Quad SLI goes retail with 7950 GTX 2

]cool[ disse:
Helixsk8, o blastarr respondeu por mim... por isso é que estava a perguntar a que resoluções jogas, para saber se, mesmo com AA + HDR, notas assim TANTA diferença... (falo numa resolução pelo menos de 1680 x 1050 que é a que eu jogo, e so a esta é que posso fazer comparações).

Fikem bem!
Sim... Então vou postar screens a 1600*1200 sempre com HDR activo, e com e sem AA. a diferença ingame é astronomica.
Blaster tamos a falar de qualidade de imagem o que disse foi "a 2560 x 1600 sem AA num monitor de 30" tens pior qualidade de imagem, arestas menos defenidas do que num monitor mais pequeno a 1600*1200 6X AA"
Aqui vão as screens.

Comparação 1


1600*1200 HDR com AA on




1600*1200 HDR com AA off




Comparação 2


1600*1200 HDR com AA on




1600*1200 HDR com AA off



Comparação 3



1600*1200 HDR com AA on




1600*1200 HDR com AA off




Bem acho que qualquer um que veja os screens consegue notar a diferença de ter o AA ligado ou não mesmo a 1600*1200 que já é uma resolução aceitavel, digo eu...
Blaster às vezes faz-me impressão como pessoas como tu conseguem-se ligar tanto a uma marca... Acho incrivel... Vêm um logo e não são capazes de admitir que em dado momento esse logo está coxo.

Edit: "o Oblivion é apenas um jogo" LOOOL só rir... Como as amigas do tua camisola são sem duvida muito piores nesse jogo já não conta... Pena que não seja o unico jogo a suportar verdadeiro HDR + AA... Primeiro diziam que era só o Farcry logo não valia a pena nem colocava a ati em vantagem ter AA + HDR, visto a nvidia n ter... Agora que já saiu mais um jogo grande (atrevo-me a dizer o jogo melhor actualmente a nivel de graficos) em que é possivel usar esta tecnologia, continuam a dizer que não vale a pena, bla bla bla... Agora com o adiamento do DX 10 veremos quantos mais jogos irão sair com suporte para HDR + AA...
 
Última edição:
Então onde estão os screens a 2560 x 1600 ?
Quero ver se tem o mesmo aliasing ("escadeados") que tu mostras existir a 1600x1200...
É que a primeira tem mais de 4 Megapixel de resolução, a segunda tem menos de 2 Megapixel...


Eu também podia colocar aqui screens a 640 x 480 com AA, e depois colocar screens a 1280 x 1024 sem AA.
So what ? É assim que se compara ?
 
Última edição:
blastarr disse:
Então onde estão os screens a 2560 x 1600 ?
Quero ver se tem o mesmo aliasing ("escadeados") que tu mostras existir a 1600x1200...


Eu também podia colocar aqui screens a 640 x 480 com AA, e depois colocar screens a 1280 x 1024 sem AA.
So what ? É assim que se compara ?
Blaster lê o que o ]cool[ disse mais acima.. Que não notava o AA a 1600.
LOL epa tu realmente superas-te mesmo... Arranjas com cada desculpa para defender a camisola?
Tens acções da Nvidia ou é mesmo... Nem comento :-D :-D :-D :-D :-D

Já agora, imagino que decerto consigas ver na tua cabecinha que quanto maior o monitor mais escadeado vai ficar à mesma resolução...
Certo?
Então vamos lá esforça-te mais um pouquinho... Pensa comigo... de vagar... Calma....
O monitor que usam para os 2560 é de + 30"...
Certo?
Vá mais um pouco de esforço...
Já esta...
O que digo é... MESMO COM OS 2560 DEVIDO ÀS +30" NÃO FICARÁ TÃO(ou um pouco menos) ESCADEADO COMO A 1600 SEM AA?
SENDO MESMO ASSIM OS 1600 COM AA SUPERIOR?
LOL
Tu és o máximo a sério :)

De qualquer forma postei os screens para responder à afirmação do cool que não notava diferenças de usar ou não AA a 1600...
 
Helixsk8 n querendo ser chato (E como já disse mais de 20 vezes, a ATI é melhor precisamente por causa dessa vantagem do AA+HDR) eu quando olho para as duas screenshots da Imperial City, prefiro de longe a sem AA, olha para as paredes e entendes o pq... As texturas estão MUITO melhor desenhadas, notas os riscos nas paredes feitos pela erosão com o tempo, coisa k com AA fica muito suavizado... E as arestas tens de concordar k são minusculas...

Eu ainda n tive oportunidade de experimentar o Oblivion na 6800 dado k n tenho CPU, e pronto, os gráficos duma FX5900 são bastante fracos... De qq maneira estas GX2 são para quem quer muitas frames, altas resoluções (Os tais 25xx) e para os bench freaks claro...
 
