1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Qual a diferença entre windows vista x86 64 e 32?

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por FCPkaricas, 4 de Janeiro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 29095)

1. FCPkaricas

FCPkaricas Power Member

Eu estou a pensar adquirir o vista, no entanto tou um bocado confuso devido a haver versões x86, 64 e 32 bits... Uns dizem que a versao 64 nao vale a pena para os portateis "normais"... Tou um pouco à nora... Alguém que perceba minimamente, por favor dê uma dica ok? Obrigado

Cumps ao forum!;)

2. petersaints

petersaints Power Member

Além das várias edições (Home Basic, Home Premium, Business, Enterprise e Ultimate) tens também a escolha de cada uma delas na versão 32-bit (x86) e 64-bit (x86-x64 ou simplesmente x64 se preferires abreviar :P). A x86 dá para praticamente qualquer computador enquanto a x64 apenas para processadores x64, Pentium 4 6xx e AMD Athlon 64 para a frente. Actualmente todos os processadores do mercado suportam x64. No geral poder-se-á dizer que o x64 é relativamente mais rápido, no entanto como a maioria das aplicações corre em modo de compatibilidade por serem x86 acaba por não ter grande vantagem real a não ser na velocidade do SO em si e de algum programa muito pesado que já seja x64 e que aproveite as novas capacidades.

Vamos directos ao ponto onde o x64 interessa... O x64 é indispensável para utilizares 4GB de RAM ou mais... se utilizares 4GB (ou mais) num SO x86 só poderás utilizar no máximo 3,5GB aproximadamente... para teres acesso a 4GB ou mais de RAM és obrigado a utilizar um SO x64.

No entanto há algumas desvantagens em termos de compatibilidade com algumas aplicações que não correm muito bem em x64 (ou não correm de todo). Pesando os prós e contras diria que para um user com 2GB de RAM não muito literado em Tecnologias de Informação neste momento faz mais sentido o x86 mas isso é com cada um!

3. FCPkaricas

FCPkaricas Power Member

entao...

desde já obrigado...
    Posso entao concluir que para mim que tenho o seguinte portatil:

processador 3.2
    1 giga de ram
    100 g disco rigido

minha melhor opcao sera a versao x32 certo?
    obrigado

4. petersaints

petersaints Power Member

Processador 3.2??

Mas sim se queres menos chatices x86 (ou 32-bit que x32 não existe) é o caminho!! Além de que a versão x64 gasta ligeiramente mais RAM e com apenas 1GB acaba por ser melhor a x86... Mas diz-me lá que Processador 3.2 é esse :P

5. Mitch

Mitch Banido

deve ser um pentium4 do tempo da maria cachucha :D

6. Warlord

Warlord [email protected] Member

uma vantagem do x64 e ter suporte para 4gb ram (a x32 nao tem), se nao tens nem vais ter 4gb de ram o mais certo e teres mais vantagens na x32, kanto mais n seja a nivel de compatibilidade com aplicacoes e drivers...

7. petersaints

petersaints Power Member

Pois 3.2 GHz num portátil só se for dos Pentium 4 Mobile que são fogões a lenha (quentes quentes e gastam bateria a dar com pau) e concerteza que não é x64!

P.S.: Mesmo assim parece que só se fez Pentium 4 M até 2.6GHz... só se levou mesmo CPU de desktop... assim sendo deve ser 17" e parece uma fornalha :P

8. FCPkaricas

FCPkaricas Power Member

Um processador intel de 3,2ghz de um HP com seis meses é do tempo da maria cachucha!?
    lol... então o que dizer dessa foto da baywatch!

9. petersaints

petersaints Power Member

Não conheço nenhum CPU a 3.2GHz que seja comercializado actualmente para portáteis... Nem da AMD nem da Intel. Não será um Core 2 Duo T7500 @ 2.2GHz e não 3.2GHz?

10. Gepeto

Gepeto Power Member

saiu um CPU a 3.2 Ghz pra portateis, tambem existe versão HT. um mobile P4 q saiu a junho 2003.
    verifiquei no Wiki...

11. petersaints

petersaints Power Member

de qualquer das formas não pode ser o caso num portatil com 6 meses ;)

12. Gepeto

Gepeto Power Member

sim, tens razão...

13. latenhas

latenhas What is folding?

Cá para mim foi dakeles portateis baratuxos:lol:
    Voltando ao topic tenho algumas duvidas em esclarecer...neste momento tenho 3 gigas de RAM e estou a pensar em comprar mais uma de 1 giga....mas para isso tinha ke por o sistema x64...
    .x64 com 4 gigas fika mais lento?ou ganha perfomance em relaçao ao x86
    o x64 é mais pesadote do ke o x86?
    e em relaçao aos jogos perde se fps?(ou ganha se?)

14. petersaints

petersaints Power Member

A maioria dos jogos não são nativos x64 como tal correm em WOW (Windows-Over-Windows) que por mais perefeita que seja sempre perde alguma performance. Por exemplo Crysis há malta ai no Forum que já correu em Vista x64, Vista x86 e XP x86 e o pior é o Vista x64 depois o Vista x86 e por fim o mais rapido é o XP x86... Mas diria que em jogos em que não andas a lutar por mais 2FPS por segundo tanto faz um ou outro!

Partilhar esta Página