1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Q6600 TjMax

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por kaza, 21 de Março de 2009. (Respostas: 17; Visualizações: 2140)

1. kaza

kaza Power Member

Boas.
    Acredito que este assunto já tenha sido discutido por aqui, mas estou realmente confuso.
    Vi que segundo a Intel o TjMax do Q6600 é 90ºC, mas em muitos fóruns dizem que esse valor está errado, alguém sabe afinal qual o TjMax deste processador? :(

2. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Por acaso nunca ligo a esse parâmetro. Só me preocupo que determinado cpu nunca passe de determinada temperatura por X tempo...

3. kaza

kaza Power Member

Eu precisava de este valor para configurar o real temp, se eu meter o tjmax a 90, o meu cpu fica a 25ºC ideal, o que acho muito pouco, se meter o tjmax a 100ºC (default do programa ) fica a 35ºC, que já me parece um valor mais correcto, mas sinceramente não sei qual será o mais certo

4. WindWalker

WindWalker Power Member

Tjmax 90ºC => 25ºC => 90-25=65ºC abaixo do limite.

O que interessa é ficar uns 20~30ºC abaixo do limite, a correr um teste de carga como o IntelBurnTest. Isso significa que, em média, o CPU estará a uns 35~40ºC do limite em uso diário (em carga!), o que é mais que seguro.

Acho ninguém sabe bem qual é o Tjmax correcto, mas eu inclino-me mais para os 100ºC.

5. kaza

kaza Power Member

O meu grande problema é que com o Tjmax configurado para 100ºC, a correr o IntelBurnTest sem overclock no cpu ou seja 2.4GHz de origem atinjo 71, 72ºC :(

Ou seja, já está no limite dos 30ºC

6. kaza

kaza Power Member

Fiz novos testes e aconteceu o seguinte:

Fui à minha bios e o VCore estava em default, tudo bem, mas o default do meu processador (Vid) é 1.325, o que acho demasiado alto, porque no IntelBurn Test cheguei a atinjir 78ºC no core0, com o processador na velocidade de origem (2.40GHz), o que eu fiz agora foi meter na minha board 1.18 para o vcore, testei novamente o IntelBurn Test e o processador agora é raro passar dos 60ºC e os testes correm sempre a 100%, o estranho é que encuanto estou a fazer os testes no IBN o cpu-z dis que o vcore está a 1.120, é normal uma queda tão grande em relação ao que eu meti na bios? :confused:

7. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

O que descreves é perfeitamente normal e acontece sempre. já descobriste o undervolting :D nunca mais vais ver os cpu's como até agora ;)

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Existe sempre um overvolt em relação ao valor mínimo necessário de tensão para a frequência original.

Assim a Intel garante que a probabilidade do CPU não funcionar de forma estável à frequência original é ínfima (do género 0,000000001%).

A contra-partida é que o utilizador tem um CPU que aquece um pouco mais, desnecessariamente.

9. kaza

kaza Power Member

Isto começa a ficar interessante, sempre ganho margem de manobra para overclock, pensei que a voltagem de origem fosse a necessária para o CPU funcionar, e que para fazer mais overclock era preciso aumentar o vcore de origem, mas assim vou testando até onde ele vai à minima voltagem possivel para ele estar estavel, sempre se poupa no aquecimento xD

10. rav3n

rav3n Power Member

muito raramente um cpu precisa da voltagem stock para trabalhar em default
    tem a ver com o que o WindWalker descreveu e tb com o facto dos cpu's degradarem com o tempo, e consequentemente a voltagem minima ir aumentando com o tempo. no entanto este efeito é, normalmente, minimo

Última edição: 22 de Março de 2009
  11. kaza

kaza Power Member

Estou a ver, obrigado pelas informações ;)

12. vso

vso Power Member

TJmax:

Q6600 G0: 95º

Q6600 B3: 85º

Assim podes ver as temps bem, e jogar melhor com o overcloking.

13. kaza

kaza Power Member

Eu tenho configurado para 100ºC

Na intel diz:

Mas já não me preocupo muito, porque seja qual for o Tjmax que se defina a distancia ao mesmo é sempre a mesma, por isso apenas tento nunca ir além dos 30 ~ 25 ºC para atinjir o Tjmax

EDIT: Já estive a pesquisar melhor e ao que parece estes dados não são o TJmax, parecem ser o Tjunction ou lá como se chama

Última edição: 22 de Março de 2009
  14. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

15. kaza

kaza Power Member

Desculpem ter aberto outro tópico à poco, mas como a pergunta era um poco diferente pensei que tivexe de o abrir.

Bem, agora estou com outra dúvida, esta deve ser uma dúvida mesmo noob, mas enfim, então cá vai

Sei que o CPU não convem estar proximo do tjmax menos de 30~20 graus, a minha duvida é, O que é que nãp convem ficar próximo dessa temperatura, a temperatura do CPU ou dos núcleos, é que a diferença é bastante, eu ás vezes tenho os núcleos a 50ºC e o cpu a uns 38 40 :S

16. MinisterOfSound

MinisterOfSound Power Member

Boas,

Que cooler e massa térmica tens? Embora o meu cpu esteja em watercooling as diferenças de temperatura de 1 core para outro nunca superam os 3º +/-.

Já agora, o Tj que eu e muitos usam para o Q6600 G0 é 95º.

Cumps.

17. kaza

kaza Power Member

Tenho o scythe ninja 2 com a massa que vem com ele, penso que seja +/-, parece ter prata.
    O meu CPU está a boas temperaturas, queria era saber por onde se guiam, por exemplo, no Everest a temperatura entre cores não é muito distante, mas ele também lá tem a temperatura do CPU mesmo, e eu não sei se tenho de manter as temps dos cores abaixo dos 30 ou a do CPU mesmo, vocês guiam-se pelos cores não é?

Partilhar esta Página