Q9650 Overclocking

tao quer dizer com estas Voltagens que ele tem a correr P95 e ja tem temps de 60 e ta º
se for correr o IBT nao sei nao.
acho que é mesmo dessa que frita.
esse CPU deveria fazer 4.0 com pelo menos uns 1.3 se nao for com menos.
eu com o meu faço 4.0 com VId de 1.3 e tenho essas temps.
 
tao quer dizer com estas Voltagens que ele tem a correr P95 e ja tem temps de 60 e ta º
se for correr o IBT nao sei nao.
acho que é mesmo dessa que frita.
esse CPU deveria fazer 4.0 com pelo menos uns 1.3 se nao for com menos.
eu com o meu faço 4.0 com VId de 1.3 e tenho essas temps.

No IBT v2.1, as temps andam perto dos 77º-78ºC. Será muito para este CPU?

É q se baixar o vcore do CPU, o sistema dá logo erro no P95. E já aumentei as voltagens do FSB e do NB!!!

As ddr2-ram's estão a 2.2v com 5-7-7-20.

Agradeço as vossas sugestões (os settings actuais da minha BIOS estão em cima).
 
No IBT v2.1, as temps andam perto dos 77º-78ºC. Será muito para este CPU?

É q se baixar o vcore do CPU, o sistema dá logo erro no P95. E já aumentei as voltagens do FSB e do NB!!!

As ddr2-ram's estão a 2.2v com 5-7-7-20.

Agradeço as vossas sugestões (os settings actuais da minha BIOS estão em cima).

epa acho mt para esse CPU
nao sei quanto é que ele aguenta.
o meu só aguenta 2 a Intel 71º
esse por acaso nao sei.
isso de dar erro no P95 pode ser tb do OC das rams.
a mim ja me aconteceu isso.
ter OC a mais depois meti menos clock e ja correu as mil maravilhas.
 
estável e silencioso.

132e.jpg


com 1.38 vcore na bios!!!

no site da intel diz que o vid voltage range para este cpu é de
0.85V – 1.3625V.

isto ker dizer q tou a puxar muito por ele? não devo passar dos 71.4ºC graus????

É perigoso???

cpu13232.jpg


:joker: :joker: :joker: :joker: :joker: :joker: :joker: :joker: :joker: :joker:
 
estável e silencioso.

132e.jpg


com 1.38 vcore na bios!!!

no site da intel diz que o vid voltage range para este cpu é de
0.85V – 1.3625V.

isto ker dizer q tou a puxar muito por ele? não devo passar dos 71.4ºC graus????

É perigoso???

cpu13232.jpg


:joker: :joker: :joker: :joker: :joker: :joker: :joker: :joker: :joker: :joker:

sim e isso tudo

ao estares com temperaturas e voltagens acima do indicado estas a fazer com que o cpu se degrade com o tempo ou seja nao te admires se daqui a uns tempos o cpu ja nao estar estável com o oc que tem actualmente
 
sim e isso tudo

ao estares com temperaturas e voltagens acima do indicado estas a fazer com que o cpu se degrade com o tempo ou seja nao te admires se daqui a uns tempos o cpu ja nao estar estável com o oc que tem actualmente

Baseias-te em que para declarar o que escreves acima??


Nilo123: Com voltagem a 1,36 e com as temps das pics tens computador para muitos anos...
 
sim e isso tudo

ao estares com temperaturas e voltagens acima do indicado estas a fazer com que o cpu se degrade com o tempo ou seja nao te admires se daqui a uns tempos o cpu ja nao estar estável com o oc que tem actualmente

Baseias-te em que para declarar o que escreves acima??


Nilo123: Com voltagem a 1,36 e com as temps das pics tens computador para muitos anos...

eu concordo
porem que acho que se deve ter em conta o que a intel
nas specs do cpu.

Então, afinal como é?

basta não passar dos 71ºC e dos 1.36V, como a Intel diz na ficha deste CPU???

e posso desfrutar da minha bomba à vontade e em segurança???

