Quais as Linguagens de programação em ascensão, no mercado?

Nabais

Power Member
Boas!

Estou a pensar em tirar um curso de .NET, de C#, ASP.NET e ADO.NET com 3 certificações, nas mesmas. Entretanto comecei a pensar e mais pessoas me disseram que são linguagens onde o mercado se encontra muito cheio, que poderá entrar em declínio, comparando com outras onde poderá haver ascensão de quem se dirigir mais a essas... Infelizmente, ninguém me referiu até agora alguma linguagem em evolução/ascensão, em termos de mercado.

Como pretendo "dar um salto", gostaria de saber que linguagens apostariam, se soubessem programar, mas lhes faltasse alguma experiência a nível empresarial, onde tudo é gigantesco e nada é desenvolvido como faço há anos, a um nível mais reduzido, mais básico, menos preocupado com a quantidade de pessoas a utilizar o sistema em simultâneo, etc. Pergunto isto nas várias vertentes, web, apps multi-plataforma, windows, etc.

Obrigado e um abraço
 
conselho

Rapaz se pensar em tirar um curso desses tira em vb.net , C ou entao java porque é o futuro sao multiplantaformas que se podem misturar ;) e a nivel de conversão uma da outra é fantastico ;)

cumps
 
Boas, olha, não concordo quando dizes que o mercado está cheio nas linguagens que referistes. Antes pelo contrário, basta ires à zona de classificados e vês o contrário... Eu trabalho nessa area, plataforma .NET e acho que é o futuro, até pelas razões que o Ruben_Barbosa referiu.
Eu aconselho-te por ASP.NET e vb.NET mais do que c#. Embora c# seja bom tb (na minha opinião). Outra area muito boa mas que requer, se calhar mais requesitos, é a area de BI (business intelligence) essa sim está com muito futuro também, e bem pago (prepara te é para trabalhar muito, muito, oulha que bem sei do que estou a falar :)). Para isso investe em SQL, muito SQL...Em plataforma .NET trabalhas em vb ou c#, java, em html e SQL tb, acho que te dá muito boa bagagem para futuro...
Abraço e boa sorte para a escolha.
 
Obrigado pela força e pelas opiniões, mas ainda mais são bem-vindas ;)

Eu trabalho bastante com SQL, em vários SGBD's, como Oracle (fiz umas coisas em PL/SQL também, não só o típico SQL), MySQL e pouco MS SQL Server... Aí penso ser fácil/acessível de evoluir. Em termos de linguagens, admito que .NET me agrada bastante, mas várias pessoas (inclusivé os meus chefes, me dizem que .NET é óptimo, mas talvez não seja a melhor escolha para investir em especialização...) daí a minha indecisão. Gostava muito de investir mesmo a sério em algo mais específico, pois sei um pouco de tudo, mas não sei tudo de nada... Sei que nunca saberei tudo de algo, mas gostava de estar num nível mais alto em alguma tecnologia, mas algo com futuro, como estou numa altura boa para escolher de vez, a indecisão vai para qual seguir.

Java esperava que tivesse mais saída, não vejo muitas empresas a ir para Java, tirando conteúdo móvel e pouco mais... .NET vejo bastantes empresas, mas também vejo toda a gente a ir para .NET, o que mais tarde ou mais cedo fará o mercado ser um pouco menos compensador, para os developers (era em relação a isso que me referia, não em termos de tecnologia em si), enfim... a indecisão é grande.

Abraço e obrigado
 
Viva!

Quando dizes que Java não tem grande saída, eu não concordo. Sei que muitas ofertas de emprego são dirigidas para a plataforma .NET da Microsoft mas conhecimentos em Java continuam a ser muito valorizados, principalmente, J2EE.

Na minha opinião, outras tecnologias Java estão actualmente em franco crescimento, como sejam EJB 3.0, que fornecem óptimas soluções ao nível da lógica de negócio de uma aplicação. Não te esqueças que Java continua a ser vital para o desenvolvimento de aplicações multi-plataforma, sempre que não se pretenda recorrer a web services, já para não falar de aplicações distribuídas.

Cumps!
:D
 
Sim, Java ainda tem saída, mas noto que tem menos do que teve. Pode ser que o Android venha a mudar isso, é uma tecnologia que me interessa muito, mais do que o iPhone. Tenho pena de saber pouco/nada de Java, caso contrário investia mais no SDK do Android, onde já fizuma brincadeira ou outra, mas só coisas do mais básico, leia-se: fiz os tutorials do Google passo por passo :lol:
 
Desenterrando um pouco este tópico...

