Q6600 G0 OverClock Results

Julgo que se criou o mito que todos os Q6600 fazem grandes oc´s. E isso é mentira.

Depois criou-se uma ilusão ao vermos pics atrás de pics de cpu-z com altas frequências e/ou baixas voltagens. No entanto, não significa que o oc está estável. Longe disso.

Dou-te 2 exemplos do meu cpu:





À 1ª vista pode parecer que tenho um cpu do bufo (como muitos por esses foruns fora querem dar a entender). Mas não. Para estabilizar a 3600 tenho de dar pelo menos 1.5v. mas para 3200 só preciso de 1.2375!

Além de o oc não ser uma ciência exacta, depende muito do batch e também do vid que apanhamos.

No teu caso parece que tiveste azar. O vid é alto (e normalmente quanto maior, menor é a capacidade de oc). E é pena porque a tua mobo merecia muito melhor.

De qualquer forma dá uma olhadela aqui. Pode ser que seja útil para ti.
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=154898

Cumps
 
Última edição:
Olá a todos!

Acabei de me cadastrar aki no forum...

Como um amante de overclock vi resultados Impressionantes de overclock com o Q6600.

Tenho um q6600 G0 numa p5kdeluxe com um zalman 9500 led ... qto vcs acham q é possivel colocar nessa configuração?

O máximo q eu consigo é 3.5 ghz... bem baixo perto do q eu vi postado aki no topico.

O teste q eu faço para saber se o over esta estável e aquele teste completo de relatorios do Everest Ultimate 4.20.

Se vcs acham q é possivel um over maior e quiserem me ajudar...

Dudu.
 
Olá a todos!

Acabei de me cadastrar aki no forum...

Como um amante de overclock vi resultados Impressionantes de overclock com o Q6600.

Tenho um q6600 G0 numa p5kdeluxe com um zalman 9500 led ... qto vcs acham q é possivel colocar nessa configuração?

O máximo q eu consigo é 3.5 ghz... bem baixo perto do q eu vi postado aki no topico.

O teste q eu faço para saber se o over esta estável e aquele teste completo de relatorios do Everest Ultimate 4.20.

Se vcs acham q é possivel um over maior e quiserem me ajudar...

Dudu.

Se realmente é um GO tenho a certeza que consegues mais OC do que estás a fazer tanto estável como instável!
Tenho uma mother de igual modelo e de certeza que consegues fazer mais que isso basta teres em atenção as memorias que dispões e fonte que usas...

Cumpz
 
Se realmente é um GO tenho a certeza que consegues mais OC do que estás a fazer tanto estável como instável!
Tenho uma mother de igual modelo e de certeza que consegues fazer mais que isso basta teres em atenção as memorias que dispões e fonte que usas...

Cumpz

Não ponhas a mão no fogo... olha para o meu G0 (post #100). E quanto a instável, não vejo interesse nenhum. Só para a pic?
 
Julgo que se criou o mito que todos os Q6600 fazem grandes oc´s. E isso é mentira.

Depois criou-se uma ilusão ao vermos pics atrás de pics de cpu-z com altas frequências e/ou baixas voltagens. No entanto, não significa que o oc está estável. Longe disso.

Dou-te 2 exemplos do meu cpu:





À 1ª vista pode parecer que tenho um cpu do bufo (como muitos por esses foruns fora querem dar a entender). Mas não. Para estabilizar a 3600 tenho de dar pelo menos 1.5v. mas para 3200 só preciso de 1.2375!

Além de o oc não ser uma ciência exacta, depende muito do batch e também do vid que apanhamos.

No teu caso parece que tiveste azar. O vid é alto (e normalmente quanto maior, menor é a capacidade de oc). E é pena porque a tua mobo merecia muito melhor.

De qualquer forma dá uma olhadela aqui. Pode ser que seja útil para ti.
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=154898

Cumps


Claro que compreendo que muita gente coloca pics de settings fabulosas sem estabilidade alguma. Mas no caso do G0, tudo o que vejo são altos FSBs por todo o lado. Por isso nunca pensei que me saísse coisa tão ranhosa. É claro que não sou o único com uma ovelha negra, mas às tantas os que arranjam ovelhas negras não postam resultados.

