Opinião Quais as tuas séries JRPG preferidas?

Quais as tuas séries JRPG preferidas?

  • Final Fantasy

    Votes: 44 60,3%
  • Dragon Quest

    Votes: 12 16,4%
  • Fire Emblem

    Votes: 4 5,5%
  • Shining Force

    Votes: 9 12,3%
  • Suikoden

    Votes: 1 1,4%
  • Tales of

    Votes: 5 6,8%
  • Star Ocean

    Votes: 2 2,7%
  • Chrono (Trigger, Cross)

    Votes: 12 16,4%
  • Pokémon

    Votes: 25 34,2%
  • Outro

    Votes: 18 24,7%

  • Total voters
    73
Eu escolhi o FF porque foi uma franquia que acompanhei desde os 14 anos até à idade adulta, contudo, guardo um carinho muito especial pelo Shining Force 2 (Megadrive). Passado uns anos através dos ROMS voltei a jogar o 2 e aproveitei para experimentar (e terminar) o primeiro. Foi sem dúvida alguma uma época de ouro para este género. Belos tempos :)
 
Até achei estranho ninguém neste tópico ter falado do Wild Arms, cheguei a jogar um bom bocado desse jogo e até digo que foi o meu primeiro RPG. Desse Top 10 acho incrível terem metido o FF 9 em primeiro, por acaso foi dos Final Fantasys que mais gostei pelo seu mundo de fantasia.
 
1-Final Fantasy. Foi com FFVIII que comecei a interessar-me a sério por JRPG. Não joguei todos, mas os que joguei, foram passados muitas vezes.Infelizmente, na minha opinião tem perdido qualidade com os últimos lançamentos, mas como é óbvio estou com expectativas altas para o XVI.

2-A série Trails (Sky/Crossbell Arc e Cold Steel)- Andei anos para pegar nisto. Sempre a ouvir coisas boas e com malta a dizer que quem gosta do género, não pode deixar de jogar. Comecei o ano passado depois de acabar o FFVII Remake. Foi a melhor coisa que fiz. Tem sido um vício completo. Assim que acabo um jogo quero logo jogar outro para saber como vai continuar a história. É impressionante a quantidade de personagens que apresentam e como nos fazem ter uma conexão com cada uma delas. Em termos de worldbuilding, ainda não joguei nenhum jogo que chegue sequer perto deste.Neste momento estou a jogar o Ao no Kiseki. Depois é esperar que o Hajimari seja localizado o mais depressa possível.

3-Persona - Nunca tinha jogado nenhum até ao 5. Agora Vou estar muito atento a todas a novas saídas. Ainda tenho que acabar o 4.

Apesar de só poder escolher 3, não posso deixar de mencionar Dragon quest e Kingdom Hearts.

Tenho que arranjar uma Nintendo para experimentar Xenoblade, parece-me muito interessante. Tanto jogo bom para jogar e tão pouco tempo e dinheiro para jogar tudo :)
 
Votei no Final Fantasy, Suikoden e Outro (Persona).
-A Série Final Fantasy tem vários jogos que eu considero jogos especiais (VI, VII - meu jogo favorito, IX, X e Tactics) e só por esse facto tinha de ser uma das escolhidas. Tem alguns jogos que gosto menos mas de modo geral não joguei nenhum que achasse mau.
-No caso do Suikoden achei o primeiro jogo muito bom e o segundo dos melhores que já joguei. Comecei o Suikoden V mas já não pego nele há algum tempo, mas até estava a gostar (não tanto como os primeiros).
-Joguei 3 jogos da série Persona, 3 Portable, 4 Golden e 5. Gostei muito de todos os 3 jogos logo tinha de escolher esta série também.
Joguei na ordem 3,5,4 e o meu favorito é o 4, algo que não costuma acontecer quando se joga jogos similares de uma série.

