Quadro ATI ligação ao Router

Boas amigo,
Pelo que percebi das ligações no teu quadro, já tens tomadas rj45 nessas divisões!
Falando no meu caso e como eu fiz... Tenho o router na sala e queria ter os 500mbps contratados à NOS em todos os compartimentos (por cabo, claro).
Foi fácil... Na sala liguei um cabo numa saída lan do router à tomada rj45 da parede... Assim já tinha sinal no quadro ATI, depois comprei um switch gigabit de 8 portas da tp-link e liguei no quadro... O sinal que vinha da sala, liguei ao switch e do switch, com cabos cat6 de 50cm, liguei os vários cabos às tomadas vazias do quadro, para mandar sinal para os vários compartimentos... No meu caso comprei switch de 8 portas, mas no teu caso se não precisares de tantas arranja um switch de 5!
Agora quanto ao sinal Wi-Fi, o sistema mesh é muito bom para expandir:

https://www.worten.pt/smarthome-e-r...k-deco-e4-2-unids-ac1200-300-867-mbps-6881714

Eu uso este repetidor e estou satisfeito:

https://www.worten.pt/smarthome-e-r...sinal-d-link-dap-1610-ac1200-866-mbps-6605969

Espero ter ajudado!
Abraço
 
Boas!
Vejo que o @NVRSystem tem bastante experiência. Talvez me possas ajudar também :)
Adquiri recentemente um apartamento construído em 2017.

Este é o quadro que tenho no apartamento:

https://meocloud.pt/link/05c85236-b9b1-49be-b276-e0bb2e15a46b/iPhone - Photo 2021-01-31 17_19_20.heic/

https://meocloud.pt/link/a7eab594-a1b5-4792-a837-dcc689cd8e80/iPhone - Photo 2021-01-31 17_19_40.heic/

https://meocloud.pt/link/cd3d5364-4918-4835-9130-79302b689a52/iPhone - Photo 2021-01-31 17_21_29.heic/

Queria instalar o router Fiber da MEO dentro do quadro e depois comprar um segundo router para ter WIFI mas o router da MEO não cabe dentro do quadro.

Deste modo, vão ter que passar cabos para alguma divisão onde o router poderá ser instalado.

O melhor local vai ser na sala, onde existe mais "saídas". Infelizmente, nenhuma já preparada para fibra.

Como quero já ter na ideia como vai ser a instalação antes dos técnicos cá virem, queria perguntar-vos como poderei ter a melhor configuração/instalação.

Na sala, junto à TV tenho 2 tomadas. Uma apenas com TV/RF e outra vazia.

A minha ideia seria alterar o espelho da TV+RF por um que também tivesse RJ45 e assim passar o sinal para o quadro. E a outra vazia, seria para colocar aquele espelho para a fibra em vez de os técnicos me colocarem mais uma "caixinha" colada à parede. Já andei a ver na ***** e ainda não sei o que tenho que comprar. Alguma recomendação da marca efapel (para ficar tudo com o mesmo look&design ?

Eu vou precisar de ter pelo menos mais uma porta ethernet para o escritório. Como poderei fazê-lo com o router na sala? E já agora, o que recomendam para estender o sinal wireless para os quartos? Estava a pensar em algum AP pequeno que possa ser colocado diretamente na tomada de rede.. recomendações precisam-se pff! :)

Obrigado!


Boas desculpa vir dar um ajuda ou não, um bocado mais tarde, não tenho bastante experiência, mas tenho tido alguns dissabores com instaladores low-cost.

Dizes que o apartamento é de 2017 novo? isso já tem ITED V3, neste a pasagem da fibra para a ZAP era facultativa, pelo que não tens nada preparado para ela, deveria ter uma CATI já que este é um exemplo perfeito que isto é apenas um ATI, pois não tem espaço para comportar os activos (talvez um switch, pequeno), no entanto tenho ideia que na ZAP (Zona de Acesso Privilegiado) deveria ter 2 portas de cada tecnologia, ou seja 2 de tv completas e 2 de rede pelo menos, e ainda uma vazia para passar a fibra.

Como referido no Manuel ITED V3

kk8SAj1.jpg


coloca umas fotos do que tens na sala, a que tens vazia tem alguma tampa?

Na coaxial podes passar mais um cabo de rede, e na outra um cabo de rede e a fibra por exemplo, com dizes.

Para melhorar podes colocar uma caixinha de fibra no ATI (RG-FO) para os técnicos terminarem lá a fibra, como esta



compras um patch de fibra com os metros necessários 10 ou 15 ou o que for (uma casa de material eléctrico vende) e passas para a sala, isto porque, se forem eles a fazer vão fazer uma fusão contínua, se algum dia precisares de algo na fibra que envolva mudar alguma coisa, tens sempre de os chamar para fazer nova fusão.

