Q6600G0 - temps

fabrizio71

Power Member
boas pessoal eu resolvi fazer um oczito ao cpu e obtive os seguites resultados:

core speed - 2.7GHz

com:
FSB Frequency - 300MHz
mems - 800MHz
VID:1.3250v
o resto mantive

temps:
core 0 - low:35ºc high:46ºc
core 1 - low:32ºc high:40ºc
core 2 - low:28ºc high:37ºc
core 3 - low:31ºc high:40ºc

as minhas duvidas são, estas temps sao normais e se devo mudar as voltagens tbm?
 
Para fazer um OC tão pequeno mais vale não fazer...


obviamente que discordo :002:

qualquer OC, por pequeno que seja traz sempre melhorias, desde que estável claro
em muitas maquinas que me passam pelas mãos em que me pedem para dar um "cheirinho" costumo procurar o máximo estável sem mexer em voltagens
ás vezes há grandes surpresas agradáveis, com alguns cpus a fazerem uma boa margem de OC com vcore default

quanto á questão do tópico
deves antes de mais ter software capaz de identificar rapidamente a que velocidade estás, com que voltagens e a temperatura
usa o cpu-z ou o everest para teres uma boa noção da maquina, dos seus valores default, em quais vais mexer e que influência directa podem ter sobre determinados valores chave como a temperatura do cpu e do NB por exemplo

qualquer aumento da velocidade vai ter impacto directo sobre o desempenho da maquina, por mais pequeno que possa ser
 
boas pessoal, resolvi puxar mais um bocado ate aos 3GHz, aqui vao os resultados:



unicas mudanças fsb 333MHz e 1.4v

duvidas

1-pq k aparece ora 2GHz ora 3GHz no core speed
2-puxo mais um bokado ou nao, tendo em conta as temps?
 
Última edição pelo moderador:
3.2 com "CPU Voltage" mais baixo que stock?
Podes por as outras especificações?

CPU Ratio =
FSB Frequency =
PCI-E Frequency =
FSB Strap to North Bridge =
DRAM Frequency =
DRAM Timing Control =
DRAM Static Read Control =
DRAM Read Training =
Memory OC Charger =
AI Clock Twister =
AI Transaction Booster =
CPU Voltage =
CPU GTL Voltage Reference =
CPU PLL Voltage =
FSB Termination Voltage =
DRAM voltage =
Northbridge Voltage =
Southbridge voltage =
PCI-E SATA voltage =
Load Line Calibration =
CPU Spread Spectrum =
PCI-E Spread Spectrum =
CPU Clock Skew =
NB Clock Skew =
CPU Margin Enhancement =
C1E =
Max Cupid Value Limit =
Intel Virtualization Mode =
CPUTM Function =
Execute Disable Bit =

Se não for pedir muito :lol:
É sempre uma ajuda para o pessoal (eu por ex. que estou a pensar comprar um Q6600) ter uma idea dos valores que deve colocar.

Cumps
 
1-pq k aparece ora 2GHz ora 3GHz no core speed

Por uma questao de poupança o core so puxa ao maximo quando usa aplicaçoes que puxam mais, jogos, etc

Intel SpeedStep - função dinâmica de poupança de energia (poupança tem que ser de alguma coisa) através da alteração do multiplicador, que por sua vez implica alteração da frequência de funcionamento do CPU.


2-puxo mais um bokado ou nao, tendo em conta as temps?

Eu aqui só consigo dizer: testas e vês. Mas já deu para ver que conseguiste 3.2GHz com menor valor de Vcore, e como o Vcore é predominante nas temperaturas atingidas, até deves ter conseguido maior frequência com menores temperaturas.

Ainda não vi foi temperaturas com o CPU em carga. Pelo menos duvido que tenhas corrido algo como o IntelBurnTest e tenhas verificado temperaturas inferiores a 50ºC nos Cores, com o dissipador original.


penso eu de k...

O verbo pensar nunca é seguido das proposições 'de' e 'que' em simultâneo. Diz-se 'eu penso/penso eu' e não 'eu penso de que/penso eu de que' ou também 'eu penso que isto é assim' e não 'eu penso de que isto é assim'.
 
Intel SpeedStep - função dinâmica de poupança de energia (poupança tem que ser de alguma coisa) através da alteração do multiplicador, que por sua vez implica alteração da frequência de funcionamento do CPU.

Eu aqui só consigo dizer: testas e vês. Mas já deu para ver que conseguiste 3.2GHz com menor valor de Vcore, e como o Vcore é predominante nas temperaturas atingidas, até deves ter conseguido maior frequência com menores temperaturas.

Ainda não vi foi temperaturas com o CPU em carga. Pelo menos duvido que tenhas corrido algo como o IntelBurnTest e tenhas verificado temperaturas inferiores a 50ºC nos Cores, com o dissipador original.

obrigado pela resposta, eu corri o intelburn test ao nivel recomendado(5), e enquanto estava a correr a tela ficou azul e tive k reiniciar, alguma sugestão?

outra coisa podes explicar-m isto

http://i703.photobucket.com/albums/ww33/fabrizio71/Semttulo2.jpg

pk k aparece 3.6GHz sendo k ele esta a 3.2GHz?
 
obrigado pela resposta, eu corri o intelburn test ao nivel recomendado(5), e enquanto estava a correr a tela ficou azul e tive k reiniciar, alguma sugestão?

outra coisa podes explicar-m isto

http://i703.photobucket.com/albums/ww33/fabrizio71/Semttulo2.jpg

pk k aparece 3.6GHz sendo k ele esta a 3.2GHz?

