Q6600 GO ou Q9450?

Yes Master

Banido
Aguardei o fim do ano, e já percebi que terei de aguardar um pouco mais...um mês talvez...e para quê?

Os yorkfield saiem por estes dias (Q1). Todos aguardamos ansiosamente? Mas porquê? Eu imagino que seja para satisfazermos a nossa curiosidade e saber de uma vez quais os preços dos mesmos cpus. Sim, só pode ser. Afinal, é melhor comprar um Q9450? Ou será sempre - até esse nível - melhor compra o Q6600 GO?

Porque, todos os dias vou pensando que mesmo em oc, a opção 6600 GO poderá ser a melhor.

Mas será assim?
 
Segundo dizem, o Q6600 para OC é melhor que o futuro Q9450, visto que o Q9450 vem com o multiplicador a 8X, ou pelo menos presume-se que venha.

Para quem não for fã do OC, ou não pretenda fazer OC, o Q9450 será melhor compra, tem consumo mais baixo, temperaturas mais baixas e uma arquitectura nova face ao Q6600.
 
e o multiplicador do 6600 GO é menor?

a propósito, como se calcula a capacidade do cpu com base no multiplicador?
O fsb de um cpu é quad pumped (x4), ou seja um cpu 1066:4= 266 , este é o valor que multiplicado pelo multiplicador do cpu da o clock real do mesmo.
Q6600 tem 1066 de fsb e tem multi x9
266x9= 2400Mhz ou 2.40Ghz.

cumpz.
 
O clock do CPU é medido pelo FSB e pelo multiplicador, por exemplo, o meu processador, o E6750 funciona a 2.66Ghz, que é 333Mhz (FSB) x 8 (multiplicador).

Ora, um processador com um multiplicador mais alto, consegue mais OC porque não necessita de ter incremento de FSB tão altos, e como isso consegue mais estabilidade a clocks maiores.

Se fosse um processador com multiplicador de 9 ou mais, para lhe fazer OC não era necessário atingir FSB tão altos.
 
Quanto à capacidade de clock do cpu já percebi. No entanto, na prática, e quanto aos dois cpu's em concreto, qual o argumento a seguir? Será que é o multiplicador do 6600? ou será a nova arquitectura do 9450 a 45nm? qual seria a primeira escolha?
 
Quanto à capacidade de clock do cpu já percebi. No entanto, na prática, e quanto aos dois cpu's em concreto, qual o argumento a seguir? Será que é o multiplicador do 6600? ou será a nova arquitectura do 9450 a 45nm? qual seria a primeira escolha?


a primeira escolha seria o de 45nm...é novo e tal....mas não sei até que ponto compensa esperar.... e deve ser mais caro...com um Q6600 não tens problemas com CPU por uns anitos..xD
 
Nem por isso..

1148_2.gif



Apesar de se esperar que o Q6600 faça mais overclock que o Q9450 devido ao multiplicador, o Q6600 é de 1066fsb e tem 8mb de cache e trabalha a 2.40ghz contra os 1333 de fsb e 12 mb de cache do Q9450 a 2.66ghz.

Obviamente (e quem não for burro) se o preço estiver equivalente que a escolha recai no novo Q9450.. Até porque é mais fresquito e tal e pelo que já mencionei anteriormente.

É preciso é ter board e pc para eles :P
 
Nem por isso..

1148_2.gif



Apesar de se esperar que o Q6600 faça mais overclock que o Q9450 devido ao multiplicador, o Q6600 é de 1066fsb e tem 8mb de cache e trabalha a 2.40ghz contra os 1333 de fsb e 12 mb de cache do Q9450 a 2.66ghz.

Obviamente (e quem não for burro) se o preço estiver equivalente que a escolha recai no novo Q9450.. Até porque é mais fresquito e tal e pelo que já mencionei anteriormente.

É preciso é ter board e pc para eles :P


Já tinha visto esse quadro, mas o seu lancçamento foi adiado...talvez fevereiro/março...

