Quadro ATI ligação ao Router

Rektyy42

Membro
Boas pessoal, mudei me para uma habitação nova onde tenho um quadro ATI, mas estou com um problema nas tomas RJ45 das divisões do apartamento, não tenho rede nas tomadas, ou seja quando ligo o computador por cabo na tomada RJ45 do quarto não tenho qualquer tipo de rede no computador. Com isto estou a usar o router mas este router faz me querer que não esteja ligado ao quadro ATI e consequentemente este não esteja a distribuir para as tomadas das divisões do apartamento, a pergunta que eu faço é, tendo eu o router na sala como é que eu o ligo ao quadro de forma a que este distribuía a rede para as 3 tomadas rj45 ou se devo montar o router no quadro e como é que procedo para fazer as ligações, se alguém me conseguir ajudar agradeço, obrigado!
 
Boas,

Se puderes coloca uma foto da tomada perto do router, para ver se é simples ou dupla.

Depois aguarda por alguém que perceba de ATI's, eu confesso que não percebo nada dessas coisas demoníacas :D

Cumps.
 
o rooter devia ter sido instalado no ATI e não na sala, e dai distribuir para as outras divisões, mas pelo que já vi nas fotos esse rooter é dos novos all in one, onde tens tudo ligado a fibra, a rede, o coaxial por ai fora o que torna um problema fazer o que pretendes pela rede ethernet da casa.

a unica forma e é se for possivel é injectares do rooter a tomada ethernet até ao ATI e depois usar um switch para ligar no ATI as restantes tomadas e já ficas com net nas tomadas.

isto dos ATI é uma treta pois o ITED já vai a caminho da 4ª versão onde já estão pensadas incorporação dessas tecnologias e essa casa ainda tem ITED 1, logo ainda não existia esse tipo de sistema que tens instalado, o que agora é adaptar não há muito que se possa fazer.
 
Boas,

Eu acho que não lhe colocaram o router no ATI por causa do WIfi, se não fosse o Wifi o ATI dele até é dos melhorzinhos para ficar com o router lá dentro.
Não sei se aquele ATI já faz de switch, por isso não me aventuro a dar sugestões - como já disse: ATI's do demónio!

Cumps.
 
Boas,

Eu acho que não lhe colocaram o router no ATI por causa do WIfi, se não fosse o Wifi o ATI dele até é dos melhorzinhos para ficar com o router lá dentro.
Não sei se aquele ATI já faz de switch, por isso não me aventuro a dar sugestões - como já disse: ATI's do demónio!

Cumps.

sim o wifi foi uma das razões de não terem colocado o router no ATI, no entanto o ATI não faz de Swich, tem de lá ser instalado um e conectar as entradas e saidas do painel ethernet do ATI ao router, dai eu ter dito que pode ser que ele se safe se conseguir injectar o sinal do router pela tomada da sala até ao ATI conectar a saida da tomada ao switch e depois as saidas do switch ligar as entradas para as tomadas que vão para as restantes divisões da casa e problema resolvido. ele tem lá tomada para ligar o switch dentro do ATI, logo sem problemas.
 
Esse Ati é da Efapel, isso já vem com o Ited V3, a Efapel só introduziu os ATI's em 2015 e já era essa a versão do ITED em vigor, essa falha aí foi do instalador porque nem nesse nem no de 24 módulos cabem os AIO (all in one) dos operadores por isso é que não o colocaram lá dentro, só com a CATI, tenho um instalado e é à maneira.

O instalador fez aí um bonito serviço, esses cabos deveriam passar por trás do painel para o meio ficar livre para instalar um router ou switch.

Desligas as fichas que têm os fios agarrados ao painel de 1 a 6 que é apenas para o serviço de voz, ficando com as tomadas vermelhas sem nada ligado, depois basta colocar um switch e cabos pequenos entre o mesmo e as tomadas, ao lado do router um cabo do router à tomada da parede e ficas com internet em todas as tomadas.


Já agora tens o sinal do cabo coaxial no resto da casa?

xXzw7ZL.jpg


sCuVP0O.jpg
 
Última edição:
Esse Ati é da Efapel, isso já vem com o Ited V3, a Efapel só introduziu os ATI's em 2017 e já era essa a versão do ITED em vigor, essa falha aí foi do instalador porque nem nesse nem no de 24 módulos cabem os AIO (all in one) dos operadores por isso é que não o colocaram lá dentro, só com a CATI, tenho um instalado e é à maneira.

