Problemas Técnicos Quadro de Rede

AiOGajo[PT]

Power Member
Olá.

Alguém me pode dar uma ajuda?
Eu sei que para muitos será uma questão parva mas eu realmente não sei...

Recentemente mudei-me de casa ao qual tenho um quadro de telecomunicações instalado na parede e cada divisão da casa tem uma ou mais tomadas RJ45.

Assim, alguém me pode dizer qual é a utilidade deste quadro? Eu estava a planear comprar um switch para ligar as divisões todas, no entanto parece-me que este quadro já faz o mesmo efeito - tendo inclusive uma porta RJ45 no interior que suponho que seja para ligar um modem e assim partilhar a internet por cabo pelas divisões.

20210112-081449.jpg



Alguém me pode dar umas luzes? Preciso de compreender o conceito deste quadro para saber como montar a minha rede por cabo em casa.

PS: Por dentro está cheio de cabos coaxais - alguns dos quais o técnico da zon deixou desligados e tenho uma tomada 230v.

20210112-081950.jpg




Obrigado.
 
Última edição:
Eu também não percebo muito disso, mas esse quadro é no fundo onde todas as tomadas RJ45 e de cabo coaxial que tens pela casa se juntam. Mas atenção que o quadro não faz de switch! Tens de ligar o router ao switch, e depois do switch às portas do quadro. Se o quadro te permitir e se quiseres, podes ter o router aí dentro, mas também o podes ter fora sem prejuízo das funções do quadro.
 
É exactamente o que o user acima referiu.
Terás que comprar um switch e ligar um patch (pequeno cabo de rede) entre as portas do switch e cada uma das portas do quadro correspondente à tomada que pretendes fornecer rede.

A tal entrada Rj45 é para ligares um cabo telefónico e teres o telefone nas tomadas que definires (normalmente é naquele botão de rodar).
 
É exactamente o que o user acima referiu.
Terás que comprar um switch e ligar um patch (pequeno cabo de rede) entre as portas do switch e cada uma das portas do quadro correspondente à tomada que pretendes fornecer rede.

A tal entrada Rj45 é para ligares um cabo telefónico e teres o telefone nas tomadas que definires (normalmente é naquele botão de rodar).

Obrigado pelas respostas.

Depois de pensar no assunto também me pareceu ser uma especie de "patch panel"...

Mas agora vou ver como é que vou enfiar o Gigarouter da NOS (Bridge) + Router WIFi + Switch c/8Portas neste pequeno espaço.

Obrigado pela ajuda ;)
 
Última edição:
Pelo menos um switch é super simples colocar aí, tiras a tampa rectangular do meio (que é onde deveria ser colocado um switch da Quitérios) metes o switch a trás e passas os cabos nesse quadrado que fica aberto, tens aí um cabo de "telefone", que te deve estar a dar telefone/fax numa outra divisão se não for isso não está a fazer nada (entre a S6-S10) os cabos que tens na S4 e S5/7 devem estar ligados noutro lugar ou eventualmente um é a ponta do outro, de modo a ter internet noutra divisão.

Se os routers não chatearem onde estão, podes ter o router na sala por exemplo, e aí no ATI metes apenas um Switch, e ligas quantas portas de casa quiseres assim tens net por cabo na casa toda, pelo que vejo tens pelo menos 11 portas de rede pela casa cabladas, tens switch de 8 e depois 16 portas é escolher o que achas necessário.
 
Pelo menos um switch é super simples colocar aí, tiras a tampa rectangular do meio (que é onde deveria ser colocado um switch da Quitérios) metes o switch a trás e passas os cabos nesse quadrado que fica aberto, tens aí um cabo de "telefone", que te deve estar a dar telefone/fax numa outra divisão se não for isso não está a fazer nada (entre a S6-S10) os cabos que tens na S4 e S5/7 devem estar ligados noutro lugar ou eventualmente um é a ponta do outro, de modo a ter internet noutra divisão.

Se os routers não chatearem onde estão, podes ter o router na sala por exemplo, e aí no ATI metes apenas um Switch, e ligas quantas portas de casa quiseres assim tens net por cabo na casa toda, pelo que vejo tens pelo menos 11 portas de rede pela casa cabladas, tens switch de 8 e depois 16 portas é escolher o que achas necessário.

Obrigado pela resposta!

Por acaso não tinha reparado que tinha um painel destacável para isso, obrigado pela dica, no entanto hoje comprei um TP-Link TL-SG1008D de 8 portas que vou instalar isto hoje mesmo.