Entretanto, comprei uma asus p5e, que dá para 45nm, mas...não tenho o cpu para colocar...

o que eu acho é que nestas coisas de informática tempo é inimigo de nós, pois qdo vamos decidimos comprar outros produtos saíram. Imagino que os 45nm yorkfield vão ser melhores, mas quantos de vós acha que se deve esperar 2 meses?
 
eu acho, tive 2 meses á espera da minha 8800gt e não morri, fui me desenrascando e tal..

Eu cá (que tambem vou trocar de cpu e tou como tu) vou esperar pelos Q9450... Agora tu é só decidires-te.. o quadro está aí ;)
 
9450

não sei se a 8800 gt XXX será "actual" daqui a 2 meses... tb a queria encomendar. Mas assim, uma peça segura as outras. e a memória tb terá de ser comprada mais tarde e a fonte... queria a twinxtreem 4-4-4-10 e se calhar uma nox... bem, se calhar é realmente melhor aguardar...2 meses :sad:
 
9450

não sei se a 8800 gt XXX será "actual" daqui a 2 meses... tb a queria encomendar. Mas assim, uma peça segura as outras. e a memória tb terá de ser comprada mais tarde e a fonte... queria a twinxtreem 4-4-4-10 e se calhar uma nox... bem, se calhar é realmente melhor aguardar...2 meses :sad:

Claro que será actual... Tudo o que existe de jogos a 8800GT 512mb corre ao máximo, daqui a 2 meses continuará a correr, daqui a 1 ano é que o caso pode mudar de figura :P

Mas se eu fosse a ti e voltando á questão dos processadores eu esperava... Devem tar para sair umas review's e tal e face to face (Q6600 vs Q9450) e então aí tiras as tuas conclusões ;)

Cumps
 
Nem por isso..

1148_2.gif



Apesar de se esperar que o Q6600 faça mais overclock que o Q9450 devido ao multiplicador, o Q6600 é de 1066fsb e tem 8mb de cache e trabalha a 2.40ghz contra os 1333 de fsb e 12 mb de cache do Q9450 a 2.66ghz.

Obviamente (e quem não for burro) se o preço estiver equivalente que a escolha recai no novo Q9450.. Até porque é mais fresquito e tal e pelo que já mencionei anteriormente.

É preciso é ter board e pc para eles :P

Não sei se ainda é assim mas o fsb aumenta com o overclock por isso a única vantagem é mesmo a cache (a nivel de overclock).
Como tem maior multiplicador exige um menor "esforço da board para um oc equivalente (isto comparando os 2 modelos). É fazer as contas.
É para overclock? q6600
É para tar em stock (ou rezar para que o cpu faça o mesmo oc) e pode-se esperar uns meses e pagar mais ~70€? Entao aqui a escolhe racai no Q9450
 
Acho o pessoal está a olhar muito para o multi e pouco para o FSB.
Com um q6600, para chegar aos 3.2 basta 355 de fsb. Para os 3.6, 400.
E, na maioria dos casos, para o dia-a-dia não se usa mais que isto devido, normalmente, às temps altas em full.
É claro que há outros casos, como de quem usa WC, quem tem sistemas bem ventilados ou lhes toca na rifa componentes (cpu's e/ou motherboards) que overclockam bem com voltagens (e temps) abaixo da maioria.

Para conseguir meter um q9450 a essas mesmas velocidades, precisam de 400 e 450 de FSB, para os 3.2 e 3.6, respectivamente.
O problema das temps aqui é menor, porque os 45nm são mais fresquinhos. Em relação a estes, interessa então saber se dá para puxar por eles até aos 400/450 ou não (fsb wall).
Além disto, é arranjar uma motherboard que aguente com estes bixos já overclockados, sem aquecer muito. Motherboards a darem 400 fsb já há por aí, 450 também há algumas (DFI Blood Iron, por exemplo), mais hão-de vir, é questão de ver na altura como se comportam...