O instalador fez aí um bonito serviço, esses cabos deveriam passar por trás do painel para o meio ficar livre para instalar um router ou switch.

Desligas as fichas que têm os fios agarrados ao painel de 1 a 6 que é apenas para o serviço de voz, ficando com as tomadas vermelhas sem nada ligado, depois basta colocar um switch e cabos pequenos entre o mesmo e as tomadas, ao lado do router um cabo do router à tomada da parede e ficas com internet em todas as tomadas.


Já agora tens o sinal do cabo coaxial no resto da casa?

xXzw7ZL.jpg


sCuVP0O.jpg
Esse Ati é da Efapel, isso já vem com o Ited V3, a Efapel só introduziu os ATI's em 2017 e já era essa a versão do ITED em vigor, essa falha aí foi do instalador porque nem nesse nem no de 24 módulos cabem os AIO (all in one) dos operadores por isso é que não o colocaram lá dentro, só com a CATI, tenho um instalado e é à maneira.

O instalador fez aí um bonito serviço, esses cabos deveriam passar por trás do painel para o meio ficar livre para instalar um router ou switch.

Desligas as fichas que têm os fios agarrados ao painel de 1 a 6 que é apenas para o serviço de voz, ficando com as tomadas vermelhas sem nada ligado, depois basta colocar um switch e cabos pequenos entre o mesmo e as tomadas, ao lado do router um cabo do router à tomada da parede e ficas com internet em todas as tomadas.


Já agora tens o sinal do cabo coaxial no resto da casa?

xXzw7ZL.jpg


Antes de mais obrigado pela vossa ajuda, mas estou com "uma" duvida que é, para que é que servem estes cabos ethernet ([2] ver imagem) quando penso eu que a entrada rj45 vai directo a tomada ([3] ver imagem) ou seja segundo o que disseste se posso mesmo deixar desligado e ligar as entradas ao switch por exemplo, ou seja a ligo ou router ou um switch aquela entrada e a tomada fica sujeita a rede e por fim e ultima duvida é para que serve a entrada ([4] ver imagem), obrigado.

Imagem:
https://prnt.sc/rqbw98

Ahh e não tenho cabo coaxial em todas as divisões, por isso acho mesmo melhor deixar o router na sala por exemplo digo eu.

Já agora alguma sugestão para um switch?
 
Última edição:
Do que referes não identifico o ponto 4, no entanto penso que te referes à porta em baixo do lado direito que serve para ligar uma linha analógica, seja de um router ou exterior, de modo que seja possível ter o serviço de voz/fax pelas tomadas de rede e tem uns selectores para escolher quais os pares/pinos da ficha a utilizar pois permite dois operadores- nunca foi muito usado e os técnicos pouco ou nada sabem disso como deve ser, principalmente os dos operadores, muitos deles empregados "precários", sem culpa.

KirqUa5.jpg


Não sei se dá para perceber bem, mas se o teu ponto 4 for o que eu assinalei, é onde poderia haver um sinal para ter telefone, adsl ou fax e é possível ter 2 operadores, um num par dos pinos 4 e 5 e outro noutro par dos pinos 3 e 6, por conseguinte estão ligados às duas fichas mesmo ao lado para escolher por exemplo se a do pino 4 e 5 tiver adsl, tem que se colocar o filtro de ruído aqui como exemplificado numa foto que colocaste acima, sem adsl fica tudo ligado como eu e tu temos, os botões por baixo de cada ficha com o fio é para escolher o que se quer utilizar, se o OP1 ou se o OP2. isto apenas para "saber" não se aplica, até porque cada vez menos pois cada menos se utiliza pela maioria o serviço de voz com fio ou o serviço de fax que também precisa de fio, como cada vez mais se usa os telefones sem fios não é usado.

O simples é, queres telefone com fios, ligas a fichinha, queres rede/ internet tiras a fichinha, colocas no buraco ao lado e ligas um cabo do switch na ficha e tá feito.

Se tiveres o sinal a vir do lado do router na ficha 1 por exemplo, basta ligar essa ao switch, e as outras todas que queiras net também

Switch, eu tenho encostado um TL-SG108E e pelo número de portas que tens aconselho o mesmo, pode ser um netgear ou um D-link que já há pessoal que também a funcionar bem mas não me recordo dos modelos, desde que tenha suporte IGMP V3 para não bloquear as box's.

