1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Quais são as caracteristicas que um processador deve ter???

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Hawking, 23 de Abril de 2002. (Respostas: 4; Visualizações: 2200)

  1. Hawking

    Hawking Power Member

    Quais as caracteristicas que um bom processador deve ter???
    Eu sou um leigo em materia de processadores e ainda mais com a guerra AMD vs Intel, que me deixa de cabeça á roda.

    Da AMD o melhor processador é o XP
    Enquanto o melhor da INtel e o Northwood
    Certo!!??

    Agora qual dos dois é o melhor, para trabalhar com o Autocad e com o 3D Studio (principalmente para renderizar).
    Por fim tem de ser bom para eu trabalhar com montagens de Video. Passar cassetes de VHS para CD, e ripar DVDs.

    Resumindo eu quero fazer cinema em casa :-) ehehe
    E utilizar programas para o efeito

    O tecnico da loja diz que o melhor é o Northwood, porque é o unico até agora que consegue tirar proveito dos 333mhz da memoria mais rapida até agora?? Ele explicou porquê mas entrou a 100 e saiu a 200.


    Por outro lado o AMD XP é cerca de 29 contos mais barata que o Northwood da mesma velocidade (1800mhz).

    Agora a pergunta é! Será que os 400mhz de bus e os 512kb de cache + os 0.??? não sei quê trazem ganho ao desempenho do computador que valha apena dar os 29 contos extra???

    De qualquer modo o tecnico disse para eu esperar mais um mês, porque o quadrimestre vai mudar e os preços podem baixar um pouco.

    Renderizar é um processo demorado, isso tem a ver com o processador ou com a velocidade da placa grafica??????

    Depois da escolha do processador, há o problema da escolha da board.

    Qual a melhor Board com memoria DDR a 333MHz, quer para o AMD XP quer para o Intel Northwood??

    Eu tenho uma certa urgencia no computador, é boa ideia comprar o computador já, ou é melhor esperar mais um mês como diz o tecnico???

    Eu sei que não posso esperar a vida toda porque estão sempre a vir novidades, mas esperar um mês é boa ideia???.

    E já agora se não for pedir demais qual é a melhor placa grafica para fazer o que quero????

    Quais as caracteristicas que a placa deve ter?

    Espero pela vossa opinião porque vai ser um computador para durar os proximos 5 anos, por isso o meu cuidado em querer escolher o melhor dentro dos possiveis.

    As minhas duvidas são em parte as duvidas de muita gente.




    P.S. Qual é a melhor revista de informatica para eu me manter actualizado, eu sou, ...EU ERA! assinante da exame informatica, mas reparei que esta revista deve ter algum contracto com a intel pois está sempre a dizer bem dos P4.
    No outro dia estavam a comparar o AMD XP com o P4 wili... não sei o quê e o AMD XP foi melhor que o P4 em quase tudo, no entanto o AMD levou 4 estrelas e o P4 5 estrelas, e não bastando isso ainda dizem que P4 éra a escolha acertada???????

    Suspeito!!!?? MUito Suspeito!!!????

    Agradeço desde já todo o tempo que me possam prestar.
     
  2. Raptor

    Raptor OC Legend

    Sim, os tipos da Exame (olá Paul, se tiveres a ler :D ) são algo intelistas, mas não pq o sejam mesmo, mas sim pq têm sempre a Intel e cima a "dar-lhes" material para escreverem, ao passo que a AMD ignora este tipo de "contactos"!!!

    Bem, antes do mais (apesar de ja ter escrito aquilo tudo la em cima) Benvindo ao Forum!

    Relativamente a tua situação, se fores para Northwood, vai para RIMMS, esquece as DDR!!!

    As opções que te dou agora são:

    AMD -> AthlonXP 2000+ Asus A7V333 + 512MB PC2700
    Intel -> P4 NW 2.0a + Asus P4T-E + 2x256MB PC800

    Isto é o que a meu ver é um sistema Equilibrado... se axares que seria demasiado, podes sempre "baixar" os processadores para os modelos 1800+ ou 1.8a


    Agora quanto à tua escolha tendo em conta os programas em especifico... Se os mesmos tiverem um Bom suporte para SSE2, vai para o Northwood (os 512k são excelentes, em comparação com os "fracos" 256k dos Williamette) porque se n tiverem suporte SSE2, então esquece o P4 e segue para o AthlonXP.

