q equipamentos? rede wireless

caprr

Power Member
viva

pretndo ligar duas casas com 200m onde existe LOS.
a casa onde pretendo ligar nao tem cobertura adsl nem cabo. Entao decidi partilhar a minha ligação com esssa casa.

para ja estou mto indeciso em relação a marca do equipamentos q vou usar.

estou bastante incçinado para a d-link
estes sao os possiveis modelos:
ap-->2 x 900 +
modem-->1x 300T
router -->1x 614+ ou 604

tenho mta pouca experiencia em redes, dai precisar houvir outras opniões.

q equipamentos sugerem???

vamos la opinem em relaçaõ a estes assuntos
 
A nivel de ap's acho que escolheste bem, os 900ap+ para o que queres sao ideais.
O modem qualquer um que seja ethernet serve, até se for modem+router melhor :)
O router aconcelho o 604.

Depois para fazeres a ligaçao o ideal era colocares os AP's nos telhados, dentro duma caixa estanque. Para 200M penso que as antenas originais bastam, em todo o caso podes comprar uns paineis direcionais da dlink com 5dB se nao me engano.

Abraços
 
viva


o los so existe 2m acima do telhado pq existe um outro telhado a 20 m da minha casa q é da altura do meu e assim sendo caso os ap's nao se aguentem sozinhos estava pensar em fazer 2 cantenas.... ( isto sabendo q fomos nos a fazer da mais gozo...:))


e a marca d-link está ok?

os ap's quero ver se faço um investimento seguro, ppois la para fevereiro será para alargar para comunidade
 
viva

mas estava inclinado para peças separada (modem/router) mas:

ainda nao me tinha lembrado, mas ca em casa tenho uma rede wired com 2 pc e em breve passara a 3...

tendo o ap no telhado terei acesso a rede wirelees? estou numa cave onde tenho uma placa(betao) , depois casa, depois placa e entao o telhado...

caso tenha acesso a rede talvez opte por modem/router, poupando 25€ (+-)

como é q a dlink se comporta em linux???

opinem em relação amarca do equipamento :D:D
 
Última edição:
200 metros é uma distância um pouco "puxada", que dificilmente conseguirás obter com equipamento "standart"...

Existem antenas de alto ganho, mas a sua implementação não é homologada...
 
kazuza disse:
200 metros é uma distância um pouco "puxada", que dificilmente conseguirás obter com equipamento "standart"...

Existem antenas de alto ganho, mas a sua implementação não é homologada...

mas para isso faria 2 cantenas.pelo q vi dava para resolver a situação




e quanto a marcas e modelos do equipamento????
 
Kazuza, vou ter de discordar contigo... os 200Metros conseguem-se bem com o equipamento+antenas de origem (normalmente de 2dB). Na pior das hipotesses basta trocar por uma cantena em cada lado ou entao uma antena de painel da dlink com 5dB se nao me engano.
Assim tirando ao calhas basta ver as especificaçoes deste equipamento http://www.dlink.com/products/resource.asp?pid=6&rid=7
Outdoors: Up to 1312 ft (400 meters), mas como isto deve estar calculado um bocado por cima vamos meter a fasquia ai nos 300metros.

À tempos fiz um teste com um ppl amigo em que tinhamos numa ponta um 900ap+ com antena de origem no carro (ligado ao conversor corrente 12V -> 220v) e do outro lado a +- 800/900Metros um portatil com uma Orinoco+Cantena (tinha um pouco mais de potencia que o AP colocado no outro lado). Isto tudo num local descampado com total linha de vista entre os dois pontos.

Ainda para concluir este assunto de distancias, aqui na minha zona temos uma comunidade wireless em que no node central usamos um 900ap+ com uma antena omnidirecional de 10dB. Aqui em casa (+- 1Km) consigo ligar-me lá utilizando um 900ap+ com antena omnidirecional de 5dB e isto de notar que o AP está dentro de casa junto à janela. O sinal está mesmo no limite mas ainda consigo ligaçao e velocidades bastante boas em transferencia de ficheiros.

Agora quanto a legislação neste campo dos 2.4Ghz... a Anacom prende-nos por ter cão e por nao ter pois por um lado diz que o limite P.I.R.E. (AP+Antena) sao 100mW mas no entanto nao certifica nenhuma instalaçao de redes nos 2.4Ghz para se poder usar acima desse limite.

Quanto as antenas eles dizem que só se podem usar antenas Integradas ou Dedicadas, mas isto continua a ser muito vasto... Será que uma antena vendida pela marca do equipamento é dedicada?
Ou será que os kits de site survey da cisco (entre outros) que tem Yagis de alto ganho incluidas no Kit serão dedicadas? Mas espera la... Se elas sao de alto ganho passa por um bom bocado os 100mW P.I.R.E. mas como sao Dedicadas (estao incluidas no kit do equipamento site survey) já as posso usar?
Isto ainda está tudo muito mal defenido pela Anacom... :)

Aconcelho a leitura desta thread http://wireless.com.pt/forum/viewtopic.php?t=4688 entre outras threads de debates sobre este assunto que podem ser vistas no http://wireless.com.pt

Abraços
 
A norma não assegura mais que 150m para o 802.11g, e só com firmware "não original" é que consegues ter as duas antenas a emitir ao mesmo tempo ;)
 
ok ok... eu nao tava a falar de 802.11G, tou a falar de 802.11B :)
O 802.11G para ligaçoes a grande distancia com a utilizaçao dos 54Mbits ou 108Mbits é praticamente inviavel, só é possivel tendo muito bons niveis de sinal o que implica ter os equipamentos muito perto uns dos outros ou utilizar antenas com muito ganho mesmo (24dB) ou ainda utilizando amplificadores.