1º - Tem a ver com o facto de o cpu n estar estável (o overclock), dai dar bluescreen.

2º - O facto de aparecer mais velocidade, penso ter a ver com o facto de serem 4 cores, dai multiplicas ou fazes a média (ms n tenho a certeza) ;)

cumps
 
fabrizio71 eu faria assim:

- Define um Vcore que queiras, para começar por volta de 1.35 V que é para não aquecer muito.
- Mete o divisor da RAM a 1:1 para evitar que a RAM limite o OC ao CPU.
- Desliga o intel speedstep porque isso causa instabilidade quando fazes OC, pelo menos para mim tem causado.
- Instala um programa para fazeres OC no windows, as boards costumam trazer esse software. Mete o CPU em default e entra no windows.
- Corres o programa, outro para veres as temps e o intelburntest. Corre o Intelburntest no modo manual, pelo menos comigo ele encrava-me o pc se estiver automatico ainda antes de começar a correr o teste :| se colocar em manual funciona bem. Para verificares se está bom é veres se os valores das colunas são sempre os mesmos.

Por fim, vais subindo o FSB aos poucos e correndo uns loops no Intelburn até que comeces a ter valores errados. Aí, ou paras, ou sobes o Vcore e repetes o teste.
Quando tiveres satisfeito, tentas conjugar o FSB com o multiplicador e o racio FSB/RAM para colocares a RAM tb à frequencia que pretendes mas de forma a dar +- o mesmo overclock.

Quando te parecer estavel defines tudo na bios e corres uns loops mais longos do intelburn só para confirmar que está tudo ok.
 
Última edição:
Por exemplo, nao é um Q6600 mas é so pra tirar a duvida, se eu tiver o meu cpu estável a 1:1, 8x465, a ram fica a 930mhz e o cpu a 3.7ghz, pra por a ram a 1066 posso subir o FSB:RAM pra 533 e diminuir o multiplicador pra 7x533= 3.7Ghz, que fica na mesma estável ou nao é possivel garantir isso ?

cumps
 
Por exemplo, nao é um Q6600 mas é so pra tirar a duvida, se eu tiver o meu cpu estável a 1:1, 8x465, a ram fica a 930mhz e o cpu a 3.7ghz, pra por a ram a 1066 posso subir o FSB:RAM pra 533 e diminuir o multiplicador pra 7x533= 3.7Ghz, que fica na mesma estável ou nao é possivel garantir isso ?

Não é possível garantir que o CPU 'dê' 533MHz de FSB. Aliás, acho que isso é bastante difícil em C2Q.
 
Não é possível garantir que o CPU 'dê' 533MHz de FSB. Aliás, acho que isso é bastante difícil em C2Q.
WindWalker, penso que ele se referia ao E8400 dele.

Por exemplo, nao é um Q6600 mas é so pra tirar a duvida, se eu tiver o meu cpu estável a 1:1, 8x465, a ram fica a 930mhz e o cpu a 3.7ghz, pra por a ram a 1066 posso subir o FSB:RAM pra 533 e diminuir o multiplicador pra 7x533= 3.7Ghz, que fica na mesma estável ou nao é possivel garantir isso ?

cumps
Não é possível garantir, mas também não é impossível. Nada como tentares.
 
Última edição pelo moderador:
fabrizio71 eu faria assim:

- Define um Vcore que queiras, para começar por volta de 1.35 V que é para não aquecer muito.
- Mete o divisor da RAM a 1:1 para evitar que a RAM limite o OC ao CPU.
- Desliga o intel speedstep porque isso causa instabilidade quando fazes OC, pelo menos para mim tem causado.
- Instala um programa para fazeres OC no windows, as boards costumam trazer esse software. Mete o CPU em default e entra no windows.
- Corres o programa, outro para veres as temps e o intelburntest. Corre o Intelburntest no modo manual, pelo menos comigo ele encrava-me o pc se estiver automatico ainda antes de começar a correr o teste :| se colocar em manual funciona bem. Para verificares se está bom é veres se os valores das colunas são sempre os mesmos.

Por fim, vais subindo o FSB aos poucos e correndo uns loops no Intelburn até que comeces a ter valores errados. Aí, ou paras, ou sobes o Vcore e repetes o teste.
Quando tiveres satisfeito, tentas conjugar o FSB com o multiplicador e o racio FSB/RAM para colocares a RAM tb à frequencia que pretendes mas de forma a dar +- o mesmo overclock.

Quando te parecer estavel defines tudo na bios e corres uns loops mais longos do intelburn só para confirmar que está tudo ok.

obrigado pelo esclarecimento

cumps
 
boas pessoal, tentei seguir o k o kanguru disse mas 1º testei o cpu totalmente em stock corri o intelburn test, com stress level em low e em load cheguei a obter temperaturas de 60º, por isso nem tentei fazer oc senao ainda keimo isto, mas mesmo assim gostaria k me esclarecessem algumas coisas, desculpem la mas é k eu sou um bokado noob nisto...

1- É normal estas temps mesmo em stock
2- "Mete o divisor da RAM a 1:1 para evitar que a RAM limite o OC ao CPU.", podes dizer como se faz para colocar?
3- onde posso mudar os valores do vcore

cumps
 
Back
Topo