1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Quais as possibilidades!?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Xarpas, 17 de Outubro de 2006. (Respostas: 21; Visualizações: 1943)

1. Xarpas

Xarpas To fold or to FOLD?

Boas ppl!!

Posso vos dizer que apesar de ter computadores desde que me lembro de ser gente nunca me aventurei em OC nem nada do genero.Sempre usei tudo "stock" tal como me é vendido.

Mas como ando meu que desapontado com o pc que tenho actualmente e como o OC aqui na TechZone tem varios fans e entusiastas resolvi vos perguntar o que poderei fazer com o meu.
    O que tenho é o seguinte:
    Motherboard:Asrock 775Dual-880Pro
    Processador: Pentium 4 640, 3.2Mhz
    Memoria: 2x512Mb DDRII 533Mhz
    Gráfica: XFX Geforce 6600Gt PCI-X 256Mb

Abraços

2. Tripnotik

Tripnotik Power Member

nada :x2:

O 640 é uma torradeira.

A Asrock nao overclocka ponta.

As DDR2 sao genéricas.

Só se aproveita a 6600GT, podes testar o OC dessa, para ver onde pára.

3. CoSMiCaL

CoSMiCaL Power Member

que animador tripnotik LOL..

Xarpas, podes tentar overclockar isso um bocadinho, mas com essa ASRock não vais muito longe :)

4. WindWalker

WindWalker Power Member

Podia ser um 5xx. Eu tentava pelo menos OC sem aumentar a voltagem.

E placa gráfica, claro.

5. Tripnotik

Tripnotik Power Member

COnsulta o topico dele (ja n me lembro onde)

Ele refere que o CPU já assim está a 76º, e ainda querem OC nele? nah :P

6. WindWalker

WindWalker Power Member

Ele tem má dissipação de calor.

Eu já mexi num 5xx que com Artic Silver 5 não passa dos 56ºC no Verão.

Xarpas a escolha é tua: deixar assim (bad idea, isso vai encurtar muito o tempo de vida do cpu+motherboard), mudar apenas a pasta térmica ou mudar pasta+cooler. Na última opção gastas 40€.

7. Xarpas

lolll podes crer..mt animador!!!
    mas obrigado,ao menos foste realista e assim reduzes-me o risco de incendio.. loll

Pois...tb já tinha ouvido falar que sim...vou tentar ler mais uma beca sobre o assunto.
    Obrigado!

Tripnotik é claro que primeiro irei tentar resolver o problema da temperatura :)

€40 até que nem é uma despesa por ai alem...já agora qual a marca que me aconselham!?
    preço/qualidade?!
    é que tem de ser mesmo tipo "frigorifico" quero aquilo bem "fresquinho".

Abraços

Edit:
    Fiz o download do RivaTuner...como é obvio não percebo nada daquilo e para falar verdade ate tenho medo de mudar quer o que seja.
    Por onde começar!? o que se pode fazer?!

Abraços mais uma vez

Última edição: 18 de Outubro de 2006
  8. Tripnotik

Tripnotik Power Member

Deves ter la algo como 500/1000 nos clocks da placa.

Podes começar por testar algo como o 3dmark 2003 (ou 2005) e testar a gráfica antes do OC.

Depois disto, nos clocks, altera-os por exemplo para 525/1050 (é seguro) e testa novamente, sem perder de vista as temperaturas atingidas pela grafica.

Vai monitorizando resultados e temperaturas, quanto mais conseguires com menor temperatura, melhor é o teu OC.

Quanto ao CPU, 40 euros para arrefecer isso para mim é €€ deitado ao lixo. Tudo o que é single-core netburst da intel ja deu o que tinha a dar á muito. Desde que sairam basicamente.

Isso vai continuar quente e vais-te dar por arrependido no fim do filme.

9. tuga_bcl

tuga_bcl Power Member

O meu equipamento é praticamente igual ao teu e tenho a 3.6 rola na boa apenas alterei o cooler meti um katana para baixar a temperatura

10. Xarpas

Vou experimentar,obrigado companheiro ;)
    já agora, segundo percebi,quanto ao CPU tenho de o arrefecer mas para OC não vale apena!?

Falas deste!?
    Scythe Katana
    [FONT=verdana,][SIZE=-2][​IMG]
    CARACTERÍSTICAS:

Dimensões: 98 x 96 x 130 mm

Desempenho: 2.000 rpm

Airflow: 35,12 cfm

Ruído: 25 dba

Aplicações: Intel: Socket 370, 478, 775 AMD: Socket 462, 754, 939 e 940

[/SIZE][/FONT]Encontrei a €27.50.