Sobre o coaxial, tens pelo menos umas 5 ou 6 tomadas de tv espalhadas pela casa, caso queiras que o sinal passe por aí também é fácil fazer basta identificar o cabo que vem da tomada perto do router e ligá-lo na parte de trás do repartidor, estes ATI's vêm preparados para ter um operador por cabo (satélite não) e uma antena TDT e poderes escolher entre os 2, bastando para isso mudar a ficha de um lado para o outro.

já agora partilho o que um "técnico" de um ISP me fez no ATI e que depois coloquei como apresentei em cima.

pla7whd.jpg


Peço desculpa pela extensão e se confundi mais.
 
Última edição:
@Songomus o que tens é exactamente o que os artistas da época faziam, que ao ter sitio para ligar os cabos na traseira do painel super simples, complicavam com o cravar de fichas.

Para ficar melhor, retiras a placa do meio, metes um switch na traseira do painel e ligas lá esses cabos todos e vai dar de certeza, assumindo que tens serviço por fibra ou cabo coaxial, por 3G, se for adsl já pode ser um bocado diferente porque tens todas as tomadas neste momento para serviço de voz (1), embora não haja serviço de voz aí porque não cabo ligado no sítio par ao efeito.
 
Última edição:
Olá! Para não fugir à regra sou mais um às voltas com as ligações Ethernet e a ATI. Acho que percebi o que têm dito mas não sei muito bem como o concretizar no meu caso. Passo a descrever para o caso de me conseguirem dar uma ajuda.

Tenho serviço ADSL da MEO. Na sala junto da TV, onde colocaram o router e a BOX, tenho 2 tomadas RJ45 como mostro na imagem:

A porta da esquerda liga à porta DSL do router (não faço ideia de como o sinal chega aqui...)
A porta da direita liga à porta GbE do router (será para levar o sinal de volta à ATI?)

NA ATI tenho a seguinte configuração:

Basicamente tenho um cabo a ligar a S1 à S4. A S1 tem a descrição de ZAP e a S3 escritório. (Será que a S1 recebe o sinal da porta GbE do router e envia para o escritório? Confirmo que tenho rede na tomada do escritório.

A minha primeira dúvida é, nesta configuração, como fizeram chegar o sinal do operador à tomada da sala?

Isto porque, dados os tempos que correm, com a necessidade de ter NET nas outras divisões, acho que devia mudar o router para a caixa ATI e utilizar as 4 portas de saída para alimentar as tomadas onde pretendo ter NET. Neste ponto a minha única dúvida é onde vou buscar o sinal para ligar à porta DSL do Router? Será no DDC primário onde diz "Entrada Operadora"?

E finalmente para cada porta na régua, como colocar o switch? OFF, OP1, OP2, OP3?

Digam se for necessário alguma foto de outro pormenor...

Provavelmente são dúvidas muito básicas para quem percebe do assunto mas no meu caso é como se fosse cego! :)
Conseguem dar umas dicas?
 
A porta da esquerda liga à porta DSL do router (não faço ideia de como o sinal chega aqui...)
A porta da direita liga à porta GbE do router (será para levar o sinal de volta à ATI?)

NA ATI tenho a seguinte configuração:

Basicamente tenho um cabo a ligar a S1 à S4. A S1 tem a descrição de ZAP e a S3 escritório. (Será que a S1 recebe o sinal da porta GbE do router e envia para o escritório? Confirmo que tenho rede na tomada do escritório.

A minha primeira dúvida é, nesta configuração, como fizeram chegar o sinal do operador à tomada da sala?

Isto porque, dados os tempos que correm, com a necessidade de ter NET nas outras divisões, acho que devia mudar o router para a caixa ATI e utilizar as 4 portas de saída para alimentar as tomadas onde pretendo ter NET. Neste ponto a minha única dúvida é onde vou buscar o sinal para ligar à porta DSL do Router? Será no DDC primário onde diz "Entrada Operadora"?

E finalmente para cada porta na régua, como colocar o switch? OFF, OP1, OP2, OP3?

Digam se for necessário alguma foto de outro pormenor...