God_Lx disse:
Helixsk8 n querendo ser chato (E como já disse mais de 20 vezes, a ATI é melhor precisamente por causa dessa vantagem do AA+HDR) eu quando olho para as duas screenshots da Imperial City, prefiro de longe a sem AA, olha para as paredes e entendes o pq... As texturas estão MUITO melhor desenhadas, notas os riscos nas paredes feitos pela erosão com o tempo, coisa k com AA fica muito suavizado... E as arestas tens de concordar k são minusculas...

Eu ainda n tive oportunidade de experimentar o Oblivion na 6800 dado k n tenho CPU, e pronto, os gráficos duma FX5900 são bastante fracos... De qq maneira estas GX2 são para quem quer muitas frames, altas resoluções (Os tais 25xx) e para os bench freaks claro...
Epa não és chato. Desde que me argumentem correctamente.
Expandiste as imagens fazendo click no imageshack certo? (desculpa a pergunta mas com elas dps de abertas no imageshack sem tarem a 1600*1200 -sem o tal click) não se nota diferença )
Ya, realmente as marcas de erosão no inicio da parede estão um pouco mais fracas, mas tb pode ser da diferença da luz, pois os screens foram tirados com um tempinho de intervalo e como sabes o jogo tem tempo dia-noite e por vezes 2 mins no windows fazem a diferença.
Quando poder saco screens dps de um quick load para a comparação de texturas ser melhor :)
Agora o AA dá para ver sempre :D,
Olha agora para a torre :P
E uma diferença astronómica...
Ingame notas ainda mais... Nessa torre e no dragão nota-se mesmo bem o poder do AA.
 
Última edição:
]cool[ disse:
jogo olbivion a 1650x 1080 no meu tft de 20" sem AA mas com hdr. fiz varios testes alternados de zonas escolhidas por mim onde se poderia notar a diferença de AA vs HDR, prefiro jogar com hdr pois as melhorias do AA(4x, maximo aceite pelo jogo) eram praticamente nulas, se ñ nulas mesmo, a olho nu(pelo menos para mim). logo preferi os efeitos de hdr, que no oblivion estão excelentes! :P

mas ainda heide exprimentar jogar no meu lcd de 32"(a ñ são 40" mas ñ fica mt atras :P) para ver que tal é que fica! :P a resolução maximo tb sao os 1380 infelizmente... tenho jogado lá com a ps2 e face à tv onde jogava antes... ñ há comparação possivel...

Fikem bem!
Isso marcha bem na 7800 GT a 1680*1050? Olha se calhar ainda vou experimentar o meu primeiro RPG
 
Helixsk8 disse:
Blaster lê o que o ]cool[ disse mais acima.. Que não notava o AA a 1600.
LOL epa tu realmente superas-te mesmo... Arranjas com cada desculpa para defender a camisola?
Tens acções da Nvidia ou é mesmo... Nem comento :-D :-D :-D :-D :-D

Já agora, imagino que decerto consigas ver na tua cabecinha que quanto maior o monitor mais escadeado vai ficar à mesma resolução...
Certo?
Então vamos lá esforça-te mais um pouquinho... Pensa comigo... de vagar... Calma....
O monitor que usam para os 2560 é de + 30"...
Certo?
Vá mais um pouco de esforço...
Já esta...
O que digo é... MESMO COM OS 2560 DEVIDO ÀS +30" NÃO FICARÁ TÃO(ou um pouco menos) ESCADEADO COMO A 1600 SEM AA?
SENDO MESMO ASSIM OS 1600 COM AA SUPERIOR?
LOL
Tu és o máximo a sério :)

De qualquer forma postei os screens para responder à afirmação do cool que não notava diferenças de usar ou não AA a 1600...

Monitor LCD de 19" com 1600x1200 nativos (assumindo que existe, é formato 4:3...):
Área: ~376mm x ~301mm = 113176 mm^2
1600 x 1200 = 1920000 pixels (1.92 Mpixel)


Monitor LCD de 30" com 2560x1600 nativos (widescreen, 16:9):
Área: ~559mm x ~692mm = 386828 mm^2
2560 x 1600 = 4096000 pixels (4.09 Mpixel)




Ou seja, é ~50% maior em termos de área absoluta, mas também tem mais ~53% de resolução efectiva.
Isto significa que o teu argumento do tamanho do ecrã cai completamente por terra.
 
Última edição:
Helixsk8 disse:
A questão é que nós (leia-se pessoal com ATI ) podemos jogar com HDR + AA...
E as diferenças são tudo menos nulas! 8o
Pelo menos eu noto à grande mesmo... Se tiver tempo posto screens com e sem AA nos mesmo sitios...
Devido a não puportarem HDR + AA é que acho a compra destes sistemas quad sli (ou até mesmo a compra de uma 7900) descabida...
(sorry, offtopic)
Já agora tás a usar quais drivers?
Os 6.3 com chuck patch ou os 6.4?

