quadro ATI/rede/RJ45/RJ11

bem então isto está mais ou menos alinhavado, resta-me saber qual a tomada em que convem ter ethernet e aí ligar o switch e espalhar os cabos pelo espaço todo.

vou passar mais um pouco de tempo a colocar isto em prática e depois digo qualquer coisa.

@varejo e ricponte

Muito Obrigado
Boas, então depois de teres ITED instalado ainda vais andar a passar cabos pela casa, quando com 1 simples modem-router com 4 saidas de ethernet ficas com o problema resolvido???
:004::004::004::blubomte:
 
Boas, então depois de teres ITED instalado ainda vais andar a passar cabos pela casa, quando com 1 simples modem-router com 4 saidas de ethernet ficas com o problema resolvido???
:004::004::004::blubomte:

O problema é que já dispendi tanto tempo c/ isto que agora que vejo uma luzinha ao fim do túnel só quero é ter aquilo a trabalhar como deve ser.

E além disso o pilim é praticamente nulo depois da remodelação do barraco e como já percebi que o Aolink (desbloqueado) é difícil de apanhar não posso estar a dispender o que não tenho num outro equipamento. Se este dá tenho que me desenrascar.

sei q não tem lógica e é estúpido ter ITED e usar o método 'antigo' mas por agora terá de ser. quando aparecer um router usado c/ um preço atractivo como o do Aolink penso nisso.

Eu bem que queria esta cablagem toda a sair no pseudo-bastidor que mandei fazer. ainda por cima porque já tinha a tralha toda oferecida.
 
O problema é que já dispendi tanto tempo c/ isto que agora que vejo uma luzinha ao fim do túnel só quero é ter aquilo a trabalhar como deve ser.

E além disso o pilim é praticamente nulo depois da remodelação do barraco e como já percebi que o Aolink (desbloqueado) é difícil de apanhar não posso estar a dispender o que não tenho num outro equipamento. Se este dá tenho que me desenrascar.

sei q não tem lógica e é estúpido ter ITED e usar o método 'antigo' mas por agora terá de ser. quando aparecer um router usado c/ um preço atractivo como o do Aolink penso nisso.

Eu bem que queria esta cablagem toda a sair no pseudo-bastidor que mandei fazer. ainda por cima porque já tinha a tralha toda oferecida.
Boas, vê se por baixo do ATI se tens alguma caixa vazia na parede que vai dar ao ATI, que é obrigatorio ter, se tiver metes os cabos a sairem ai e utilizas o teu switch, e escusas de andar a passar cabos, portanto mais vale teres o teu switch na parede por baixo do ATI do que andar a passar nova cablagem etc.!!! :)
 
bom dia.
cá estou eu novamente :P
cheguei à conclusão que a tomada mais vantajosa será a 6 (# e #' são outras q ainda ñ descobri a correspondente saída)
atelierrv3.jpg

Depois de verificar e reverificar o respectivo chicote no ATI e de acordo c/ as indicações amávelmente fornecidas fiz isto:
esquemaati01ga0.jpg

... e népia.
Arrastei o computador todo p/ junto do ATI liguei directamente da saída ethernet do modem/router à placa de rede e... voilá. aproveitei p/ reverificar as configurações do router, ñ fosse vir dali o problema (é mesmo desespero :)).

Voltei a montar tudo na origem e com a disposição de cabos apresentada na imagem acima comecei a ligar o chicote nas restantes tomadas, # e #'. e curiosamente na #' tive sinal de rede mas nunca consegui aceder ao modem/router ou abrir uma página web. Voltei a colocar na 6 e a rede permaneceu... ????

mais giro ainda, mudando os cabos p/ as saídas 6 e 5 (mesma disposição) adivinhem onde é q tenho sinal de rede...(?)

o que é que estou a fazer mal?!

P.S.: a caixa por baixo é obrigatória em Portugal, isto é um enclave independente onde essas modernices ñ se aplicam :lol:
 
Bom dia, Então pelo que percebi é o seguinto.
Tomada com rede pretendida a 6.
Sacas-te da 7 para o router e do router para a tomada 6 e nada. Mas se for do router para o pc directo ja funciona.Certo?
para mim isso esta mal ligado(pares dos cabos utp ao terminal) tenta se puderes abrir o ATI e tira uma foto, para se ver.
 