Provavelmente são dúvidas muito básicas para quem percebe do assunto mas no meu caso é como se fosse cego! :)
Conseguem dar umas dicas?

O sinal do operador já está nesse painel, por detrás das tomadas que dizem "entrada DDC operador" deve ter um cabo de 4 pares ligado num ligador que tem escrito "entrada" e é daí que vem o sinal de telefone.

O sinal é escolhido com os botões, OP1, OP2, OP3 e OFF, OP1 escolhe o sinal que estiver no par azul, OP2 escolhe o sinal que estiver no par castanho, OP3 apenas usa apenas o par azul se estiver algo ligado na ficha traseira que diz "Phone/fax", em OFF desliga o sinal de telefone e deixa a ficha desligada para ligar o cabo de rede, como tens isso ligado só deves ter ligação 100mbs no escritório, pois botões deveriam estar em OFF para poderes ter gigabit.


Para não inventar muito e ficar fácil, compras um switch, e cabos de rede com 0.5mt e ligas o cabo da sala no switch e do switch para as tomadas que pretendes, colocando sempre o botão em OFF.

Já agora mete uma foto da lista das tomadas, acho estranho não marcarem as tomadas nas divisões...
 
Obrigado pela resposta NVRSystem :)

Resolvi fotografar o lado de trás do painel e parece ser como dizes:

O cabo preto deve ser o que vem da rua e liga à entrada os tais 4 pares. O "phone/fax" não tem nada ligado. Não preciso nem tenho telefone na casa.

Gostava mesmo de perceber como é que o sinal da operadora vai do lado de trás do painel para a tomada S2 na sala...

Percebo a opção do switch, mas se quiser colocar o router junto ao painel, para utilizar as 4 saídas do mesmo, onde podia ir buscar o sinal para alimentar a porta DSL do router? Ou seja, estando o router junto do painel, é possível ir buscar o sinal DSL para o router e depois passar este a alimentar as duas tomadas da sala? e mais outras duas onde pretendo ter net?

Se for apenas uma questão de cabos e configurações tudo bem, Se já implicar cravações, passagem de cabos e outras operações técnicas então é mesmo para esquecer :)

Deixo aqui também a tal listagem das tomadas:

Obrigado uma vez mais.
 
Obrigado pela resposta NVRSystem :)

Resolvi fotografar o lado de trás do painel e parece ser como dizes:

O cabo preto deve ser o que vem da rua e liga à entrada os tais 4 pares. O "phone/fax" não tem nada ligado. Não preciso nem tenho telefone na casa.

Tal como pensava, isso está bem feito, quem fez a instalação pelo menos tem gosto no que faz.
Gostava mesmo de perceber como é que o sinal da operadora vai do lado de trás do painel para a tomada S2 na sala...

O sinal vem pelo cabo preto, que ao ligar onde está faz uma espécie de repartidor, que liga a todas as portas que tens nesse painel, apenas tens de escolher com o selector para que porta queres o sinal, esse deve ser o OP1, normalmente, se reparares a porta S2 tem o selector em OP1, se mudares perdes o sinal de internet.

Percebo a opção do switch, mas se quiser colocar o router junto ao painel, para utilizar as 4 saídas do mesmo, onde podia ir buscar o sinal para alimentar a porta DSL do router? Ou seja, estando o router junto do painel, é possível ir buscar o sinal DSL para o router e depois passar este a alimentar as duas tomadas da sala? e mais outras duas onde pretendo ter net?

Se for apenas uma questão de cabos e configurações tudo bem, Se já implicar cravações, passagem de cabos e outras operações técnicas então é mesmo para esquecer :)

Desde que tenhas espaço é simples de fazer sem mudar nada, basta cabos, se colocares um cabo RJ11 (de telefone) na tomada mais à direita onde diz "entrada de operador", e ligares ao router deves ter internet, depois basta cabos RJ45 entre o router e as portas que queiras.

Se tiveres telefone fixo, tens de colocar o filtro aí, e ligas a saída para o telefone na entrada phone/fax e se quiseres usar o telefone em alguma tomada tens de colocar o selector para OP3


Deixo aqui também a tal listagem das tomadas:

Obrigado uma vez mais.

Uma coisa que te ajudava seria numerares as tomadas da casa de acordo com o que tens nesta lista, por isso tinha perguntado se havia uma lista.
 
Última edição:
Back
Topo