (pela pesquisa na net, é o tal "tubo corrugado com guia")

sendo assim, acho que vou pedir para deixar as pontas de fora da tomada, prontas a serem depois instaladas na ficha. Os técnicos da MEO fazem isso? senão, la vou ter de ver um tutorial na net e tentar eu mesmo
 
@Ninhau
Não sei se a casa e grande, nem sei que equipamentos vais ter... ou vais querer no futuro ter!

Basicamente, pelo que li, estas a fazer uma pequena remodelação, nem sequer vais instalar o quadro ATI (que é onde se faz as ligações de datos, telefone e tv...)
OK, acho que não deve ter grande problema...

Garante é que...
- se instalares o router, digamos que ele fica numa zona central da casa.
(assim, e supondo que (a casa) não é muito grande, o sinal wi-fi do router chega as outras divisões)
- se tiveres, ou quiseres um escritorio, para ti ou para a mulher, deixa lá uma tomada de rede na parede!
(pode ser util, para ligares um pc fixo por cabo, ou levares para la por exemplo uma box, ou outra coisa qualquer que necessite de net!)
- filhos, há? pois, porque não também uma tomada no quarto dele... e ja agora no teu, para ...o que der e vier!
- Televisão, é so por box, ou por exemplo na cozinha querem ver TV, em directo sem necessitade de box?
SE SIM, deixa lá um cabo de TV COAXIAL...

Basicamente, e desculpa o testamento, se ainda andas em obras... poderias deixar uma tomada de rede (e quem sabe de TV Coaxial *) em cada uma das divisões da casa... ou nas principais, claro!!!!

No sitio onde fica o router, poderias colocar 2 ou 3 tomadas de rede DUPLAS, estilo:
1 - vai dar seguimento para o quarto principal
2 - vai dar seguimento para o quarto pequeno
3 - vai dar seguimento para o quarto do meio
4 - vai dar seguimento para o escritorio
5 - vai dar seguimento para a cozinha
6 - vai dar seguimento para o anexo/garagem


OK, bem sei que os routeres so tem 4 portas de rede, ok.... são tomadas duplas a mais, mas poderão não estar todas ocupadas...
se quiseres ter mais coisas ligadas, que os 4 aparelhos, por cabo/fio, necessitaras de um switch.... 1 de 4 ou 8 portas com velocidades de 10/100/1000 dá! e são relativamente baratos.


Eu fiz obras em casa, e tambem remodelei o chão e paredes.... nem me lembrei do quadro ATI, mas também era uma coisa pouca!
Meti foi 1 tomada de rede e TV em cada 1 das divisões...
Como a sala de estar, onde esta o router é quase logo a entrada da casa, lá ao fundo no escritorio quase não chega o sinal wi-fi, resolvi meter um router antigo, so a emitir o wi-fi, e da bem!!!

Portanto, faz as contas primeiro.... é como quem diz, faz ai num papel o esquema/planta da casa, e vê o que queres e onde queres....

abraço a todos, e desculpem o testamento!!!!

__
* - PS a tecnologia da "noz" utiliza TV Coaxial e cabo de rede (NET)
 
O @MacGyver75 deu-te grandes sugestões. Já que estás a mexer podias aproveitar para fazer algo mais estruturado. Há instaladores ITED que talvez te possam ajudar sem projecto. Mas idealmente deverias ponderar se não é interessante teres um projecto ITED (4 ou 4a)

Um ATI e rede estruturada (ITED 4) seria sempre o mais interessante.

Mas assumindo que não queres ir para um ATI, podes ter sempre uma abordagem na linha da segunda mensagem do @MacGyver75 (ITED 4a) com um PCS (Ponto de Concentração de Serviços) na zona do router que depois interliga com um conjunto pequeno de tomadas em pontos estratégicos (um ponto no outro extremo da casa para instalar outro Access point Wireless, um ou dois pontos no escritório, etc, pondera as tuas necessidades actuais e futuras, de quem poderá usufruir no futuro etc).

O esquema é este:

rede-individual-residencial.jpg


E aqui tens um exemplo de um PCS (desculpa a má resolução, mas acho que dá para perceber), há fabricantes que vendem isto, EFAPEL, TEV, Legrand até, etc:

images


Este link tem uma breve explicação: https://files.unex.net/PT/landing/ited/reabilitacao.html

Aqui tens o PDF catálogo da TEV com material para ITED 4a, etc: https://www.tev.pt/pub/media/wheelt...ra_remodelacoes_e_reabilitacoes_ited4a_sp.pdf

Pareceu-me muito jeitoso, este material não é extraordinariamente caro e fica uma melhor instalação. Podes é acabar por gastar mais um bocado é num instalador etc.

(No meu caso, como percebo disto, fui eu que fiz a minha instalação. Tenho ATI rede estruturada, projeto ITED 4 etc., repartidores, 13 portas de rede, 8 coaxiais, fibra pré-conectorizada do ATI até às ZAP, caixa/zona para equipamento activo, etc. Também foi remodelação mais profunda, e como tenho Home Office por assim dizer, fiz logo esse investimento. Até já para Smart Home/Domótica está semi-preparada, etc.)
 
@gajoporreiro
é isso mesmo... apenas descordo contigo na questão das calhas técnicas, a não ser para fazer algum remate final... pois se anda a modernizar a casa, e melhor colocar logo tubo corrogado, 18 ou 20... 20 e melhor, pode ser necessario passar + alguns fios de rede/telefone ou tv pelo mesmo "buraco"...


abraço a todos!
 
Muito obrigado pela vossa ajuda. Sou um leigo na matéria... Vou dar uma vista nas respostas mais extensas

O meu apartamento tem meramente uns 70m2, e como atualmente estou em obras de renovação, ideia era mesmo só conseguir melhor net nos quartos, sem ser por WiFi

Tenho é de ver onde comprar isso tudo [emoji848] na worten não né cheira que exista
 
Tenho é de ver onde comprar isso tudo [emoji848] na worten não né cheira que exista

Dificilmente haverá na Worten sim. A melhor aposta será lojas que vendam material elétrico (envio-te referências por PM). Mas o melhor seria lojas de material elétrico perto, etc. Perto das grandes cidades há sempre grandes armazéns que têm isso tudo que precisas, etc.
 
obrigado pela resposta extensa.

é um apartamento é meu, está atualmente a sofrer uma remodelação, vou meter chão novo e ainda não tenho qualquer servico de tv/net la instalado.

quem esta a fazer a obra disse-me que podia meter o cabo dentro de um tubo de plastico, igual ao que usa para os cabos elétricos (pela pesquisa na net, é o tal "tubo corrugado com guia")

sendo assim, acho que vou pedir para deixar as pontas de fora da tomada, prontas a serem depois instaladas na ficha. Os técnicos da MEO fazem isso? senão, la vou ter de ver um tutorial na net e tentar eu mesmo

As tomadas mais recentes já nem sequer precisam de alicate especial para cravação. Mas mesmo que precisem, mandas vir isso de qualquer loja online da especialidade por um preço baratíssimo.
 
Back
Topo