Problemas Técnicos Quadro ATI - Ethernet

Lmmm12

Power Member
Boa Noite,

Eu sou o novo feliz dono de uma casa com um quadro ATI, do qual percebo pouco. Venho pedir a vossa ajuda.
Está dividido por áreas (é o normal), mas ninguém escreveu no mapa qual é cada zona. Com isto consigo lidar bem, o que não entendo mesmo é como por internet por toda a casa.
Primeiro ponto: Existe um cabo ethernet fora do quadro ATI que alimenta diretamente uma saída RJ45 na sala (único sítio onde tenho internet por cabo).
Como é que ligo outras divisões por cabo?
Por exemplo, se eu conetar a porta LAN1 ao lado esquerdo da "Area 1" e o portátil à porta do lado direito da "Area 1", não tenho internet. Se conectar a porta LAN1 ao lado esquerdo da "Area 5" e fizer uma ponte entre as portas direitas 5-7 e ligar o portátil à esquerda da "Area 7", tenho internet.
Já bati com a cabeça na parede a tentar entender isto.

Obrigado.

Imagens:
https://www.dropbox.com/s/qicl2jczd61sghk/2019-09-10 22.59.13.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/o8b1ka8xtd1rtuw/2019-09-10 22.59.26.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/3j6cztx4ikfhu88/2019-09-10 22.59.30.jpg?dl=0
 
Precisas de um switch de 5 ou 8 portas, se quiseres mais portas que 4 (tipico de um router do operador)

tplink sg105e ou sg108e

Podes ligar alguns cabos directamente do router ao painel, e ligas um cabo do router ao switch e depois do switch a cada uma das portas do painel.

Pelo que vejo apenas deves ligar ás portas do lado direito de cada area (de quem ve de frente), como na area 2.

Simples.
 
Boas...
Eu posso estar enganado, mas temo ser portador de más noticias... essas ligações parecem-me que foram feitas a pensar em telefone. Plo que vi nas imagens, tens muito poucos pares ligados nas fichas, e alguns dão-me impressão de estarem a fazer shunt entre elas.
Se assim for, não só precisas de um switch como o Illusion4u mencionou, mas também tens de refazer essas ligações. Plo menos para as saídas que queres distribuir.
 
Precisas de um switch de 5 ou 8 portas, se quiseres mais portas que 4 (tipico de um router do operador)

tplink sg105e ou sg108e

Podes ligar alguns cabos directamente do router ao painel, e ligas um cabo do router ao switch e depois do switch a cada uma das portas do painel.

Pelo que vejo apenas deves ligar ás portas do lado direito de cada area (de quem ve de frente), como na area 2.

Simples.

Consegues explicar-me o facto de eu, em certas zonas, conseguir passar sinal do lado esquerdo da zona para o lado direito (LAN1-Portátil) e noutras não?

Boas...
Eu posso estar enganado, mas temo ser portador de más noticias... essas ligações parecem-me que foram feitas a pensar em telefone. Plo que vi nas imagens, tens muito poucos pares ligados nas fichas, e alguns dão-me impressão de estarem a fazer shunt entre elas.
Se assim for, não só precisas de um switch como o Illusion4u mencionou, mas também tens de refazer essas ligações. Plo menos para as saídas que queres distribuir.

A verdade é que testei todas as entradas de todas as zonas e continuei sem internet num quarto que escolhi para testar.
 
Boas, se fosses de perto eu poderia deslocar-me para te ajudar pois tenho equipamentos para isso.

Pela análise desse painel, isso é ITED V1, tens os 4 pares ligados em todas as tomadas da A1 à A12, pelo que colocando aí um switch isso tem de funcionar ou mesmo com com o cabo directo.

A confusão é que cada área tem 2 tomadas no ATI, porque no ITED V1 não se pensava ainda em redes "estruturadas" tens 2 tomadas porque necessitarias de colocar cabos entre essas tomadas todas de modo a ter telefone, logo colocavas um cabo para receber o sinal e necessitavas do outro para levar o sinal à tomada seguinte.

Para ti, a solução é simples apenas podes ligar o cabo em UMA dessas fichas de cada área, se ligares um cabo na ficha que trás do router e ligares apenas em uma de cada uma das outras deverás ter internet na zona desejada, com sinal de rede NÃO podes ligar dois cabos, dá problemas na ligação.

Solução mais simples, tiras as tampinhas da A13 -A18, colocas um switch na parte de trás, passas os cabos nos buracos e fica tudo ok.

A verdade é que testei todas as entradas de todas as zonas e continuei sem internet num quarto que escolhi para testar.

Como fizeste este teste?
 
Última edição:
Boas, se fosses de perto eu poderia deslocar-me para te ajudar pois tenho equipamentos para isso.

Pela análise desse painel, isso é ITED V1, tens os 4 pares ligados em todas as tomadas da A1 à A12, pelo que colocando aí um switch isso tem de funcionar ou mesmo com com o cabo directo.

A confusão é que cada área tem 2 tomadas no ATI, porque no ITED V1 não se pensava ainda em redes "estruturadas" tens 2 tomadas porque necessitarias de colocar cabos entre essas tomadas todas de modo a ter telefone, logo colocavas um cabo par receber o sinal e necessitavas do outro para levar o sinal à tomada seguinte.

Para ti, a solução é simples apenas podes ligar o cabo em UMA dessas fichas de cada área, se ligares um cabo na ficha que trás do router e ligares apenas em uma de cada uma das outras deverás ter internet na zona desejada, com sinal de rede NÃO podes ligar dois cabos, dá problemas na ligação.

Solução mais simples, tiras as tampinhas da A13 -A18, colocas um switch na parte de trás, passas os cabos nos buracos e fica tudo ok.



Como fizeste este teste?

Obrigado pela resposta!
Voltei agora de lua de mel e vou debruçar-me sobre este painel.

o teste foi feito com um portátil na divisão desejada e ir trocando o switch do Router por cada área, pelas duas entradas.
 
Back
Topo