Qual a abertura máxima e minima da minha máquina?

DO2

Power Member
Boas, recentemente tenho começado a interessar-me por retratos e para estes necessito de aberturas pequenas (f's altos), para capturar o máximo detalhe e desfocar o fundo mais facilmente.

A maquina que possuo é uma Fujifilm S5600 e as informações que vêm na objectiva são as seguintes:f-06.3-63mm 1:3.2-3.5 a maquina vai de 38mm a 380mm. Eu tinha ideia que o que ela fazia era 3.2-8.0, ou seja o f minimo a 38mm deveria ser f 3.2 e a 380mm o f minimo deveria ser f 8.0, podendo assim passar a f 9, f 10, f11, etc...

Mas tenho andado a experimentar e não tenho conseguido fazer isto (modo manual), e sinceramente já estou um bocado confuso com esta história dos f stops e aberturas, por isso se alguém me poder esclarecer agradeço.

Cumps.
 
Por acaso é ao contrario... Para desfocar o fundo, ou seja, ter um depth of field pequeno, precisas de uma grande abertura...

Quanto a essa máquina as aberturas vão em wide de F3.2 - F8. Em tele, não sei ao certo, mas
de certeza que tens ainda menos abertura máxima.
 
O 6,3-63 são as distâncias focais minima e máxima reais. Que equivalem a 38-380 em 35mm. O f pelos visto não vem explicito na objectiva.
 
para desfocar o fundo, deves usar aberturas grandes, e evitar usar o wide angle da lente.
geralmente, consegues um bokeh (é o nome que se dá ao que tu queres) melhor, quando usas algum zoom, mesmo que isso implique usar aberturas um pouco menores que a abertura maxima.

quanto à tua maquina, a abertura maxima, é f/3.2, e a minima é f/8.

a abertura minima, geralmente, é constante ao longo de toda a gama de focais, a aabertura maxima, geralmente, é conseguida com wide-angle (no teu caso 38mm), podendo manter-se constante, ou ir decaindo, à medida que que vais aumentando o zoom. (no caso da tua maquina, acho que a abertura maxima, é f/3.2 ao longo de tofdo o range de focais)

o melhor bokeh de uma lente zoom, não está necessariamente relacionado com a maior abertura possivel.
 
Koncaman, será que podias indicar-me alguns sites sobre bokeh? Gostava de perceber mais disto.

Retomando o assunto, não é possivel então, ir para f's mais pequenos que 8? Um colega meu, disse que normalmente um f bom para retratos era o f11 por isso é que queria perceber se conseguia.

Então para retratos, devo meter a maior abertura que conseguir, fazer zoom e focar no rosto de forma a desfocar/bokeh do que está atrás?

Obrigado mais uma vez
 
F11 não é para retratos (penso eu)... Eu quando uso uma SLR de um amigo vou para uma 80mm com abertura a F4 ou F5 (já não sei bem). Na minha uso o zoom médio a 3.5.

Pelo que eu sei há 3 coisas que contribuem para o Bokeh:
- Abertura - Quanto maior (f number menor) mais acentuado é o efeito
- Zoom - Quanto maior mais acentua o efeito
- Distâncias - Quanto mais perto estiveres do 1º plano e mais longe do 2º mais acentuado é o efeito, especialmente o perto do 1º.
 
começa por ler isto:
http://en.wikipedia.org/wiki/Bokeh

no fundo, não ha grande coisa a perceber, e é um efeito relativamente simples de obter.

quem te disse que f11 é uma boa abertura para retratos, não fez um grande serviço... dado que geralmente, um bom retrato, dá muito mais enfase ao retratado que ao plano de fundo... com F11, o plano de fundo (muito provavelmente) fica tão enfatisado como o retratado.
 
Back
Topo