Abraços
 
peço desculpa por invadir o topico mas preciso tb de um esclarecimento sobre isto.

o meu problema n é a distancia mas sim os obstaculos.

preciso de fazer o sinal ir do AP na cave, para o segundo andar.
o que será q preciso? equipamento de origem? antena com ganho? amplificador? 54MB .vs. 11MB qual o elhor para isto?

obrigado
 
Nenhum equipamento wireless (caseiro, não vamos falar de aironets please :D ), vem de fábrica com transmissão limitada a 1 antena (senão o router/AP derrete com a potência de transmissão)...

Ex: O Linksys WRT54G vem de fábrica a transmitir 18db, quanto com firmware "para o efeito", consegue aumentar para perto dos 80db > Razões para a sua não-implementação: EXAGERADO aquecimento, e o aparelho não dura 6 meses...

Isto, é independente da norma em que funciona o aparelho...

Andr0m3da: nada com testares, mas se não for mais que 25m (dependendo da construção da parede/tecto), penso que estejas à vontade com equipamento decente...
 
Kazuza, desculpa lá... mas acho esses 80dB muito exagerados, nao quererás dizer 80mW??

No caso dos Dlink 900ap+, eles tem uma antena pequenita dentro do ap e a outra externa, é ai onde se ligam as antenas que estou a falar. Em todo o caso os D-Link selecionam automaticamente a antena com melhor recepção, por ex... pra me ligar a uma distancia de 600Metros por ex ele nunca vai usar a interna pois nem sequer apanha sinal nenhum nessa portanto automaticamente usa a externa.

Andr0m3da, um 900ap+ (802.11B) com uma antena de painel da dlink com 5dB em cada lado deve chegar.

Abraços
 
por material decente....entendes o quê ao certo.
dentro de que gama de preços?
vou dar uma olhada na tabela da solbi, mas creio q eles tem para la material da Ovislink, é bom? eu em redes pouco percebo a nivel das estruturas propriamente ditas.
 
Peterwolf disse:
Kazuza, desculpa lá... mas acho esses 80dB muito exagerados, nao quererás dizer 80mW??

No caso dos Dlink 900ap+, eles tem uma antena pequenita dentro do ap e a outra externa, é ai onde se ligam as antenas que estou a falar. Em todo o caso os D-Link selecionam automaticamente a antena com melhor recepção, por ex... pra me ligar a uma distancia de 600Metros por ex ele nunca vai usar a interna pois nem sequer apanha sinal nenhum nessa portanto automaticamente usa a externa.

Andr0m3da, um 900ap+ (802.11B) com uma antena de painel da dlink com 5dB em cada lado deve chegar.

Abraços

Correcto! My bad! Sorry ;)

Algo como Linksys, ou D-Link (Têm umas unidades externas porreiras), mas se quiseres ser +PRO, e mais $$$$ , AiroNet...

Dito as 2 marcas, porque são as que estão mais avançadas em termos de encriptação, porque aparte disso, ASUS também entra no jogo...

Ovislink NÃO!

Faz-me lembrar uma certa empresa que pertence à cental de compras do estado, que concorria para redes de escolas preparatórias/secundárias com Cisco, e depois metiam lá Ovislink (material caseiro) :eek:
 
ok ovislink nao ;)

de qq maneira, testar era boa ideia....mas previso de comprar o material, a n ser q teste com o meu portatil e outro c wireless...tentar uma ligaçao ad hoc, mas n é a mm coisa
 
Uma marca tambem muito boa que está ao nivel da Cisco é a Orinoco (Agere), mas mais uma vez o melhor material deles tambem é muito caro :(

No campo do Long Range temos a Senao, ou Raytalk (o material é o mesmo) que nos "dão" placas PCMCIA e AP's com output de origem na ordem dos 23dB+antena.

Para alem da Linksys, D-Link e Asus, a Planet tambem está ao mesmo nivel porque usa o mesmo hardware que a D-Link (as unicas diferenças estao na firmware e no interface web).
Por falar em material D-Link, no meio destas marcas todas que se podem encontrar às vezes ha coisas engraçadas, é o que dá varias marcas usarem o mesmo hardware hehehe. Podemos encontrar versões do Linksys WAP11 em que se consegue colocar a firmware do 900ap+, versões do AP da USRobotnics em que tambem se consegue colocar o firmware da D-Link entre outros :)

Abraços
 
em linha recta serão 2 andares.
correcção: o AP na cave depois tenho o R/C e é no primeiro andar da casa.

as paredes não sei ainda bem, pq vou mudar para a semana ;)
mas a casa era de um construtor...presumo que "solidas" as descrevam bem.
 
Back
Topo