qual a biblioteca grafica ideal?

wrproject

Power Member
boas pessoal, preciso duma dica,.
que bibliotecas graficas e que aconselham a utilizar para criar programas com janelas e botoes tipo os progs do windows? tendo em conta que ja sei o basico de c, qual a biblioteca mais adequada?
cumps wrproject
 
Porque não recorres ao OpenGL? Podes criar facilmente conteúdos gráficos, e sem problemas de compatibilidade com diferentes SOs/Plataformas.

HecKel
 
ya, mas eu quero fazer em c/c++, tenho ouvido dizer que o GTK é o mais ideal para iniciantes, e tambem permite fazer programas com boas interfaces graficas.
ja agora eu tenho e fazer em c/c++ porque daqui ha alguns meses vou ter de apresentar um projecto de final de curso, e tem que ser mesmo em c.
 
Exactamente, parece que só conhecem java ou .net.

O GTK é uma boa opção, o QT tambem pode ser (penso que ambas têm wrappers para C) e o wxwidgets é outra muito boa opção. Estes 3 toolkits são portaveis entre sistemas, por isso não tens que te preocupar com tal. Para te ajudar no GTK tens o glade, para o caso dos outros não sei mas tambem deves ter.
O GIMP por exemplo é feito em GTK e é bastante bonito, alias o GTK foi feito inicialmente para o GIMP.

Realmente para aplicações o OpenGL não é a melhor opção, opta por uma das três que te citei, vais ver que tem tudo e mais alguma coisa e não acho que seja assim tão complicado.
 
GIMP é o GNU Image Manipulator Program, é uma alternativa software livre ao photoshop.

Quanto aos três toolkits, não há melhor que ires ao site deles.. veres exemplos e tutoriais e decidires qual melhor se adequa a ti.
 
Não te metas nisso...
Se apenas queres fazer aplicações com janelas e botões, é melhor escolheres Java, .NET (ou no limite VB6 )

Realmente para aplicações o OpenGL não é a melhor opção, opta por uma das três que te citei, vais ver que tem tudo e mais alguma coisa e não acho que seja assim tão complicado.

Porque é que o OpenGL não é uma boa opção? Não tens dependências de SOs nem plataformas, é bastante bom e prático..., qual o problema? (não é ironia, quero mesmo saber a resposta)

HecKel
 
OpenGL por sim só é uma "framework" de bastante baixo nível para andar a fazer janelas, botões e caixas de texto, menus, etc... não achas?
A minha opinião é que é melhor aproveitar o que a API do sistema operativo fornece (sem andar a usar a GLUT e etc)... se forem frameworks tipo java ou .net com IDEs bastante poderosos, mais fácil e rápido será de implementar o que é pretendido. Claro se quiser saber a fundo as bases, não digo que não.
 
Realmente quando disse para não usar OpenGL é porque parece-me que ele quer aplicações ditas "normais", umas windows normais de aplicação, sem nada de grafismo mais avançado. Não disse que o OpenGL é mau, atenção! Apenas não acho que se seja mais adequado ao que ele quer.
 
Back
Topo