Quais os requisitos para ver filmes em 1080p24 na totalidade?

Nazgulled

Power Member
Tenho algumas dúvidas sobre 1080p24 que gostava que o pessoal entendido no assunto me ajudasse a resolver o assunto... Como é que eu me posso certificar que tenho tudo configurado direito para visualizar filmes em 1080p24?

Alguns eu sei... Por exemplo, a TV, eu sei que a minha TV suporta 1080p24, já estive a ver no site do fabricante. A gráfica onboard do meu HTPC é uma GeForce 8300 e segundo reviews que li, este chip (no fundo os da nVidia) é dos que melhor se comporta com 1080p24. Ou seja, no nVidia Control Panel existe lá uma opção para definir o sinal de TV ao qual eu escolhi "1080p24 HDTV" e reparei nas propriedades do ecrã do Windows que isto foi definido para uma resolução de 1920x1080 a 23Hz (também suporta esta resolução a: 24Hz, 25Hz Interlaced, 29Hz Interlaced, 30Hz Interlaced, 50Hz, 59Hz e 60Hz).

De seguida, uso o Windows Media Center para ver filmes e aquilo também permite configurar o tipo de sinal do próprio player para o qual eu defini "1080p, 25Hz". É a opção mais parecida que tem lá, todas as outras (para resoluções de 1920x1080) são a 50Hz e talvez a 60Hz também, não me lembro bem agora.

Ora, com o monitor (TV) a 1080p a 23Hz + Media Center a 1080p 25Hz o próprio Media Center não fica nada suave e os filmes tem tipo uns solavancos mínimos sempre com um intervalo fixo tipo de segundo a segundo (o qual não posso precisar obviamente) e em certas cenas, tipo um fundo a movimentar-se rapidamente mas objectos/pessoas/etc à frente estão paradas, nota-se facilmente os solavancos.

Conclusão, a forma melhor que arranjei para ver filmes foi colocar a resolução do ecrã como as definições do Media Center ambos a 1080p a 50Hz. Os menus do Media Center funcionam bem e os vídeos dão como sempre deram no meu leitor Yamada de DivX /XviD já antigo. Não é 100% suave como deveria ser (penso eu) com os 1080p24 se tudo estivesse a funcionar correctamente.

O que me está a escapar?
 
O que importa para a fluidez do filme é a taxa de actualização na TV. A ideal não é 23hz como tu tens, mas sim 24hz.
Quanto à questão do Windows Media Center não posso ajudar porque não uso. Uso o M.Player Classic e funciona na perfeição.
 
Mesmo a 24Hz (definido manualmente nas propriedades da TV no Windows) o vídeo não é nada fluido, é mais fluido a 50Hz (que é o que tenho usado). Para não falar que continua a existir o problema do Media center ser bué de lento. Algo me diz que o suporte no Media Center a estas coisas não é grande coisa...

Vou exprimentar os 24Hz mas usando o Media Player a ver se dá melhor e já venho aqui dizer qualquer coisa...
 
Back
Topo