Q6600 g0 & ga-ep45-dq6

Sumerset

Power Member
Olá

O sistema é composto pelo seguinte:
CPU: Q6600 G0
Dissipador: Noctua NH-12P
Board: GA-EP45-DQ6
Ram: 8GB 2x(2x4GB) GEIL DDR2 800
OS: Vista Ultimate x64

Aqui vao umas imagens:







Preciso de uma ajuda aqui. O Prime95 corre bem em: Small FFTs e In-Place large...

No entanto em Blend crasha passado pouco tempo. Alguém pode dar uma dica??
 
Ai esses timings!! 8|

Porra!! Tens os timings em auto certo?? So pode!! DDR2 com esses timings e mau!! Poe isso nos 5-5-5-15 e ves o super pi la para baixo!!:lol:
 
ele ainda deve estar em afinaçoes e em principio os timings assim relaxados são uma garantia que as rams nao vao limitar

4*2GB é muita ram
 
Realmente tens razao! MAs uns timings de 5-5-5-15 estao garantidos! Isso nao a problema! Vai fazer a diferenca! E parabens pelo cpu! Vale ouro!! O meu para chegar a 3.6ghz eram necessarios 1.58 v-core!!!8|
 
Se só crasha em blend, provavelmente é das memórias, já que nessa opção é onde stressa mais a ram.

Experimenta subir um pouco a voltagem delas.
 
O cpu faz os 4Ghz com a tensão que vêm. No entanto fica bastante instavel. Para ficar mais estável tinha que estar a fazer um pouco mais de afinação nas refs de GTL. Demasiado chato...

Em relação à ram ela vai ficar assim por uma razão. 8GB é muita coisa e apesar do chipset e board dizerem que suportam 16GB a carga é tão grande que estar com timings mais relaxados é a garantia que tudo funciona sobre rodas.

Assim não necessito de andar com clock skews para a frente e para trás.

Vou deixar o CAS em 6 e reduzir os restantes a 5.

De qualquer forma este cpu é dono e senhor de FSB. Quanto mais houver mais ele quer...

Neste momento estou com 3.6GHz=9*401 e com vcore de 1.424

Se alguem me quisesse é dizer pq razão o prime não corre em modo blend... É que nem mesmo sem overclock...

Já agora, o MEMTEST não deve ser visto como um teste à memória!! Para mim é muito mais aceitavel um Superpi a 32M para ver se a ram está estável.

É que o MEMTEST não coloca carga no cpu e por vezes o problema está em fazer a passagem de dados FSB para dados RAM
 
Já agora alguém que me indique onde posso fazer download ou como editar a bios de uma sapphire hd3870 para alterar os valores da fan e ultrapassar a questão dos 860MHz máximos...
 
O meu Q6600 na Rampage não passava dos 465fsb, por isso os Q6600 não é so subir fsb... quad's não se dão muito bem com fsb muito altos.
Quanto ás memorias, as minhas gskill funcionam até 540 com 5-5-5-15 com 2.18V na BIOS. também acredito que essas memorias façam melhor timings.
 
As memorias fazem melhor no entanto não sabes o que é ter 8GB a usar o mesmo "cabo" para "falarem" todas com o sistema.

A questão do FSB é meramente quanto tempo e que disposição tens para andar a brincar aos GTL.

Eu neste momento tenho todos os GTL defenidos para 67% do VTT. No entanto, desde o inicio dos Q6600 e do seu OC, que se tem a noção que os melhores FSB de Quadcore 65nm (Kentsfield) são com gtl entre os 1,1 e 1,5V. Eu cá axo demasiado e prefiro não o fazer com uma dissipação no minimo superior ao arrefecimento a agua.

No entanto existe que o arrisque e já vi bastantes Q6600 a 4GHz e com arrefecimento a ar apenas...

Amanha vou ver qual o FSB max deste! Mas penso que o que me irá limitar é a memória.

De qualquer forma vai ser o máx FSB com 8GB de ram.
 
So para testar as mems tira os modulos e metes so 1! Assim e menos carga no NB! E nao te esquece de aumentar os volts do NB! Nao tenhas medo de aumentar! Eles metem uma redline muito anterior a real! Na minha commando a red line sao 1.4 mas eu ponho 1.7v!!
 
So para testar as mems tira os modulos e metes so 1! Assim e menos carga no NB! E nao te esquece de aumentar os volts do NB! Nao tenhas medo de aumentar! Eles metem uma redline muito anterior a real! Na minha commando a red line sao 1.4 mas eu ponho 1.7v!!

Tu podes colocar o os volts que quiseres, mas andas a abusar, e ainda por cima dizer que não tenha medo de aumentar, é um pouco incorrecto, e demostra pouca cultura de Oc, pois qualquer pessoa minimamente informada sabe que aumentar a voltagem diminui a vida dos componentes, e tende a aumentar a degradação dos componentes quanto maior seja a voltagem aplicada...
 
Back
Topo