:confused::confused::confused::confused:
 
se a intel criou aquela tabela com os limites seguros para voltagens e temps para alguma coisa foi

desde que não as passes em principio não haverá problema

isto falando para um oc para o dia a dia
 
Boas. O meu para o meter a 4GHz preciso mais ou menos de 1.32v, a correr IBT, com temps à volta dos 60º.
O mais engraçado é que de 3GHz para 4GHz posso-te dizer que só noto diferença em benchs, no uso normal e a correr aplicações é praticamente o mesmo.
Estas férias vou pintar a caixa e arrumar a fiarada toda como deve ser e vou continuar a subir apartir dos 4GHz.
Depois vou dando noticias.
 
tenho um cpu igual ao teu a 4.1 com 1.33 de vcore a 16º em idle, e 20 e qq em max load, mas com wc tu tás com um vcore muito alto, com 1.34/1.35 no máx já fazes 4.1 à vontade qt mais 4.0,
qt a temperatura tudo bem ter uma temperatura boa, baixa, mas isso é um bocado peta, porque antes de ter o wc o meu cpu no verão sem sequer lhe tocar tava a 80º e até ia a baixo se me punha a jogar, jogos tipos cs, e não tinha overclock, o que é mais importante para mim acho que é preocupares te com esse vcore e claro menos vcore = menos temperatura, a 1ª coisa a fazer até era comprares um cooler bom, e se calhar melhorar o airflow da tua caixa, a meu ver até 80º em full não é muito preocupante (isto claro com o cooler da intel), mas o ideal era a volta de 60º ou menos em full durante umas horas
 
Última edição:
eu para meter este cpu a 4ghz, preciso de 1.38vcore, e as temps então: 40ºc idle, 60ºc load. no verão, esquece o OC!!!

mas não percebo pq é q preciso de tanto vcore. será q tive azar com este cpu. já li qq coisa do batch do cpu, nem sei o q que é.

por outro lado, um OC a 3.6 para este cpu com temps de 45ºc load, acho é óptimo.
 
Overclock Q9650 + P5Q SE

Boas a todos.

Iniciei-me hoje nestas andanças do overclock e pensei em colocar aqui a minha experiência para ajudar outros com hardware semelhante ao meu. O meu objectivo foi apenas alcançar os 3.6 GHz para 24/7 estável.

Primeiro aqui fica o meu caixote:

Caixa: (Mid Tower) Cooler Master Elite 334
Motherboard: Asus P5Q SE (P45)
CPU: Intel C2Q Q9650
CPU Cooler: Xigmatek HDT-S1283
Memorias: GSkill F2-8000CL5D-4GBPQ (2Gx2)
Gráfica: Gtx 260 core 216
Fonte: OCZ GameXStream 600W

Depois de pesquisar algumas coisas sobre o assunto, encontrei alguns links que ajudam quem se está a iniciar. Aqui fica alguma leitura:
http://www.techreport.com/articles.x/13815/1
http://www.tomshardware.co.uk/forum/249352-11-overclocking-asus-series
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=430899&highlight=q9650
http://www.tomshardware.co.uk/forum/247871-11-asus-overclock-settings
http://www.tomshardware.co.uk/forum/248290-11-e8400-asus-guide
http://www.overclock.net/intel-cpus/497993-newbie-guide-overclocking-updated-core-2-a.html
http://hardforum.com/showthread.php?t=1198647

Depois da minha pesquisa feita, decidi começar por encontrar a voltagem mínima estável para o meu CPU e introduzir as definições recomendadas para as memorias.

No site e fórum da Gskill recomendam o seguinte:
1st Information
CAS# Latency 5
DRAM RAS# to CAS# Delay 5
DRAM RAS# Precharge 5
DRAM RAS# Activate to Precharg 15
RAS# to RAS# Delay AUTO
Row Refresh Cycle Time AUTO
Write Recovery Time AUTO
Read to Precharge Time AUTO
2nd Information TUDO EM AUTO
3rd Information TUDO EM AUTO
DRAM Static Read Control DISABLED
DRAM Read Training DISABLED
MEM. OC Charger ENABLED
AI Clock Twister LIGHT
AI Transaction Booster AUTO
Com as memorias já configuradas, há outros valores que se deve introduzir manualmente e se mantêm constantes durante o overclock.

