Quais as fundações da Internet?

Suponhamos que uma pessoa quer fazer "web hosting", tipo uma empresa de informática que presta esse tipo de serviço a outras empresas ou indivíduos ou até, mesmo, fazer de ISP como a Sapo e afins.

Não vai, certamente, sub-contratar uma de resmas de empresas que andam por aí a fazer "web-hosting", ou seja, exactamente a mesma função mas com o custo inflacionado pelos impostos e pela margem de lucro dessa empresa. Como é que essas empresas fazem?

E a ligação à Internet? Uma pessoa não vai, também certamente, adquirir uma ligação tipo Sapo/Clix/etc/etc 1024 Download/256 Upload com limites de tráfegos, muitas vezes, ridículos... Até porque precisaríamos de um IP fixo bem como, pelo menos, um nome DNS registado.

Eu sei que alguns desses ISPs ofereçem serviços para empresas com velocidades de tráfego do género 256 Download/256 Upload ou 512/512. Mas, mesmo assim, eu considero as velocidades baixíssimas (imaginem uma empresa a fazer "web-hosting" para umas 5 empresas diferentes. 12,8 KBs em média para cada) e os limites de tráfego muito baixos, inchando que nem porcos por cada GB acima dos baixos limites...

Como é que eu passo acima disso? Qual é que é o ponto intermédio acima? Ter a minha própria ligação de Internet com a minha velocidade com os meus limites! Tudo o que eu consigo encontrar são empresas nessa mesma situação, a oferecer este nível de Internet mas nunca o nível acima...

Consigo encontrar informação acerca dos IXs, os "Internet Exchange"s mas isso é um nível brutalmente grande e demasiado baixo, nas fundações da Internet, com 2 aqui na europa, Londres e Amsterdão. Só os custos de me ligar a Amsterdão... São os Tier-1, os níveis mais baixos. Sei que depois vêem os Tier-2, a nível regional, e depois Tier-3, a nível nacional. Não consigo saber como usufruir dum nível Tier-3 mas mesmo o nível Tier-3 deve ser algo demasiado alto para uma pequena empresa. E também não consigo saber se há algo mais intermédio entre Tier-3 e utilizadores finais...

Ninguém sabe explicar isto... Nem professores, nem formadores, nem alunos, nem profissionais (ou fazem que não sabem). Parece que é alguma porcaria de um segredo bem guardado.
Alguém me pode dar umas luzes?
 
Última edição:
Teres a tua net, só tua?
Montas um server e começas a juntar pessoal da tua zona nessa ligação!
Mas não vais ter acesso á outra "net" pois só pagando a um isp lhe chegas a ela.
Mas com um server teu e uns quantos vizinhos ligados já podes ter P2P, uns sites feitos por ti ou por eles, uns webcasts de radio vossos, etc.
E tudo de borla.
 
O que tu queres só o podes fazer sub-alugando rede a um operador credenciado e com infraestructura própria.
A maioria dos ISP's/Operadores operam sobre redes de outros (em Portugal os únicos com rede própria são a PT, a Oni, a Novis e durante algum tempo a Colt, mas a rede deles foi comprado por alguém á uns tempos quandos eles saíram do mercado português).

Edited:
Agora que li melhor, parece-me que queres uma linha empresarial para uma empresa é isso? Posso-te dizer que um E1 fica á volta dos 80/100 contos por mês, e chega e sobra para a 95% de qualquer empresa que queiras fazer.
 
Última edição:
...
Mas não vais ter acesso á outra "net" pois só pagando a um isp lhe chegas a ela.
...
Pois, ate aí ja cheguei. E os ISPs pagam/ligam-se a quem?

O que tu queres só o podes fazer sub-alugando rede a um operador credenciado e com infraestructura própria.
A maioria dos ISP's/Operadores operam sobre redes de outros (em Portugal os únicos com rede própria são a PT, a Oni, a Novis ...
Agora que li melhor, parece-me que queres uma linha empresarial para uma empresa é isso? Posso-te dizer que um E1 fica á volta dos 80/100 contos por mês, e chega e sobra para a 95% de qualquer empresa que queiras fazer.
Acho que respondes-te mais ou menos ao que eu queria, obrigado. De facto, o que eu quero é ter uma ligação à Internet de nível empresarial (não para meu gozo pessoal, haha, para uma empresa). Tenho disponibilidade e interesse em ter o(s) meu(s) próprio(s) servidor(s).