Pelo que verifiquei os cabos de rede ligados ao quadro são de uma divisão ao lado e são um extra relativos ao sistema de vigilância+alarme e usaram o cabo existente para ligar o telefone.

No entanto instalam-me o Router na sala por causa da TVBox e lá só têm 1 ligação RJ45, pelo que fico sem poder ligar o telefone noutra divisão e vou ter de o mudar de sítio. Também andei a experimentar e o router não cabe no dentro do quadro :rofl: Provavelmente vou ter de o colocar na divisão ao lado já que estão criadas todas as cablagens necessárias.
 
Última edição:
Obrigado pela resposta!

Por acaso não tinha reparado que tinha um painel destacável para isso, obrigado pela dica, no entanto hoje comprei um TP-Link TL-SG1008D de 8 portas que vou instalar isto hoje mesmo.

Pelo que verifiquei os cabos de rede ligados ao quadro são de uma divisão ao lado e são um extra relativos ao sistema de vigilância+alarme e usaram o cabo existente para ligar o telefone.

No entanto instalam-me o Router na sala por causa da TVBox e lá só têm 1 ligação RJ45, pelo que fico sem poder ligar o telefone noutra divisão e vou ter de o mudar de sítio. Também andei a experimentar e o router não cabe no dentro do quadro :rofl: Provavelmente vou ter de o colocar na divisão ao lado já que estão criadas todas as cablagens necessárias.
Penso que podes ligar os cabos de telefone fixo ás RJ45, não tenho a certeza que funcione, mas acho q vale a pena tentares.
 
Penso que podes ligar os cabos de telefone fixo ás RJ45, não tenho a certeza que funcione, mas acho q vale a pena tentares.

Sim, as tomadas que tenho são para as duas soluções :)

O que acontece é que o dono anterior tinha instalado o router no escritório e como uma das tomadas embutidas na parede estava no chão ligou-se lá o cabo RJ11 para partilhar o sinal de telefone. Como pretendia partilhar também a rede de internet tiveram de puxar mais dois cabos para o quadro ATI e assim partilhar internet para o resto da casa.

Já instalei o switch e como tenho o alicate para cravar os RJ45 já tenho o problema "quase" resolvido, pois só me falta agora a ZON mudar o router de divisão, porque eu não tenho alicate para cravar os cabos coaxiais e estou à espera à quase uma semana pelo assistente técnico...

No entanto como o meu contrato é novo (6 de Janeiro), vou cancelar o contrato e fazer um novo já que são muito mais rápidos a instalar uma coisa nova - instalaram no dia seguinte à assinatura do contrato - do que a fazerem alterações pois estou à espera de agendamento técnico desde o dia 11 e até agora nada...

Obrigado a todos pela ajuda :)
 
Última edição:
@djonh19 o que está atualmente dentro do ATI é o ONT? Para conseguires o que pretendes com o ONT tens 3 soluções
- pões o router aí dentro, o que deve ser difícil :D
- passas um cabo do router de volta ao ATI. Aí ligas um switch se quiseres alimentar mais do que uma tomada.
- pedes ao teu ISP para te instalar um router mais recente com ONT integrado
 
@djonh19 o que está atualmente dentro do ATI é o ONT? Para conseguires o que pretendes com o ONT tens 3 soluções
- pões o router aí dentro, o que deve ser difícil :D
- passas um cabo do router de volta ao ATI. Aí ligas um switch se quiseres alimentar mais do que uma tomada.
- pedes ao teu ISP para te instalar um router mais recente com ONT integrado

Sim o que está dentro do ATI é um ONT7-SFU.
- a solução do router lá dentro vai ser complicado
- consigo passar um cabo do router de volta ao ATI sem estar à vista?

Se eu arranjar um 2º router colocando-o ligado à tal tomada em que pretendo ter internet, e depois ligar do router ao pc? Irá funcionar?
 
consigo passar um cabo do router de volta ao ATI sem estar à vista?
Depende do tamanho da tubagem. Onde passa agora o cabo ATI>router tinha de passar também um router>ATI.

Se eu arranjar um 2º router colocando-o ligado à tal tomada em que pretendo ter internet, e depois ligar do router ao pc? Irá funcionar?
Se não forneceres Internet no ATI à porta correspondente a essa tomada não, não irá funcionar.

Não podes falar com o ISP para ou te instalar um router com tudo integrado ou com um ONT mais pequeno? A MEO tem um preto que parece bem mais pequeno do que esse.
 
Back
Topo