Q6600 TjMax

kaza

Power Member
Boas.
Acredito que este assunto já tenha sido discutido por aqui, mas estou realmente confuso.
Vi que segundo a Intel o TjMax do Q6600 é 90ºC, mas em muitos fóruns dizem que esse valor está errado, alguém sabe afinal qual o TjMax deste processador? :(
 
Por acaso nunca ligo a esse parâmetro. Só me preocupo que determinado cpu nunca passe de determinada temperatura por X tempo...
 
Eu precisava de este valor para configurar o real temp, se eu meter o tjmax a 90, o meu cpu fica a 25ºC ideal, o que acho muito pouco, se meter o tjmax a 100ºC (default do programa ) fica a 35ºC, que já me parece um valor mais correcto, mas sinceramente não sei qual será o mais certo
 
Tjmax 90ºC => 25ºC => 90-25=65ºC abaixo do limite.

O que interessa é ficar uns 20~30ºC abaixo do limite, a correr um teste de carga como o IntelBurnTest. Isso significa que, em média, o CPU estará a uns 35~40ºC do limite em uso diário (em carga!), o que é mais que seguro.

Acho ninguém sabe bem qual é o Tjmax correcto, mas eu inclino-me mais para os 100ºC.
 
O meu grande problema é que com o Tjmax configurado para 100ºC, a correr o IntelBurnTest sem overclock no cpu ou seja 2.4GHz de origem atinjo 71, 72ºC :(

Ou seja, já está no limite dos 30ºC
 
Fiz novos testes e aconteceu o seguinte:

Fui à minha bios e o VCore estava em default, tudo bem, mas o default do meu processador (Vid) é 1.325, o que acho demasiado alto, porque no IntelBurn Test cheguei a atinjir 78ºC no core0, com o processador na velocidade de origem (2.40GHz), o que eu fiz agora foi meter na minha board 1.18 para o vcore, testei novamente o IntelBurn Test e o processador agora é raro passar dos 60ºC e os testes correm sempre a 100%, o estranho é que encuanto estou a fazer os testes no IBN o cpu-z dis que o vcore está a 1.120, é normal uma queda tão grande em relação ao que eu meti na bios? :confused:
 
O que descreves é perfeitamente normal e acontece sempre. já descobriste o undervolting :D nunca mais vais ver os cpu's como até agora ;)
 
Existe sempre um overvolt em relação ao valor mínimo necessário de tensão para a frequência original.

Assim a Intel garante que a probabilidade do CPU não funcionar de forma estável à frequência original é ínfima (do género 0,000000001%).

A contra-partida é que o utilizador tem um CPU que aquece um pouco mais, desnecessariamente.
 
Isto começa a ficar interessante, sempre ganho margem de manobra para overclock, pensei que a voltagem de origem fosse a necessária para o CPU funcionar, e que para fazer mais overclock era preciso aumentar o vcore de origem, mas assim vou testando até onde ele vai à minima voltagem possivel para ele estar estavel, sempre se poupa no aquecimento xD
 
muito raramente um cpu precisa da voltagem stock para trabalhar em default
tem a ver com o que o WindWalker descreveu e tb com o facto dos cpu's degradarem com o tempo, e consequentemente a voltagem minima ir aumentando com o tempo. no entanto este efeito é, normalmente, minimo
 
Última edição:
Eu tenho configurado para 100ºC

Na intel diz:

attachment.php



Mas já não me preocupo muito, porque seja qual for o Tjmax que se defina a distancia ao mesmo é sempre a mesma, por isso apenas tento nunca ir além dos 30 ~ 25 ºC para atinjir o Tjmax

EDIT: Já estive a pesquisar melhor e ao que parece estes dados não são o TJmax, parecem ser o Tjunction ou lá como se chama
 
Última edição:
Desculpem ter aberto outro tópico à poco, mas como a pergunta era um poco diferente pensei que tivexe de o abrir.

Bem, agora estou com outra dúvida, esta deve ser uma dúvida mesmo noob, mas enfim, então cá vai

Sei que o CPU não convem estar proximo do tjmax menos de 30~20 graus, a minha duvida é, O que é que nãp convem ficar próximo dessa temperatura, a temperatura do CPU ou dos núcleos, é que a diferença é bastante, eu ás vezes tenho os núcleos a 50ºC e o cpu a uns 38 40 :S
 
Boas,

Que cooler e massa térmica tens? Embora o meu cpu esteja em watercooling as diferenças de temperatura de 1 core para outro nunca superam os 3º +/-.

Já agora, o Tj que eu e muitos usam para o Q6600 G0 é 95º.

Cumps.
 
Boas,

Que cooler e massa térmica tens? Embora o meu cpu esteja em watercooling as diferenças de temperatura de 1 core para outro nunca superam os 3º +/-.

Já agora, o Tj que eu e muitos usam para o Q6600 G0 é 95º.

Cumps.

Tenho o scythe ninja 2 com a massa que vem com ele, penso que seja +/-, parece ter prata.
O meu CPU está a boas temperaturas, queria era saber por onde se guiam, por exemplo, no Everest a temperatura entre cores não é muito distante, mas ele também lá tem a temperatura do CPU mesmo, e eu não sei se tenho de manter as temps dos cores abaixo dos 30 ou a do CPU mesmo, vocês guiam-se pelos cores não é?
 
Back
Topo