1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Q6600 OC com o Cooler de origem

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por mcatalao, 11 de Agosto de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 1063)

1. Boa tarde a todos!

Bem, a minha máquina antiga deu-me alguns problemas, o pc deixou de ligar... Pura e simplesmente. Tinha visto alguns casos de boards do modelo da minha (asus p4p800 e-deluxe) a terem este problema estranho, mas que voltavam à vida depois de tirar os componentes todos e os meter outra vez, mas não tive essa sorte. Não sei se tinha algum componente lixado mas a verdade é que isso não solucionou nada.

Como já andava há uns tempos de olho nos quad core, e construí uma máquina dessas a um amigo meu há uns tempos (ainda a versão b3) optei por comprar o seguinte para matar 2 coelhos e fazer a manutenção e o upgrade:

Intel Q6600 G0
    Asus P5Q Pro
    2 GB Ram Corsair Dominator (possível upgrade para 4 pois estou à espera de um Windows XP64 PRO)
    Asus 3500 qqcoisa (gráfica pcie 2.0 com 512 mb ram onboard)
    Fonte de alimentação (n sei que marca :( )

Da outra máquina foi mantida a caixa (uma silent da thermaltake, acho) um gravador de dvd's ide, 2 discos SATA 2, e 1 disco IDE 133.

Montei as coisas com calma, adicionando os componentes 1 a 1 não fosse um deles estar estragado, e correu tudo sobre rodas.
    Não reinstalei o Sistema operativo, fiz apenas upgrades dos drivers da Mboard e da gráfica e o gajo nem se queixa. É por estas que continuo a adorar o XP!

Esta máquina é para usar no meu estúdio de produção audio, com algumas aplicações que fazem uso de cores múltiplos - Cubase, Reaper, Muitos VST's e instrumentos virtuais, e o Reason.

Como o Reason não faz uso das potencialidades dos múltiplos cores, fiquei com a ideia que estando agora com uma máquina com um clock final inferior que aquele que tinha (P4 a 3 gHz) pensei que iria ficar com menos capacidade. Daí pensei em fazer um ligeiro oc, para que este q6600 chegasse aos 3 GHz.

Para já, e reparem que não quero ter um OC superior, fiz este pequeno OC com o Cooler original. Para terem ideia a única coisa que alterei foi o FSB para 340.
    Em termos de temp, o core1 está-se pelos 40 a 44 º em utilização média, e mantém-se pelos 37 a 38 em Idle. Desliguei as opções de poupança de energia na mboard, e fiz o oc directo na bios, porque essas opções alteram os clocks do cpu em tempo real e "lixam" o audio durante as gravações porque "roubam" recursos durante a operação de alterar a velocidade.

A questão é... Para estas temperaturas (não me recordo do Vcore) e assumindo que os 3 GHZ acham que tenho de mudar de cooler?

Se sim, preciso que o Cooler seja o mais silencioso possível!

Obrigado!

2. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Só se quiseres mais silêncio, pois com as temperaturas que tens não será necessário.

Cumps

3. Ok, Muito obrigado!

Vou ficar-me pelo stock cooler. A máquina está bastante silenciosa, e tenho-a numa area do tipo mini datacenter, por detrás de uma parede de betão armado (é a sustenação das escadas de uma vivenda de 4 andares!), de modo que não preciso que ela seja mais silenciosa!

4. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Se quiseres começar a fazer overclock, aí sim, é recomendável um cooler. Mas só se as temperaturas começarem a subir bastante.

Cumps

5. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Só para esclarecer um ponto, e para que tenhas conhecimento para o futuro, para qualquer eventual conversa que tenhas com alguem ou duvidas que apresentes, esse Q6600 a 2.4Ghz ( velocidade original ) é bem mais rapido do que o teu antigo P4 a 3.0. Mesmo usando aplicacoes em que só um dos cores seja utilizado. Com o cpu a 3.0, penso que já notas-te que ele é bastante superior ao seu antecessor. São arquitecturas diferentes.

Quanto ás temperaturas, com o cooler que vem de origem dá para pequenos OC como esse.

6. Boas!

Obrigado! Acabei por constatar isso nos projectos antigos que eram um bocado exigentes para a minha anterior máquina. Existe também um projecto de pseudo-benchmark do reason que vai carregando varios dos devices da aplicação sequencialmente. O meu portátil não passa dos 12, o P4 ia 22, esta máquina não só corre todo o projecto como também não passa dos 15 % no processador... Apenas vai tendo alguns picos a 20 ou 30% num dos cores!!! Mesmo com esse projecto a temperatura mantém-se nos 44 ºC...

O Próximo passo nesta máquina é a ram. Inicialmente tinha 2, mas mandei vir uns refills que são gigantes e preciso de bastante ram por causa disso e dos vst's que uso. Então já está encomendada a mesma ram que tinha (Corsair dominator) mas 4 GB, e no mês que vem meto mais 4. ;)

MC

7. V_for_Vendetta

V_for_Vendetta Power Member

Valem bem a pena as Corsair Dominator.Eu tenho 8 gigas Corsair Dominator a 1066 e estou bastante contente mas só tem um senão:aquecem bastante.
    Compra as que já vêm com ventoinha ou então compra as ventoinhas à parte.

Cumps.

8. Stormgiant

Staff Member

A que velocidade e timings estás a usa-las ?

9. V_for_Vendetta

V_for_Vendetta Power Member

Não percebo muito disso mas estou a usar os timings de origem.A velocidade é que só uso 800 porque a Abit só vai até aos 800.

10. Stormgiant

Staff Member

Pela maneira que falaste, pensei que estivessem com um belo OC :P
    Para correr a 800 default, qualquer marca de jeito serve entao ;)

Partilhar esta Página