...
Sacas-te da 7 para o router e do router para a tomada 6 e nada. Mas se for do router para o pc directo ja funciona.Certo?
Exactamente
para mim isso esta mal ligado(pares dos cabos utp ao terminal) tenta se puderes abrir o ATI e tira uma foto, para se ver.
o ATI tem estado sempre aberto, pedi ao instalador p/ o deixar assim p/ ver se conseguia resolver o problema. à hora de almoço tento tirar a foto. obrigado.
 
Não tenho aqui o manual a mão.
Mas vou-te dar o esquema de ligação:
Par - cor - pino
1 azul 4
1 azul/branco 5
2 Laranja/branco 3
2 Laranja 6
3 Verde/branco 1
3 Verde 2
4 Castanho/br 7
4 Castanho 8
isto para os terminais.

se quizeres msn é so o meu nick @ hotmail.com
 
Última edição:
Boas, o ricponte tem razao, mas tb podem ter colocado a ligação B, de qualquer forma a pinagem tem de ser igual nas 2 pontas (ATI e tomada) pro cabo ser direito a sequencia tem de ser igual.:)
P.s por via das duvidas onde ligas o cabo que vem do router retiras o chicote que vai pra outra saida, nessa saida fica apenas o cabo do router mais nada!!!
 
Última edição:
aqui estão as fotos das ligações

SAÍDA 6:
ati6cu7.jpg

(está uma bela porcaria mas quase que dá p/ ver as cores)
Da esq p/ a drt:
castanho/castanho-branco
azul/azul-branco
verde/verde-branco
laranja/laranja-branco

No geral é isto.
atiligaesuw0.jpg

Todos estão c/ esta disposição de cores/ligações. Vê-se mal mas é o que posso arranjar :(
está diferente do esquema que disponibilizaste, ricponte.
EDIT: (obrigado pelo contacto msn, mas aqui no trabalho ñ posso usar. como em casa está directo a uma máquina talvez te chateie)

boa tarde, varejo. bem-vindo + uma vez à thread infindável :D
P.s por via das duvidas onde ligas o cabo que vem do router retiras o chicote que vai pra outra saida, nessa saida fica apenas o cabo do router mais nada!!!
se percebi bem, a SAÍDA 5 fica sem chicotes e inactivada. se calhar convinha uma foto das ligações na tomada também (?)
 
Última edição:
aqui estão as fotos das ligações

SAÍDA 6:
ati6cu7.jpg

(está uma bela porcaria mas quase que dá p/ ver as cores)
Da esq p/ a drt:
castanho/castanho-branco
azul/azul-branco
verde/verde-branco
laranja/laranja-branco

No geral é isto.
atiligaesuw0.jpg

Todos estão c/ esta disposição de cores/ligações. Vê-se mal mas é o que posso arranjar :(
está diferente do esquema que disponibilizaste, ricponte.
EDIT: (obrigado pelo contacto msn, mas aqui no trabalho ñ posso usar. como em casa está directo a uma máquina talvez te chateie)

boa tarde, varejo. bem-vindo + uma vez à thread infindável :D

se percebi bem, a SAÍDA 5 fica sem chicotes e inactivada. se calhar convinha uma foto das ligações na tomada também (?)
Boas, a saida 5 se fica sem chicotes fica inactiva, fica e deve ficar activa com chicotes para telefone ou entao para outro cabo de ethernet que venha do router percebes?? pq se deixares o chicote da saida ao lado ficas com 2 tomadas com a mesma porta de ethernet e isso nao pode ser. ou serve para telefone como as outras ou entao só recebe 1 cabo de ethernet vindo do router. :)

Mais importante ainda, diz ao teu electricista que isso tá...tudo mal ligado e nunca vai funcionar...portanto para isso funcionar tem de arrancar os fios e cravar de novo como deve ser, como nas tomadas pode ser seguido o esquema A ou B tu ou o teu "técnico" tem de ver como ligaram as tomadas e seguir o mesmo esquema no ATI, e como as tomadas tem todas a norma A ou B para ligar, ele ligou com uma delas no ATI bate tudo mal, portanto ves como foi a sequencia de cores nas tomadas e respeitas essa mesma sequencia nas saidas do ATI.
ou ele cravou nas tomadas:
TIPO A:
1- branco/verde
2- verde
3- branco/laranja
4- azul
5- branco/azul
6- laranja
7- branco/castanho
8- castanho

TIPO B:
1- branco/laranja
2- laranja
3- branco/verde
4- azul
5- branco/azul
6- verde
7- branco/castanho
8- castanho

Vês qual destas sequencias é que ele meteu e metes igual no ATI.

p.s os pinos do ATI começam da direita para a esquerda portanto o pino 1 será o Branco/laranja que tens na foto.

