Qts watts na fonte precisa 1 AthlonXP?

d_only_1

Power Member
Tenho neste momento uma fonte de 250W (eu sei, é fraquinha) e devo receber um XP 1600+ ou 1700+ daki a pouco tempo. O que gostaria de saber é se a fonte que tenho serve para este processador. Existe um requisito mínimo em relação à fonte? Já agora, em termos de overclocking, a potencia das fontes influencia?
Devo comprar outra fonte (de 300w ou 350W) mas gostaria de saber se entretanto há algum problema em usar a de 250W com um XP.

Obrigado
 
sinceramente? o que eu penso (e pode tar longe do que se passa ) é que convem aumentares a fonte, um colega meu tinha um amd dos antigos ( tbird ) e com uma de 250w tb tinha problemas com a fonte, a board a queixar-se, vcore instavel


Tentou flashar a bios, computas foi-se abaixo e viu-se grego apra arranjar uma bios e quem lhe flasha-se.


Resultado, comprou uma de 300w e nunca mais teve problemas
ele tem 2 discos + gravador + dvd + ventoinha do processador + uma ventoinha de 80. mais nada
 
pois tb foi isso q pensei q pudesse acontecer. eu tenho um disco de 7200rpm, gravador de cd's, dvd, 4 placas, 1 ventoinha de 80 e outra de 120.
e qt a parte do limitar no overclock, alguem me sabe dizer se isso se verifica?
 
Os XP não sei ao certo, mas os antigos Tbird consumiam cerca de 60 Watts (o dobro de um Intel), os actuais XP devem consumir por volta dos 50 watts. Para saberes se a fonte aguenta, tenta saber o consumo de todos os dispositivos ligados à fonte, soma-os, se o valor do consumo for superior ao da fonte, a fonte não dá.

Hasta,
MAIA
 
potência da fonte a subir...

Não sendo entendido e conhecedor dos consumos de cada componente vou tentar dar uma ajuda...:D

O MAIA disse tudo.. saber consumo específico por componente e fazer contas de somar!

os XP precisam de bastante power e se pensares em overclock... subir voltagens...várias fans...mem tweaks... "the works"... o mínimo dos mínimos seria 300W mas possivelmente não chegariam, aconselhável 340W se não quiseres investir muito nem altos voos...( se não 400W, 420W..+++... mas paga-se bem!!! ... sniff)

como estava a dizer... se começares a pensar em peltiers, discos em RAID, fans, volt mods,... varios periféricos, CD, CD-RW, DVD...
... é sempre a subir !!! >( disco 7200RPM requer power para arrancar e as voltagens fornecidas à mobo precisam de estar estáveis!

por isso.. pondera bem ... para XP, 250W ?? Sem querer sentenciar nada mas... PROVAVELMENTE terás muita instabilidade e overclock não me parece k aconteça...:confused:

podes sempre juntar duas fontes... dá uma vista de olhos num thread sobre isso nos Novos Utilizadores...

LUCK!:):001:
 
no entanto, podes ficar com essa fonte a alimentar só os periféricos e eventuais fans e podes comprar outra de 250 ou 300w pra board/processas
 
bem comprei hoje uma fonte de 300w (e o XP inda na chegou :mad: ). Não é nada de especial (marca Deer) mas não parece ser má. Em termos de amperagens tem:
+3.3v -> 20A
+5v -> 30A
+12v -> 10A
-5v -> 0.5A
-12v -> 0.8A
Penso q a amperagem tb é algo importante, tendo em conta o thread polemico dos 45A pa Tbreds. (e por favor não voltem a discutir amperagens aki neste thread).
Tb tem ventoinha controlada por temp, o q é fixe. Espero que chegue para akilo q tenho. Se no futuro resolver investir em watercooling ou coisa do genero posso usar a fonte de 250w :D . De momento penso q não será necessário estar a usar as 2 fontes. Já agora, alguém sabe como por as duas fontes ligadas de maneira a que ligando o comp normalmente pelo botão accione as 2 fontes?
 
d_only_1,

Não é por nada, mas faz lá as contas ...