Obrigado pelo link, vou ver se ajuda, embora a minha board seja a DFI Lanparty DK e não a UT! Não devem diferir muito em termos de BIOS settings.

Abraço
 
O que é realmente estranho na CPU do GL@SS é que faz os 3200MHz (400x8) com 1,3625v e 3400MHz (425x8) com 1,400v e depois para

os 3600MHz nem com 1,6v. O que nos levou a pensar que nos está a escapar qualquer pormenor, aka kit de unhas, nesta equação.

Não sei se será problema única e exclusivamente da CPU, pois também podemos estar a negligenciar algum das definições/funções

que esta motherboard (afinal de contas é uma DFI, e já toda a gente sabe que elas têm mau feitio :-D) possui.

O pior de tudo é que montamos o sistema com tanto carinho com o número mágico (3,6) sempre no pensamento, e depois, na hora da verdade

levamos com um balde de água fria destes :005:

Ahh, GL@SS já sabes, se não te chegar um Q6600@3,2GHz, passa cá por casa que eu empresto-te o meu XP-M@2,4GHz :D:004:
 
Na tabela quue colocas-te o CPU a 450 vi que tens as mems a 450 cas6 com 2.0... Pk não experimentas com cas5 a 2.2?!?!?!

Julgo que a voltagem normal das mems é de 1.8. 2.2 já é capaz de ser demais.

De qualquer forma convém relaxar bem as mems para ter a certeza que não são o foco da instabilidade.

Para piorar as coisas não encontrei informação nenhuma sobre o batch do cpu. Sabe-se alguns batches (ex. 737) apresentam grandes resultados.

Outra coisa a jogar contra é o vid. Como já tive oportunidade de dizer, parece haver uma relação forte entre o vid/oc. À partida cpus com vids mais altos fazem menos oc, havendo no entanto excepções.
Se não me engano, o vid do mascarilha é igual ao teu e bufa que nem doido.
 
Exactamente, a tentativa nunca foi puxar pelas mems, por isso sempre tentei relaxá-las. A filosofia foi primeiro tentar conhecer bem o processador, depois ia passar para a conciliação com memórias naquelas tentativas onde esteve Prime Stable.

Mas desisti e neste momento está a 365 x 9 @ 1.4000 V e memórias 1:1 4-4-4-10 2T @ 1.8000V

Também já procurei info no meu batch e nem sequer aparece no Google... às tantas é contrafeito!

O Blasar foi boa ajuda, eu desgostoso como tudo e ele sempre a perguntar se queria trocar pelo dele! lol
 
O que é realmente estranho na CPU do GL@SS é que faz os 3200MHz (400x8) com 1,3625v e 3400MHz (425x8) com 1,400v e depois para

os 3600MHz nem com 1,6v. O que nos levou a pensar que nos está a escapar qualquer pormenor, aka kit de unhas, nesta equação.


Estás a comparar Voltagens diferentes.

Ele faz 400 x 8 @ 1,3625V (Lido na BIOS) que corresponde a 1,3120V no XP @ Full.

E faz 425 x 8 @ 1,4500V, Bios, que depois no windows corresponde a 425 x 8 @ 1,3760V @ Full.

Isso também é algo de estranho, tem um vdrop imenso. Entre os 40 e os 80 mV. Numa board onde o circuíto de alimentação é suposto ser tão bom e estável, acho estranho, mas também não tenho com quem comparar...
 
O que é realmente estranho na CPU do GL@SS é que faz os 3200MHz (400x8) com 1,3625v e 3400MHz (425x8) com 1,400v e depois para

os 3600MHz nem com 1,6v. O que nos levou a pensar que nos está a escapar qualquer pormenor, aka kit de unhas, nesta equação.

