Q linguagens usar?!?

777

Power Member
Boas,

eu e um amigo queriamos comecar a fazer uns sites, e queriamos saber que linguagens é que mais se usam por aí. Tipo, já temos umas noções de flash, dreamweaver, etc.. mas queriamos saber o que é que rende mais, php, sql, pearl, xml, etc etc.. Para podermos tirar um curso e ficar com algumas noções..
 
Queres o que rende mais em termos de procura, o que rende mais em termos de pagamento ou o que rende mais em termos de simplicidade de desenvolvimento?

Tens uma variedade enorme de linguagens que podes utilizar - com a .net framework até podes, se te apetecer, misturar várias linguagens para o mm projecto.

Se o que estas a perguntar é o que é que tem mais procura actualmente, a resposta é simples - C# (pelo menos metade dos anuncios que tenho lido são à procura de programadores C#).

Outra boa aposta que podes fazer neste momento é flash (action scripting) com uma linguagem tipo php por trás para lidares com BDs - com o advento da banda larga cada vez mais vão começar a aparecer sites muito mais pesadinhos, mas muito mais interactivos e atraentes - com animações em flash como front end, mas com uma linguagem de programação por trás para continuarem a ser completamente dinâmicos com recursos a bases de dados.

Depois tb podes querer ter em conta o que estás disposto a pagar para desenvolveres - para programares asp.net (quer seja com vb.net, quer seja com C#), é quase impensável usares outra coisa que não seja o visual studio - que não é propriamente barato.

Tens sempre a opção por optares por desenvolver em open source - e aí vais ou para php (que recentemente lançou a versão 5) ou para jsp. Em jsp nunca trabalhei, mas a ideia que tenho é que é bastante mais lento que o php e as opiniões que tenho ouvido é que é mais seguro - se bem que acho que o ser seguro ou não depende essencialmente do programador e não da linguagem em si.

No meio disto tudo, só te posso dizer que há uma linguagem que é mm OBRIGATÓRIA aprenderes bem - SQL - e tenta aprender também umas boas noções de estruturas de bases de dados - uma boa base de dados bem estruturada e normalizada poupa-te toneladas de trabalho e faz "milagres".

Quanto a bases de dados a aprender - olha - a escolha é quase tão grande como a escolha da linguagem...

Sem custos tem MySQL (este forum, se não estou em erro, usa precisamente mySQL). E, segundo o que dizem, a próxima versão já vai ter triggers e stored procedures, pelo que acho que é uma excelente aposta.

Tens tb uma menos conhecida que é o PostgreSQL - tal como o MySQL é grátis e já tem stored procedures, triggers e afins - para projectos maiorzitos em que não tenhas um grande orçamento é aconselhável.

A "pagantes" tens o já conhecido Access (mas não te arrisques a fazer um site "a sério" com ela). O Acces está desenhado para ser uma BD pessoal - e fazer um site com Access é para das duas uma - ou não tens problemas pq o site quase não é acedido ou então prepara-te para teres chatisses das grandes.

Para sites já "gigantescos" ou intranets, aí não há forma de fugires a BDs pagas; tens a "rainha" das BDs - que é Oracle (com que tb nunca trabalhei, mas que tou mortinha para lhe por as mãos em cima), e tens a que uso habitualmente - SQLServer - que é da Microsoft.

Acho que já chega de testamento - só espero ter ajudado em alguma coisa em vez de te ter confundido ainda mais. Se tiveres alguma pergunta mais específica, estás a vontade - prometo que as próximas respostas não vão ser assim tao grandes e chatas ;)
 
para fazer páginas web e sites há alguma coisa melhor que java+jsp's+struts+servlets e usar o padrãozinho de desenho MVC para ficar tudo bonito?? :D :D (desculpem, acho que estou a fritar...)


como a Ophelia disse, C# é muitoooo usado agora...quanto a BD's aconselhava-te a usar postgreSQL :) é bastante bom e rápido
 
Acho que deves ter em atenção algo que não foi referido aqui e que pode pesar na tua analise.

Para programação web, tens de ver que tipo de servidores vais usar... Se vais optar por usar servidores windows (+caros), então tás á vontade para escolher o que quiseres ....

Se fores para servidores Linux... aconselho-te a esqueceres tudo o que envolve Microsoft. Apesar de já existirem modulos para linux que te permitem trabalhar com ASP, .Net, etc... não te aconselho a fazê-lo. trabalha em PHP que é certinho.

Se não sabes que tipo de alojamento vais ter... então opta pelo PHP para fazer o dinamismo da coisa, pois ele pode ser usado tanto em windows como em Linux.