    Resumindo, a meu ver só tens que ver se o software que vais usar tem suporte para SSE2, pq isso irá determinar se deves ou não comprar um P4 NW!!!


    Um aviso, os Pentium4 Northwood distinguem-se dos Williamette pq na caixa (exige ver a caixa, ja que todos os NW são Inbox) vem indicado como 1.xa ou 2.xa (no meu caso 2.0a)... o a final significa que é um Northwood!


    Boa sorte nas compras! :D
     
  3. hmf

    hmf Power Member

    A saga continua ...... :D :D :D :D :D :D :D

    Bem resumindo a minha opinião ..... : tudo depende do teu dinheiro. O meu conselho para poupares ums €'s é XP 1800+ ( pergunta oaos especialistas aqui do forum a serie :) ), Board KT333 (epox boa opção), 512 Mb DDR (samsung 2700) + um bom cooler e tens ai uma máquina relativamente barata que cumpre a função.

    Quanto a Placa Gráfica: Ati 7500, se tiveres dinheiro Ati 8500, isto porque pelo que eu vi não estás muito interessado em jogos ....
     
  4. Sadino

    Sadino I'm cool cuz I Fold

    O 3D studio 4.2 tem optimizações para o PIV, mas também tem para multiprocessador por isso podes também considerar multiprocessador (dual Athlon).

    Aconselho-te mais o PIV se conheceres alguém que te possa fazer o overclock ao processador para pelo menos 2Ghz. E ainda se trabalhares com programas que "mexam" com grandes quantidades de dados (que parece ser o teu caso), assim podes aproveitar melhor a sua grande largura de banda.

    Placa Gráfica - ATI 8500 ou uma das melhores nVidia porque tem melhor suporte a nível de drivers e portanto penso que será melhor para trabalho mais profissional além de terem suporte para Linux.
     
  5. Strakata

    Strakata [email protected] Member

    Em relação à cache dos dois processadores, convém lembrar que a L2 do AXP é exclusiva e a L1 é de 128KB. Assim temos 384KB de cache no AXP e 512KB de cache no Northwood. Ou seja, a diferença de caches não é assim tão grande.



    Hawking,

    Se quiseres o TOPO actual, compras um Northwood 2.4GHz e ficas bem servido. Mas como também ficas pobre é quase obrigatório olhares para as soluções de menos cilindrada.
    Falas no AXP 1800+ (não 1.8GHz como te disseram até porque não existe; o 1800+ funciona a 1.53GHz) vs. Northwood 1.8GHz. Ora, se não quiseres overclockar, o AXP é de longe a melhor opção, se estiveres a pensar em overclockar o PC, é possível que fiques melhor servido com o Northwood.


    >De qualquer modo o tecnico disse para eu esperar mais um
    >mês, porque o quadrimestre vai mudar e os preços podem
    >baixar um pouco.
    E no final do próximo mês volta a descer, e no final de mês a seguir a esse volta a descer, e no mês seguinte volta a descer, .... ;)

    Mas uma coisa é verdade, estão quase a sair os Northwood a funcionar num FSB de 533MHz pelos quais vale a pena esperar. É que além de serem um pedaço melhores que os actuais, assentam numa plataforma nova pelo que evitas ficar com uma plataforma (board+RAM) obsoleta caso compres agora e optes Intel.


    >Espero pela vossa opinião porque vai ser um computador para
    >durar os proximos 5 anos, por isso o meu cuidado em querer
    >escolher o melhor dentro dos possiveis.
    5 anos?? Tens a certeza? Heheh, então o melhor será comprares um Dual Northwood 2.4GHz, puxá-los a 3GHz e esperar que nos próximos 5 anos não saia muito software novo ;)
     

Partilhar esta Página