Quadro ATI ligação ao Router

Também tenho um TEV instalado, e funciona bem.

yWBo5o2.jpg
bEgt3RK.jpg


O suporte TEV é tão bom tão bom que para este que tenho, há uma "peça" para ligar 4 portas RJ45 entre a parte de trás e da frente, e nem me souberam dizer preços, como instalar como resolver o problema de não haver comunicação entre o suposto espaço para os activos (atrás da porta) e as ligações físicas na parte da frente, a minha solução passou por uma broca cónica :D
 
Última edição:
Viva,

vou reavivar este tópico porque creio que nenhum dos problemas reportados é semelhante ao meu.
O painel parece ter as ligações todas bem feitas, e tem aquela tampinha que tem indicado ser o local para colocar um switch de 8 portas.
Como todos neste tópico o MEO instalou o router de fibra na sala, e eu pretendo distribuir o sinal para o resto da casa, quero usar alguns dispositivos por cabo, e nalguns pontos instalar pontos de acesso Wi-Fi, pois o sinal não chega a todo o lado.
Entendo que baste instalar um switch no painel, mas a caixa em si so tem 8cm de profundidade, e ainda não encontrei nenhum switch com essas dimensões. Perguntas:

  • é suposto o switch sair de fora, e fazer as ligações todas do lado de fora?
  • há algum mal em instalar o switch todo do lado de dentro e fazer passar os cabos para a parte da frente do painel?
  • Porque é que o fabricante deste painel indica um local para um switch de 8 portas quando o painel tem 16??

Obrigado pela a vossa ajuda!

GBEX34b.jpg
7ZqVMZZ.jpg
 
Tens aí um trabalho esperto feito pelos famosos ténicos da treta, tens os repartidores inutilizados, e o cabo do telefone não é assim que se liga, é nas fichas de trás (fdx é com cada F....P) enfim.

Podes tirar a tampa e metes o switch ao alto por detrás da porta e já não chateia.
 
Última edição:
Há um par de semanas o quadro ATI idêntico à foto abaixo acabou por tombar encontrando-se agora dependurado apenas preso pelos fios.

iu



Este quadro ATI é um Hager Alpha ITED cuja caixa/base que se encontra embutida tem as dimensões de 386x460x11mm (altura x largura x profundidade).

Depois de procurar nas lojas fui informado que a Hager descontinuou este modelo de ATI. Portanto a solução certamente será a de substituir o quadro e como se não bastasse também terei que substituir o de eletricidade por razões estéticas pois faziam conjunto.

Já me foi dito por dois eletricistas que mudança se impõe porque tem várias partes e os elementos de fixação dos painéis/aro/porta à base partidos.

Agradecia saber qual é a vossa opinião sobre a marca de fabricante de ATI que recomendam qualidade/preço (Efapel, Quitérios?).

Obrigado desde já pelas respostas.
 
Eu pessoalmente aconselho Efapel, gosto bastante, se for bem aplicado ficas bem servido. se tiveres oportunidade de abrir mais a parede mete o maior possível e se possível mete CATI também que ficas com espaço para switch e router e isso. a Efapel já tem umas portas baixinhas muito giras.
 
Última edição:
Tens aí um trabalho esperto feito pelos famosos ténicos da treta, tens os repartidores inutilizados, e o cabo do telefone não é assim que se liga, é nas fichas de trás (fdx é com cada F....P) enfim.

Podes tirar a tampa e metes o switch ao alto por detrás da porta e já não chateia.

e sabes porque é que estava ligado assim? Porque o jeitoso que instalou isto, aproveitou um dos pares do cabo de rede que vai para a sala para passar a ligação do telefone. chegou à tomada da sala, rebentou a ficha, tirou os dois fios que lhe interessava e meteu um fio de telefone a sair por trás do espelho da tomada. É mesmo cada *****..

Obrigado pela dica, vou ver se arranjo espaço para por um switch the 16 portas, tirar a tampinha e passar os cabos por lá.
 
e sabes porque é que estava ligado assim? Porque o jeitoso que instalou isto, aproveitou um dos pares do cabo de rede que vai para a sala para passar a ligação do telefone. chegou à tomada da sala, rebentou a ficha, tirou os dois fios que lhe interessava e meteu um fio de telefone a sair por trás do espelho da tomada. É mesmo cada *****..

Obrigado pela dica, vou ver se arranjo espaço para por um switch the 16 portas, tirar a tampinha e passar os cabos por lá.

Isso era mesmo de tirar fotos e enviar para o provedor e reclamar com os gajos, é só estúpidos a fazer os clientes de otários.

consegues resolver isso? não custa muito, se precisares de ajuda estamos por cá.
 