Se queres programar utro tipo de coisas, e preparar-te para o futuro na informática, ataca o .NET
 
Ophelia, por enquanto o que eu queria era um misto das três coisas :) procura, pagamento, simplicidade

humm, tão mas em que é que podemos usar C# para fazer paginas na net??

tava a pensar se calhar tirar um curso ou de sql ou de php.. que é que acham que vale mais apena para comecar?? ou será que .net vale mais apena para comecar?

Tambem tava a pensar comprar o livro do damas de sql:
http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_detalhado.cgi/?isbn=972-722-188-2
Tenho o de C,e gostei mesmo mto do livro..
 
Antes de comprares livros e gastares uma fortuna... usa o GOOGLE... procura Tutoriais... cenas para iniciantes.... e tentar iniciar qq coisa sem gastares dinheiro.

Depois o proprio gosto (ou não) irá te aconselhar melhor quais as tuas necessidade e ai sim, compras os livros q necessitas.

Dicas:

ASP - www.aspin.com :D adoro este.
JSP - www.jspin.com
Várias - www.hotscripts.com

....
 
Originally posted by avantix
Se fores para servidores Linux... aconselho-te a esqueceres tudo o que envolve Microsoft. Apesar de já existirem modulos para linux que te permitem trabalhar com ASP, .Net, etc... não te aconselho a fazê-lo. trabalha em PHP que é certinho.


Porquê...?

Suporte para ASP em linux há há mais de 3 anos, por exemplo tens o ChilSoft.
Para ASPX então tens o mod_mono. É só procurares, mas aparentemente não fizeste o trabalho de casa.
 
Originally posted by Tafinho
Pelo meio ainda há Perl, que apesar de velhinha é a mais estável e rápida.

Desde k depois não te eskeças dos problemas d segurança caso esteja mal programado, sobretudo kando a usar cgi (get ou post?! já não m lembro :confused: ) e usas o system para "fazeres coisas" lol. |cat
 
Originally posted by Ophelia

Para sites já "gigantescos" ou intranets, aí não há forma de fugires a BDs pagas; tens a "rainha" das BDs - que é Oracle (com que tb nunca trabalhei, mas que tou mortinha para lhe por as mãos em cima), e tens a que uso habitualmente - SQLServer - que é da Microsoft.

hmm.. há muitas mais bds, assim d repente lembro-me de:
Informix
SqlBase
 
Boas!!

Epah é assim da minha experiencia profissional que tenho(apesar de em relação ás BD só ter trabalhado com ORACLE) aconselho vivamente, para projectos pequenos/médios o uso de MySql . Em relação á linguagem para começar PHP.
Caso já se tenha boas bases Jsp, principalmente JSP+Struts (3Bien),mas atenção que com isto é mt fácil fazer asneira...por isso dá mt jeito vasculhar os nosso amigos da Apache e etc...

Qq coisa PM

Regra KISS (essencial em java)
Kepp it simple and stupid
 
Originally posted by NoMercy
Desde k depois não te eskeças dos problemas d segurança caso esteja mal programado, sobretudo kando a usar cgi (get ou post?! já não m lembro :confused: )

Só depende da configuração do servidor, mas regra geral é bastante mais seguro que PHP, especialmente a mexer com SQL, devido à forma como o PHP trata os "escape caracters".
 
Originally posted by Tafinho
Só depende da configuração do servidor, mas regra geral é bastante mais seguro que PHP, especialmente a mexer com SQL, devido à forma como o PHP trata os "escape caracters".

Sim, mas estava a falar kando fazes system(kalker_coisa_k_veio_por_cgi_aki)

em que kalker_coisa_k_veio_por_cgi_aki = cat ficheiro.pl
por exemplo.

Não me lembro kal dos métodos cgi manda os parametros pela barra de endereços do browser, mas s não m engano é o "get".

kando aparece o url lá na barra de endereços do browser poderiam muda-lo/manipula-lo :D para executar algo como o k disse em cima, ou então os caracteres especiais...

há k validar isso bem para k ninguem mande uma expressão regular nun parametro e depois lixar akilo tudo.

Alem disso, o "look" do código em perl tende a ser altamente "criptico"/obscure and obfuscated lol, mas até tem a sua piada.

Ps: não está muito explicito para não dar ideias tristes :D mas com um pouco d imaginação e engenho...
 
Originally posted by NoMercy
Não me lembro kal dos métodos cgi manda os parametros pela barra de endereços do browser, mas s não m engano é o "get".

