Q9450 Overclock

Tive aqui uns problemas com o sistema de agua, tive ke meter o stock cooler tenho a secretaria toda desorganizada.
A ver se amanha configuro a bios as memorias neste momento estao a trabalhar a 1333mhz.
Se alguem me poder ajudar na configuração da bios eu agradecia.
Passei de AMD 939 para este e agora n sei configurar esta porra tem tanta opção k ate estou baralhado

Eu tenho uma maximus extreme, diz onde precisas ajuda que eu posso ajudar.

P.S: A melhor BIOS, posso-te adiantar já que é a 0905.

cumpzz
 
:) Entao isso quer dizer que usas esse cpu a 450 dia a dia?? ou nao tem estabilidade para isso ou usa voltagens (vcore ou Vnb) muito elevadas?? Eu na commando dou 450 mas com 1.6 de voltagem no nb e no meu entender nao e voltagem para usar dia a dia
 
:) Entao isso quer dizer que usas esse cpu a 450 dia a dia?? ou nao tem estabilidade para isso ou usa voltagens (vcore ou Vnb) muito elevadas?? Eu na commando dou 450 mas com 1.6 de voltagem no nb e no meu entender nao e voltagem para usar dia a dia

1.6 no nb nao da para o dia a dia tal como o vcore que ele aplicou no cpu 1.47 sao valores altos de mais para o dia a dia.
Terrabyte para ficares com 450 de FSB qual é o vcore e vnb que presisas?
 
Pelos vistos o billy na asus rampage ja esta a testar prime a 3800Mhz @ 1.42v








parece que x48 casa bem com os q9450


cumps
 
Última edição:
X48 sempre resolve o problema do FSB nos quads 45nm, o chipset vale a pena!

para a semana em princípio também já cá devo ter um menino destes montado num P5K-E, depois puxo por ele para ver como se comporta a sério numa mobo P35 ;)
 
Boas!!

Então pessoal, ninguém mais disse nada :( Estou a ver que não está fácil domar estes novos proessadores :-D.

Já alguém testou DFI P35 + Q9450? É que estou numa indecisão tremenda na escolha da board para esta CPU, pois como não

pretendo fazer crossfire, não sei até que ponto me vale a pena comprar o X38, mas por outro lado não sei se o P35 não

me vai limitar por não possuir PCIE 2.0 e ainda não tenho bem a certeza de como é que ele se entende com estes Yorkfield´s

(incompatibilidades; BIOS maduras; etc.). :005:

Se alguém puder ajudar agradeço, senão vou "chagar" a cabeça do pessoal para a zona das configurações. :D
 
Pelo que li no teu post tudo me leva a querer que estas a pensar na DFI UT P35 (visto queres crossfire).... porque nao pensas antes na DFI LT X48, pelo que estou a ver na Asus rampage que tambem e x48 tens bom fsb para esse cpu tens pci-e 2.0 e crossfire :)
 
Esta thread tem mesmo a info que preciso.
Comprei um Q9450 e tenho uma P5B Dlx.
Tenho o problema da BIOS. Apesar de ter a ultima disponível no site da asus tenho um erro a dizer CPU desconhecido.
A questão é que estou completamente enferrujado nisto do OC.
O meu objectivo é rock stable pelo que 3,2Ghz para mim seria perfeito. É para ter 2 clientes do folding SMP em Linux o que vai colocar os 4 cores a 100%.
Estou com 2X2GB RAM Gskill 8000 PQ.

Posso guiar-me em termos de voltagens pelas que aqui estão na thread?
Para já não queria trocar de board. Se conseguir meter o CPU a 3,2 super estável prefiro meter mais 4GB de RAM. Ficaria com os 4 dimms ocupados mas foi precisamente por isso que preferi comprar estas memórias que dão os 1000Mhz para estar à vontade.

Uma ajudinha onde altero os setting tb era uma boa ajuda porque não estou a conseguir meter o multiplicador a aparecer. E as contas a quanto tenho que colocar as mems e o PCI tb não estão aquele penalti :D
 
Coloquei o multiplicador a ( e o CPU frequency a 350). Segundo o CPU-z tenho o CPU a 2.1Ghz.
Não sei se é problema da BIOS ou do CPU-z :(

Já agora mais algumas questões.
A DRAM Frequency é independente do CPU? Qd aumento o CPU Frequency a DRAM aumenta mas depois posso alterar pelo que imagino que são independentes.

O spreed Spectrum deve colocar-se enabled?
NB Vcore tenho as opções 1,45, 1,55 e 1,65. O meu chipset é o 965. Posso ir até quanto?
O CPU coloquei a 1,3V. Estou com um tuniq tower.
PCI Express Frequency tenho a 91
PCI Clock sincronization coloquei a 33,3 (se bem me lembro é assim que deve estar.
 
Última edição:
Coloquei o multiplicador a ( e o CPU frequency a 350). Segundo o CPU-z tenho o CPU a 2.1Ghz.
Não sei se é problema da BIOS ou do CPU-z :(

Já agora mais algumas questões.
A DRAM Frequency é independente do CPU? Qd aumento o CPU Frequency a DRAM aumenta mas depois posso alterar pelo que imagino que são independentes.

