Q6600 @ Water Cooling

.:Sith Lord:.

Suspenso
Boas, queria meter isto estável para o dia-a-dia a 3.6ghz mas prevejo que não seja tarefa fácil.

Bem.. Lá actualizei a bios para a mais recente e fui logo overclockar o bicho.

Na primeira tentativa meti logo o CPU a 3.4ghz com 1.45vcore... Está a correr perfeitamente e já meti o prime 95 durante uns 20 minutos com temperaturas máximas de 40 graus e mínimas de 30 (em idle ronda os 30).

Agora pergunto, queria puxar mais por ele, pela minha experiência quanto melhor refrigeração, mais podemos puxar pelo vcore certo?

Eu não tenho medo de por isto a 1.55v se for preciso, desde que no prime continue estável e a temperaturas "frescas" é o que interessa não é?

Cumps
 
Pah, isso é vcore a mais...!

Eu conseguia benchar 3dmark 2006 num q6600 dum amigo com 1,35v a 3600mhz, 9x400...

Nepes, ou é da Board ou é mesmo do batch do processador.

Com menos vcore no prime dá blue screen, e não é das memórias. :S

De qualquer maneira as temperaturas estão excelentes... Vou deixar estar isto a 3.4ghz talvez até comprar uma nova board... Provavelmente é mesmo da board... Não sei. :S

Ah, no CPU Z em idle consome 1.2vcore em full consome 1.4 a 3400mhz.

Cumps!
 
Só por curiosidade, qual é o VID do teu CPU ?

1.3250. :'(

Epá... Quem já me conhece sabe que eu não tenho medo de puxar pelo vcore desta porra... Já com o meu pentium 4 durou 3 anos até o vender sempre a levar com 1.55vcore e com refrigeração a água sempre o mantive fresco (30 graus idle 40 full).

Hoje pensei "Bem.. Vamos ver afinal quanto é que isto consome a 3.6ghz"... Lá levou com 1.55 também... Até agora temperaturas óptimas (33/30/23/27ºC) e vou correr agora o prime.

É óbvio que não vou deixar isto assim para o dia-a-dia... Mas penso que para este vcore tão alto as temps estão muito boas... Alguém que tenha Water Cooling que me diga qual o vcore máximo que aconselham...

Eu estou a tentar estabilizá-lo a 3.4ghz com o mínimo de vcore mas está complicado... Dá sempre erro de um core no prime passados uns minutos com 1.44vcore...

Cumps
 
Última edição:
Tenho o meu a 3.6 ghz com 1.45 no lombo :P
Bloquei o multiplicador a 8 e consegui estabiliza-lo..

Bem... Bloqueei o multiplicador a 8 também e realmente fica mais estável e com menos vcore... Mas mesmo assim ainda não está como eu quero...

Consegui mantê-lo estável para 24/7 a 1.48vcore, multiplicador a 9 e a 3.4ghz... Vou deixar estar assim até meados de 2009 que é quando compro outra board... Já me contento bem a 3400Mhz. :D
 
É impossível afirmar "tem te dar mais" ou "o vcore está demasiado alto"...

Cada cpu é diferente e ainda temos de levar em linha de conta a relação cpu/mobo/mems/psu...

Cada caso é um caso, é tão simples quanto isso.

Com o meu sistema já testei vários Q6600 (B3 e G0). Só mudou o cpu.

Com alguns 3600 foi uma brincadeira abaixo dos 1.4 e 8h prime stable.

Com outros 3.4 nem com 1.55 em cima...
 
É impossível afirmar "tem te dar mais" ou "o vcore está demasiado alto"...

Cada cpu é diferente e ainda temos de levar em linha de conta a relação cpu/mobo/mems/psu...

Cada caso é um caso, é tão simples quanto isso.

Com o meu sistema já testei vários Q6600 (B3 e G0). Só mudou o cpu.

Com alguns 3600 foi uma brincadeira abaixo dos 1.4 e 8h prime stable.

Com outros 3.4 nem com 1.55 em cima...

Pois foi o que eu pensei também.. Depende muito do batch do processador... Também de 3400 para 3600 não há grande diferença... (digo eu)

Por enquanto vou deixar estar assim... Está completamente estável para que vou tar a mexer não achas?

30 graus idle 40/45 full.. E está bom. :P
 
Cada CPU é um caso, como aliás já foi dito, e o seu OC depende de muitos mais factores, não só do CPU, mas a board também tem um papel importante.

O teu Q6600 tem dos VID mais altos, por isso é normal que precises de voltagens mais elevadas.

Já testei dois Q6600, e olhar para um e para outro, de semelhança só tinham o nome, de resto, eram bastantes diferentes no que tocava a OC.

A voltagem está algo elevada, mas como tens WC e isso está fresco, não te preocupes muito.
 
Back
Topo