1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PyRoom, um editor de texto para escrita concentrada

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por nuno_nunes, 5 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 1098)

1. nuno_nunes

nuno_nunes Power Member

PyRoom, um editor de texto para escrita concentrada

Para escrever, eu gosto de ter um editor de texto simples, não intrusivo e leve. O Gedit costuma ser mais que suficiente, mas, como a maioria das aplicações, não permite focar a atenção do utilizador apenas nela, mesmo que esteja maximizada - existem demasiados botões e outros widgets quase que a pedir atenção. Por outro lado, tem um verificador ortográfico, uma ferramenta de enorme (e metam enorme nisto) utilidade.

Eu não tenciono deixar de utilizar o Gedit, ou o Leafpad ou mesmo o Scribes - outros dois excelentes editores de texto -, mas para textos mais longos ou que obriguem a uma maior concentração, vou passar a utilizar o PyRoom.

Este editor de texto é escrito em Python - o nome, como o algodão, não engana -, é ultra leve, é executado em ecrã inteiro (fullscreen), permite alterar o tamanho da letra, mudar as cores da aplicação, utilizar o rato para seleccionar texto e, claro, guardar os documentos. Na janela do programa apenas aparece a zona de inserção do texto. Simples e ideal para quem se quer concentrar apenas em bater texto.

Pena é não ter um corrector ortográfico e não permitir a alteração do tipo de letra - pelo menos não ter essa opção na aplicação.

Para instalarem esta aplicação, primeiro têm que instalar o bazaar (apt-get install bzr ou então visitando o site oficial para descarregarem e compilarem o código-fonte) e depois executar o seguinte comando na pasta onde querem descarregar a aplicação: bzr branch http://bazaar.launchpad.net/~brunobord/pyroom/trunk pyroom

Não estou a pensar escrever um romance, policial ou poesia, mas parece-me que vou passar a utilizar mais vezes este editor de texto para escrever as minhas divagações. Quem sabe se, daqui a uns tempos, não as publico e ganho uma fortuna.

PyRoom, via Genbeta.com

Fonte: webtuga.com

2. slack_guy

slack_guy Power Member

Não quero ser 'desmancha-prazeres', mas se usares Vim tens isso tudo (e muito mais). E com a vantagem de não ser escrito em Python ;-)

3. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Pois nisso o slack tem razão... O vim pode ser um pouco mais complicado de operar (não conheço o pyroom) mas em termos de funcionalidades é até superior!

4. lolikapuxa

lolikapuxa Power Member

ou sempre tens o emacs (embora goste muito mais do vim)

Partilhar esta Página