Quais as resoluções ideais para imprimir em 10x15 e 15x20 ?

zx-9r

Power Member
Boas,

Sabem-me elucidar sobre quais as resoluções / megapixeis adequadas para imprimir quer em 10x15cm quer em 15x20cm ?

Isto porque tenho uma máquina com 10mpixels, mas penso que não faça sentido usar a resolução máxima para imprimir nestas dimensões.

Obrigado.
 
Há quem diga que até 6mpx chegam para esses tamanhos, mas acho que hoje em dia com os tamanhos dos cartões não vale a pena estar a "castrar" os ficheiros. Depois, redimensionar para mais pequeno é sempre fácil, agora para maior... :S
 
Antes de mais, escolhe primeiro onde vais imprimir e pergunta se no processo de impressão existe um redimensionamento da imagem e ao existir qual a resolução máxima que a máquina permite. Se existir este redimensionamento, utiliza essa resolução ou maior, nunca inferior. Se não existir para 10x15 ou 15x20, 5/6 MP são mais que suficientes. Isto em lojas se for em casa e, como foi dito, com os cartões de hoje, para que perder informação? A não ser que queiras espremer o espaço ao máximo.
 
Para fazeres um 15x10 a 300 dpi precisas de cerca de 2 MPix

Um 20 x 10 são cerca de 2,7 MPix

Tens que dar uma folga consoante o rácio da tua imagem porque provavelmente vais ter que cortar. Tens que ter pixeis suficientes para estes tamanhos "caberem" dentro do sensor.
 
Há quem diga que até 6mpx chegam para esses tamanhos, mas acho que hoje em dia com os tamanhos dos cartões não vale a pena estar a "castrar" os ficheiros. Depois, redimensionar para mais pequeno é sempre fácil, agora para maior... :S

3Mp chegam perfeitamente para imprimir uma 10x15 @ 300DPI.
E para ai 4Mp chegam para uma 15x20.
(isto para qualidade excelente)

Mas a verdade é que não faz muito sentido estar a tirar as fotos em resoluções mais pequenas. Deve-se sempre tirar tudo na máxima qualidade possivel para permitir margem para crops ou outras edições.
 
já agr e para n abrir outro topico acerca do assunto...
existe alguma forma de imprimir formato maior que A4 numa impressoa normal?

imprimir "as postas" ?
 
Cheguei a usar à coisa de 10 anos um programa de imagem que imprimia isso assim, para fazer uns posters em papel normal. Normalmente depois colava numa cartolina ou assim. Em papel fotográfico a cartolina deve ser dispensável uma vez que é mais consistente, mas depende de onde se quer colocar o resultado final. Não me lembro do nome do programa, mas penso que hoje em dia já existe vários programas que fazem isso.
 
Olá!!

Eu queria imprimir umas fotos através do serviço fotosport, a 10x15...contudo as minhas fotos têm todas dimensões diferentes...Qual será o melhor tamanho para redimensionar todas elas??

ps: tenho 2 papeis à: brilho fotográfico e mate fotográfico, qual o melhor? :S

ps2: tou a pôr todas a 900x600 assim já dá a 15x10, certo?

cumps
 
Última edição:
creio que nao precisas redimensionar, podes enviar numa resolucao maior que eles imprimem na mesma em 10x15...

Boas,

foi o que eu pensei, contudo há sempre o perigo de haver cortes nas foto, daí eu querer redimensionar. Mas já enviei tudo a 900x600 e penso que assim fica tudo bem :)

Cumprimentos
 
sim tens de fazer o crop para as proporcoes correctas, estava a falar era na resolucao escolhida, 900x600 parace-me muitos poucos pixeis para a imagem ficar em condicoes...

300 DPI numa foto 10x15" = 4500 x 3000 pixels.
 
Vamos tentar esclarecer isto o melhor possivel... Quando se manda imprimir as fotos em uma loja normal tipo Jumbo, Fotosport ou outra a resolução das impressoras que eles despoem é de 300 dpi ou seja, são capazes de imprimir 300 pontos numa polegada.

Como uma polegada são 2.54 cm temos que numa foto 10x15 é aproximadamente 4x6 polegadas (10/2.54 por 15/2.54).

Traduzindo em Pixeis temos 1200x1800 de resolução. (10/2.54*300 por 15/2.54*300)

Abaixo disso e estamos a perder qualidade acima não tem qualquer problema pois a impressora redimenciona.

Uma coisa que pode ser importante é a proporção da imagem. Reparem que em 10x15cm temos uma proporção de 2x3, e em 15x20cm temos de 3x4. Se quiserem um enquadramento muito certinho então convem manter essa proporção nas imagens enviadas caso contrario o que normalmente é feito é um crop da parte central da imagem, o que pode provocar por exemplo pé cortados se estes estiverem muito proximo da margem da foto.

Muitas maquinas permitem escolher as proporções com que a foto é tirada. Os modos mais comuns sao 3x2 (fotos 10x15), 4x3 (fotos 15x20 os TVs antigas) e 16x9 (TVs recentes). Obviamente que é sempre possivel converter para o formato que se quiser mas se tiverem uma ideia daquilo que querem fazer com a foto podem evitar trabalho selecionando o modo apropriado na maquina.

A fixar, para imprimir são 300 pixeis por cada 2.5cm de impressão aproximadamente!
 
Última edição pelo moderador:
Vamos tentar esclarecer isto o melhor possivel... Quando se manda imprimir as fotos em uma loja normal tipo Jumbo, Fotosport ou outra a resolução das impressoras que eles despoem é de 300 dpi ou seja, são capazes de imprimir 300 pontos numa polegada.

Como uma polegada são 2.54 cm temos que numa foto 10x15 é aproximadamente 4x6 polegadas (10/2.54 por 15/2.54).

Traduzindo em Pixeis temos 1200x1800 de resolução. (10/2.54*300 por 15/2.54*300)

Abaixo disso e estamos a perder qualidade acima não tem qualquer problema pois a impressora redimenciona.

Uma coisa que pode ser importante é a proporção da imagem. Reparem que em 10x15cm temos uma proporção de 2x3, e em 15x20cm temos de 3x4. Se quiserem um enquadramento muito certinho então convem manter essa proporção nas imagens enviadas caso contrario o que normalmente é feito é um crop da parte central da imagem, o que pode provocar por exemplo pé cortados se estes estiverem muito proximo da margem da foto.

Muitas maquinas permitem escolher as proporções com que a foto é tirada. Os modos mais comuns sao 3x2 (fotos 10x15), 4x3 (fotos 15x20 os TVs antigas) e 16x9 (TVs recentes). Obviamente que é sempre possivel converter para o formato que se quiser mas se tiverem uma ideia daquilo que querem fazer com a foto podem evitar trabalho selecionando o modo apropriado na maquina.

A fixar, para imprimir são 300 pixeis por cada 2.5cm de impressão aproximadamente!

Resumindo...fiz borrada? :S Será que vai ficar tudo pixelizado?

cumps
 
Última edição:
Resumindo...fiz borrada? :S Será que vai ficar tudo pixelizado?

cumps

Só para dizer que já fui buscar as fotos e ficou com muita qualidade apesar da resolução que pus. Pessoalmente não noto nada de anormal, é uma impressão perfeitamente nítida, sem nada a apontar.

Cumps
 
Back
Topo