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qual a biblioteca grafica ideal?

Discussão em 'Programação' iniciada por wrproject, 29 de Agosto de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 1194)

  1. wrproject

    wrproject Power Member

    boas pessoal, preciso duma dica,.
    que bibliotecas graficas e que aconselham a utilizar para criar programas com janelas e botoes tipo os progs do windows? tendo em conta que ja sei o basico de c, qual a biblioteca mais adequada?
    cumps wrproject
     
  2. HecKel

    HecKel The WORM

    Porque não recorres ao OpenGL? Podes criar facilmente conteúdos gráficos, e sem problemas de compatibilidade com diferentes SOs/Plataformas.

    HecKel
     
  3. alfinete

    alfinete Power Member

    tem de ser mesmo em c, se quizeres pode optar por java, c# ou vb.net

    mais portavel java
     
  4. SoundSurfer

    SoundSurfer Power Member

    Saca o Visual Studio 2005 Express e começa um novo "Windows Forms Project" ... mais fácil não há.
     
  5. CoolMaster

    CoolMaster Power Member

    Vocês e a falta de pensarem em portabilidade, visual studio... bha

    Vê mas é o wxwidgets.
     
  6. wrproject

    wrproject Power Member

    acho que vou mesmo optar por opengl
     
  7. SoundSurfer

    SoundSurfer Power Member

    Não te metas nisso...
    Se apenas queres fazer aplicações com janelas e botões, é melhor escolheres Java, .NET (ou no limite VB6 )
     
  8. wrproject

    wrproject Power Member

    ya, mas eu quero fazer em c/c++, tenho ouvido dizer que o GTK é o mais ideal para iniciantes, e tambem permite fazer programas com boas interfaces graficas.
    ja agora eu tenho e fazer em c/c++ porque daqui ha alguns meses vou ter de apresentar um projecto de final de curso, e tem que ser mesmo em c.
     
  9. CoolMaster

    CoolMaster Power Member

    Exactamente, parece que só conhecem java ou .net.

    O GTK é uma boa opção, o QT tambem pode ser (penso que ambas têm wrappers para C) e o wxwidgets é outra muito boa opção. Estes 3 toolkits são portaveis entre sistemas, por isso não tens que te preocupar com tal. Para te ajudar no GTK tens o glade, para o caso dos outros não sei mas tambem deves ter.
    O GIMP por exemplo é feito em GTK e é bastante bonito, alias o GTK foi feito inicialmente para o GIMP.

    Realmente para aplicações o OpenGL não é a melhor opção, opta por uma das três que te citei, vais ver que tem tudo e mais alguma coisa e não acho que seja assim tão complicado.
     
  10. wrproject

    wrproject Power Member

    GIMP? podias melhor explicar estas 3 toolkits?
     
  11. CoolMaster

    CoolMaster Power Member

    GIMP é o GNU Image Manipulator Program, é uma alternativa software livre ao photoshop.

    Quanto aos três toolkits, não há melhor que ires ao site deles.. veres exemplos e tutoriais e decidires qual melhor se adequa a ti.
     
  12. HecKel

    HecKel The WORM

    Porque é que o OpenGL não é uma boa opção? Não tens dependências de SOs nem plataformas, é bastante bom e prático..., qual o problema? (não é ironia, quero mesmo saber a resposta)

    HecKel
     
  13. SoundSurfer

    SoundSurfer Power Member

    OpenGL por sim só é uma "framework" de bastante baixo nível para andar a fazer janelas, botões e caixas de texto, menus, etc... não achas?
    A minha opinião é que é melhor aproveitar o que a API do sistema operativo fornece (sem andar a usar a GLUT e etc)... se forem frameworks tipo java ou .net com IDEs bastante poderosos, mais fácil e rápido será de implementar o que é pretendido. Claro se quiser saber a fundo as bases, não digo que não.
     
  14. CoolMaster

    CoolMaster Power Member

    Realmente quando disse para não usar OpenGL é porque parece-me que ele quer aplicações ditas "normais", umas windows normais de aplicação, sem nada de grafismo mais avançado. Não disse que o OpenGL é mau, atenção! Apenas não acho que se seja mais adequado ao que ele quer.
     

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