Isso era mesmo de tirar fotos e enviar para o provedor e reclamar com os gajos, é só estúpidos a fazer os clientes de otários.

consegues resolver isso? não custa muito, se precisares de ajuda estamos por cá.
Obrigado pela ajuda. A casa já foi construída há uns 10anos, o construtor já desapareceu e não vale a pena a chatice. O cabo que está na parede parece funcionar bem, e a tomada está danificada. Vou trocar por uma nova e não me chatear mais com o assunto.

Já agora, o que farias:
  • Comprar 16cabos de 0.5m
  • Comprar uma bobine, fichas e o alicate para as cravar
Estou inclinado para a segunda opção porque posso fazer os cabos à medida e também porque gosto de meter as mãos na massa
 
Se estás à vontade com o mexer nisso (nem toda a gente está) força nisso e estamos por cá para qualquer ajuda.

reparas o que estiver mal feito e metes o switch aí dentro

Em relação a patch cables, fartei-me de os fazer, um euro e pouco e tens patch cable de 0.5mt e vem bom, não justifica o trabalho. - foi o que fiz na última vez, mas só no fim de os meter no bastidor vi que eram todos, CCA :facepalm:, quando puder mando vir 100% cobre e já está.
 
Se estás à vontade com o mexer nisso (nem toda a gente está) força nisso e estamos por cá para qualquer ajuda.

reparas o que estiver mal feito e metes o switch aí dentro

Em relação a patch cables, fartei-me de os fazer, um euro e pouco e tens patch cable de 0.5mt e vem bom, não justifica o trabalho. - foi o que fiz na última vez, mas só no fim de os meter no bastidor vi que eram todos, CCA :facepalm:, quando puder mando vir 100% cobre e já está.

Decidi comprar cabos de meio metro. :)
E o que dizes deste switch?
A casa ainda é grande e quero poder colocar AP de wifi, por isso prefiro um switch que tenha PoE. Achas que há alguma consideração que deva ter com a temperatura dentro do ATI? Este modelo em especifico inclusivamente tem uma ventoinha.

https://www.tp-link.com/uk/business-networking/easy-smart-switch/tl-sg1016pe/v2/#overview
 
Sobre AP's WIfi, ainda ando à espreita da coisa, porque gosto de manter o injector PoE da mesma marca do AP, assim sei que não estraga, tenho um tplink de 8 portas PoE (TL-SG1008P) com 2 AP's tp-link também (eap225) e funciona tudo bem.

Entretanto nas próximas semanas, vou montar uns Ap's Ubiquiti e vou tentar alimentar com um switch da Safire, como não estou muito à vontade com PoE, pois há PoE a 12V, a 24V e a 48V pelo que me tenho apercebido e não tenho conhecimento se isso funciona tudo no mesmo switch mesmo de marca difernete, se calhar vou meter os injectores da ubiquiti para as antenas e não uso o PoE do switch, mas vai servir para as câmaras que vão ser da mesma marca.
 
Ubiquiti sei que o POE costuma funcionar com 2 normas diferentes a af e at.

Estou a usar um switch TP link para alimentar os meus unifi [emoji106]
 
Ubiquiti sei que o POE costuma funcionar com 2 normas diferentes a af e at.

Estou a usar um switch TP link para alimentar os meus unifi [emoji106]

Daqui a duas semanas já vou finalizar a instalação dos equipamentos já experimento se o switch que tenho (um safire) funciona, penso que sim, mas como não são brinquedos baratos, há sempre o receio de algo queimar.
 
Ubiquiti sei que o POE costuma funcionar com 2 normas diferentes a af e at.

Estou a usar um switch TP link para alimentar os meus unifi [emoji106]

Daqui a duas semanas já vou finalizar a instalação dos equipamentos já experimento se o switch que tenho (um safire) funciona, penso que sim, mas como não são brinquedos baratos, há sempre o receio de algo queimar.

Têm os switchs dentro destes armários também? Não é preciso ter cuidado com a cena a aquecer lá dentro?
 
Têm os switchs dentro destes armários também? Não é preciso ter cuidado com a cena a aquecer lá dentro?

No meu Bastidor tenho 1 Switch, 1 Servidor e um Nas e ronda os 38ºC sem ventiladores, se meter terão que ser muito silenciosos.

O que vou montar vai ser filho único não mete cuidados


Ubiquiti sei que o POE costuma funcionar com 2 normas diferentes a af e at.

Estou a usar um switch TP link para alimentar os meus unifi [emoji106]

Bom lá chegou o dia, bastidor ligado, um switch com ventilação que faz um cagaçal que nem é bom :D mas os AP's Ubiquiti a funcionar com o PoE do switch Safire a 48V. vamos ver quanto tempo aguenta :) para já simplificou bastante no espaço do bastidor.

Assim o switch neste momento alimenta:

- 2 Ap's ubiquiti Ac-Pro
- câmara exterior de video porteiro
- monitor do video porteiro

e num futuro não muito distante + 1 AP e mais 3 câmaras exteriores IP.
 