Com os 6.4 não consigo fazer HDR+AA. Será que só vem suportado oficialmente nos 6.5?



É muito bonito falar em resoluções tipo 2560 x 1600 mas são muitos mais os que podem gastar 500€ em gráfica high-end do que os que podem gastar 1000 ou 2000€ num monitor que compense o aliasing nas altas resoluções.

E outra coisa: as altas resoluções não fazem milagres. Se o número de pixeis por àrea num monitor de 30" é igual ao de um de 17" então o aliasing aparece na mesma.
Deixa-se de notar se nos afastarmos, é claro, mas para isso mais vale gastar menos € num monitor mais pequeno, aproximar os olhos e ligar AA.
 
Helixsk8 sim expandi, e sim na Torre a diferença é realmente grande... Mas aqueles pormenores na parede ainda se nota bastante também... Acho que acaba por ser uma questão de gosto... Também pode ser do patch como perguntei na outra thread...
 
ToTTenTranz disse:
(sorry, offtopic)
Já agora tás a usar quais drivers?
Os 6.3 com chuck patch ou os 6.4?

Com os 6.4 não consigo fazer HDR+AA. Será que só vem suportado oficialmente nos 6.5?



É muito bonito falar em resoluções tipo 2560 x 1600 mas são muitos mais os que podem gastar 500€ em gráfica high-end do que os que podem gastar 1000 ou 2000€ num monitor que compense o aliasing nas altas resoluções.

E outra coisa: as altas resoluções não fazem milagres. Se o número de pixeis por àrea num monitor de 30" é igual ao de um de 17" então o aliasing aparece na mesma.
Deixa-se de notar se nos afastarmos, é claro, mas para isso mais vale gastar menos € num monitor mais pequeno, aproximar os olhos e ligar AA.

Estamos a falar do Quad-SLI (o título da thread, BTW), e aqui o custo não é de ~500€, mas sim perto dos 2000€.
Quem gasta 2000€ em gráficas, mais uns 1000 euros em CPU's topo de gama, uns 300 a 500€ em memórias de topo (2GB, normalmente), placas de som de topo, discos, etc, também não se importa de gastar mais 1000€ num monitor que é o melhor do momento e até já suporta HDCP (mais future-proof).


De qualquer forma, o que interessa para a discussão é o poder em bruto desta solução, não o preço (que esse já sabemos ser uma miragem para a maior parte das pessoas, é old news).
 
blastarr disse:
Monitor LCD de 19" com 1600x1200 nativos (assumindo que existe, é formato 4:3...):
Área: ~376mm x ~301mm = 113176 mm^2
1600 x 1200 = 1920000 pixels (1.92 Mpixel)


Monitor LCD de 30" com 2560x1600 nativos (widescreen, 16:9):
Área: ~559mm x ~692mm = 386828 mm^2
2560 x 1600 = 4096000 pixels (4.09 Mpixel)




Ou seja, é ~50% maior em termos de área absoluta, mas também tem mais ~53% de resolução efectiva.
Isto significa que o teu argumento do tamanho do ecrã cai completamente por terra.
Talvez não vá meu... Tou a falar de monitores CRT (957Mb o meu) em que a area real é 18"
Além de teres monitores CRT de 17" a darem os 1600*1200 (como também já tive um)
Parece que o meu argumento não era assim tão mau...
Mesmo falando de LCD com o que apresentas-te a diferença dos 3% achas que é superior a um AA 6X temporal (cof só em teoria deve ter uma qualidade equivalente a 12X AA)
Epa as tuas contas são lindas meu...
[nota isto não é nada pessoal :P es um tipo porreiro que até fez um chiller giro, portanto não stresses :p E uma discussão que acho que pode realmente levar a uma conclusão :). Acrescento ainda que em todas as graficas que tive esta é a 2ª ATI, logo podes tirar alguma conclusão daqui tb :P [[]])

ToTTenTranz já te respondi no outro tópico dedicado ao oblivion + AA... Os 6.4 suckam tá lá a explicar porque :)
Para HDR + AA 6.3 + chuck :D

homem das tornados, já disse no outro tb, provavelmente as texturas é pela altura do dia em que o screen foi tirado, tenho que ver isso com calma... Se não for disso é por estar a usar o temporal. Vou experimentar com outros AA etc :)

Continuo a achar que se o quad sli tem mercado é nos entusiastas que tem mt dinheiro e querem benchar à bruta, ou então em entusiastas que tem tanto ou mais dinheiro mas que não se informaram bem ou ainda (remota) não querem nenhum dos jogos que já saiu com HDR +AA nem o Oblivion nem todos os que podem sair até ao DX 10 :)
Abraço a todos :)
 
tal como o God_Lx acho certos detalhes do sem AA melhores, bastante até.