Das séries mencionadas também joguei as séries Dragon Quest, Star Ocean e Pokémon.
-No caso do Dragon Quest joguei 3 jogos, dois deles dos meus favoritos, o VIII e o XI, e um deles não gostei, o VII (com muita pena minha).
-Na série Star Ocean gostei muito dos primeiros 2 jogos e o terceiro comecei mas não me cativou o suficiente para terminar (provavelmente vou lhe dar outra oportunidade no futuro).
-A série Pokémon acaba por ser a que mais jogos joguei mas, na minha opinião, mesmo os melhores jogos da série não considero fantásticos, ainda seguem um modelo que começa a ficar algo ultrapassado. Se bem que por vezes quase sem grande explicação lógica apetece-me voltar a jogar um destes jogos :)

Para quem tiver interesse, tenho na minha assinatura um vídeo com um Tier List de RPGs que fiz (sem spoilers e com timestamps) em que falo de todos os jogos do género que joguei tempo considerável para poder dar uma avaliação pessoal.
 
A era de ouro dos RPGs? Provavelmente

Square Soft In The 90's | The Golden Era Of RPGs​


8 Great JRPGs That Have Aged Really Well!​

 
Os que mais me agarraram, pela ordem que joguei:

1- Illusion of Time

2- Tales of Symphonia

3- Baten Kaitos

4- Xenoblade Chronicles
 
Sem dúvida o Pokémon, pelos tempos do Game Boy. Joguei bastante, hoje em dia já não ligo muito, teria de comprar uma consola só para jogar e não vale a pena.
Pelo contrário, Final Fantasy não gosto. É uma série que não me cativa, joguei um na PS2 não gostei, na PS3 joguei outro também não gostei, na PS4 quando meteram no Plus o Final Fantasy VII Remake ainda o cheguei a passar mas já com muito esforço. Final Fantasy não é definitivamente jogo para mim.
 
Sem dúvida o Pokémon, pelos tempos do Game Boy. Joguei bastante, hoje em dia já não ligo muito, teria de comprar uma consola só para jogar e não vale a pena.
Igual aqui. Fui muito feliz a jogar over, and over, and over again, o Pokemon Silver que veio incluído num Game Boy Color Edição Pikachu, que a minha santa mãe me comprou no Continente por 40 euros. :D

Também gostei bastante do Soul Silver, o resto... eh. Não me vejo a comprar uma Switch de propósito para jogar Pokemon, embora tenha curiosidade com o Let's Go Eevee / Let's Go Pikachu. Talvez perdesse a cabeça se eles lançassem lá um Let's Go Lugia/Ho-oh :D

RPG favorito? Final Fantasy VII. Joguei também o X e o XIII. Não são maus, mas nada à beira do VII.

Joguei os KH 1, Chain of Memories, 2 e Birth By Sleep. Gosto dos KH numerados mas não tenho paciencia para os spinoffs (embora entenda que são importantes para a história).

Ah, e no final do ano passado descobri a pérola que é o Persona 5 Royal. Um jogo apaixonante e dos melhores jogos que joguei nos últimos largos anos. Tenciono jogar o Persona 4 e quem sabe o 3 também. Com o anuncio que virão para a PS5... É desta.

Portanto, resumidamente, sem nenhuma ordem em concreto:

Final Fantasy VII
Final Fantasy VII Remake
Kingdom Hearts
Kingdom Hearts II
Pokemon Silver
Pokemon SoulSilver
Persona 5 Royal
 
@MiguelX69

Eu era "maluco" por Pokémon. Até te vou contar uma coisa que se passou comigo, na altura do Pokémon Amarelo fazia anos e a minha mãe na altura ofereceu-me o jogo...só que só o podia jogar quando chegasse o meu dia de anos. Procurei pelo jogo, estava atrás do micro ondas e joguei-o antes de fazer anos😁, depois nos anos disfarcei😄.
Entre outros episódios, jogava todos os dias, apanhava os Pokémons todos, no nível 100 continuava a treinar, chegava ao ponto de ligar/ desligar só para ter um Pokémon com grandes stats.
Descobrir o Mewtwo, os pássaros lendários, os 3 cães lendários mais o Ho-oh e o Lugia foram momentos incríveis.

Era um fã terrível, ainda hoje nem sei como não jogo, talvez tenha desligado mas sempre gostei de Pokémon.
 