Se passares um cabo de rede da tomada de tv par ao ATI, cravas numa ficha vazia, e depois basta um cabo pequeno dessa ficha/porta para a do escritório, e fica lá o sinal, ou se meteres um switch no ATI, metes o sinal de rede nas portas necessárias, se fizeres isto (colocar um switch) depois colocas um AP numa tomada "qualquer", caso não queiras adquirir um sistema mesh, mas dado os preços actuais, os sistemas mesh TP-link estão a bom preço
 
Última edição:
Boas! Obrigado desde já pela resposta.

Infelizmente nem o mínimo tenho no zap.
Na sala tenho numa parede: tomada eléctrica, 1 saída tv+r, 1 vazia (com tampa apenas). Noutra parede tenho 1 rj45, 1 tv+r e uma elétrica.

O que fiz foi comprar uma tomada tv+r+rj45 para eles trocarem e permitir ter a outra livre para a fibra.

Já comprei um switch de 5 portas pequeno para caber no quadro. Mas sinceramente, pouco mais cabe!

Vou questionar se não podem por essa caixa da fibra no quadro. Eles vêm amanhã de manhã finalmente.
 
O mais simples é mesmo ires comprar tu a tampa para a tomada com as fichas fibra e a fibra, e passares ou pedir para passar o cabo de fibra desde a zona da TV até ao ATI, senão quase de certeza (a não ser que apanhes um bonzinho) que fazem emenda sem acoplador "para o sinal não perder força" costuma ser um dos argumentos, assim se necessitares de alguma coisa tens de os chamar.

Já vi por aqui uma foto algures onde os "técnicos" passaram a fibra por um buraco de um painel, e fizeram a fusão, se o colega quiser mexer ta tramado, tem que os chamar para fazerem nova fusão.

91gZmFl.jpg

tudo bem, até Ali
 
Última edição:
Olá
No seguimento deste tópico tenho uma questão semelhante.

A minha irmã renovou o nosso 2º andar e em fez de subscrever a um segundo contracto de internet passamos um cabo de ethernet do router do primeiro andar para o ATI no segundo.
O cabo foi ligado ao IN do ATI como está na imagem:
147478408_1084595738674206_5201291653813745365_n.jpg


O meu problema é que não consigo ter internet nas portas rj45 espalhadas pelo segundo andar.
A única solução que tenho é fazer um chicote do porta IN para a porta da divisão quando os canais estão no off tal como na imagem:
147745782_824885304756482_6106487812963706674_n.jpg


Eu tinha ideia que a internet era distribuída pelas portas sem ser necessário o chicote. Há alguma coisa errada ou eu é que estou enganado?

Obrigado
 
Olá
No seguimento deste tópico tenho uma questão semelhante.

A minha irmã renovou o nosso 2º andar e em fez de subscrever a um segundo contracto de internet passamos um cabo de ethernet do router do primeiro andar para o ATI no segundo.
O cabo foi ligado ao IN do ATI como está na imagem:
147478408_1084595738674206_5201291653813745365_n.jpg


O meu problema é que não consigo ter internet nas portas rj45 espalhadas pelo segundo andar.
A única solução que tenho é fazer um chicote do porta IN para a porta da divisão quando os canais estão no off tal como na imagem:
147745782_824885304756482_6106487812963706674_n.jpg


Eu tinha ideia que a internet era distribuída pelas portas sem ser necessário o chicote. Há alguma coisa errada ou eu é que estou enganado?

Obrigado
Eu não percebo muito do assunto mas o precisas aí deve ser de um switch. Ligas o cabo que vem do router ao switch e depois ligas os cabos das tomadas de rede das várias divisões ao switch. Caso contrário o router não consegue os dispositivos ligados na rede.
 
SRodrigues080

não consegues ter internet nas portas porque precisas de um switch , liga o cabo que vem do 1o andar ao swich e depois das saidas do switch ligas um cabo a cada porta que vai dar às tomadas, só assim é que isso vai funcionar.
 
Obrigado pelas respostas

Para não estar a desfazer a ligação posso passar agora um cabo do IN para o switch e depois do switch para as portas?
Também estava a pensar em vez de um switch usar um router como o TP-LINK NROINA0178 dentro o ATI por causa do Wifi mas tenho medo que dentro do ATI aqueça muito ou o wifi seja fraco. Há alguma maneira de saber se o router é apropriado para ATI?
 
Obrigado pelas respostas

Para não estar a desfazer a ligação posso passar agora um cabo do IN para o switch e depois do switch para as portas?
Também estava a pensar em vez de um switch usar um router como o TP-LINK NROINA0178 dentro o ATI por causa do Wifi mas tenho medo que dentro do ATI aqueça muito ou o wifi seja fraco. Há alguma maneira de saber se o router é apropriado para ATI?

Sim deu para perceber o que fizeste na foto, é ligares um cabo do IN para o switch e depois do switch para as restantes portas, ai a melhor opção é mesmo teres um switch e não um router, não por causa de aquecimentos, mas porque se queres wifi não é o melhor local para o ter dentro.

No final de teres a situação do ATI resolvida, depois podes meter um router noutra divisão ligado a uma das tomadas ethernet e então propagar uma rede wifi pela habitação.
 
