1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Qual a distribuição que devo instalar?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Thekillerjp, 6 de Agosto de 2009. (Respostas: 19; Visualizações: 1769)

1. Thekillerjp

Thekillerjp Power Member

Eu preferia com interface KDE, já usei o OpenSuSE e o Mandriva, mas deram alguns problemas com a minha gráfica (ATI HD 2600 Pro), quando activei o Compiz-Fusion.

Cumps
    TheKillerJp

2. sagres mini

sagres mini Power Member

3. speicherspule

speicherspule I quit My Job for Folding

ele quer KDE, nao Gnome (penso que nao é igual)
    Penso que deverias experimentar o Kubuntu ou o Xubuntu!

4. John'Z

John'Z Power Member

Ubunto para mim é a melhor.

5. zedmamed

zedmamed Power Member

Só ontem instalei o ubuntu, é o primeiro contacto que tenho com SO Linux. Obviamente ainda tou muito verde, mas o que posso dizer é que Ubuntu é MUNDO!

6. skorzen

skorzen Power Member

A 'interface' KDE pode ser instalada em qualquer distribuição. É um pacote como outro qualquer. Posto isto, escolhe a que mais gostares a nível de funcionamento.

7. Camuflage

Camuflage Power Member

Se gostas de KDE experimenta o Kubuntu 9.04, Mint 7, Fedora 11, Debian 5.0 ou PC Linux OS. Certamente algum irá preencher os teus requisitos, é ter paciência até encontrares o tal.

8. lothar_m

lothar_m Power Member

neste caso particular tens de ter atenção a um pormenor muito importante e que ainda ninguem focou: a tua grafica tem um suporte muito mau, isto é, a ati está-se nas tintas para os seus clientes que tenham escolhido um SO que não o windows. na pratica isto significa que as drivers linux para graficas ati são no geral muito fracas uma vez que é o próprio fabricante a "dificultar" o desenvolvimento de drivers decentes.

posto isto aconselho-te a:

i) se possivel, larga essa placa e tenta arranjar uma intel (preferencialmente) ou nvidia (apesar de estarem atrás da intel em termos de suporte ainda têm drivers razoaveis). esta opção vai te poupar, provavelmente, mt dores de cabeça;
    ii) caso não seja possivel optar por i) tens duas opções: a driver open-source (é instalada por defeito e que creio não permite aceleração grafica) ou a driver proprietaria fglrx (permite melhor desempenho, incluindo correr o compiz-fusion mas a instalação pode ser complicada).

o procedimento de instalação da fglrx em sistemas ubuntu é descrito aqui.

9. Thekillerjp

Thekillerjp Power Member

Foi bem focado e é bem verdade eu já fiz tantas configurações em varias distribuições linux que maior parte das vezes resultava em black screens, ou em danificação do ambiente X.
    Eu desisti do linux. talvez mais tarde eu volte a tentar.

Cumps
    TheKillerJp

10. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Se AMD/Ati continuar igual...
    E se fosse se essa empresa, a dar "mau suporte".

Na minha opinião, distros como OpenSuSE 11.1, Fedora 11, Arch / KDEMod são boas apostas em KDE4.

11. Thekillerjp

Thekillerjp Power Member

Decidi voltar a tentar, segui a recomendação que tem aqui e funcionou ''Unofficial Wiki for the ATI Linux Driver'' consegui instalar os últimos drivers da ATI no Ubuntu 9.04, e afinal não é assim tão difícil.

PS. Desisti do KDE se for a ver alguns problemas podiam se daí agora tenho o Ubuntu 100% funcional com acelerador 3D. É pena não existir tantos jogos/software como existe para Windows.

Cumps
    TheKillerJp

12. MCH2387

MCH2387 Power Member

boas pessoal. vou aproveitar esta thread para lançar a minha duvida
    uso o ubuntu e sempre usei o ubuntu
    já usei openSuse à um ano mas só durante uma semana

mas agora queria experimentar outra coisa...
    vi um amigo com Arch instalado com ambiente KDE e a simplicidade daquilo espantou
    não sei se pelo KDE que nao via à 3 anos ou se pela distro Arch

a minha duvida agora é... será que devo tentar iniciar pelo Arch com KDE
    ou armar em preguiçoso e experimentar o Kubuntu?

é que fui experimentar o Arch numa VM e percebi que a instalação até o sistema ficar como eu quero vai ser demorada...
    e eu não posso ficar sem PC por causa do trabalho mais do que um dia

muito obrigado

13. Impersonator

Impersonator Power Member

Atenção, a instalação Arch do teu amigo podia ser Chakra, uma versão mais simpática com um ambiente customizado KDE. Tem um instalador com GUI, ferramentas adicionais e ainda funciona como Live CD (segundo a página oficial).

14. MCH2387

MCH2387 Power Member

alguem?

15. Impersonator

Usa Arch apenas se estiveres seguro da tua masculinidade.

16. armagedalbeebop

armagedalbeebop Power Member

podes sempre instalar algo baseado em arch como já disseram

17. MCH2387

MCH2387 Power Member

masculinidade sim...

seguro do tempo disponivel... não

como disse nao posso arriscar ficar sem pc durante uns dias...

18. Impersonator

Sim, Chakra, por exemplo (KDE e Live? Yes, please.).

19. Thekillerjp

Thekillerjp Power Member

Partilhar esta Página