Aprendi umas coisas entretanto, mas voltou a indecisão em que linguagens/tecnologias investir. Estou a considerar o seguinte:

.NET:
- WFP
- Silverlight
(dentro do .NET o que é melhor investir, tendo em conta que sei alguma coisa de C#, mas pouco?)

Mac
- Cocoa / Objective C
- iPhone

Outras:
- Java

Aconselham-me alguma destas, ou outra? Tendo em conta os mesmos princípios que referi no início do tópico, referentes ao presente e futuro das mesmas tecnologias e linguagens.
Costumo ter preferência por tecnologia Web / Mobile.

Obrigado e um abraço.
 
Última edição:
Viva!

Se apostares em Java, C# e PL/SQL de certeza que ficas bem servido. Em relação a dispositivos móveis, tens que decidir para que plataforma pretendes desenvolver. Por exemplo, as aplicações para Iphone são desenvolvidas em Objective-C enquanto para Adroid são desenvolvidas em Java. Também podes desenvolver para Windows Mobile, "reaproveitando" as linguagens da plataforma .NET. Em relação ao webdevelopment, creio que a grande questão é: livre (PHP, JSP, JSF, ...) ou pagas ( ASP.NET)?

Cumps!
:D
 
Atenção, que eu não estou a falar do mercado web caseiro. Não quero andar a fazer sitezinhos e blogs e coisas do tipo.

Eu costumo programar em PHP (com HTML, CSS, JS e recurso a várias BD's, como MySQL, Oracle ou mesmo PostgreSQL). Tenho pouca experiência com objectos, apesar de saber trabalhar com OOP.

Eu sou programador de profissão, apenas pretendo descobrir algo que me ajude a decidir o que quero, para dar o passo seguinte e evoluir na carreira.


Agora a dúvida parece residir na mesma de sempre, .NET ou Java.
Dentro do .NET, existe diferença entre WPF e C# ? Tudo o que detectei (e que pode estar incorrecto) é que WPF é com XAML... Ainda não percebi muito bem isso...
Já agora, existem outros idênticos?
 
Para mim definitivamente JAVA, até pq o grosso do tecido empresarial (por contraste com o que indicaste), nomeadamente Banca e Seguros está assente em tecnologia JAVA. Na sua vertente web, maioritariamente em Struts e agora JSF tb.

Também tens coisas que aparecem em Swing, Hibernate e tal, mas é menos. Vb.Net há mais emprego, até pq existe uma imensidão de projectos de médio porte, ou mais pequenos, mas acho que é mais mal pago. Depende do que queiras fazer, e tb se estás a pensar em trabalhar por conta de outrém ou como free-lancer.

Uma coisa que dá sempre, mas que é um pouco distante de Java ou .Net é ABAP. O SAP nunca morre. :D
 
Para mim definitivamente JAVA, até pq o grosso do tecido empresarial (por contraste com o que indicaste), nomeadamente Banca e Seguros está assente em tecnologia JAVA. Na sua vertente web, maioritariamente em Struts e agora JSF tb.

Mas só as partes bonitas, porque por traz é tudo no bom, velho e fiável Cobol :007:
 
Última edição:
O problema do ABAP é que é muito mais complicado montares um ambiente de desenvolvimento home-made. Por exemplo, com .NET até têm pequenas ideias de programas para desenvolver (mais não seja calculadoras). Em relação a ABAP isso torna-se mais complicado! Mas sim, o SAP nunca morre. Podem também optar por SIEBEL!

Mas claramente o futuro está a virar-se para duas grandes áreas: ITSM (IT Service Management) e BI. Isto são duas áreas que estão ligadas. E porquê? Porque cada vez mais ter uma aplicação desenvolvida é simples: compra-se feito, contrata-se uma empresa em formato de outsourcing e as coisas aparecem feitas. Mas em relação ao negócio propriamente dito? O que é que se está a fazer? NADA!

A área de IT Service Management fornece um conjunto de boas práticas e ferramentas para gerir de forma eficiente a "informática" de uma organização. Por outro lado, o BI permite-nos extrair INFORMAÇÃO de DADOS.

Acho sim, que essas áreas são inovadoras, diferentes, não passas o dia a programar...Mas dão bastante trabalho!!
 
Back
Topo