O spreed Spectrum deve colocar-se enabled?
NB Vcore tenho as opções 1,45, 1,55 e 1,65. O meu chipset é o 965. Posso ir até quanto?
O CPU coloquei a 1,3V. Estou com um tuniq tower.
PCI Express Frequency tenho a 91
PCI Clock sincronization coloquei a 33,3 (se bem me lembro é assim que deve estar.
boas.
desligaste na bios / advanced / CPU CONFIG o C1E support e o CPU TM Function? BTW , ja me aconteceu nao ter a bios actualizada e dava um erro de "" update bios to unleash cpu max power" ou algo parecido,e o multiplicador ficou no mais baixo do cpu ( x6 ), que parece ser o teu caso - 350*6= 2100 MHz.
em relaçao ao Spreed , desliga tudos que mencionem Spreed.
NB vai pelo mais baixo , so se sobem em xtreem OC.
PCI Express Frequency 100 / 1 / 2 .
 
Última edição:
Ponham-se com voltagens de 1.4 num 45nm e depois queixem-se que o vosso processador não dura 1 mês... e garantia, vêem-na por um canudo! Isso não é um Q6600!!! Mas é o vosso cpu, não é o meu...
 
boas.
desligaste na bios / advanced / CPU CONFIG o C1E support e o CPU TM Function? BTW , ja me aconteceu nao ter a bios actualizada e dava um erro de "" update bios to unleash cpu max power" ou algo parecido,e o multiplicador ficou no mais baixo do cpu ( x6 ), que parece ser o teu caso - 350*6= 2100 MHz.
em relaçao ao Spreed , desliga tudos que mencionem Spreed.
NB vai pelo mais baixo , so se sobem em xtreem OC.
PCI Express Frequency 100 / 1 / 2 .

Todas as boards com o chipset 965 como a minha sofrem do mesmo mal. Aparece aquela mensagem.

Quanto ao multiplicador o cpuz e o OCCT já dão bem. Está neste momento a 3Ghz com o FSB a 375. Tentei 400 para os 3.2 mas não deu.
Gostava de saber o que faz o C1E suport e o CPU TM Function. Penso que estão enablerd mas posso desligar. Nos CPUs com HT algumas vezes o pessoal desligava para conseguir mais OC. A mim interessa-me no máximo 3.2 porque assim ficava com as mems à velocidade delas. O PC é para ficar a foldar 24h por dia pelo que estabilidade é o que me interessa.

Vou desligar o spreed então.
Coloquei o NB a 1,55. Vou mudar para 1,45 que é o minimo que dá. Máximo 1,65.

PCI Express Frequency - ups. Pensava que era ai 90 coloquei a 91:D Depois altero tb.

Obrigado pelas dicas.

Ponham-se com voltagens de 1.4 num 45nm e depois queixem-se que o vosso processador não dura 1 mês... e garantia, vêem-na por um canudo! Isso não é um Q6600!!! Mas é o vosso cpu, não é o meu...

Tenho no meu 1.3125 mais coisa menos coisa. Em load as ASUS descem sempre. Dá-me 1,28 no Windows.

O OCCT só me mete os 4 cores a 50%.

Tenho 15s no Super Pi. Lembrar-me que já tive 45s em tempos e que nessa altura era fantástico. Com o OCCT em prioridade para CPU desce para 16s.

Se tiverem mais dicas agradeço. Gostava de ter isto está vel a 3.2. Vejo o pessoal a chegar aos 3.6 mas isso já não peço. 3.2 era perfeito. Como não dá OC nas memórias penso que poderei ter 8GB de RAM sem interferir com o OC.
 
Os C1E support e o CPU TM Function é para desligar o speddstep da intel ( baixa o clock do cpu quando esta em ilde ), era para ver se mesmo com isso
desligado o cpu ficava a x6 na mesma.
 
Os C1E support e o CPU TM Function é para desligar o speddstep da intel ( baixa o clock do cpu quando esta em ilde ), era para ver se mesmo com isso
desligado o cpu ficava a x6 na mesma.

Ok. Não sabia para que servia isso.
Depois de ter feito o post e de ter reinicado novamente o CPU-z já dava os valores correctos e o OCCT também. Não consegui foi colocar o OCCT a meter os cores todos a 500%. O programa dizia 99,8% mas o task manager dizia 50%.

Aquilo é mesmo para desligar porque eu vou ter o CPU sempre a 100%.

Como o problema com a BIOS é geral espero que a Asus actualize a BIOS rapidamente.
 
Metro,as 965 não são conhecidas por darem muito FSB em quad-core,experimenta por o chip a 1,35V a ver se ele não dá os 3.2Ghz;)
 
Metro,as 965 não são conhecidas por darem muito FSB em quad-core,experimenta por o chip a 1,35V a ver se ele não dá os 3.2Ghz;)

As primeiras memórias estavam maradas. Estas segundas coloquei a 400Mhz mas com amis voltagem e o trc a 42 em vez doz 24 das especificações e já vou com o OCCT à pouco mais de 30 minutos sem problemas. Isto a 3.2. Com estas mems não se queixou.
Agora é só ver se há alguma coisa a melhorar porque não quero mais do que 3,2Ghz para o dia a dia. Com o CPU sempre a 100% mais do que isso é um abuso. Vai estar mesmo a 100% porque vou colocar 2 máquinas virtuais a foldar. Cada uma delas encarrega-se de 2 cores do CPU.
 
Back
Topo