1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Quadro ATI ligação ao Router

Discussão em 'Suporte e Artigos—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Rektyy42, 30 de Março de 2020. (Respostas: 53; Visualizações: 3238)

  1. Bom dia!

    Andei a testar as tomadas rj45 pela casa e em 2 quartos, só me chegam 40mb/s...
    Estranho... Será instalação do cabo defeituosa? Ou cravamento dos terminais macho/fêmea deficiente...
    Relembrando que só uma saída do meu router está a mandar sinal para o switch e que depois distribui para toda a casa...

    Abraço!
    http://prnt.sc/uo7bxb
     
  2. Correção do post anterior...
    Fiz agora o teste de velocidade da NOS e dá velocidade entre os 130/140mb/s... Por isso deve estar mais ou menos já que tenho 200mb/s contratados e contando com alguma perda!
     
  3. Boas!

    Ando há uns dias a debater-me com uma ligação deste género e deparei-me com uma situação que não consigo entender... Já procurei diversas ajudas e tópicos e esta conversa parece-me ser o sítio ideal para conseguir (espero eu) algumas repostas...

    Em resumo, a minha situação é muito simples, tendo em conta a informação nos últimos posts, o que fiz foi ligar um switch no quadro ATI e queria, claro, passar o sinal para as outras divisões mas o switch não recebe sinal do modem/router (neste caso o fibergateway da MEO).

    Por partes:

    - No quadro ATI tenho o seguinte equipamento https://www.quiterios.pt/docs/1434035248.pdf
    - O router foi instalado na sala, que é onde me serve melhor.
    - A ligação fibra ao router da MEO foi feita utilizando uma das tomadas ZAP que tenho na sala ou seja, retirei o cabo de rede dessa tomada e passei o cabo de fibra (o cabo de rede "inutilizado" encontra-se guardado no quadro ATI caso necessário no futuro).
    - Para alimentar de volta o quadro ATI, liguei um cabo do router para a tomada zap livre

    Até agora, apenas precisei de alimentar por cabo de rede o escritório e portanto, liguei um cabo à tomada do quadro ATI que está alimentada pelo router à tomada que vai alimentar o escritório e está tudo 5 estrelas!! Posição OFF sempre.

    A minha expectativa agora seria simplesmente ligar um switch dentro da caixa ATI e espalhar o sinal pelas divisões que queria. Adquiri o TL-SG1008D que funciona lindamente quando ligado directamente ao router mas não apanha sinal sequer quando ligado à tomada que recebe sinal do router que se encontra na caixa ATI...

    O que poderei estar a fazer de errado? Alguma dica?

    Desde já o meu muito obrigado.
     
  4. NVRSystem

    NVRSystem Power Member

    Pode haver alguma ficha mal cravada, liga o pc e nas propriedades da ligação vê se tem ligação gigabit


    Não devias ter permitido isso, - a retirada do cabo - deves ter um tubo vazio para o efeito, seja qual for a versão do ITED, isso pode dar problemas caso quem assinou o projecto queira, pois a responsabilidade é dele.

    Se colocares apenas um cabo na tomada que vem da sala para o switch e para o escritório, não funciona?

    Mete uma foto da coisa sff
     
    Última edição: 26 de Setembro de 2020
  5. Verdade e concordo plenamente. Agora que reparo com atenção, tenho um tubo livre mas não faço ideia do seu destino... Apenas autorizei porque sei que consigo reverter a situação e depois de 1 mês em meio a ver 4 canais já estava a dar em doido!!

