Mega Drive QuackShot: Starring Donald Duck

jabun

Power Member

QuackShot_-_Starring_Donald_Duck.jpg

A primeira metade dos anos 90 foi rica em jogos Disney de altíssima qualidade. Na época, a aquisição de um titulo da mítica companhia era um investimento seguro, pois a sua qualidade era assegurada. Mas para além de aproveitar o lançamento de novos filmes (como Aladdin ou o Rei Leão) para lançar também novos jogos, os personagens icónicos da Disney também tiveram direito a excelentes jogos. Neste âmbito, não podia faltar jogos do pato mais mal humorado e amado do mundo: Donald.

Quackshot.JPG


Assim, um dos grandes lançamentos no Natal de 1991 foi Quackshot, um jogo de plataformas para a Mega Drive, que espantou os jogadores com o seu grafismo de topo, excelente level design e originalidade. O jogo fez parte de uma série de jogos baseados em personagens Disney, que a Sega do Japão produziu para as suas consolas, dos quais também fazem parte Castle of Illusion, World of Illusion ou Lucky Dime Caper, este último para a Master System e Game Gear, sendo todos jogos de grande qualidade.

0.jpg

36376--the-disney-collection-castle-of-illusion-starring-mickey-mouse-quackshot-starring-donald-duck.png

O bundle com o excelente Castle of Illusion​

A originalidade está patente logo na arma mortífera do nosso herói: uma pistola que dispara desentupidores. Sim, não é todos os dias que temos a oportunidade de jogar um jogo em que podemos andar pelos níveis a disparar tão distinto e útil objeto, portanto logo aí Quackshot ganha pontos, pois há poucas coisas mais divertidas do que atordoar os inimigos com um belo desentupidor. A arma de Donald também pode disparar pipocas ou bolhas, mas estas tem munições racionadas, enquanto as armas bélicas, vulgo desentupidores, são infinitos e muito mais divertidos de utilizar.
Para além da arma, não é qualquer jogo que tem no painel o indicador de "temper". O nosso pato favorito é bem conhecido nos cartoons pela facilidade com que perde a compostura, pelo que, no jogo, se o medidor de "temper" chegar ao máximo preparem-se para verem o Donald a perder as estribeiras pelo cenário! Hilariante.

desentupidor+de+serra.jpg

A arma letal de Quackshot...​

Donald, armado de seu revólver que dispara desentupidores de pias, parte em busca de um tesouro há muito perdido, e, para isso, terá de viajar por diversas partes do mundo, como Índia, Transilvânia, Egito, México ou até um navio Viking abandonado, num ambiente de exploração e aventura que lembra o clássico DuckTales, da NES, jogo inspirado nos famosos desenhos animados, que foram transmitidos em Portugal nos anos 90.

Quem foi criança nos anos 90 tem de se lembrar disto!​

Quackshot é um jogo de plataformas em side-scrolling típico da geração 16 Bits. Geralmente, cada nível é dividido em duas partes: uma terrestre e uma masmorra, com o jogador a poder escolher qualquer ordem para jogar as secções terrestres, embora por vezes existam vários obstáculos que impedem o jogador de entrar nas masmorras, obrigando Donald a ir a outro nível para resolver o puzzle necessário para desbloquear a entrada pretendida.
Esta característica faz com que seja necessário, por vezes, voltar para trás e pensar um pouco no melhor caminho a seguir. Uma vez completada a secção terrestre do nível, Donald pode chamar os seus sobrinhos, Huguinho, Zézinho e Luisinho, que o virão buscar de avião, deixando-o à entrada da masmorra, quando quisermos voltar ao nível. Esta característica do jogo foi bastante original na época, pois os jogadores estavam habituados a jogos de plataformas com os níveis ordenados de uma forma pré-estabelecida, e Quackshot permitia ao jogador explorar os níveis pela ordem que quisesse, podendo andar de um lado para o outro.

Plataformas + Donald + pozinhos de Metroidvania = win

2.jpg

5.png

7.jpg


Não é minimamente exagerado afirmar que Quackshot é uma das grandes obras da Mega Drive, sendo sempre um titulo recordado com saudade por quem o jogou. Ainda hoje é um jogo altamente recomendado para os possuidores da mítica consola da Sega, sendo um excelente exemplo de como um bom jogo de plataformas deve ser feito.

quackshot_by_chemonox-d62gwzk.jpg

Classic Moments, Retro Gamer

dp8b3J7.jpg


Análise Game Senior nº2, Outubro 2009







Recordar é viver!​
 
Back
Topo