fui jogar um bocado e continuo a ñ notar diferenças praticamente nenhumas... ñ tirei pics pq era de noite(no jogo) e ñ se notava mt os efeitos hdr. assim que chegar a uma parte com efeitos de luz tiro print.
de qualquer maneira, das 3 comparações a ultima é mesmo aquela que se nota mt bem AA.

timber, jogo sem problemas nenhuns, a 1680 1050 e hdr :P aconselho-te o jogo.

anyway, para tirar as teimas, fiz mais uns testes com AA e sem AA, e continuo a dizer que ñ noto praticamente diferenças nenhumas...

ps: activar o AA nas drivers faz alguma diferença pratica? só testei uma vez no nfs e... ñ fez nd.

Fikem bem!
 
Última edição:
]cool[ disse:
tal como o God_Lx acho certos detalhes do sem AA melhores, bastante até.

fui jogar um bocado e continuo a ñ notar diferenças praticamente nenhumas... ñ tirei pics pq era de noite(no jogo) e ñ se notava mt os efeitos hdr. assim que chegar a uma parte com efeitos de luz tiro print.
de qualquer maneira, das 3 comparações a ultima é mesmo aquela que se nota mt bem AA.

timber, jogo sem problemas nenhuns, a 1680 1050 e hdr :P aconselho-te o jogo.

anyway, para tirar as teimas, fiz mais uns testes com AA e sem AA, e continuo a dizer que ñ noto praticamente diferenças nenhumas...

Fikem bem!
Pois... Acho quem em qualquer dos screens que postei as diferenças são bem visivies... Provavelmente não tás é aplicar o AA ou então não sei... :S
Olhem para os limites da igreja, para a torre e tectos das casa e ainda para as asas do dragão...
Ai ai... :berlusca::berlusca::berlusca::berlusca:
 
Helixsk8 disse:
Pois... Acho quem em qualquer dos screens que postei as diferenças são bem visivies... Provavelmente não tás é aplicar o AA ou então não sei... :S
Olhem para os limites da igreja, para a torre e tectos das casa e ainda para as asas do dragão...
Ai ai... :berlusca::berlusca::berlusca::berlusca:
eu ñ disse contrario, mas na ultima comparação é onde é mais nototrio. nas anteriores, como disse, sem AA tem algumas partes mais bem definidas.

como é que é possivel ñ aplicar bem o AA? é so ir as definições e activar!

Fikem bem!
 
]cool[ disse:
eu ñ disse contrario, mas na ultima comparação é onde é mais nototrio. nas anteriores, como disse, sem AA tem algumas partes mais bem definidas.

como é que é possivel ñ aplicar bem o AA? é so ir as definições e activar!

Fikem bem!
Dude.. a tua placa não faz HDR+AA no oblivion.. (tipo.. duh.. é disso que temos estado a falar)

Ligas AA: perdes HDR.
Ligas HDR: perdes AA.

Não há maneira de testares com ambos. Pelo menos com a tua máquina da sig, nenhuma das nVidia dá para isso.



Aliás, é esse o cerne da questão aqui, nesta thread. É o facto de um conjunto de placas gráficas que fica por cerca de 1800€ não suportar HDR+AA na maioria dos jogos que têm HDR.
Ou seja, como não dá para o "ultimate ultra high image quality" põe-se em questão se um sistema quad-SLI ganha ou não o título de "o melhor que o dinheiro pode comprar".


EDIT: timber se fizeres o tweak do mindistancegrass a performance em outdoors aumenta uns 50% sem perderes qualidade. Aconselho vivamente o jogo até porque com este tweak até uma 6600GT o corre decentemente.
 
Última edição:
]cool[ se tens uma Nvidia das duas uma, ou desligas o HDR, ou desligas o AA... Ele faz isso automáticamente mesmo que tu forces, daí tu dizeres k n notas diferenças...
 
ei! ñ me chamem tantas vezes noob!! :biglaugh:
eu sei disso! quando digo com e sem AA digo, claro, sem hdr para fazer uma comparação mais justa.

dps tb fiz uma comparação AA vs. HDR a ver qual é que me dava uns efeitos mais "bonitos". optei por HDR pois da-me uma melhor qualidade de imagem e os efeitos de luz sao uma coisa que aprecio mt nos jogos. :P

era isso que tava a dizer.

ToTTenTranz, praticamente ninguem vai comprar isto para jogar... maior parte destas gráficas vão ser pa benchar. vai ser só para mostrar poder bruto. pelo menos é a minha opinião.

Fikem bem!
 
Back
Topo