11. mascarilha

mascarilha I folded Myself

este gajo é fod**** :x2:

mas ele so disse a realidade , nao vale a pena estar a mexer nakele sistema , pk alem do pouco ganho ainda vai ficar é com akilo instavel ;)

XARPAS tenta juntar un dinheirto e faz um upgrade , ate lá deixa-te andar assim , a nao ser k so por descargo de consciencia e brincadeira faças ai um ligeiro OC so para entrares no mundo do OC :D

aumenta so uns 5 Mhz o FSB e pronto , ja fizeste overclok :D

como e a primeira vez k vais fazer overclok usa antes este programa coolbites >>> http://www.softpedia.com/get/Tweak/Video-Tweak/GeForce-Overclocking-CoolBits-Reg.shtml

é um registo , é so carregares em cima do fixeiro e carregares no YES , depois vais ao painel das drivers aonde diz a temperatura da grafica , etc k ja te aparece la um painell extra para fazer overclok ;)

tem la um botao k diz TEST CLOKS , tens sempre k carregar aí para ela testar os cloks so depois e k os deixa meter , por isso tas sempre seguro pk se ela nao passar os cloks falha no TEST e nao deixa mete-los , mas de qulaquer maneira vai sempre monitorizando as temps

cumprimentos

12. Tripnotik

Tripnotik Power Member

OC vale sempre a pena, mesmo em netburst.

Mas se tiveres em conta que nem com 5000 apanhas os 1860 Mhz do novo E6300, podes ver que fazer OC nisso (tal qual como gastar dinheiro para o efeito) é quase para o boneco, e essas temperaturas vao disparar de qq forma. Para além de que esse CPU não está a limitar nada, pelo menos nesse sistema.

13. Xarpas

já agora qual será a temperatura "ideal" da gráfica e até onde podem ir os clocks!?!

Abraços

14. Xarpas

up...sorry....alguem?!

15. WindWalker

WindWalker Power Member

As 6600GT são quentes (quentes = 50ºC sem fazer nada). Deves ter uns 60/70ºC em carga. ±85ºC já não são aconselháveis, apesar de não ser mortal para a placa.

Porque é que overclock é associado a aumento de temperatura? E overclock com a voltagem por defeito, em que o aumento de temperatura é mínimo?

16. Tripnotik

Tripnotik Power Member

minimo? isso é falso. Pelo menos da experiencia que tenho.

Mesmo com um C2D que todos dizem ser frescos (e são-no efectivamente), e ainda por cima 6400 que é mais fresco que conroe, o IDLE deste CPU de 2.13 para 3 ghz ja é cerca de 7 8º, o full vai para 12 14 e 15º em stock voltage. E o cooling nao é de todo o stock.

@ 2.13 tenho praticamente a temp ambiente, e o full mal o conseguimos ver, sao 6 ou 7º graus de subida, é um full de 38 40º.

Se fizer estas contas para um prescott, que está longe de ter a power efficiency dos C2D, e que está @ stock...

...as temperaturas vão seguramente disparar. Até nos northwood que tive elas disparavam, ai nao vai ser diferente.

17. WindWalker

WindWalker Power Member

Mas há uma diferença. Em princípio não consegues 800MHz de overclock num P4 sem mexer na voltagem (eu nunca consegui :x).

Claro que, de 2.13 para 3GHz (aumento de 40%), acredito que haja essa variação de temperatura.

18. Tripnotik

Tripnotik Power Member

O meu ultimo northwood, a ar, fazia [email protected] Ghz e 0 aumento vcore ;)

Benchava tudo o que era mark a quase 3400, easy. Ainda devo ter 1 ou 2 scores aqui mesmo na tz.

19. Cabalo

Cabalo Power Member

pá, fazer overclock vale sempre a pena! Aliás, o overclock é especialmente compensador quando se trata de sistemas que não são de topo, mas hoje em dia perdeu-se muito essa noção e alguns overclockers têm a mania que só se faz overclock com sistemas de topo.

Basicamente, aconselhava-te: (muito grosso modo, sem ser demasiado especifico, só para teres uma ideia)

1. tratar de reduzir essas temperaturas que tens, limpando bem o cpu, aplicando pasta termica e comprando um cooler em condições. A refrigeração é muito importante quando se faz OC.

2. como és novo nisto, não mexas nas voltagens. Vai aumentando o FSB em incrementos pequenos, e testando a estabilidade do sistema correndopor exemplo um superpi 32mb ou uma horita de stressprime.

3. se o computador estiver estavel, mas tiveres erros no superpi, por norma são timings das memórias que tem de ser corrigidos. no teu caso, sendo essas mems OEM, não devem esticar muito e serem elas a limitar o teu OC, daí que devas aplicar um divisor na bios, que, em português corrente e brejeiro, te mantém a velocidade do cpu, mas usando um FSB menor, de modo a não passares o limite das memórias e poderes ir esticando o cpu.

Quando o pc se desligar sozinho, vais saber que o cpu estará a precisar de mais voltagem, porque sabes que não é das memorias pois não passaste o limite delas. Depois a partir daí fica ao teu critério (e juízo ;) ) se queres dar mais voltagem ao cpu.

corrijam-me só se estiver errado, mas estes P4 levam com divisores nas mems, tal como os AMD ?

20. Xarpas

Grande Cabalo,obrigadão!!! excelentes dicas!!!,tenho de ir com calma e primeiro que tudo comprar o "tal" cooler que tanta falta me faz ;)

Partilhar esta Página