PCIe Frequency 100
FSB Strap to NB 333
***
Load-Line Calibration ENABLED
CPU Spread Spectrum DISABLED
PCIe Spread Spectrum DISABLED
A frequência do PCIe, pelo que li, deve-se manter nos 100MHz para evitar o overclock involuntário à placa gráfica quando se for mexer na frequência do FSB.

Quanto ao "FSB Strap to NB" têm aqui alguma leitura sobre o assunto:
http://www.anandtech.com/show/2427/6
http://www.xtremesystems.org/forums/archive/index.php/t-128913.html

Com estes valores já introduzidos, reduzi o Vcore até que o intelburntest me desse um erro, encontrei assim uma voltagem mínima de 1.10625v para a velocidade stock de 3GHz cpu (333MHz FSB).

Com o valor minimo estavel encontrado, coloquei as memorias a 667MHz (ratio 1:1) e comecei a subir a frequencia do FSB de 5 em 5 MHz até ter um erro no intelburntest. O sistema deixou de ser estavel apenas acima dos 380MHz de FSB (cpu 3.4 GHz) para os 1.10625v encontrados anteriormente, estabeleci então este valor como o mínimo para o meu cpu correr a partir de hoje e gravei os dados no OC profile da motherboard.

Seguindo a mesma filosofia anterior continuei a aumentar a frequência do NB e consequentemente a voltagem do CPU sempre que o sistema ficava instável. Alcancei o meu objectivo (cpu @ 3.6 GHz) FSB 400 MHz com um Vcore de 1.15000v, aqui ficam as minhas definições na bios e um print screen das temperaturas.

BIOS disse:
FSB Frequency 400
PCIe Frequency 100
FSB Strap to NB 333
DRAM Frequency 961
DRAM Timing MANUAL
1st Information
CAS# Latency 5
DRAM RAS# to CAS# Delay 5
DRAM RAS# Precharge 5
DRAM RAS# Activate to Precharg 15
RAS# to RAS# Delay AUTO
Row Refresh Cycle Time AUTO
Write Recovery Time AUTO
Read to Precharge Time AUTO
2nd Information TUDO EM AUTO
3rd Information TUDO EM AUTO
DRAM Static Read Control DISABLED
DRAM Read Training DISABLED
MEM. OC Charger ENABLED
AI Clock Twister LIGHT
AI Transaction Booster AUTO
CPU Voltage 1,15000
FSB Termination Voltage 1,10
Memory Voltage 1,90
North Bridge Voltage 1,10
South Bridge Voltage AUTO
Load-Line Calibration ENABLED
CPU GTL Reference AUTO
CPU Spread Spectrum DISABLED
PCIe Spread Spectrum DISABLED
CPU Clock Skew AUTO
NB Clock Skew AUTO
CPU Margin Enhancement OPTIMIZED

OC36GHz.jpg


Por enquanto vou deixar isto nos 3.6 GHz, porque não tenho grande confiança nos dissipadores da minha motherboard e não quero queimar nada. Quanto ao FSB Termination Voltage e North Bridge Voltage, os 1.1v são os valores mínimos que a board recomenda, mas estão estáveis.

Infelizmente há algo que me está a preocupar, a minha BIOS não tem nenhuma opção para regular a voltagem PLL, e pelo que li deve-se bloquear esta nos 1.5v para evitar problemas, há alguma forma de saber qual a voltagem que a minha board está a estipular para o PLL?

Vou ainda fazer um teste longo com o prime95 e memtest para garantir que está tudo como deve de ser. Mas deixem as vossas opiniões e sugestões.

Um abraço,

Jorge.

EDIT:

Outra questão que me esqui de vos colocar, sei que normalmente a temperatura do CPUTIN é inferior à dos cores, mas no meu caso em Load é ao contrario, estou com 70ºc para o CPUTIN e 65ºc para o core mais elevado. Isto deixa-me preocupado porque o valor da intel é de 71ºc e assim basicamente já o atingi, têm alguma ideia do que esteja a causar isto?
 
Última edição:
Back
Topo