Se bem que continuam algumas questões...
Segundo percebi, a maioria dos ISP de nível mais baixo subcontrata acesso à Internet a um dos ISP de nível mais alto que têm uma infrastrutura de rede distribuída por Portugal ligada ao resto da Internet ("PT, Oni, Novis, ...")?
O que é uma linha E1?
Suponho que, para esse nível de acesso à Internet tenho que contactar um desses ISPs de nível mais alto. São a PT, Oni, Novis .. ?
E se eu quisesse aceder à Internet pelo mesmo nível de acesso que esses ISP de nível mais alto? Muito embora me pareça que custos desse nível (>>>80 contos/mês) fiquem muito fora de possíbilidades.
 
Todos os ISP que falas, são de nível Alto e não de nível baixo como dizes. ISP é ISP e vende ligações à net, o que compreende TODA a internet.

Relativamente ao que queres, se queres oferecer um serviço de qualidade, mesmo que para amigos ou pequenos clientes, tens sempre duas alternativas. A alternativa de qualidade ou a alternativa de ligação!

Se quiseres uma alternativa de qualidade, poderás optar por uma linha HSDL. A disponibilidade deste tipo de circuito é de 99,95% durante um ano, com velocidade simétrica onde poderás inserir desde HTTP até SSL e POP/SMTP. Poderás também ter um ou mais IP's fixos de maneira a que cada servidor/página possa ter o seu IP.

Se quiseres uma alternativa barata, poderás optar por comprar uma linha ADSL, com velocidade assimétrica onde podes incluir alguns protocolos mas não poderás ter mais do que 1 ou 2 IP's para os teus servidores e onde a disponibilidade rondará os 80%.

Claro que acho que não vale a pena te referir preços de cada uma das ligações.

Para o teu vocabulário, um E1 é uma ligação de 2 Mbps simétrica por HSDL
 
Pois, ate aí ja cheguei. E os ISPs pagam/ligam-se a quem?


A um backbone. No caso dos nossos isp's, ligam-se ao que há na frança acho eu.
E isso sai caro. MUITO.

Sai mais barato ligarem-se a outro ISP, tal como varios ISP's fizeram (xl.adsl, agora que me lembre, que têm ligações da "kker-coisa.networks").


Mas sai mais barato fazeres isto do que pagares por uma ligação normal lá pra casa.

Por exemplo, convidas 20 amigos prá tua rede. Aderes á clix de 20Mbps. Dás a cada um deles 1Mbps. Cobras 2€ por mês a cada um e ainda te sobra muito pra tratares do server.
 
Por exemplo, convidas 20 amigos prá tua rede. Aderes á clix de 20Mbps. Dás a cada um deles 1Mbps. Cobras 2€ por mês a cada um e ainda te sobra muito pra tratares do server.

Acho que não é bem isso que ele quer fazer. E mesmo assim não o poderia fazer. Se não me engano diz lá no contrato que é proibido revender ou subalugar a ligação.
 
Não me parece que diga.
Até porque a clix o faz ela mesmo (clix turbo sobre linhas PT)

Isso é diferente. A Clix tem licença de ISP...

Segundo o contrato da Clix:

10. Disponibilização do Serviço a Terceiros
O Serviço prestado pela NOVIS ao abrigo do presente Contrato não poderá ser disponibilizado pelo Cliente, gratuita ou onerosamente, a quaisquer terceiros, nem poderá o Cliente permitir a utilização do Serviço em benefício directo ou indirecto de terceiros, sem a autorização prévia, por escrito, da NOVIS.
 
Tens duas opções:

1ª Pagas uma linha dedicada a um ISP do género da PT Prime que pode inclusive ser OC3(155Mbits/s simétricos).

2ª Fazes como todos os ISP's. Pagam para se ligarem a redes internacionais (backbones) que permitam o peering com toda a internet e pagam para estarem ligados ao Gigapix que é o nosso exchanger para tráfego que não saia de portugal. O grupo PT, por exemplo, está ligado ao gigapix para peering nacional e para peering internacional utiliza a CPRM http://www.cprm.net que através do peering com alguns dos maiores exchangers e carriers do mundo, consegue a conectividade internacional necessária(ao resto da internet).
 
re:

Bom criamos a nossa propria internet é impossivel... pois todas as redes se ligam umas ás outras.

Agora tu poderás querer fazer duas coisas:

Ou ligas-te ao que chamamos de ISP Carriers, ou crias o teu proprio ISP Carrier ( não muito comum ).


