python em ubuntu

Boas Noites...

Preciso da vossa ajuda.... Eu tenho um programa em python mas no ubuntu não sou capaz de o executar, quando tento abre o gedit (bloco de notas), no windows executa e trabalha, mas no ubuntu não executa, alguem sabe porque será? preciso de ajuda...:mad::mad::mad::mad::mad::mad:

P.S.- No ubuntu tambem tenho o python 2.5 instalado :x2:

HELP PLEASE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Das duas uma (assumindo que a 1ª linha do teu programa é #!/usr/bin/python):

Se não é executável:
Código:
$ python teuprograma.py
ou

Código:
$ chmod 755 teuprograma.py
$ teuprograma.py
 
Das duas uma (assumindo que a 1ª linha do teu programa é #!/usr/bin/python):

Se não é executável:
Código:
$ python teuprograma.py
ou

Código:
$ chmod 755 teuprograma.py
$ teuprograma.py

Experimentei como dizes-te, e como normal aparece este menu, e se escolho executar não dá nada, se escolho executar na consola também não... somente se escolher apresentar é que me mostra o código...
Não sei mesmo o que fazer... já li que devia instalar livrarias do python, instalei-as mas também não dá...



Alguém?
 
Vou repetir-me, mas, abres um terminal e escreves (assumindo que a 1ª linha do teu programa é #!/usr/bin/python):

Se não é executável:
Código:
$ python teuprograma.py

ou
Código:
$ chmod 755 teuprograma.py
$ teuprograma.py
 
Só é necessário que a primeira linha tenha o hashbang e o interpretador (#!/usr/bin/python) se fores a executar da segunda maneira que referiste (fazendo chmod +x ao ficheiro e correndo-o). Isto porque esta linha apenas serve para a tua shell identificar o interpretador que vai usar para executar o script. A explicação mais detalhada deste comportamento envolve magic numbers e coiso, e podes começar por aqui se quiseres saber mais: http://en.wikipedia.org/wiki/Hashbang.

Se correres num terminal com "python teste.py" não precisas de ter a hashbang (#!/usr/bin/python) na primeira linha.

Quanto ao script, aconselho-te a correres a partir de um terminal (em Aplicações > Acessórios > Terminal). Se o que o teu script faz é mandar output textual (tipo "Hello World") e o correres a partir do nautilus (que é o teu explorador de ficheiros) não te vai acontecer nada (se estás à espera que reaja como no windows em que te abre uma consola e te dá o resultado esquece, não vai acontecer).
 
Back
Topo