Posto isto, é comparar o despempenho deles à mesma velocidade, analisar se os ganhos compensam ou não.

Eu estou à espera destes bichinhos e não me importo de esperar pois espero também que as mems (DDR3) desçam de preço, apareçam por aí motherboards jeitosas e, com alguma sorte, haja surpresas agradáveis em relação às gráficas. O meu pc já tem uns aninhos, o próximo terá que durar uns anitos por isso acredito que a espera (até Abril) compensará...mas quando houver mais em concreto, logo vejo. Se os q9450 se revelarem piores que os q6600, vou para o q6600 e olha, perdi uns 3 ou 4 meses mas antes isso que arrepender-me de dinheiro mal gasto.

Cumps
;)
 
Ja somos 2. Tambem vou comprar para Abril. A escolha vai passar pelo Q9450 e tambem vou esperar pelo lançamento (espero que até Abril) das novas Gráficas 9xxxx. Entretanto as DDR3 baixam e para quem se anda a arrastar ha anos mais 2 ou 3 meses...nem conta.

Cumps
 
Acho o pessoal está a olhar muito para o multi e pouco para o FSB.
Com um q6600, para chegar aos 3.2 basta 355 de fsb. Para os 3.6, 400.
E, na maioria dos casos, para o dia-a-dia não se usa mais que isto devido, normalmente, às temps altas em full.
É claro que há outros casos, como de quem usa WC, quem tem sistemas bem ventilados ou lhes toca na rifa componentes (cpu's e/ou motherboards) que overclockam bem com voltagens (e temps) abaixo da maioria.

Para conseguir meter um q9450 a essas mesmas velocidades, precisam de 400 e 450 de FSB, para os 3.2 e 3.6, respectivamente.
O problema das temps aqui é menor, porque os 45nm são mais fresquinhos. Em relação a estes, interessa então saber se dá para puxar por eles até aos 400/450 ou não (fsb wall).
Além disto, é arranjar uma motherboard que aguente com estes bixos já overclockados, sem aquecer muito. Motherboards a darem 400 fsb já há por aí, 450 também há algumas (DFI Blood Iron, por exemplo), mais hão-de vir, é questão de ver na altura como se comportam...

Posto isto, é comparar o despempenho deles à mesma velocidade, analisar se os ganhos compensam ou não.

Eu estou à espera destes bichinhos e não me importo de esperar pois espero também que as mems (DDR3) desçam de preço, apareçam por aí motherboards jeitosas e, com alguma sorte, haja surpresas agradáveis em relação às gráficas. O meu pc já tem uns aninhos, o próximo terá que durar uns anitos por isso acredito que a espera (até Abril) compensará...mas quando houver mais em concreto, logo vejo. Se os q9450 se revelarem piores que os q6600, vou para o q6600 e olha, perdi uns 3 ou 4 meses mas antes isso que arrepender-me de dinheiro mal gasto.

Cumps
;)

Nem mais, mais vale esperar e ficar bem servido do que comprar logo e depois ficarmos mal servidos porque poderíamos ter X ou Y. ;)

Cumps espero que as dúvidas tenham ficado esclarecidas.
 
Para conseguir meter um q9450 a essas mesmas velocidades, precisam de 400 e 450 de FSB, para os 3.2 e 3.6, respectivamente.
O problema das temps aqui é menor, porque os 45nm são mais fresquinhos. Em relação a estes, interessa então saber se dá para puxar por eles até aos 400/450 ou não (fsb wall).
Além disto, é arranjar uma motherboard que aguente com estes bixos já overclockados, sem aquecer muito. Motherboards a darem 400 fsb já há por aí, 450 também há algumas (DFI Blood Iron, por exemplo), mais hão-de vir, é questão de ver na altura como se comportam...


Cumps
;)[/quote]

Eu tenho a mobo P5E. É possível puxa-la até aos 400/450 fsb? Não sei qual o barramento dela. Com o 9450, claro.
 
Back
Topo