TOP 10 RPGS - Happy Console Gamer​

Já agora, qual é o vosso top 10 de RPGs? Se houver muita malta a participar, posso fazer o top10 RPGs da Zwame. Seguem os meus:

1- Final Fantasy VII (PS1)
2- Chrono Trigger (SNES)
3- Final Fantasy VI (SNES)
4- Skies of Arcadia (Dreamcast)
5- Shining Force III (Saturn)
6- Final Fantasy IX (PS1)
7- Xenogears (PS1)
8- Lunar (PS1)
9- Suikoden 2 (PS1)
10- Panzer Dragoon Saga (Saturn)

Bem, e é por isto que a PS1 é das minhas consolas favoritas de sempre.
 
Já agora, qual é o vosso top 10 de RPGs? Se houver muita malta a participar, posso fazer o top10 RPGs da Zwame. Seguem os meus:​

1- Final Fantasy VII (PS1)
2- Chrono Trigger (SNES)
3- Final Fantasy VI (SNES)
4- Skies of Arcadia (Dreamcast)
5- Shining Force III (Saturn)
6- Final Fantasy IX (PS1)
7- Xenogears (PS1)
8- Lunar (PS1)
9- Suikoden 2 (PS1)
10- Panzer Dragoon Saga (Saturn)

Bem, e é por isto que a PS1 é das minhas consolas favoritas de sempre.
Temos gostos similares, dos que tens aí e joguei estão todos no top 15.

Interpreto que só estejamos a falar de JRPGs, se sim o meu top 10 seria:
1 - Final Fantasy VII (PS1) - Jogo épico e inesquecível. Personagens, história, sistema de Materia e banda sonora fenomenais. É complicado explicar em poucas palavras o que este jogo significa para mim, recomendo a qualquer pessoa que o experimente, mesmo se não gostar de JRPGs.
2 - Final Fantasy IX (PS1) - Difícil escolher entre o FFIX e o FFVII como meu jogo favorito pois partilham muitas qualidades. Gosto muito do ritmo do jogo, está sempre a acontecer qualquer coisa importante. A dinâmica de grupo é fantástica e o Zidane é o meu líder favorito da saga. Até gosto do jogo de cartas.
3 - Suikoden II (PSN) - Meu jogo favorito que joguei em adulto. Tem uma dinâmica diferente dos JRPGs da época, principalmente pelo recrutamento de personagens. Tem também um excelente artwork 2D. Tenho pena que a Konami não tenha continuado a saga mas estou entusiasmado com o Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes, sucessor espiritual da saga.
4 - Persona 4 Golden (PC) - Excelentes interações entre as personagens que criam um grande dinâmica entre o grupo principal. Gosto bastante do setting e do mistério que temos de resolver.
5 - Dragon Quest XI (PC) - Estou a jogar a versão definitiva depois de ter jogado o original e estou-me a divertir bastante. Artwork soberbo, excelente exploração e ótimo sistema de craft. Quando joguei pela primeira vez não derrotei o último boss do ato 3, logo tenho curiosidade de descobrir o que falta.
6 - Dragon Quest VIII (PS2) - Difícil colocar o DQVIII abaixo do DQXI, pois até gosto mais do mundo e da exploração do primeiro jogo e do facto de ser possível recrutar os inimigos para fazer uma Monster Team. No entanto a sequela é mais polida a nível geral.
7 - Kingdom Hearts II (PS2) - Ainda hoje é o jogo de ação com o gameplay mais divertido que experimentei. A junção Disney com Final Fantasy foi uma ideia estranha mas que resultou de forma fantástica.
8 - Final Fantasy X (PS2) - Meu sistema de batalhas por turnos favorito, momentos memoráveis e grande banda sonora. Gosto bastante do sistema Sphere Grid e da longevidade que o jogo tem com os bosses opcionais. Até do Blitzball gostei.
9 - Chrono Trigger (PC) - Jogo que roça a perfeição. Apesar de não ser o meu jogo favorito diria que é provavelmente o melhor candidato a melhor jogo de todos os tempos. E não estou a falar só de JRPGs.
10 - Dark Chronicle/Dark Cloud 2 (PS2) - Grande variedade no gameplay, temos golf, pesca e um sistema de invenções que envolve fotografias. Excelente sistema de craft de armas. Jogabilidade e história simples mas divertidas. Gosto muito do sistema de construção de cidades também. Na última vez que joguei (e a primeira de forma completa) até fiz uma playthrough no YouTube.