Última edição:
No meu Bastidor tenho 1 Switch, 1 Servidor e um Nas e ronda os 38ºC sem ventiladores, se meter terão que ser muito silenciosos.

O que vou montar vai ser filho único não mete cuidados




Bom lá chegou o dia, bastidor ligado, um switch com ventilação que faz um cagaçal que nem é bom :D mas os AP's Ubiquiti a funcionar com o PoE do switch Safire a 48V. vamos ver quanto tempo aguenta :) para já simplificou bastante no espaço do bastidor.

Assim o switch neste momento alimenta:

- 2 Ap's ubiquiti Ac-Pro
- câmara exterior de video porteiro
- monitor do video porteiro

e num futuro não muito distante + 1 AP e mais 3 câmaras exteriores IP.
Porque não optaste pelo switch da ubiquiti já que permite ter um maior controlo na rede uma vez que ficas com a gestão do switch na unifi controller?
 
Porque não optaste pelo switch da ubiquiti já que permite ter um maior controlo na rede uma vez que ficas com a gestão do switch na unifi controller?

Não foi opção minha, se fosse por mim era da ubiquiti com PoE 250W 24 portas seria suficiente, mas o cliente é que quis assim.

O da Ubquiti ficava uns 100€ a mais que o que comprou
 
Li todo este tópico e outros pela internet, e quero agradecer ao @NVRSystem por toda a ajuda aqui dada!

Tenho uma ATI que ao que parece esta virgem de "técnicos", no entanto vou contratar a MEO e não queria que "estragassem" a minha ATI...

Fotos: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1KzFidsIJ4ZzgMfkjgUT3YxMwBuT537Dk

O meu objetivo é ter na sala (S1) o router FiberGateway. Sendo necessário passar fibra da ATI até a sala, e de seguida usar o cabo RJ45 já instalado para passar sinal internet do router até a ATI, e dentro da mesma colocar um Switch TP-LINK 5P Gigabit TL-SG105S para depois conectar toda a casa.

Dúvidas que tenho:
  1. Pelo que pude observer não há qualquer instalação de fibra. O que irá o técnico fazer para fazer chegar fibra de fora da casa até a ATI e de seguida a sala e router? Como é que deve ser feito?
  2. Na sala não tenho uma ficha para a fibra, como devo proceder? Por onde irá sair a fibra até ao router?
  3. Onde devo colocar o switch, do lado de fora da ATI ou dentro? (isto porque não tenho aquela placa removível de "Equipamento Ativo" que já vi em várias ATIs)

Obrigado!
 
Boas, para levares a fibra para a sala vai ser difícil (não é impossível, mas dá trabalho), isto porque parece que quem fez essa habitação usou apenas 1 tubo para levar os cabos para as caixas da sala (é método que eu pessoalmente desaconselho, por mim é SEMPRE 1 tubo por caixa de tv/rj45 - que foi o que fez nas outras todas, podia ter passado mais um tubo pelo menos), esse ATI é dos primeiros ITED V1, parece não ter os conectores para cravar os cabos de rede por trás do painel como nas versões a seguir, assim como o corte para o switch que está em falta.

1 - como é do Ited V1, não se falava de fibra como agora, os ATI's eram apenas para tv e voz (resto na 2 :D)

2 - se estiveres à vontade em mexer em cabos e souberes fazer isto, vai dar trabalho, isto porque tens de retirar os cabos todos (2xtv e 1 rede) e depois, voltar a passá-los novamente mas com um patch de fibra, com os metros necessários (compra-se numa casa de material eléctrico pré feito - instala-se sempre com 2 fibras, mas como o espaço parece ser pouco abres os cordão e metes só 1) é preciso ter muito cuidado com a fibra para não partir

no caso da fibra podes fazer algumas coisas:
- manter as 2 tomadas de TV ou retirar 1 e fica lá a fibra na que tiraste, e ficas com espaço para passar mais um cabo de rede por exemplo
- mudar uma das tomadas de Tv para uma tomada mista, com tv +1 Rj45 e no sitio da RJ45 meter um topo para fibra, caso o ligador/connector da fibra caiba dentro da caixa
- o mesmo que acima, mas caso o conector não caiba dentro da caixa com as peças todas, colocar um centro com um buraco para a fibra ligar directa no router

IMPORTANTE: deixar a caixa/terminação do operador DENTRO do ATI, com o conector verde, para poderes fazer o que bem entenderes sem teres de os voltar a chamar

3 - como tens as pontas do cabos de rede na parte fora, eu colcoava o switch entre o painel e a porta, fechado não se vê :), só precisas passar a ficha do switch num fuinho e ligar os cabos todos no switch.


Desculpa o testamento, espero ter ajudado com alguma coisa.
 
Back
Topo