+3.3v -> 20A = 66W
+5v -> 30A = 150W
+12v -> 10A = 120W
-5v -> 0.5A = 2.5W
-12v -> 0.8A = 9.6W

66+150+120+2.5+0.6= 348W

Vai lá ver bem as specs que deve haver lá um pormenor que te escapou. :)


Ancient One,

"O MAIA disse tudo.. saber consumo específico por componente e fazer contas de somar! "

Isso dava-te um consumo muito mais elevado do que o que é preciso.
 
Hoje comprei o meu Xp 1700 + "Agoia" mas não "Y" ( 9 ). Agora ao que insteressa.....

Acho que o CPU tem potencial mas tb acho que a minha fonte de 300 W ( tb da marca deer) não dá conta do assunto ....

Isto porque por exemplo acima de 1730 o prime não sai mas sim o pc bloqueia !!!, isto vairias vezes ...., ja me estava a passar.....

Conclusão a que eu cheguei ..., a linha de 5 V no cpucool lia 4.70 a 4.73, pouco depois de ir baixando a voltagem (em carga), estabilizar 5 minutos nos 4.70 eeeeeeeee puff !!!!!:mad: :mad: :mad: , o pc bloqueava ....
Outra coisa que reparei é que o vcore ao contrário do meu antigo Tbird está SUPER instavel ... ora está a 1.86 ora a 1.82 !!!!, o q não me acontecia com Tbird !!!!! (1.86 estáveis)


Temperaturas não é o problema ja que agora que aliviei as rpm's das fan's e as temps não passam dos 53 ºC (tudo no max não passa dos 51ºC (gosto de me ouvir pensar)

Só pode ser da fonte ..., na minha modesta opinião !!!!,

Acham Normal um XP fazer Post a 1800 Mhz, entrar no windows a 1782, e só estar estavel (sem bloquear) a 1720.

É que o prime a 1750 passado 15 minutos não sai, por e simplesmente bloqueia o pc a correr!!!!!!!!!!!

Desculpa a intromissão no teu post D_Only_1, mas acho que isto têm algo a ver com o que se estava aqui a falar !!!!!

O q acham ???
 
Acho q se estás a fazer overclock, nao te deves admirar se o PC bloqueia.
Eu tenho uma caixa Task com fonte de 300W e tenho um XP1800@2000+, 256Mb DDR266, Epox 8KHA+, 2 ventoinhas (uma Vulcano 7), GF4 4400, placa Firewire, Promise ATA100, SBLive, placa rede 10/100, disco 7200 20Gb Seagate, DVD-ROM, CDRW, ZIP interna e uma gaveta de discos onde ja' teve pendurado outro disco antes.
Usando uma saida externa ainda alimento o meu cable modem.
Espero nao me ter esquecido de nada :D

Nunca tive probs com isto. So' pendura se abusar do overclock do CPU, mas isso e' normal...

Mas depende mt das fontes de 300W. Ha fontes boas e fontes más. Acho q a minha é das boas.
 
d_only_1,

Não é por nada, mas faz lá as contas ...

+3.3v -> 20A = 66W
+5v -> 30A = 150W
+12v -> 10A = 120W
-5v -> 0.5A = 2.5W
-12v -> 0.8A = 9.6W

66+150+120+2.5+0.6= 348W

Vai lá ver bem as specs que deve haver lá um pormenor que te escapou.


Ancient One,

"O MAIA disse tudo.. saber consumo específico por componente e fazer contas de somar! "

Isso dava-te um consumo muito mais elevado do que o que é preciso.
Pnabais:
não te esqueças q as fontes não usam as amperagens todas ao maximo ao mesmo tempo.
Quanto a somar as potencias dakilo q tenho e ver se chega... bem, e como sugerem q faça isso? Como sei qts watss vai consumir o AXP, ou qts watts consome a gráfica,e as outras placas. Ás únicas coisas que conheço são as ventoinhas pq vem lá escrito..
Aqui fica o que está na fonte:
 

Anexos

  • fonte.jpg
    fonte.jpg
    93,6 KB · Visualizações: 18
Última edição:
Back
Topo