    Funciona sim!! Mas só funciona a 100Mb/s quando deveria poder chegar a 1Gb/s. Com o switch ligado directamente ao modem consigo 1Gb/s.
    E o que me faz confusão é que ligo a tomada que vem da sala directamente ao switch e nada de sinal :facepalm: Mesmo que fosse de 100Mb/s já ficaria satisfeito para o uso que lhe ando a dar. Tentei N combinações de cabos diferentes (568a e 568b) entre o router e a tomada e entre o ATI e o switch e nada... Sendo o switch recente e a suportar MDI/MDIX não entendo de todo.
    Verifiquei as ligações no ATI e estão excelentes, os cabos estão bem cravados e ainda comprei novos cabos macho/macho para tirar duvidas. Neste momento tenho apenas um cabo CAT5e de resto é tudo CAT6 (já substituí o CAT5e por um CAT6 e dá igual).
    O único comportamento estranho que notei é que com os novos cabos que comprei, consigo realizar as ligações dentro da caixa ATI sem problema para várias divisões. Se ligar um destes novos cabos ao router e à tomada da sala fico sem sinal no ATI. Com estes mesmos cabos, consigo 1Gb/s com o switch ligado directamente ao router e outro equipamento... No entanto esta parte não me preocupa para já porque todos os testes que fiz foram com os cabos antigos e que funcionam a 100Mb/s. A meu ver, o switch também deveria de funcionar certo?

    Os cabos novos são estes:
    [​IMG]


    E na caixa ATI, a ligação que funciona para o escritório (também com um dos cabos novos...):

    [​IMG]


    Em resumo, se apenas consigo atingir os 100Mb/s com cabos CAT5e a CAT6 ligados directamente como na imagem acima deve querer dizer que algures entre a tomada da sala e o ATI os cabos devem estar mal cravados e não conseguem usar os 4 pares, será?!? Mas mesmo assim, mesmo só com 2 pares o switch não deveria funcionar a 100Mb/s?

    Muito agradecido pela rápida resposta e obriagado pela ajuda, se necessário fotos mais detalhadas é só dizer!
     
  6. NVRSystem

    NVRSystem Power Member

    Agora baralhaste-me, o 3 vem de onde ou vai para onde e o 4? se assim tens alguma ligação ao colocares o switch aí não dá?

    Se assim directo funciona apenas a 100mbs algum cabo está mal cravado, em alguma das pontas, o mais simples é o pc aí e ligar ao router pela porta que vem da sala, se tiver 100 mbs é uma dessas pontas que tem um par no ar. desconfio da tomada ao pé do router, que ao passarem os cabo o tenham estragado.

    Quando passaram a fibra, por acaso os cabos de rede estão 2 no mesmo tubo?

    Tens alguma lista do que está aí, que diga para onde vai cada porta?
     
  7. Baralhado também eu estou!! (Ou estava...)

    Tenho o mapa sim, o 3 é a alimentação que vem do router na sala, o 4 vai para o escritório que é onde eu estava a realizar a maioria dos testes. O 2 é o outro par do zap que ficou inutilizado quando substituí o cabo pela fibra. Ambos os cabos que vão para o zap passam pela mesma tubagem.

    Ora aqui é que foi a dor de cabeça... O que eu pensei inicialmente foi, epa, mesmo que tenha apenas 100mbs, o switch deveria dar sinal!! E nunca deu! Tentei todas as combinações possíveis de cabos, nenhuma funcionou com o switch e com o computador nenhuma funcionou a mais de 100mbs. MAS, algumas combinações funcionavam e outras não funcionavam de todo (ficava sem sinal) o que me levou quase à loucura.
    O técnico da MEO poderia ter feito alguma mas eu estive sempre a acompanhar tudo, dentro e fora de casa, portanto não poderia ser.

    A última coisa que iria desconfiar seria da instalação novinha em folha e certificada que a empresa de elctricistas realizou, pois bem... Deveria ter desconfiado logo de início... Vou ter de chamar alguém para verificar tudo porque já não tenho confiança na empresa que cá esteve.

    Mas o caro NVRSystem tem toda a razão no que diz, só que ainda havia mais (e talvez ainda haja...)