Isto não é o Perl que faz.
Isto acontece com qualquer liguagem que uses e é defido à especificação do HTML, mas não te preocupes. Se não usages o GET, usas o POST, que os dados não vão com o endereço, vão no corpo, e são igualmente inseguros.

Quanto às chamadas de sistema, existem em todas as liguagems. O que tens de fazer é garantir que os parâmtros que lá metes são seguros, e isso o Perl faz bastante melhor que a maioria das linguagens, em especial PHP que falha MUITO nesse campo.

Já para não falar que Perl corre normalmente com o UID do utilizador, e o PHP corre com o UID do servidor. Se o php fica comprometido, também fica o servidor.
 
Originally posted by Tafinho
Isto não é o Perl que faz.
pois não, faz parte da especificação de cgi. Perl usa cgi tal como muitas outras linguagens.

Originally posted by Tafinho
Isto acontece com qualquer liguagem que uses e é defido à especificação do HTML, mas não te preocupes. Se não usages o GET, usas o POST, que os dados não vão com o endereço, vão no corpo, e são igualmente inseguros.
Quando falei do metodo GET estava-me só a referir k se pode mais facilmente tirar partido dele para explorar defeciencias no código escrito em perl.

Originally posted by Tafinho
Quanto às chamadas de sistema, existem em todas as liguagems. O que tens de fazer é garantir que os parâmtros que lá metes são seguros, e isso o Perl faz bastante melhor que a maioria das linguagens, em especial PHP que falha MUITO nesse campo.
é kom com o k vem dentro dos parametros k estava preocupado, especialmente se vier por GET. Lá em cima no url alguem alterava o valor de um parametro para por exemplo "cat ficheiro.pl"
parametro = "cat ficheiro.pl"
printf(parametro\n) --> printava "cat ficheiro.pl"
s/cat//
printf(parametro\n) -->agora printava " ficheiro.pl", este problema especifico estava resolvido.

para evitar talvex systema(printar(catar ficheiro.pl))

Sim, acredito k perl faça estas validações melhor k a maioria das linguagens, o problema são muitas vezes os programadores :)

Originally posted by Tafinho
Já para não falar que Perl corre normalmente com o UID do utilizador, e o PHP corre com o UID do servidor. Se o php fica comprometido, também fica o servidor.

boa, essa eu ainda não sabia, bad bad PHP :004:

No fundo o k keria dizer era para s ter cuidado com a utilização do system com valores k venham directamente dos parametros.
Não é uma falha de segurança do perl, são é falhas na programação por parte dos programadores. :)
 
Originally posted by NoMercy
pois não, faz parte da especificação de cgi. Perl usa cgi tal como muitas outras linguagens.


Quando falei do metodo GET estava-me só a referir k se pode mais facilmente tirar partido dele para explorar defeciencias no código escrito em perl.


E eu já te tinha dito, que esse problema põe-se em todas as liguagens que usem cgi à partida.
 
Originally posted by Tafinho
Porquê...?

Suporte para ASP em linux há há mais de 3 anos, por exemplo tens o ChilSoft.
Para ASPX então tens o mod_mono. É só procurares, mas aparentemente não fizeste o trabalho de casa.

Fizeste um quote do que eu disse, mas não o deves ter lido....
Eu disse que existe suporte para asp em linux, mas NÃO ACONSELHO...

Trabalho em PHP, crio em Windows, e simplesmente "espeto" tudo em Linux e tudo corre ás mil maravilhas. Em ASP nunca me correu bem... daí o não aconselhar.

Mas tens razão... que existe existe...
 
Originally posted by avantix
Fizeste um quote do que eu disse, mas não o deves ter lido....
Eu disse que existe suporte para asp em linux, mas NÃO ACONSELHO...

Trabalho em PHP, crio em Windows, e simplesmente "espeto" tudo em Linux e tudo corre ás mil maravilhas. Em ASP nunca me correu bem... daí o não aconselhar.

Mas tens razão... que existe existe...


Uma grande verdade...
Tive problemas com ASP em Linux e desisti... PHP all the way...
Se bem que gosto muito de ASP/VB :D
 
Originally posted by estigma
Uma grande verdade...
Tive problemas com ASP em Linux e desisti... PHP all the way...
Se bem que gosto muito de ASP/VB :D

Tb gosto muito de ASP e de tudo o que é .Net, aliás acho que será o futuro do desenvolvimento em massa de aplicações e conteudos web a partilhar info directa com software.

Só tenho pena é de n~ºao ter tempo para explorar isso :(
 
Back
Topo