Não sei se será problema única e exclusivamente da CPU, pois também podemos estar a negligenciar algum das definições/funções

que esta motherboard (afinal de contas é uma DFI, e já toda a gente sabe que elas têm mau feitio :-D) possui.

O pior de tudo é que montamos o sistema com tanto carinho com o número mágico (3,6) sempre no pensamento, e depois, na hora da verdade

levamos com um balde de água fria destes :005:

Ahh, GL@SS já sabes, se não te chegar um Q6600@3,2GHz, passa cá por casa que eu empresto-te o meu XP-M@2,4GHz :D:004:
O meu E6420 faz os 3.2Mhz com 1,32V e para 3400 só com 1,45V;) agora está a 3600Mhz com 1,55V(abaixo dos 60ºC como é óbvio:D)
 
Se realmente é um GO tenho a certeza que consegues mais OC do que estás a fazer tanto estável como instável!
Tenho uma mother de igual modelo e de certeza que consegues fazer mais que isso basta teres em atenção as memorias que dispões e fonte que usas...

Cumpz


Vlw pela dica! Quanto aos links nao consegui abrir... diz q eu nao tenho permissão...

Vc acha que esses overs q eu vi aki de 4ghz são instaveis?

Qual a versão da bios q vc usa? As memorias aguentam numa boa o cpu q na hora do stress reinicia....
 
Sinto-me como se me tivesse saído a fava num raio dum bolo rei repleto de brindes.... :sad:




Nessa tabela têm o registo de (quase) todas as tentativas de overclocking que fiz ao meu Q6600 G0.

Ia continuar com multiplicador mais baixo, mas ando desgostoso e por isso parei. Ou ando a fazer algo de errado, ou foram buscar o mais rasca que lá tinham para me enviar...

Peço-vos a vossa opinião para melhorar isto um pouco..

Em termos de temperatura tive todos os cores abaixo de 60 graus em todos os testes. Embora em alguns desses testes o processador nem sequer foi a full.. Em todos eles entrei para o Windows normalmente. Prime Stable para mim significa pouco mais de 5 minutos, claro que pode não ser stable, mas isto é a primeira abordagem. Estou a utilizar RAID 0 controlado pelo ICH9R da minha board, com dois discos WD2500KS.

Deixo outra pic de um dos testes que não está na tabela (450x7):



e mais outra (425x8):





Até q enfim vejo alguem falando da minha realidade...rsrsrs

Tb penei para conseguir over com o meu G0... até 3.4ghz é moleza... deixei praticamente tudo no auto inclusive o vcore.

Acima disso tive q mecher nas voltagens todas da minha placa mae.... e por enquanto só consegui miseros 3.5 ghz.

Vc acha q esses overs acima de 4ghz são estaveis? Rodar o Super Pi pra mim e nada é a mesma coisa....rsrsrs
 
29122007101mg9.jpg


Aqui estao as settings na bios de uma Maximus formula para o Q6600 estar estavel a 3800mhz...
 
Pessoal ja testei o meu Q6600 G0 a 3.6 e aguenta-se com 1.45 de vcore. As temps a jogar é que vai aos 62graus, tenho um cooler tuniq tower lfb 120. Se der voltagem a mais , o que acontece ?
 
Pessoal ja testei o meu Q6600 G0 a 3.6 e aguenta-se com 1.45 de vcore. As temps a jogar é que vai aos 62graus, tenho um cooler tuniq tower lfb 120. Se der voltagem a mais , o que acontece ?

tenho uma dúvida as temperaturas que se tem de ter mais em atenção quando se overclocka o q6600 é a temperatura do processador em si ou dos 4 cores? e já agora os 71ºC de limite são para o processador ou para os cores?
 
é que se for para o processador, eu tenho isto sempre fresquinho a 3.6. Se for para os cores já não é bem assim, em full load (OCCT e prime95) fico-me na casa dos 60 e tal em cores e menos de 50 no processador; os cores podem chegar aos 72 max se tiver o aquecedor do quarto ligado - isto interessa-me pois qualquer dia chega o tempo mais quente e não quero isto frito! xD
 
Back
Topo