    Resumo da história:
    Na ficha da sala, estava um par desligado, o azul e branco estava seccionado logo na ficha, na foto abaixo é possível perceber com zoom, eu nem sequer cheguei lá à primeira vez que a desmontei pois, parecia-me tudo bem :(
    [​IMG]

    Resolvi esse mas não deu na mesma, fiquei igual! Então abri um pouco a malha do cabo e percebi que o cabo azul estava seccionado aí a 3cm da ficha...
    Aqui, primeira victoria!! Liguei o switch ao ATI e puff, já tinha sinal a 1000mbs.
    Fui ao escritório e estava tudo na mesma, apenas com 100mbs e o sinal do switch também não passava. Tive de desmontar a ficha também e aí apenas precisei de empurrar melhor os cabos dentro da ficha para conseguir sinal a 1000mbs com e sem switch.
    Victoria!
    [​IMG]

    Sim, apenas passa um tubo para a ficha zap onde estavam inicalmente 2 cabos de rede e um deles foi substituído por fibra.

    Aqui vai:
    [​IMG]

    As minhas sinceras desculpas por ter feito perder tempo a analisar esta situação mas como disse, eu já estava a dar em doido e desesperado e nunca pensei que fosse da instalação. Lição aprendida e vou chamar alguém para resolver porque não estou para ter surpresas com as restantes tomadas e talvez até me dê ideias para melhorar o que já tenho.
    A verdade é que já as testei todas em modo directo (cabo como na foto da minha resposta anterior) e tudo funcionou mas nunca verifiquei se estava a 100mbs ou a 1000mbs.

    Muito obrigado!!
     
  8. NVRSystem

    NVRSystem Power Member

    O importante é que mais ou menos dor de cabeça já funciona.

    Estamos cá para ajudar, como é um dos meus hobbies já apanhei muita coisa mal feita por outros e tive de arranjar, assim como ter tudo ok e vir o pessoal "técnico" e estragar tudo.

    Se fores de perto da zona de Leiria poderei dar uma olhadela nessa instalação!
     
  9. Muito obrigado pelo apoio, eu estava mesmo a dar em doido com isto!!

    Estou mesmo muito insatisfeito de facto e já reportei ao abrigo de garantias. No entanto, tenho a certeza que nada de jeito será feito portanto vou procurar com calma quem possa fazer um bom serviço aqui nesta zona.
    Se fosse da zona de Leira não hesitaria de certeza!! Se puderes recomendar alguém em Setúbal/Palmela agradeço.

    Novamente o meu agradecimento!
     
  10. Boas amigos,

    Hoje veio cá a casa o técnico da NOS mudar-me o router para o novo giga router v2. Tinha alterado a minha velocidade para 500/100mbps!
    Andei a fazer testes cá por casa e no quarto do meu filho só apanho 80 e poucos megas... Terá ficado algum cravamento mal feito no ATI, quando andei a fazer as ligações? No entanto a velocidade de upload, apanho praticamente o máximo...
    No PC, na ligação Ethernet, aparece 100mbps...nao deveria ser 1gb?
    Se alguém me puder ajudar... Agradeço!
    Deixo fotos!
    Abraços


    http://prnt.sc/v4pogm
    http://prnt.sc/v4qoev
     
  11. NVRSystem

    NVRSystem Power Member

    Pode ser limitação da tua placa de rede, sabes se é gigabit?
     
  12. Sim é gigabit... Se fizer o teste como o mesmo portátil, noutra divisão, na placa já aparece 1gbps e dá 350mbps de velocidade!
     
    Última edição: 22 de Outubro de 2020 às 20:08
  13. NVRSystem

    NVRSystem Power Member

    Poderá ser algum cabo mal cravado ou no ATI ou na tomada, testa noutras tomadas a ver se consegues outro resultado
     
  14. Já testei e tenho acima de 300megas!
    Por isso deve ser do cravamento... Antes de cravar tinha mais velocidade... Daí por a hipótese do cravamento!
    Quando cravei, deixei algum fio mal cravado ou trocado...