Q6600 OC com o Cooler de origem

mcatalao

Membro
Boa tarde a todos!

Bem, a minha máquina antiga deu-me alguns problemas, o pc deixou de ligar... Pura e simplesmente. Tinha visto alguns casos de boards do modelo da minha (asus p4p800 e-deluxe) a terem este problema estranho, mas que voltavam à vida depois de tirar os componentes todos e os meter outra vez, mas não tive essa sorte. Não sei se tinha algum componente lixado mas a verdade é que isso não solucionou nada.

Como já andava há uns tempos de olho nos quad core, e construí uma máquina dessas a um amigo meu há uns tempos (ainda a versão b3) optei por comprar o seguinte para matar 2 coelhos e fazer a manutenção e o upgrade:

Intel Q6600 G0
Asus P5Q Pro
2 GB Ram Corsair Dominator (possível upgrade para 4 pois estou à espera de um Windows XP64 PRO)
Asus 3500 qqcoisa (gráfica pcie 2.0 com 512 mb ram onboard)
Fonte de alimentação (n sei que marca :( )

Da outra máquina foi mantida a caixa (uma silent da thermaltake, acho) um gravador de dvd's ide, 2 discos SATA 2, e 1 disco IDE 133.

Montei as coisas com calma, adicionando os componentes 1 a 1 não fosse um deles estar estragado, e correu tudo sobre rodas.
Não reinstalei o Sistema operativo, fiz apenas upgrades dos drivers da Mboard e da gráfica e o gajo nem se queixa. É por estas que continuo a adorar o XP!

Esta máquina é para usar no meu estúdio de produção audio, com algumas aplicações que fazem uso de cores múltiplos - Cubase, Reaper, Muitos VST's e instrumentos virtuais, e o Reason.

Como o Reason não faz uso das potencialidades dos múltiplos cores, fiquei com a ideia que estando agora com uma máquina com um clock final inferior que aquele que tinha (P4 a 3 gHz) pensei que iria ficar com menos capacidade. Daí pensei em fazer um ligeiro oc, para que este q6600 chegasse aos 3 GHz.

Para já, e reparem que não quero ter um OC superior, fiz este pequeno OC com o Cooler original. Para terem ideia a única coisa que alterei foi o FSB para 340.
Em termos de temp, o core1 está-se pelos 40 a 44 º em utilização média, e mantém-se pelos 37 a 38 em Idle. Desliguei as opções de poupança de energia na mboard, e fiz o oc directo na bios, porque essas opções alteram os clocks do cpu em tempo real e "lixam" o audio durante as gravações porque "roubam" recursos durante a operação de alterar a velocidade.


A questão é... Para estas temperaturas (não me recordo do Vcore) e assumindo que os 3 GHZ acham que tenho de mudar de cooler?

Se sim, preciso que o Cooler seja o mais silencioso possível!

Obrigado!
 
Só se quiseres mais silêncio, pois com as temperaturas que tens não será necessário.

Cumps

Ok, Muito obrigado!

Vou ficar-me pelo stock cooler. A máquina está bastante silenciosa, e tenho-a numa area do tipo mini datacenter, por detrás de uma parede de betão armado (é a sustenação das escadas de uma vivenda de 4 andares!), de modo que não preciso que ela seja mais silenciosa!
 
Se quiseres começar a fazer overclock, aí sim, é recomendável um cooler. Mas só se as temperaturas começarem a subir bastante.

Cumps
 
Como o Reason não faz uso das potencialidades dos múltiplos cores, fiquei com a ideia que estando agora com uma máquina com um clock final inferior que aquele que tinha (P4 a 3 gHz) pensei que iria ficar com menos capacidade. Daí pensei em fazer um ligeiro oc, para que este q6600 chegasse aos 3 GHz.

Só para esclarecer um ponto, e para que tenhas conhecimento para o futuro, para qualquer eventual conversa que tenhas com alguem ou duvidas que apresentes, esse Q6600 a 2.4Ghz ( velocidade original ) é bem mais rapido do que o teu antigo P4 a 3.0. Mesmo usando aplicacoes em que só um dos cores seja utilizado. Com o cpu a 3.0, penso que já notas-te que ele é bastante superior ao seu antecessor. São arquitecturas diferentes.

Quanto ás temperaturas, com o cooler que vem de origem dá para pequenos OC como esse.
 
(...)é bem mais rapido do que o teu antigo P4 a 3.0. Mesmo usando aplicacoes em que só um dos cores seja utilizado. Com o cpu a 3.0, penso que já notas-te que ele é bastante superior ao seu antecessor. São arquitecturas diferentes.

Quanto ás temperaturas, com o cooler que vem de origem dá para pequenos OC como esse.

Boas!

Obrigado! Acabei por constatar isso nos projectos antigos que eram um bocado exigentes para a minha anterior máquina. Existe também um projecto de pseudo-benchmark do reason que vai carregando varios dos devices da aplicação sequencialmente. O meu portátil não passa dos 12, o P4 ia 22, esta máquina não só corre todo o projecto como também não passa dos 15 % no processador... Apenas vai tendo alguns picos a 20 ou 30% num dos cores!!! Mesmo com esse projecto a temperatura mantém-se nos 44 ºC...

O Próximo passo nesta máquina é a ram. Inicialmente tinha 2, mas mandei vir uns refills que são gigantes e preciso de bastante ram por causa disso e dos vst's que uso. Então já está encomendada a mesma ram que tinha (Corsair dominator) mas 4 GB, e no mês que vem meto mais 4. ;)

MC
 
Boas!

Obrigado! Acabei por constatar isso nos projectos antigos que eram um bocado exigentes para a minha anterior máquina. Existe também um projecto de pseudo-benchmark do reason que vai carregando varios dos devices da aplicação sequencialmente. O meu portátil não passa dos 12, o P4 ia 22, esta máquina não só corre todo o projecto como também não passa dos 15 % no processador... Apenas vai tendo alguns picos a 20 ou 30% num dos cores!!! Mesmo com esse projecto a temperatura mantém-se nos 44 ºC...

O Próximo passo nesta máquina é a ram. Inicialmente tinha 2, mas mandei vir uns refills que são gigantes e preciso de bastante ram por causa disso e dos vst's que uso. Então já está encomendada a mesma ram que tinha (Corsair dominator) mas 4 GB, e no mês que vem meto mais 4. ;)

MC

Valem bem a pena as Corsair Dominator.Eu tenho 8 gigas Corsair Dominator a 1066 e estou bastante contente mas só tem um senão:aquecem bastante.
Compra as que já vêm com ventoinha ou então compra as ventoinhas à parte.

Cumps.
 
Back
Topo