Anyways, os ISP Carriers são isp's que se encarregam de fazer ligações a longas distancias... por exemplo entre a asia e os eua... quem domina é a NTT. Existem outros isp's carriers que tem redes espalhadas por todo o mundo, como por exemplo a MCI ( ex worldcom ). Não te esqueças que os proprios carriers ligam-se uns aos outros e pelos seus clientes, por teleport's etc...

E em relação aos dominios etc.. tens é que te arranjar uma lincensa às entidades donas de determinado dominio, isto se elas o permitirem a exploração para terceiros, como por exemplo os .com .net, etc..

-------------------------------

Anyways tudo o que manda nisto é o dinheiro, tem que se adecuar as nossas necessidades com o tipo de investimento que se pretende. E portanto os ISP's mais pequenos como a pt etc.. tambem tem pacotes mais adequados.
Mas isto é como a droga... vão todos roubando um bocadinho com as suas margens de lucro.

E no caso em portugal com os pacotes sapo etc.. com serviços de "Nacional" e "internacional".... ainda roubam mais ^_^ tornando no serviço de internet numa WAN/LAN com internet...
 
O que tu queres só o podes fazer sub-alugando rede a um operador credenciado e com infraestructura própria.
A maioria dos ISP's/Operadores operam sobre redes de outros (em Portugal os únicos com rede própria são a PT, a Oni, a Novis e durante algum tempo a Colt, mas a rede deles foi comprado por alguém á uns tempos quandos eles saíram do mercado português).

Edited:
Agora que li melhor, parece-me que queres uma linha empresarial para uma empresa é isso? Posso-te dizer que um E1 fica á volta dos 80/100 contos por mês, e chega e sobra para a 95% de qualquer empresa que queiras fazer.

Entao e a Cabovisao?! Só te esqueceste do 2º maior operador de televisao por cabo do pais...
 
A Internet tem muitos níveis diferentes de acesso. Em qualquer escolha, especialmente a nível empresarial, há que saber quais são as opções dos vários níveis e não ir, apenas, pelas opções mais evidentes quando poderá haver opções melhores mas menos divulgadas.

Obrigado pelas respostas.

De qualquer maneira:
"Mas isto é como a droga... vão todos roubando um bocadinho com as suas margens de lucro"
Isso é cobrar pelos serviços. É graças a esses serviços que eu e vós temos Internet em casa. É graças a esses serviços que podemos ir a um supermercado perto de casa comprar um ratón novo para o computador ou, na praia, ir a um bar comprar um Compal para beber. Não fosse esse serviços não tinhamos como nos ligar à Internet, tínhamos que ir a uma fabrica de ratos para computadores, tinhamos que levar conosco tudo o que quiséssemos consumir na praia. E as pessoas que trabalham nas empresas que prestam esses serviços, se calhar alguns de vós, não vão, certamente, estar a trabalhar de graça. Se calhar, até se queixavam, isso sim, de receber pouco.

É certo que por vezes os preços dos serviços são exagerados ou, até mesmo, abusivos. Mas aínda bem que é assim que as coisas funcionam pois assim as pessoas têm empregos a prestar serviços, como eu espero que a minha empresa funcione, e é graças a isso que eu tenho acesso a muitos serviços que, de outra maneira, não teria.
Isto são as bases da economia.
 
re:

Ok... eu concordo com a existência de seviços ( são necessários ).


Não concordo com a existência de preços abusivos, surras abusivas como existe nas drogas.

É por isso que temos um Portugal em que a diferença do peixe da lota e do hipermercado pode chegar aos 400%, e o que vemos é os percadores na falencia porque sao obrigados a vender a preço ridiculo e as transportadoras e outros "necrofagos" apanharem com os lucros todos ( já que falamos de coisas fora dos ISP's). Anyways isto vai muito ao encontro com a industria discográfica.....

Portanto não estamos a falar de uma brincadeira e é um problema que acontece em todas as àreas.


Anyways o mesmo acontece com os ISP's, maior investimento maior aproveitamento. Convem é escolher bem.



*Também não concordo muitos abusos de cobrança a nivel geográfico, feito por muito dos serviços... mas isso é offitopic.
 
Va la ppl acabem com os "flames" e continuem "on-topic" se nao eu tenho de fechar a "thread"

(acho que para bom entendedor meia palavra basta)

Ja agora comentarios à moderação SO por PM
 
Última edição:
Back
Topo