P.s2 se as tomadas tiveram tipo B basta trocar de posição no ATI os fios verde 4 e azul 6 para verde 6 azul 4.
:lol::lol: :004::004::004:
 
Caros amigos, lá desmontei a tomada referente à Saída 6 e a disposição é a do Tipo B.

TIPO B:
1- branco/laranja
2- laranja
3- branco/verde
4- azul
5- branco/azul
6- verde
7- branco/castanho
8- castanho
...
P.s2 se as tomadas tiveram tipo B basta trocar de posição no ATI os fios verde 4 e azul 6 para verde 6 azul 4.

É mesmo isso, são os únicos q ñ batem certo.
Tenho de ir verificar se todas as outras tomadas estão como esta, não vá o homem ter começado de manhã e acabado depois de almoço :)
Ainda estou à espera q o 'técnico' se arraste até cá.
 
Caros amigos, lá desmontei a tomada referente à Saída 6 e a disposição é a do Tipo B.



É mesmo isso, são os únicos q ñ batem certo.
Tenho de ir verificar se todas as outras tomadas estão como esta, não vá o homem ter começado de manhã e acabado depois de almoço :)
Ainda estou à espera q o 'técnico' se arraste até cá.
Boas, é isso mesmo confirmas todas as tomadas e se todas forem tipo B é só trocar todos 4 e 6, e a sequencia ficar igual isso ja fica bom!! :)
 
Última edição:
bem eu tb ando kom um problema do genero, mas axo k ja resolvi mas o meu ati é ligeiramente difirente!
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=351829&highlight=quadro+ati
Se kiserem dar uma vista de olhos, o k fiz foi o seguinte:
1--Tenho netcabo
2-- Enfiei o modem la pa traz
3--Coaxial»»Modem»»Router»»Liguei as fixas respectivas as divisões onde keria net!
4--Coaxial»»Modem»»Cabo do telefone k sai do router Liguei no S6 e agora rodei uns botoes para o "canal" 1 e todos tem linha telefonica!
Axo k é isso agora so me falta meter umas fixas novas para puder passar os cabos pelos buracos e meter tudo la para traz!
Ta quase e no pc ja th net assim!
Se me puderem konfirmar se é assim k é suposto estar agradecia!
 
Pensavam que se tinham livrado de mim? Eu também :D

Desde que o "técnico" cá veio (ler tópicos acima s.f.f.) nunca mais me preocupei com as ligações no quadro ati porque finalmente tinha sinal na saída 6. Tinha planeado retirar o router (não é prático andar a aceder ao bicho dentro do quadro) e ligá-lo directamente noutra saída, devido à nova organização do barraco... e deparo-me com isto:










algo me diz que está uma... giro, não é?

os fios azul e branco que vêm do exterior [cabo preto], ligam cada um naquelas caixinhas cinzentas (ñ sei o termo técnico), que recebem também um fio azul e um azul/branco que vem da entrada adsl do router [cabo cinzento c/ os outros fios cortados rente] e ainda do DDC Primário - OP. 4, um fio azul e outro azul/branco.

:D até tem lógica, azuis com azuis e azuis/brancos com azuis/brancos, não há por onde falhar :D mas eu cada vez percebo menos disto .

A ideia de ligar o router numa saída de rede mantem-se, será outra além da 6, não estão identificadas e é noutro piso, agradecia que me auxiliassem a colocar isto de forma a ter sinal em qualquer tomada, se for possível e numa forma simples, porque nisto sou realmente muito burro.

P.S.1: Como já tinha referido anteriormente todas as saídas são tipo B (verificado por mim) mas ainda não alterei nas placas do quadro, será este fim-de-semana (eventualmente).

P.s2 se as tomadas tiveram tipo B basta trocar de posição no ATI os fios verde 4 e azul 6 para verde 6 azul 4.
:lol::lol: :004::004::004:

P.S.2: Não posso esperar, nem quero meter o "técnico" ao barulho. Se o homem nem ligou às soluções que amavelmente me forneceram aqui e fez isto...

P.S.3: Não há um qualquer organismo onde se possa denunciar estas instalações manhosas?

