Qual a causa do curto-circuito ( acho eu)... board ou fonte? ( há fotos)

Make.Love

Banido
Bem, desde ha uns dias que o pc tem andado com freezes & reboots, ja tentei tudo, até que passou-me pela cabeça retirar os cabos todos e voltar a ligar. Foi então que reparei que algo não estava bem.

Ao tentar tirar o cabo de 20+4 pins da motherboard , notei que estava muito preso ( percebi logo que algo tinha derretido), quando finalmente consegui tirar o cabo deparei-me com seguinte cenário:

20pin.png


O plástico ficou totalmente derretido em 2 linhas ( da para ver bem na foto), na motherboard os pins parecem-me intactos, so ta escuro nas 2 linhas cujo o plástico do cabo derreteu.

Acham que foi a Motherboard ou a Fonte que deu o berro?

MB = asus a7n8x-x
Fonte = LCpower 480w Scorpio
 
Última edição:
lol, alguém que tenha tido um problema semelhante, amanha irei testar com outra fonte. De qualquer das formas gosto de saber mais opiniões :D
 
Na minha opinião é um pouco estranho o problema ser da fonte. Porque o que aí tens é claramente o resultado de um excesso de consumo que provocou um aumento de corrente, e consequente aquecimento nos condutores.
O porquê de ser nos terminais?? Bem, essas costumam ser as zonas problemáticas, o elo mais fraco no circuito, uma vez que há sempre deficiencias no proprio contacto, e este pode não ser feito convenientemente. Como tal, será o primeiro sitio a acusar o esforço.
Aliás, até poderá ter sido esse o problema. Podiam esses contactos não estarem a ser bem feitos ou porque estavam sujos (humidade, pó, etc), ou porque não estavam bem apertados devido a defeito na ficha.
Fora isso, poderá ser a board OU algum componente da board que por ter algum problema estar a consumir excessivamente.

Isso até pode não se manifestar com outra fonte, pois pode aguentar mais e fornecer a corrente necessária.

O que tens a fazer é testar mesmo com outra fonte, mas antes há que limpar muito bem os contactos da board, se ficaram residuos nos terminais (do que derreteu), raspa com cuidado, e depois limpa tudo com alcool.

Good luck
 
pelo que vi foi na linha 5v.

A azul mostra aquelas cujo o plástico (do cabo) derreteu todo, a vermelho ja ia pelo mesmo caminho.

board.png


Da parte da tarde irei limpar e testar, desde ja obrigado a todos.

Depois meto resultados, pode ser que ajude alguem.
 
após ter limpo as duas entradas da motherboard, tenho feito testes com outra fonte, correr toast etc, esta a dar sem problemas.

Começo a querer que foi mesmo a Fonte de alimentação. :s
 
O meu tio já perdeu uma fonte no trabalho dele porque uma barata lhe entrou para a fonte e estorricou-se toda...

Pode ter-te acontecido parecido pois é verão e anda ai mais bicharada :P
 
Isso deve ter sido folga nesses dois pinos.
Que marca é a tua fonte?

LCPower 480 Scorpio.

Tenho a fonte ha 23 meses e nunca deu problemas, parece que avariou 1 mes antes de acabar a garantia...:joker:

Tou a correr o super PI com OC há 14horas seguidas sem qualquer problema. :s


EDIT:

foi entregue hoje para RMA.

Obrigado a todos os que leram e tentaram a ajudar. :)
 
é verdade, no meio do azar ainda tive alguma sorte! :) Podia ter sido pior.

Acho que foi o destino ... vou ter 2 exames a duas cadeiras em setembro. :P
 
Back
Topo