Menções honrosas:
11 - Final Fantasy VI (PSN) - Custa-me deixá-lo de fora do top 10 pois até é dos melhores em termos de personagens e história, e para além disso tem momentos de ficar de queixo caído. No entanto prefiro os outros 10 jogos globalmente principalmente a nível de gameplay.
12 - Persona 3 Portable (PSP) - Gosto do jogo pelos mesmos motivos que gosto dos outros jogos da saga. Achei que a dinâmica de grupo é inferior à do P4G e a dungeon principal do jogo é algo monótona.
13 - Final Fantasy Tactics: War of the Lions (PSP) - Fantástico sistema de classes e um sistema de batalha que prefiro aos tradicionais jogos por turnos. Uma história bastante interessante e com um setting político. Só peca por ter pouca exploração.
14 - Persona 5 (PS3) - É o jogo mais polido da série mas não me marcou tanto como os outros dois que joguei. No entanto continua a ser um jogo incrível.
15 - Grandia II (PS2) - Foi o jogo que joguei pela última vez há mais tempo, mas lembro-me que gostava bastante do sistema de evolução e da banda sonora. Também teve alguns momentos marcantes.

Noutro dia o top poderia ser diferente, normalmente até prefiro fazer tier lists pois acho mais justo.
No entanto foi um bom exercício e que me levou a tomar decisões difíceis :)

Edit: Até me esqueci de mencionar a série Star Ocean, pois gostei bastante dos primeiros 2 jogos.
No entanto lembro-me pouco deles para poder incluí-los no top 10. Mas mesmo que me lembrasse melhor duvido que entrassem.
O Legend of Dragoon também gostei bastante mas não terminei e podia ter mencionado jogos como Chrono Cross, Final Fantasy IV e VIII, Jeanne D'Arc e Suikoden para fechar o top 20.
 
Última edição:

Top 10 Iconic JRPGs of All Time!​

Uma excelente lista de JRPGs, todos os que joguei considero excelentes (#6, #5, #3, #2 e #1) e concordo que são os mais icónicos das suas séries.

Tenho alguma pena de não ter jogado alguns desses jogos mais perto do seu lançamento mas talvez um dia o faça.
Às vezes é complicado voltar atrás para jogar certos títulos pois nem sempre envelhecem assim tão bem, no caso dos JRPGs até nem costuma ser um grande problema, apenas o aspeto gráfico pode fazer alguma confusão.
O #2 por exemplo joguei à relativamente pouco tempo e envelheceu muitíssimo bem.
 
Dessa lista sem dúvida que o meu favorito é o Persona 5. Na alturei que comprei o jogo foi um vício tremendo, só parei na platina e já com mais de 150h :D. A jogabilidade é super viciante e o soundtrack é excelente e ainda hoje ouço.
Outro JRPG que sempre gostei muito foi o FF:X, também lhe meti bastantes horas na PSVita.
 
Joguei muita coisa ao longo dos anos mas JRPGs ou RPGs nunca foram propriamente a minha cena.
Dito isto, da lista acima o que mais derreti tempo foi na franquia Pokémon e foram imensas horas.

Deixo uma nota para o FF IX que é dos jogos mais marcantes que já joguei.
 
Joguei muita coisa ao longo dos anos mas JRPGs ou RPGs nunca foram propriamente a minha cena.
Dito isto, da lista acima o que mais derreti tempo foi na franquia Pokémon e foram imensas horas.

Deixo uma nota para o FF IX que é dos jogos mais marcantes que já joguei.
O FFIX é uma grande homenagem à série FF e aos JRPGs da época por isso provavelmente ias gostar de vários jogos do género dos anos 90. É a questão de experimentar.
 
Última edição:
Back
Topo