Aceitam o desafio? ;)

Obrigado
 
Boas, é a 1ª vez que vejo ligadores (caixas cinzentas) eléctricos em cabos de telecomunicações :blubomte:

a linha da operador tá ao contrário é OP1 OP2 OP3 OP4 e não o contrário, por isso tens o telefone no OP4, mas pronto funciona na mesma mas não tá de acordo com as regras técnicas.

mas afinal queres ter ethernet em mais tomadas alem da S6 ou queres tirar da S6 e colocar ex. S4?

é que para teres ethernet em mais tomadas tens de ter 1 switch pq esse router só tem 1 porta RJ45 ethernet.

p.s a entidade competente é a ANACOM!!!
 
boas, varejo.

Boas, é a 1ª vez que vejo ligadores (caixas cinzentas) eléctricos em cabos de telecomunicações :blubomte:

podes guardar a imagem e mostrar aos amigos técnicos :)

a linha da operador tá ao contrário é OP1 OP2 OP3 OP4 e não o contrário, por isso tens o telefone no OP4, mas pronto funciona na mesma mas não tá de acordo com as regras técnicas.

já tinhas referido isso algures neste tópico, a diferença é que os fios que 'entravam' no OP.4 agora vão aos ligadores. mas é como dizes, está a funcionar.

mas afinal queres ter ethernet em mais tomadas alem da S6 ou queres tirar da S6 e colocar ex. S4?
é que para teres ethernet em mais tomadas tens de ter 1 switch pq esse router só tem 1 porta RJ45 ethernet.

[supondo que nunca tinha aberto o quadro ati nem tinha qualquer tipo de problema, imaginemos que tinha adquirido este router c/ apenas 1 porta RJ45, chegava a casa ligava numa qualquer saída de parede (chamemos-lhe assim) e voilá, tinha adsl.]

o que pretendo, é que ao ligar o router numa qualquer saída de parede consiga ter sinal telefónico/adsl. o router saí de dentro do quadro ati e vai juntar-se ao switch que tenho no estirador.

é possivel?

p.s a entidade competente é a ANACOM!!!
obrigado

e obrigado
 
[supondo que nunca tinha aberto o quadro ati nem tinha qualquer tipo de problema, imaginemos que tinha adquirido este router c/ apenas 1 porta RJ45, chegava a casa ligava numa qualquer saída de parede (chamemos-lhe assim) e voilá, tinha adsl.]

o que pretendo, é que ao ligar o router numa qualquer saída de parede consiga ter sinal telefónico/adsl. o router saí de dentro do quadro ati e vai juntar-se ao switch que tenho no estirador.

é possivel?

obrigado

Boas, mas porque não deixas o router e o switch no ATI e ai distribuis ethernet ou telefone para as tomadas que queres, é melhor!! ;)
 
Boas, mas porque não deixas o router e o switch no ATI e ai distribuis ethernet ou telefone para as tomadas que queres, é melhor!! ;)

bom dia.
obrigado, apesar de não ter muita lógica estou mesmo decidido a colocar o router mais à mão, sempre que tenho de lhe aceder fisicamente é uma trabalheira danada, o switch já não cabe (só tenho um quadro, como disseste aqui algures falta outro por baixo) e alem disso o switch já está no estirador num espaço próprio onde ainda cabe o router. sinceramente estou farto desta confusão de cabos, quadro, tomadas e o diabo. quero só e apenas ligar o router à 'tomada de parede' e nunca mais ter de olhar p/ o quadro ;)

é possível fazer o que pretendo? o que tenho que alterar, além das ligações no quadro p/ tipo B?
 
bom dia.
obrigado, apesar de não ter muita lógica estou mesmo decidido a colocar o router mais à mão, sempre que tenho de lhe aceder fisicamente é uma trabalheira danada, o switch já não cabe (só tenho um quadro, como disseste aqui algures falta outro por baixo) e alem disso o switch já está no estirador num espaço próprio onde ainda cabe o router. sinceramente estou farto desta confusão de cabos, quadro, tomadas e o diabo. quero só e apenas ligar o router à 'tomada de parede' e nunca mais ter de olhar p/ o quadro ;)

é possível fazer o que pretendo? o que tenho que alterar, além das ligações no quadro p/ tipo B?

Boas, se tiveres só 1 pc é injectar no S6 o chicote de telefone e ficas com telefone(adsl) no router!!!

p.s tens mais pc´s com ethernet???
 
Back
Topo