Já agora, qual é o vosso top 10 de RPGs? Se houver muita malta a participar, posso fazer o top10 RPGs da Zwame. Seguem os meus:
1- Final Fantasy VII (PS1)
2- Chrono Trigger (SNES)
3- Final Fantasy VI (SNES)
4- Skies of Arcadia (Dreamcast)
5- Shining Force III (Saturn)
6- Final Fantasy IX (PS1)
7- Xenogears (PS1)
8- Lunar (PS1)
9- Suikoden 2 (PS1)
10- Panzer Dragoon Saga (Saturn)
Bem, e é por isto que a PS1 é das minhas consolas favoritas de sempre.
Temos gostos similares, dos que tens aí e joguei estão todos no top 15.
Interpreto que só estejamos a falar de JRPGs, se sim o meu top 10 seria:
1 -
Final Fantasy VII (PS1) - Jogo épico e inesquecível. Personagens, história, sistema de Materia e banda sonora fenomenais. É complicado explicar em poucas palavras o que este jogo significa para mim, recomendo a qualquer pessoa que o experimente, mesmo se não gostar de JRPGs.
2 -
Final Fantasy IX (PS1) - Difícil escolher entre o FFIX e o FFVII como meu jogo favorito pois partilham muitas qualidades. Gosto muito do ritmo do jogo, está sempre a acontecer qualquer coisa importante. A dinâmica de grupo é fantástica e o Zidane é o meu líder favorito da saga. Até gosto do jogo de cartas.
3 -
Suikoden II (PSN) - Meu jogo favorito que joguei em adulto. Tem uma dinâmica diferente dos JRPGs da época, principalmente pelo recrutamento de personagens. Tem também um excelente artwork 2D. Tenho pena que a Konami não tenha continuado a saga mas estou entusiasmado com o Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes, sucessor espiritual da saga.
4 -
Persona 4 Golden (PC) - Excelentes interações entre as personagens que criam um grande dinâmica entre o grupo principal. Gosto bastante do setting e do mistério que temos de resolver.
5 -
Dragon Quest XI (PC) - Estou a jogar a versão definitiva depois de ter jogado o original e estou-me a divertir bastante. Artwork soberbo, excelente exploração e ótimo sistema de craft.
Quando joguei pela primeira vez não derrotei o último boss do ato 3, logo tenho curiosidade de descobrir o que falta.
6 -
Dragon Quest VIII (PS2) - Difícil colocar o DQVIII abaixo do DQXI, pois até gosto mais do mundo e da exploração do primeiro jogo e do facto de ser possível recrutar os inimigos para fazer uma Monster Team. No entanto a sequela é mais polida a nível geral.
7 -
Kingdom Hearts II (PS2) - Ainda hoje é o jogo de ação com o gameplay mais divertido que experimentei. A junção Disney com Final Fantasy foi uma ideia estranha mas que resultou de forma fantástica.
8 -
Final Fantasy X (PS2) - Meu sistema de batalhas por turnos favorito, momentos memoráveis e grande banda sonora. Gosto bastante do sistema Sphere Grid e da longevidade que o jogo tem com os bosses opcionais. Até do Blitzball gostei.
9 -
Chrono Trigger (PC) - Jogo que roça a perfeição. Apesar de não ser o meu jogo favorito diria que é provavelmente o melhor candidato a melhor jogo de todos os tempos. E não estou a falar só de JRPGs.
10 -
Dark Chronicle/Dark Cloud 2 (PS2) - Grande variedade no gameplay, temos golf, pesca e um sistema de invenções que envolve fotografias. Excelente sistema de craft de armas. Jogabilidade e história simples mas divertidas. Gosto muito do sistema de construção de cidades também. Na última vez que joguei (e a primeira de forma completa) até fiz uma playthrough no YouTube.
Menções honrosas:
11 -
Final Fantasy VI (PSN) - Custa-me deixá-lo de fora do top 10 pois até é dos melhores em termos de personagens e história, e para além disso tem momentos de ficar de queixo caído. No entanto prefiro os outros 10 jogos globalmente principalmente a nível de gameplay.
12 -
Persona 3 Portable (PSP) - Gosto do jogo pelos mesmos motivos que gosto dos outros jogos da saga. Achei que a dinâmica de grupo é inferior à do P4G e a dungeon principal do jogo é algo monótona.
13 -
Final Fantasy Tactics: War of the Lions (PSP) - Fantástico sistema de classes e um sistema de batalha que prefiro aos tradicionais jogos por turnos. Uma história bastante interessante e com um setting político. Só peca por ter pouca exploração.
14 -
Persona 5 (PS3) - É o jogo mais polido da série mas não me marcou tanto como os outros dois que joguei. No entanto continua a ser um jogo incrível.
15 -
Grandia II (PS2) - Foi o jogo que joguei pela última vez há mais tempo, mas lembro-me que gostava bastante do sistema de evolução e da banda sonora. Também teve alguns momentos marcantes.
Noutro dia o top poderia ser diferente, normalmente até prefiro fazer tier lists pois acho mais justo.
No entanto foi um bom exercício e que me levou a tomar decisões difíceis
Edit: Até me esqueci de mencionar a série Star Ocean, pois gostei bastante dos primeiros 2 jogos.
No entanto lembro-me pouco deles para poder incluí-los no top 10. Mas mesmo que me lembrasse melhor duvido que entrassem.
O Legend of Dragoon também gostei bastante mas não terminei e podia ter mencionado jogos como Chrono Cross, Final Fantasy IV e VIII, Jeanne D'Arc e Suikoden para fechar o top 20.