Olá
No seguimento deste tópico tenho uma questão semelhante.

A minha irmã renovou o nosso 2º andar e em fez de subscrever a um segundo contracto de internet passamos um cabo de ethernet do router do primeiro andar para o ATI no segundo.
O cabo foi ligado ao IN do ATI como está na imagem:
Apartamento Duplex? se for isso não necessitaria de ter outro contrato pois isso deve/devia estar tudo na mesma fracção, a solução foi bem pensada.

O meu problema é que não consigo ter internet nas portas rj45 espalhadas pelo segundo andar.
A única solução que tenho é fazer um chicote do porta IN para a porta da divisão quando os canais estão no off tal como na imagem

Esse painel serve para distribuir sinal de voz e não de dados, sinais de dados são "ponto a ponto" vem da tomada e tem de acabar num router ou switch, como tens aí várias tomadas/pontos, o melhor é colocares aí um Switch que suporte IGMP v3, e gigabit, já são moderadamente baratos, alguns cabos de 25cm e fica arrumadinho, dado que tens 9 portas possíveis, poderás pensar num switch de 16 portas ou um de 8 + 1 de 5 caso venham a utilizar as portas "todas", no mínimo o de 8.

Eu tinha ideia que a internet era distribuída pelas portas sem ser necessário o chicote. Há alguma coisa errada ou eu é que estou enganado?

Obrigado

Isto só acontece para sinal de voz, que é para isso que ai está o "IN", ao colocares os microswitch's para 1 ou 2 escolhe de onde vem o sinal normalmente par 1 ou 2 do cabo de entrada, se apenas quiseres ter dados (internet/rede) metes em off e o cabo fica desligado do bus de voz.
 
Boa tarde a todos, vejo que este post será o mais indicado para dar a conhecer o meu problema.

Pelo que tenho visto os problemas têm sido a cerca de ligações de internet, mas no meu caso é mesmo o sinal tv que não é recebido nas fichas de casa.

Fiz transferencia de serviço Nos para uma nova casa com um Caixa ATI, na altura da instalação o técnico disse que iria ter sinal de tv em todas as tomadas da casa mas nem sequer mexeu na caixa ATI.

A minha questão é que não tenho sinal em nenhuma, já tive a tentar ver as ligações dentro da caixa mas não existe nada assinalado e também o meu conhecimento sobre esta matéria não é muito.

Esta é a ligação que tenho na sala, o router foi instalado na sala juntamente a box.

O sinal sai do router e e dividido para a box e para a ligação da casa.
https://prnt.sc/yv02he

Depois tenho a caixa ATI que ao que me parece está tudo ligado mas mesmo assim não recebo sinal nas tomadas de casa.

https://prnt.sc/yv0gxx
https://prnt.sc/yv0j46

O cabo preto que se encontra desligado, já estava quando vim para cá. Pelo que consegui ver este cabo vêm do mesmo sítio que o cabo branco que penso ser o que trás sinal para os outros 4 cabos.

Alguém me poderá esclarecer o que pode estar mal nesta situação.

Agradeço desde já.
 
Isso agora só testando, mas na tomada onde ele ligou é a saída satélite, ele pode ter confundido com as tomadas "dados", a própria tomada filtra as frequências para o sinal satélite (penso ser dos 800 aos 2400mhz) e o sinal cabo funciona abaixo disso, troca a ficha do cabo por uma que entre onde diz tv, deve ficar a dar.
 
Obrigado pela resposta NVRSystem, a verdade é que fazendo isso recebo sinal na tv, mas só recebo canais analogicos e com muito má qualidade.

Alguma suspeita do que pode ser?
 
Olá josp, penso estar a fazer a pesquisa bem, visto que se tentar ligar a tv diretamente ao router pelo cabo coaxial, ela apanha todos os canais digitais. Mas se pegar neste cabo, ligar a tomada on diz TV e receber o sinal no quarto por uma tomada igual e ligar a tv já não tenho sinal, só me aparece canais analogicos com muito má qualidade.

Será que o problema poderá ser na caixa ATI?
 
Como disse acima, só mesmo testando, podem ser perdas pela própria tomada, pois não foi feita a pensar na injecção de sinal, apenas para fornecer.
Pode haver algum cabo mal cravado, isso só tentando com um cabo directo da origem do sinal ao ATI e ver se chega às restantes tomadas com sinal suficiente e depois ir por partes
 
Descobri o problema. Fiz ligação direta da box para a caixa ati e já consigo receber sinal em todas as divisões.

O problema de certo é das tomadas que tenho perto do router.

Existe algum tipo de tomadas que possamos injetar sinal?

Posso também passar cabo pela entrada a esquerda que vai dar direitinho a ati.

Qual é que será a melhor solução?

https://pasteboard.co/JNKuzg6.jpg
 
Esse cabo preto está ligado a uma caixinha branca da altice que vai ligar ao router. Penso que seja a fibra. Ele passa pela ATI mas não está ligado a nada, continua por outro tubo.
 
Back
Topo