PWM Sensor

DekkeR

Power Member
sysinfo.png


Pois bem, alguém sabe explicar-me uma maneira de arrefecer o raio deste circuito ?

Pelas minhas pesquisas na net isto é um sensor da Abit AI7 relacionado com os circuitos de power do processador, mas não faço a minima ideia do que seja e porque razão está à temperatura que está :confused:
 
Isso é mais concretamente parte do sistema que gera os comandos dos semi conductores (para esse nivel de potencia provavelmente MOSFET's) do chopper (conversor DC/DC) que alimenta alguma coisa na board.
É uma técnica vectorial muito simples chamado modelação por largura de impulso ou em inglês pulse width modulation (PWM).
Deve ter um sensor para medir a tensão do processador e realimentar uma cadeia de controlo. O comando dos semiconductores obtem-se comparando a referencia (que deve ser o resultado provavelmente dum controlador proporcional integral para eliminar o erro) e uma onda em triangulo ou dente de serra gerada por um oscilador.
Mas já não me lembro bem dos pormenores do PWM. Faz mais de 3 anos que não olho para isso.
 
timber, voltas a explicar isso como se eu tivesse 4 anos sff ? :rolleyes: (gozo ;))

Por acaso não sabes qual é o limite da temperatura que podem atingir ? É que sinceramente não gostava de acordar um dia com a board queimada à pala de um condensador rebentado por causa do calor.
Será por ter o processador sempre a 100% ?
Tudo bem que sempre tive o CPU em full load por causa do folding e nunca aconteceu nada, mas não vá o diabo tecê-las e acontecer uma catástrofe cá em casa.
 
Pois comecei a divagar outra vez sobre o assunto...
Basicamente isso tem uma coisa que converte um valor de tensão contínua para outro valor diferente de tensão contínua. Esse dispositivo de electrónica de potência é controlado segundo uma técnica chamada modulação de largura de impulso (PWM).
Deve ter um sensor para o sistema de controlo se orientar. Deve ser isso que estás a medir aí.
Mas assim sem saber nada mais concreto não consigo responder às tuas questões. Bem esta conversa toda acabou por não servir para nada..... sorry man
 
Já sei em que é que consiste :D

Agora só falta saber exactamente onde é que está e como arrefecê-lo.
Vou tentar arranjar uma maneira de soprar ar para os mosfets, pelo que tu disseste, a ver a se resolve alguma coisa.

Thanks timber ;)
 
O k me akecia era o da FAN do CPU... Pq tinha la' ligada uma :004: Vantec Tornado :004: a 12v n havia problema pq ela arrefecia-o mas a 6v ja' n passava la' tanto ar então akecia mt... (Toda a gente com dois dedos de testa n liga uma tornado 'a board ;) )
 
Deker, isso eh a temperatura dos mosfets :D sao akeles 4 (chips) kuadradinhos preto k tens ao pe do cpu.

Ou poes tweakmonsters nisso (ou ***** koisa do genero) ou entao uma fan e fikas de certeza com uma temperatura mais baixa.

Normalmente, nao ha muito perigo em relacao as temperatura, a propria Abit acho k falava k ate 90 graus podia ser normal em overclocking, o problema eh k kuanto mais kente menos estavel fica a voltagem no cpu, mas nao te preocupes muito com isso ;)
 
PWM tá relacionado com os mosfet's ou circuito de regulação de voltagem, em geral, CPU...

Como já disseram, uns dissipadores passivos e/ou uma fan resolve-se o problema.

Na minha DFI eles estão agora a 43ºC e a 1.65 vcore vão quase aos 50ºc e tem enormes dissipadores passivos...
 
Se calhar é por isso que eu não consigo levar esta besta aos 250 de FSB.
Experimentei em 5:4 e o máximo que consegui foi 3924MHz, vcore @ 1.75 e CPU a 40ºC.. nem vi a temperatura do PWM, mas se o gajo fica a 60ºC com o PC em default a full imagino em overclock a full.
Ainda tentei aumentar o vcore mas nem assim.. ele tem medo dos 4GHz, o sacana !

Thanks pelas opiniões, vou ver se consigo fazer alguma coisa :)
 
Back
Topo